Remover os trastes e transformar em freatless é possível?

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# mar/10 · Editado por: fill.zanchez


Estou reformando minha guitarra (pintura, ajustes, upgrade em peças) e surgiu a idéia de remover os trastes e transformar a escala em freatless (sem trastes - lisa).

O que é mais fácil: lixar os trastes até que fiquem rente a escala ou removê-los e tampar os sulcos com algum tipo de massa?

Minha guitarra é uma Washburn WG530 ela é coreana de Maio de 98.

FOTO (Não é a minha)

Les Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


ou pega um braço freatless pronto, acho que lixando ou tapando os buracos nao vai dar o mesmo resultado

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Les Guitar
Na verdade resolvi reformar eu mesmo a guitarra pra economizar, como meu pai já foi marceneiro tenho algumas ferramentas (e espaço) pra mexer com madeira. Sendo assim, comprar um braço novo não rola... Mas vlw pela dica, se no final der tudo errado faço isso! =p

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


acho que possível é mas não tenho certeza, me parece que baixistas fazem essa conversão, para guitarra não acho boa idéia, pensa bem, já é difícil tocar com os trastes, imagina sem, rsrs...

MatheusFarage
Veterano
# mar/10
· votar


ja tocou uma fretless antes?

Les Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


fill.zanchez
éo que eu te recomendo hahah

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Curly
rsrs... realmente vai ser difícil principalmente pra fazer acordes afinados, mas o legal seria o timbre quase igual ao do violino. O Steve Vai tem uma guitarra assim e acho massa!

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


MatheusFarage
ja tocou uma fretless antes?

Não!

Mas sempre tem a primeira vez né...

Les Guitar
éo que eu te recomendo hahah

É uma boa mesmo... Mas vou tentar uma loucura aqui, se no final me der mal levo no Bertola!!! uhauhauhauhauhauha

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


fill.zanchez
Os luthiers preenchem a cavidade dos trastes com serragem e cola, ou algo do tipo. Acho que é algo que exige manha...

Les Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


erico.ascencao
é o freatless tem que ser lisinho pra cacete,nao pode ficar alto relevo de cola ou seja o que for,por isso é mais recomendavel colocar um braço novo

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


erico.ascencao
Os luthiers preenchem a cavidade dos trastes com serragem e cola, ou algo do tipo. Acho que é algo que exige manha...

Eu estou pensando em preencher justamente com pó de serragem, lembro que meu pai fazia isso pra preencher buracos na madeira de móveis e o resultado ficava bom.
Não é difícil. Neste caso estou juntando o pó do lixamento da madeira que é bem fino e vou misturar com cola de madeira.

Rodrigues
Veterano
# mar/10
· votar


fill.zanchez
Na verdade resolvi reformar eu mesmo a guitarra pra economizar, como meu pai já foi marceneiro tenho algumas ferramentas (e espaço) pra mexer com madeira.

Cara, toma cuidado com essas tretas , tem um amigo do fórum que foi tentar fazer um pedalboard e quase ficou sem os dedos.Vou até procurar saber o que houve com ele e como ele está se recuperando.....

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Les Guitar
é o freatless tem que ser lisinho pra cacete,nao pode ficar alto relevo de cola ou seja o que for,por isso é mais recomendavel colocar um braço novo


Mas se as notas afinadas vão estar justamente fora do local onde se encontrava os trastes qual o problema na hora de tocar?
E além disso não haverá nenhum relevo pois vou lixar e deixar rente a escala, com o tempo talvez haja algum leve sulco com o desgaste da massa que é menos resistente que a madeira da escala. Certo?

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar


Rodrigues
Se eu não me engano ele ficou sem dedo cara, acho que ele teve que amputar ou perdeu totalmente o movimento do dedo não estou lembrado.

fill.zanchez
Toma cuidado velhinho, peça ajuda pro seu pai mesmo hehehe, e depois poste o resultado tanto por fotos como por sons em !!
Abraço.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Rodrigues
Vlw cara! Estou tendo cuidado sim, sei como é... Se der mole já era dedo o.O

GuitarHome
Toma cuidado velhinho, peça ajuda pro seu pai mesmo hehehe, e depois poste o resultado tanto por fotos como por sons em !!
Abraço.


Meu pai já me viu lixando a guitarra ontem e me encheu o saco, ele ao invés de me ajudar quer fazer sozinho, então prefiro fazer eu. Mas pode deixar que estou fotografando todo o processo e vou postar aqui depois! :)

makumbator
Moderador
# mar/10 · Editado por: makumbator
· votar


fill.zanchez

Toco em baixo fretless e contrabaixo acústico, por isso tenho costume em intrumento não temperado. Nunca toquei em guitarra fretless, mas já vi uma ou outra dessa forma.

Há basicamente dois tipos(no caso da guitarra), totalmente fretless, ou com trastes até um certo ponto(normalmente até a metade) e o resto sem trastes(mais para solos, portanto).

