A diferença entre solista e ritmista

Autor Mensagem
    Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10

só agora entendo que há um abismo entre o solista e o ritmista.. pra ser ritmista basta entender de teoria musical pra formar uma harmonia, mas eu sinceramente não sei de onde alguns guitarristas famosos tiram inspiração para fazer solos monstruosos

opinem

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Geralmente o ritmista respeita a música e o solista não... mas não é uma regra.
    [que bobagem]

Andy TheCatSp
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino
    é, meio que o leandro falou o correto xDD
    o ritmista pensa mais no conjunto, na harmonia.
    o solista pensa mais em desenvolver tecnica, fritar, e mstrar que sabe
    OBS:nao estou generalizando, até porque sou guitarrista na minha banda.

e a respeito de inspiração para criar solo, voce tem que ter um pouco de noção de teoria pra criar algo descente...

Dogs2
    Veterano
    # mar/10
    · votar

não precisa saber de teoria

Andy TheCatSp
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Dogs2
    precisa sim...
    ou caso nao saiba muita teoria, tem que ter um ouvido bom pra porra, e isso voce ganha com muitos anos de música...

Delson
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Teoria é fundamental. Sei disso por experiência própria. Não tenho um ouvido bom e não sei muita coisa de teoria, por isso apanho na hora de solar.

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

o Brian May consegue fazer solos excelentes, mas nas músicas em que ele tem que fazer a base, ele só tira ruídos da guitarra (sem exagero)

como isso é possível?

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino
    mas nas músicas em que ele tem que fazer a base, ele só tira ruídos da guitarra

Não diga isso. Brian May sabe fazer bases como ninguém... Depende das músicas do Queen que você conhece e escuta.

Prog-metal
    Veterano
    # mar/10
    · votar

o Brian May consegue fazer solos excelentes, mas nas músicas em que ele tem que fazer a base, ele só tira ruídos da guitarra (sem exagero)

olha os ruidos .

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Prog-metal

You wins.... Perfect!

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

mas a versão original dessa música é com o Freddie tocando piano; ele apenas copiou os acordes para o violão

Dogs2
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Dogs2
    · votar

Andy TheCatSp
    Delson
    Afirmação do usuário: pra ser ritmista basta entender de teoria musical

Basta mesmo? É necessário? Não depende de nenhuma variável como estilo, tipo de som, proposta de banda...?
    Na história do rock "clássico" a esmagadora maioria dos guitarristas não entendiam de teoria e fizeram grandes bases/riffs. Ouvido e sensibilidade é MUITA coisa

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

aliás o solo dessa música é o meu favorito do Brian May.. e um dos melhores de todos os tempos na minha opinião

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino
    mas a versão original dessa música é com o Freddie tocando piano; ele apenas copiou os acordes para o violão

Mas que acordes você queria ouvir nesta música?

Prog-metal
    Veterano
    # mar/10
    · votar

LeandroP
    Thank you my friend
    Bill vascaino

num embaça não, o cara é bão fazendo qualquer coisa .

Delson
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Dogs2
    Eu tiraria a palavra "basta" e colocaria "também é preciso".

SE eu não estou enganado, Eric Clapton é autodidata, não sei se ele sabe teoria, e ele é o que é pelo feeling.

No meu caso, teoria e exercícios fazem falta, além de um bom ouvido.

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Só estou dizendo que não foi ele quem compôs a música.. eu sou um grande fã do Queen e posso citar algumas músicas em que o Brian faz bem a base, mas são pouquíssimas em relação ao número de solos. Se você ouvir o álbum que ele lançou juntamente com o Paul Rodgers você vai me entender.. o grande ritmista da banda era o Freddie

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Prog-metal

isso é ruído.. assim você tá colocando o May no mesmo nível do Angus Young

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino

Não confunda crocodilo com cocô de grilo. Não é porque o Brian May faça contrapontos ou não toque tantos acordes que significa um solo. O fato de tocar apenas notas de forma melódica não significa um solo porque isso é apenas uma das vozes da harmonia. O lance é que o Queen sabia administrar muito bem isso, as vozes dos instrumentos. Isso não é solo.

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

então eu não sei mais o que é solo

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino

A palavra solo vem da língua italiana e significa sozinho.

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

então acho que se tirar a guitarra do May das músicas do Queen, a harmonia ou seja lá o que for, vai continuar lá; assim como qualquer outro solista

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino

Se tirar as guitarras do Brian May vai perder MUITO do som do Queen, porque eles se completam. O May é um dos raros que tocam a serviço da música, ao invés de tocar a serviço do próprio umbigo.

Blackus
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino
    você mal sabe do que você tá falando. o que você quer discutir afinal?

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

estamos discutindo sobre o que é solo.. se você tirar o piano do Freddie e deixar apenas a guitarra do May, que segundo você não é solo, aí sim vai deixar de ser música.

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Tire o piano de "I Want It All" então pra ver o que sobra ;)

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Blackus

o foco principal era a diferença entre o solista e o ritmista. porque é óbvio que um bom ritmista precisa saber muito de teoria musical, mas e o solista? se precisa de teoria também, o que explicaria o fato de que alguns são ótimos solistas e péssimos ritmistas? talento?

Bill vascaino
    Veterano
    # mar/10
    · votar

muitos fãs do Queen costumam dividir as fases da banda: na década de 70, as músicas eram mais trabalhadas com o piano do Freddie, e na década de 80 a banda ficou mais "pop rock" com o uso de sintetizadores e com o May fazendo a base das músicas

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Bill vascaino

Tudo se resume a talento mesmo, com ou sem teoria. Seja solando ou acompanhando.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A diferença entre solista e ritmista