Gibson Les Paul Custom 50th Anniversary 1960 Les Paul Standard

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Sei lá, pode ser cisma minha, pensando bem. Aquela guitarra nunca me agradou muito, tentei até trocar os captadores.
Daí quando botei ela do lado da PRS 513, eu quis jogar a guitarra na parede. Vendi e fiquei com a 513 mesmo. Mas a minha outra Gibson Les Paul tem um braço que é um caminhão, essa é de estimação. Mas essa aí eu notei bem a diferença, tinha o braço mais fino mesmo. No equilíbrio, sei lá, tanto faz mesmo.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI

Vc fala a Classic?

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
sim

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI

Cara ue já toquei em algumas Classic, a maioria GIbson USA e algumas Custom Shop, inclusive as antigas Classic Premium Plus com top 5A de birdseye maple, daquelas que o outro guitar do Aerosmith usava.

Pra mim são guitarras maravilhosas com os captadores errados. Existiram algumas séries que vinham com os 498T e 490R e que tinham um som bem mais legal, ouvi dizer que algumas saiam com o Classic '57 e 57 Plus, mas dessas eu nunca vi.

Se ainda tivesse ela, eu iria dizer pra vc trocar os 500T e 496R pelos Duncan Antiquity ou os Seth Lover ou mesmo o Combo Pearly Gates e Seth Lover ou qualquer captador nessa linha vintage, pois uma vez eu toquei em uma com um par de Antiquity e era de tirar o folego, dá de pau em muita R8 com Burstbucker.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Eu até troquei os caps, mas acho que já estava decepcionado com a guitarra. E bateu um tesão pela 513 que tenho até hoje. Dificilmente terei outra guitarra com braço em Brazilian Rosewood, se é que vc me entende.
As R8 com Burstbucker nunca me fizeram a cabeça mesmo. Já os Antiquity acho muito legais, toda a linha, tenho um set para minha strato. Mas não botei um desse na minha Lespa não.
Abç

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI

Que onda... qual set tu chegou a botar nela?

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Ela ganhou um par JB+59 e ainda 57+57 Plus. Acabei voltando os originais e mandei embora. Acho que se eu procurar, ainda tenho os JB+59 em alguma gaveta tomando pó.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI

Estranho, teoricamente ela deveria ficar uma maravilha com o par de 57 nela.

Junae
Veterano
# mar/10
· votar


Pra mim a combinação perfeita fica por conta de um duncan custom na ponte e um alnico II no braço.

Nichendrix, venho acompanhando a algum tempo a discussão sobre o que faz mais diferença na qualidade final do som (madeira x captadores). Sei que o conjunto é que manda, mas é certo dizer que os captadores mandam mais no resultado final do som ??

Vc falou de gibsons VOS chambered que teriam um som maravilhoso.
Nunca tive oportunidade de tocar em uma, mas apenas sei que as gibsons chambered que toquei perdem em MTO para as maciças em ataque, brilho, timbre e definição de som.

Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


Junae

Sei que o conjunto é que manda, mas é certo dizer que os captadores mandam mais no resultado final do som ??

Numa guitarra eletica de corpo solido. sim
Numa guitarra eletica de corpo semi acustico com + captacão acustica, nem tanto

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Sei lá. A guitarra era linda, tampo lindo, braço interessante, leve para uma Lespa, era uma Custom Shop, mas não era para mim, não me agradou. Aquele braço hoje acho que me faltava um pouco de massa, de pegada.

Junae

Os captadores, até meio óbvio, que dão o principal do som de uma guitarra, não tenha dúvida. Arriscaria dizer, próximo de 50% do timbre, é dificil falar em matemática exata nisso. Só que a outra metade, vem de madeiras, construção, trastes, ferragens, elétrica, cordas etc. Por isso que uma guitarra "básica", digamos uma Les Paul Standard, perde para uma Custom Shop, mesmo com captadores idênticos.
Quanto as maciças e chambered, tenho e tive das duas. São guitarras diferentes, mas não vejo essa perda enorme de ataque, brilho, timbre e definição que você citou. Algumas VOS eu acho ruins, outras maravilhosas. E não por questão de chambered ou não, por exemplo a Black Beauty VOS não tem tampo de maple, assim o som fica muito fechado.

