ajuda com regulagem de oitavas.Ainda sem resposta

Autor Mensagem
stravinsky schoenbergiano
Veterano
# mar/10


Bem galera esse problema ta me tirando do serio...qual problema?As malditas oitavas da ponte.Eu tento regulalas como as pessoas explicam(tocar corda sola,afina la,tocar o traste 12, afinar o saddle)repeti esse processo um milhao de vezes e nada.
Se alguem tiver a solucao pra esse problema ficaria muito grato,nao sou o unico que tem essa dificuldade,logo seria de grande valor pra comunidade essa informacao.
Grato desde ja.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


stravinsky schoenbergiano

Testou e nada o que? explique melhor. Vc afina com o afinador a corda solta e a oitava, e ao longo do braço as outras notas ficam desafinadas? É isso?

Ou vc não está conseguindo fazer a oitava chegar na afinação correta?

esclareça

Slash_1989
Veterano
# mar/10
· votar


stravinsky schoenbergiano
que tipo de ponte? flutuante? essas sao mais complicadas mesmo....

mas como vc ta "afinando" os saddles? nao eh pelo afinador hein!! vc tem que afinar a corda solta, depois tocar a 8tava e mexer no saddle a "olho"
depois vc afina denovo e confere pra ver se fico certo... se vc mexer nos saddles ateh a corda ficara afinada nao vai dar certo....

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


Slash_1989


vc tem que afinar a corda solta, depois tocar a 8tava e mexer no saddle a "olho"

Exato, é na base da tentativa e erro, mas com a experiência a gente aprende o quanto tem que mover o carrinho para chegar mais facilmente na nota. Talvez ele não esteja fazendo alguma parte do processo de maneira correta.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


stravinsky schoenbergiano

Suas cordas não estão velhas não, né?

skiva_thrash
Veterano
# mar/10 · Editado por: skiva_thrash
· votar


stravinsky schoenbergiano


Suas cordas não estão velhas não, né?[2]

Zedosal
Veterano
# mar/10
· votar


stravinsky schoenbergiano
Seguinte...

Afina Solta a corda... depois, faz um harmonico natural na 12ª e vê se tá passando ou faltando a afinacao...

se faltar vc deve soltar o carinho, se passar estira ele...

mas como o Slash_1989 disse: é no olho!

faz, corda por corda.... mas antes afina tudo, para que não forçe somente a corda em questao no momento, distribuindo igualmente a tensao em todas, se a ponte for Floyd, é mais "Floyd" fazer, mas coisa de meia hora de trabalho tá pronto

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


Zedosal
Afina Solta a corda... depois, faz um harmonico natural na 12ª e vê se tá passando ou faltando a afinacao...


Na verdade deve-se tocar a nota do 12º traste. Utilizando-se o harmônico poderá não haver a precisão necessária.
Logo, não se deve utilizar o harmônico natural.

Abração.

stravinsky schoenbergiano

Tente explicar melhor o que está havendo, como já disseram acima.
Senão fica dificílimo ajudarmos.

T+

stravinsky schoenbergiano
Veterano
# mar/10
· votar


Desculpa pela demora ai pra responder.To meio sem tempo.=/
Bem minha guitarra eh uma ibanez GIO(o modelo pe de chinelo da ibanez),quem conhece o modelo sabe que eh do tipo ponte fixa,eh como uma ponte de strato.
O que eu estou fazendo pra afinar eh o seguinte:
1-afino uma corda
2-pressiono a casa 12 e vejo se a afinacao bate com a corda solta
3-como a nota da casa 12 esta quase meio tom acima do desejado,eu vou la e parafuso o saddle ate a nota chegar na afinacao desejada.
4-depois que afinei a oitava ``perfeitinho`` eu toco a corda solta e vejo que agora eh ela que esta desafinada.
Eh isso ai pessoal,bastante gente respondeu o topico,fico feliz por que esse problema me atormenta a um tempinho ja.
PS:corda novinhas acabei de comprar.
PS2:nao entendi esse negocio de afinar o saddle ``no olho`` eu uso afinador digital pra afinar tudo,nao deveria dar na mesma?

mjcmello
Veterano
# mar/10 · Editado por: mjcmello
· votar


Cara, não sei se ajuda, mas é um bom chute inicial. Depois tem que ir mexendo no saddle mesmo até a afinação bater.