Afinar acordes com pestana por exemplo fica quase impossível(na verdade fica impossível para a maioria dos acordes mais complexos). Mas é possível tocar afinado intervalos simples, além de combinação destes com cordas soltas.

Não espere tocar os mesmos acordes que vc já toca na fretless, pois não vai funcionar, é um instrumento para solos, experimentações, etc...não é para o feijão com arroz


É pefeitamente possível tirar os trastes e preencher. Qualquer bom luthier acostumado com baixo elétrico sabe fazer isso. O resultado final é uma escala lisa, e com uma pequena linha no lugar dos trastes(mas que praticamente não se sente no dedo)

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
Há basicamente dois tipos(no caso da guitarra), totalmente fretless, ou com trastes até um certo ponto(normalmente até a metade) e o resto sem trastes(mais para solos, portanto).

Interessante, Seria uma boa mesmo deixar um espaço para fazer acordes e o resto pra solar.

Não espere tocar os mesmos acordes que vc já toca na fretless, pois não vai funcionar, é um instrumento para solos, experimentações, etc...não é para o feijão com arroz

Sim, para o feijão com arroz eu tenho outra guitarra, essa é para a sobremesa mesmo! ;)

O resultado final é uma escala lisa, e com uma pequena linha no lugar dos trastes(

Legal! Eu imaginava algo assim mesmo!

MUITO OBRIGADO pelas respostas cara!!! Me incentivou ir até o final com isso! Vlw!!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


fill.zanchez

Tá inventando moda né! :-P

hehe

Boa sorte.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Tá inventando moda né! :-P
Tô sim =p

Boa sorte.
Thanks man!

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


fill.zanchez

Faz isso com ela não rapaz, ela até que é jeitosa. =)

Tonanteador
Veterano
# mar/10
· votar


vai fundo véio, eu sempre me fiz essa pergunta, como ficaria uma guitarra com fretless, aí o makumbator sanou minha dúvida.

Enfim, boa sorte rapaz!

Abs

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Faz isso com ela não rapaz, ela até que é jeitosa. =)

Putz... Não aguento mais ver essa guitarra! Só não compro outro porque tô sem grana sobrando. E além disso a ponte já tá meia boca, então vou aproveitar pra reformar tudo.

Tonanteador
Enfim, boa sorte rapaz!

Valeu GATO!!!

úi!!!

MMJr
Veterano
# mar/10 · Editado por: MMJr
· votar


fill.zanchez

Faz o seguinte brother...

Retire os trastes...
e de uma lixadinha geral na escala...Uma lixadinha de leve so mais para limpeza sem remover madeira....E pronto...
Deixe os "sulcos" abertos mesmo....Faca o teste e se voce gostar depois de alguns meses voce pode fechar os sulcos dos trastes..Ate la voce ja vai ter uma ideia melhor de como fechar os os sulcos ....Na verdade ja existe um produto pronto para usar. De uma olhada em sites de materais e ferramentas para luthier que voce acha...



Valeu..

Kyuss_Age
Veterano
# mar/10
· votar


Tenho um conhecido que toca pra caramba e usa a Epiphone sem trastes. Toca de tudo relacionado a hard rock e músicas com acordes, mas o cara é ninja na guitarra, não é pra qualquer um.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


MMJr
Vlw cara é uma boa solução mesmo! Por isso é bom tracar uma idéia com a galera aqui hehe
obrigado.

Kyuss_Age
mas o cara é ninja na guitarra, não é pra qualquer um.

Meu objetivo é chegar lá... (mas tô longe ainda :/)
vlw!

Anderson Grant
Veterano
# mar/10
· votar


Esse serviço pode ser feito, os slots podem ser preenchidos com pvc, eu prefiro preencher com madeira, compre aquelas rádicas, aqueles folheados de madeira, costuma ter 0,5 mm, + ou - a espessura do slot, eu usaria uma folha de marfim para dá destaque na escala escura servindo como marcação, se você preferir use uma folha de jacarandá para ficar da mesma cor da escala, cole bem colado tirando o excesso de cola depois lixe com lixa bem fina pra dá um bom acabamento. Boa sorte.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Nossa... Criei esse tópico em menos de 2h e ele já tá no Google! O pior é que cliquei nele todo feliz uahuahuhua!

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Anderson Grant
Vlw cara, já me deram várias idéias por aqui... vou fazer o que o MMJr disse e depois se eu gostar do resultado tento a lâmina de madeira ou o pó de serragem. Obrigado.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


fill.zanchez

Use a busca, procurando no fórum de baixo por um tutorial de se retirar trastes(me lembro que alguém havia feito um tuto completo). Funciona da mesma maneira em um braço de guitarra.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10 · Editado por: fill.zanchez
· votar


makumbator
Vou fazer uma busca avançada lá no tópico de baixo então... vlw!

edit: depois de quase uma hora buscando e revirando tópicos old achei esse mas tá com todos os links quebrados, era esse que vc se referia?

Também achei esse vídeo no youtube, acho que será útil.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Remover os trastes e transformar em freatless é possível?