Concerto Carioca n1 de Radamés Gnatalli - guitarra como solista

    Autor Mensagem
    tomcykman
    Veterano
    # fev/18


    Olá gente! Como vão? Estou voltando aos pouquinhos para o fórum depois de sentir aquela saudade de conversar sobre guitarra e música com essa galera gente boa aqui do fórum!

    Compartilho o Concerto Carioca n1 do compositor Radamés Gnatalli, em que a guitarra aparece em primeiro plano como solista do concerto, um ato (dizem) não feito até então. Na guitarra, um dos grandes mestres da guitarra brasileira, apesar de não tão conhecido, Zé Menezes.



    Já tinham escutado antes? O que acharam? Também vi há pouco tempo que Zé Menezes lançou um método de guitarra antes de morrer (faleceu em 2014), editado por Rogério Borda. Comprei ontem pela internet, estou curioso com o que virá ali.

    Abraços!

    makumbator
    Moderador
    # fev/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    tomcykman

    Eu já havia escutado antes esse concerto (acho que era essa mesma gravação). Sempre gostei muito de Radamés (pra mim ele é um dos tops brasileiros, e transitava com desenvoltura entre o erudito e popular).

    Infelizmente tem poucas peças assim para guitarra.

    Ele tem peças ótimas nessa mesma vibe. Uma das mais legais é o trio para piano, percussão (bateria, na verdade) e contrabaixo (tocado tanto com pizz de maneira jazzística quanto trechos de arco). Fiz a transcrição dela recentemente (a partir do manuscrito) para um cliente.

    Saca só (aqui trecho do terceiro movimento):

    https://www.youtube.com/watch?v=ZiJ3lnNmZzQ

    O concerto carioca n.2 é a mesma instrumentação do Trio (tratados como solistas), mas com orquestra de acompanhamento.

    tomcykman
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    makumbator

    lindíssimo! muito legal essa escritura de peças pra jazz trio, bem instigante! ouvi o concerto carioca inteiro, tem essa pegada mesmo, uma mistura que só alguém de dentro consegue fazer! transcrição dificil não?

    makumbator
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    tomcykman
    transcrição dificil não?


    O mais difícil é a letra do Radamés, que é ridiculamente horrível. Mas com a prática (já tinha transcrito um quarteto de cordas dele para o mesmo cliente anos antes) a gente pega o jeito. Naturalmente passei a conseguir diferenciar coisas que pareciam iguais na letra dele (por exemplo, diferenciar acento e sinal de diminuendo, que do jeito que ele colocava no manuscrito ficava praticamente igual. Sustenido e bequadro com ele também é muito parecido).

    Tem um concerto para violino e orquestra dele que gosto muito. Aliás, as peças deles são sempre interessantes.

    https://www.youtube.com/watch?v=S-P6Sb7Y-6Y

    tomcykman
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    makumbator

    que doidera! realmente sempre tem o que ouvir a mais na obra dele! acabou que o post virou uma conversa a dois, né? que pena, pensei que uma "curiosidade" dessa seria interessante para quem não habita muito por esse mundo da música de câmara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Concerto Carioca n1 de Radamés Gnatalli - guitarra como solista