Como vc diz que a afinação da 12a casa tá com quase meio tom de diferença, faz o seguinte:

Pega uma fita métrica confiável. A distância do nut até o traste da 12a casa tem que ser a mesma do traste da 12 casa até o saddle. Isso vem da física... rsrsrs

Pode ser que vc já tenha mexido muito e aí ficou muito fora. Faz isso que o ajuste correto não vai estar muito longe disso.

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


Pra depois chegar no ajuste faz o seguinte:

Afina a corda até o valor correto. Verifica a afinação da 12a casa. Se estiver abaixo,significa que a distância até o saddle está maior que deveria (comprimento maior - frequencia menor). Aí vc afrouxa a corda e aproxima o saddle um pouco (afastar da ponte). Não tente afinar pelo saddle que não vai dar. Afina de novo e vê se chegou.

Caso esteja mais alto, proceda da forma inversa, aproximando o saddle da ponte para aumentar a distância da 12a casa até o saddle.

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


Em vez de utilizar a corda solta como referencia, usa o HARMONICO na 12a casa. é o que eu uso.

Provavelmente vc esta fazendo certo e posso estar sendo idiota ao perguntar isso, mas só pra confirmar: vc ta apertando na casa que tem as duas bolinhas, certo?

Alem disso, em vez de ficar apertando até chegar na nota que se quer, fica testando varias vezes durante o processo, é bem facil com a guitarra no colo.

FLw.

rafael_cpu
Veterano
# mar/10 · Editado por: rafael_cpu
· votar


stravinsky schoenbergiano
3-como a nota da casa 12 esta quase meio tom acima do desejado,eu vou la e parafuso o saddle ate a nota chegar na afinacao desejada.
4-depois que afinei a oitava ``perfeitinho`` eu toco a corda solta e vejo que agora eh ela que esta desafinada.
Eh isso ai pessoal,bastante gente respondeu o topico,fico feliz por que esse problema me atormenta a um tempinho ja.


Amigo, olha só, esquece isso que o pessoal está dizendo aí em cima como, p. ex., usar harmônico, medir com fita métrica etc., com todo o respeito do mundo, mas estão absolutamente equivocados. Isso não existe.

Vejo que o seu erro consiste em afinar a nota da 12ª casa utilizando o sadle.

Faça o seguinte:
Depois de afinar a corda solta, compare com a nota do 12º traste (a oitava), não use o harmônico!

Se a nota ficar mais grave, aproxime o sadle dos captadores, se tiver mais aguda, afaste. Gire bem pouquinho o parafuso, ou mova pouco o sadle, conforme o modelo de sua ponte (a sua acredito que seja parafuso).

Veja, depois de girar o parafuso (mover o carrinho - sadle) um pouquinho, não mexa mais no sadle. Volte a afinar a corda solta!!!
Afinada a corda solta, volte a comparar com a nota do 12º traste (não use o harmônico natural, faça soar a nota normalmente). Se ainda estiver desafinada (não afine a nota do 12º traste!!!) aproxime o sadle (girando o parafuso) ou afaste-o conforme a nota esteja mais grave ou mais aguda. Aí, afine a corda solta, faça a comparação novamente com a nota do 12º traste.

Repita o procedimento até você conseguir ajustar. Exige paciência.
Se continuar grave, gire mais um pouquinho aproximando o sadle (dos captadores), até conseguir ajustar perfeitamente. O mesmo se continuar aguda, mas aí afaste o sadle.

Lembre-se que a nota a ser afinada é a corda solta. A oitava (12º traste) deve ser comparada àquela utilizando-se um afinador.
Havendo discrepância, mova o sadle um pouquinho (por isso o amigo lá em cima disse que é no olho... porque não vai utilizar o afinador para saber quanto deve mover o sadle, vai usar seu bom senso e paciência).

Evite girar muito o parafuso de uma vez só, ou mover ora num sentido, ora no outro. Isso só complicará o processo.

Boa sorte.
T+
P.S. não sei se ficou claro, qualquer coisa pergunte.

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


rafael_cpu
pq nao comparar o harmonico da 12a casa com a nota apertada da 12a casa?

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


rafael_cpu

Amigo, olha só, esquece isso que o pessoal está dizendo aí em cima

Disse que eu estava errado e depois repetiu o que eu disse? Acho que vc não leu o meu post todo.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


stravinsky schoenbergiano

O seu erro é não reafinar a corda solta a cada movimento do carrinho. Quando ele é movido, o tamanho da corda é modificado, e obviamente a afinação da mesma irá mudar.