Junae
Veterano
# mar/10
· votar


É aquela estória...Tem que ir, pegar, tocar, sentir e escolher...Temos orientações e informações básicas...Mas como uma peça de madeira dificilmente será igual a outra, não dá mesmo pra generalizar...
Agora é coragem pra gastar o $$$$...
Abço.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Junae
Nichendrix, venho acompanhando a algum tempo a discussão sobre o que faz mais diferença na qualidade final do som (madeira x captadores). Sei que o conjunto é que manda, mas é certo dizer que os captadores mandam mais no resultado final do som ??

Cara sem duvidas os captadores fazem bem mais diferença que a madeira. Não que todo o resto não faça, mas vou fazer uma analogia automobilistica que acho bem apropriada.

Os captadores são o motor da guitarra, elas que fazem ela dar som da mesma forma que o motor quem faz o carro andar. Agora é obvio que se vc botar um motor V12 a 60º de 600cv num fusquinha ele vai render bem, mas vai ser limitado pelo resto do conjunto, pois a aerodiâmica é ruim, a distribuição de peso, a tração, tudo vai ser ruim, embora o motor seja bom e garanta que ele vá ter um desempenho muito acima da média. Já se você botar o mesmo motor numa Ferrari, que tem um conjunto feito pra potencializar ao máximo o desempenho deste motor, ele vai render bem mais que renderia no fusquinha.

O mesmo vale pra guitarras, todo o trabalho de madeira, construção, acabamento, etc é o conjunto do carro e vão determinar se vc vai ou não tirar o melhor desempenho do motor (captadores). O ideal vai ser sempre deixar esse conjunto numa combinação que seja possível tirar o máximo das duas partes, seja dos captadores seja da madeira/construção.

Vc falou de gibsons VOS chambered que teriam um som maravilhoso.
Nunca tive oportunidade de tocar em uma, mas apenas sei que as gibsons chambered que toquei perdem em MTO para as maciças em ataque, brilho, timbre e definição de som.


Sinceramente, todas as chambered que eu peguei empataram ou bateram as normais (weight relieved), algumas batem até facilmente as sólidas, e comparando as VOS chambered e as maciças, eu achei que as chambered não perdem em nada no timbre e tem três vantagem, peso menor, sustain maior e um timbre um acústico melhor, o que em geral se reflete numa riqueza tonal bem maior no som plugado.

Por isso me estranha muito vc dizer que chambered tem o timbre inferior, e menos ataque, definição e brilho, já que isso vai totalmente contra a lógica da coisa, compare uma guitarra sólida com uma semi-sólida e em geral as semi tem mais definição e um timbre bem mais rico e polido que as sólidas e na prática chambered é uma variação da construção semi-solida, meio que um meio termo entre uma sólida e uma semi-solida.

Enfim, eu acho isso engraçado, testando as mesmas coisas chegamos a conclusões quase opostas. Mas talvez eu ache isso porque toquei de semi-solidas a vida inteira e sempre que toco numa guitarra 100% sólida eu sinto falta da riqueza de detalhes no som.

MMI
Sei lá. A guitarra era linda, tampo lindo, braço interessante, leve para uma Lespa, era uma Custom Shop, mas não era para mim, não me agradou. Aquele braço hoje acho que me faltava um pouco de massa, de pegada.

Rapaz, poderia ter me adotado e guardado pra me dar de presente... hehehehehehehheeh

Cara, sei lá, eu gostava das Classic, pra mim sempre foram as melhores Les Pauls da linha da Gibson nos anos 90 e na primeira metade dos 2000, mas no fim eu sempre achei que a SG era a guitarra, a Les Paul sempre foi pra tirar o som do Mick Taylor hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Custom 50th Anniversary 1960 Les Paul Standard