Depois que vc mover, afine a corda solta. Volte a checar a oitava, se ficou bom pare, se ainda está ruim, vá repetindo o processo até ficar bom.

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


mjcmello
Disse que eu estava errado e depois repetiu o que eu disse? Acho que vc não leu o meu post todo.

Amigo Mello, no stress, me referi expressamente: usar harmônico, medir com fita métrica etc.. Em nenhum momento me referi ao que você mencionou, caso contrário não teria escrito todo aquele imenso...rsrsrsr.... post... (que depois me arrependi... estou cheio de processo aqui do meu lado para terminar...). Só pensei em ajudar o amigo autor do tópico. Citei seu nome, citei algum conceito que você mencionou ou citei algo a seu respeito? Então, não sei por que entendeu isso... realmente não entendi.
De qualquer forma, desculpe-me por qualquer coisa.
Abraço.
T+

emaniox
pq nao comparar o harmonico da 12a casa com a nota apertada da 12a casa?

Haverá imprecisão utilizando o harmônico.
Abraço.
T+

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


rafael_cpu
Eu acho que é ao contrário. O harmonico é o mais preciso que há. Independentemente do tipo da corda, do tamanho da escala, da ponte, de qualquer coisa, o harmonico vai estar exatamente uma oitava acima da corda solta, que é exatamente o som que a corda apertada na 12a. casa deve ter.
Tenho tido resultados excelentes usando o harmonico, e acho que vou continuar usando.

Flw.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


emaniox

O harmônico é afinado e preciso, mas o problema é saber se a nota emitida no traste está realmente afinada com esse harmônico. Pois é fácil perceber que pode-se fazer soar o harmônico alguns milímetros fora da metade matemática da corda(ainda mais no harmônico de oitava, nos mais altos a precisão do local a se tocar é realmente maior).

Como se quer ter certeza que a nota do traste está afinada, acho mais recomendável que um iniciante(como parece ser o caso do autor do tópico), afine por ela e não pelo harmônico(pois ele pode posicionar o dedo um pouco fora do ponto do traste).

P.S. Eu mesmo só afino o contrabaixo acústico usando harmônicos com o arco(depois de afinar uma das cordas com um piano, quando vou tocar peças de contrabaixo e piano).

Acho o método do traste mais garantido para um iniciante(até porque alguns nem sabem ainda tirar harmônico)

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
O harmônico é afinado e preciso, mas o problema é saber se a nota emitida no traste está realmente afinada com esse harmônico. Pois é fácil perceber que pode-se fazer soar o harmônico alguns milímetros fora da metade matemática da corda(ainda mais no harmônico de oitava, nos mais altos a precisão do local a se tocar é realmente maior).

Perfeito!

emaniox
Eu acho que é ao contrário. O harmonico é o mais preciso que há. Independentemente do tipo da corda, do tamanho da escala, da ponte, de qualquer coisa, o harmonico vai estar exatamente uma oitava acima da corda solta, que é exatamente o som que a corda apertada na 12a. casa deve ter.
Tenho tido resultados excelentes usando o harmonico, e acho que vou continuar usando.
Flw.


Tudo bem, só tentei ajudar o autor do tópico. Desculpe qualquer coisa.

É que as escalas não são perfeitas, sobretudo nos instrumentos onde os trastes são retos. Varia de corda para corda, até a ação das cordas se for muito alta pode interferir (tem algumas variantes, não lembro agora, li isso faz tempo).

Sendo assim, o harmônico da oitava pode não coincidir exatamente com a nota da 12ª casa. E como tocamos mais as notas dos trastes que as dos harmônicos é melhor levarmos em conta essas. Além do que mencionado pelo Makumbator, em relação a dificuldade principalmente para um iniciante em posicionar o dedo exatamente sobre a metade matemática.

Passei a informação que li em obras de luthieria e guitarra que tenho em casa, antigas, do tempo em que ainda líamos coisas em papel...rsrs. Além disso, essa é a recomendação do Bertola (luthier gente boníssima que ajuda o pessoal aqui do FCC) para a regulagem das oitavas.

Faça um teste com um bom afinador. Verá que não raro a nota do harmônico não coincide com perfeição com a nota do 12º traste. Aí depois teste no 24º...

P.S. eu também sempre afinei (afinação, não regulagem de oitavas) a guitarra pelos harmônicos, confiro nas soltas, às vezes um ajuste aqui outro ali e pronto.

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
Pois é fácil perceber que pode-se fazer soar o harmônico alguns milímetros fora da metade matemática da corda

Sim, é verade que pode-se fazer soar o harmonico alguns milimetros pra fora da metade matematica da corda. Mas mesmo assim, fisicamente a corda vai vibrar exatamente na oitava, mesmo que o dedo nao esteja exatamente na metade. O comprimento da onda estacionaria só pode assumir alguns valores fixos que sao frações do comprimento da corda.

rafael_cpu
Sendo assim, o harmônico da oitava pode não coincidir exatamente com a nota da 12ª casa

É exatamente pra fazer com que o harmonico e a nota da 12a. casa coincidam que ajustamos a oitava.

O fato da guitarra ter ação mais baixa, mais alta etc., com certeza influencia nas notas que tocam. Com certeza elas nao sao exatamente as que deveriam ser, por caus dos trastes, etc. É por isso que a guitarra tem o ajuste dos saddles: pra fazer a aproximação da nota desejada, levando em conta as imperfeições da guitarra.

Flw.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


emaniox
Mas mesmo assim, fisicamente a corda vai vibrar exatamente na oitava, mesmo que o dedo nao esteja exatamente na metade. O comprimento da onda estacionaria só pode assumir alguns valores fixos que sao frações do comprimento da cord

Mas o problema não é afinar o harmônico(afinal ele sempre vai estar afinado e na metade da corda), o problema é fazer coincidir esse som com o som do traste. Por isso que a gente recomenda usar o som do traste, e não do harmônico.

Para um iniciante, pode ser difícil "mirar" a metade da corda exata com a posição exata do fim do traste(que será feita visualmente, e não acionando o traste). Se o que interessa é o som produzido no traste, não sei porque não usar logo o próprio.

É claro que funciona regular pelo seu método, eu só o acho mais difícil(principalmente para iniciantes), e menos preciso(pois vc precisa confiar que está certinho na posição do fim do traste).

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator

Acho que houve uma falha de comunicação.
Eu entendi o seguinte:

1-Uma pessoa sugeriu pra afinar o traste da 12a corda com a corda solta, pq é a oitava.
2-Eu sugeri afinar o traste da 12a corda com o harmonico da 12a casa, pq é (ou deveria ser) o mesmo som

Eu prefiro o metodo 2.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


emaniox

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH bom!!!!!


Eu pensei que vc estava sugerindo afinar a corda solta, e depois mover o carrinho de acordo apenas com a posição do harmônico(e visualmente casar com o traste, sem nunca digitar a casa 12). Tem gente que regula assim(o que eu acho muito impreciso).

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Afino logo os 3, corda solta, 12° casa e harmônico. Hehehe!! E depois ainda dou uma checada nas notas pelo braço...

E depois quando vou tocar estou completamente sem saco!! Hehehehehe...

PS: Não faço isso.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


ogner

Hsahhsa...o lance é checar NOTA a NOTA por todo o braço, em todas as cordas! Hsahhsa!!

mjcmello
Veterano
# mar/10 · Editado por: mjcmello
· votar


rafael_cpu

no stress

Não estou estressado não.

Relaxa, eu não estou aqui pra discutir não. Só achei estranha a forma como vc falou. Foi só um mal entendido.

Edited (Tirei coisas que já tinha dito anteriormente)

stravinsky schoenbergiano
Veterano
# mar/10
· votar


Bem,mais tarde vou tentar afinar da maneira que vcs indicaram.
Vlw pela ajuda.=D

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


mjcmello
Foi só um mal entendido.

Desculpe qualquer coisa, amigo mjcmello.
Grande abraço.

T+

stravinsky schoenbergiano
Veterano
# mar/10
· votar


Ae galera consegui afinar...mas tem um probleminha,a afina das nota dentro da oitava dependem da pressao do meu dedo da mao esquerda e da forcao com que bato nas cordas com a palheta.Gostaria de saber se isso eh por causa da minha guitarra(qualidade das tarrachas,saddles,etc...)ou se eu fiz algo de errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ajuda com regulagem de oitavas.Ainda sem resposta