Autor |
Mensagem |
MAIDENMANIACO2009 Veterano |
# mar/10
pessoal, alguem ja se perguntou exatamente porque o captador soa mais grave e mais quente ao passar dos anos? pela sua desmagnetizaçao ?
pelos eletronicos , que se desgastam?
ou pelo suor que penetra em seu imas e parafina?
ou nada disso?
bom essa eh uma boa questao , pois se a mesma for resolvida pessoas poderao "relicar" seus captadores em casa .
uma boa questao a se pensar. se alguem ja tiver essa resposta em mente , poste ela para discutirmos sobre
abç
|
EDER R SANCHES Veterano |
# mar/10
· votar
MAIDENMANIACO2009
Eu posso estar enganado, mas tenho a impressão que já li numa cover guitarra que o som vai mudando com os anos em função da diminuição magnética dos ímãs dos captadores. Nessa ocasião, me recordo que falavam que esse desgaste magnético é na ordem de 1% ao ano para os captadores de alnico. E que esse fenômeno seria o responsável pelo som vintage like.
Mas deixemos os mais experientes nos explicar.
Tópico interessante.
Abraço.
|
Van_Lorien Veterano |
# mar/10
· votar
MAIDENMANIACO2009 Tópico interessante.
Que paradoxal.
|
# mar/10
· votar
EDER R SANCHES pois eh mais , quando eu toquei em um de alnico ,novo, eu ja achei o som dele bem vintage
|
L.K.R Veterano |
# mar/10
· votar
Primeiro tópico desse cara que eu nao rio pra caralho!
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# mar/10
· votar
Ei, devolvam a senha do MAIDENMANIACO2009! sacanagem roubar pra criar topico interessante.
*zueira a parte*
creio q o q vai deixando "+ vintage" seja essa desmagnetização natural com o tempo. E eh interessante lembrar tb, q o imã de alnico desmagnetiza mto mais rapido que o imã ceramico. Nao lembro a proporçao certa, mas era bem alta a diferença. Alguem mais experiente deve lembrar ai
abçs
|
Konk Veterano |
# mar/10 · Editado por: Konk
· votar
Já tava na hora...
Edit: Só dêem atenção ao Aleluia... Mais nada. Edit²: Pesquisando sobre caps vintage... Caso ache, eu posto.
|
ohm777 Veterano |
# mar/10
· votar
Motoboy From Hell-SDMF Será que roubaram a senha do "manézão"?
|
Will Bejar Veterano |
# mar/10
· votar
MAIDENMANIACO2009 PARABÉNS!!!
EDER R SANCHES Nessa ocasião, me recordo que falavam que esse desgaste magnético é na ordem de 1% ao ano para os captadores de alnico. Caraca, então um captador de 1960 já tá atuando com 50% de suas capacidades nominais de quando era novo???
E quanto aos captadores que já são "vintage"??? Eu comprei um jogo de GFS Vintage Alnico Stagger...como é o processo de fabricação, ou como fazem pra que ele tenha tal som???
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
Will Bejar E quanto aos captadores que já são "vintage"??? Eu comprei um jogo de GFS Vintage Alnico Stagger...como é o processo de fabricação, ou como fazem pra que ele tenha tal som???
Acho que é o enrolamento, que deixa a saída mais baixa e também o fato de usarem AlNiCo em proporções diferentes.
Will Bejar Caraca, então um captador de 1960 já tá atuando com 50% de suas capacidades nominais de quando era novo???
Não. Faz essa conta ai. =)
60= 100 de saída (hipotético) 61= 99 (- 1%) 62= 98,1 (-1%)
E assim vai. Alguém que seja bom em matemática que faça o resto. Deve haver uma fórmula.... eu não sei.
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
MAIDENMANIACO2009 pessoal, alguem ja se perguntou exatamente porque o captador soa mais grave e mais quente ao passar dos anos? pela sua desmagnetizaçao ?
Eu acho que os captadores ditos "vintage" não soem mais graves, eu acho é que eles soam mais agudos e menos agressivos, sendo mais equilibrados.
Acho que há um pouco de lenda também, posto que o SRV por exemplo usava captadores stock e tinha um som bem diferentes do outros strateiros de plantão do anos 80. A diferença está mais no todo do que na parte.
Eu já li algo à respeito sobre isso para falantes, em que realmente pode ser que o processo seja mais efetivo, amaciando os magnetos e coisa e tal.
|
Will Bejar Veterano |
# mar/10
· votar
Konrad Ah, entendi...ele perde no primeiro ano 1% e no segundo outro 1% só que já descontado o 1º 1% !!! Tipo, juros composto???
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
Will Bejar Konrad Ah, entendi...ele perde no primeiro ano 1% e no segundo outro 1% só que já descontado o 1º 1% !!! Tipo, juros composto???
Isso ai... ehhe. Agora o problema é calcular....
|
Curly Veterano |
# mar/10
· votar
MAIDENMANIACO2009
pessoal, alguem ja se perguntou exatamente porque o captador soa mais grave e mais quente ao passar dos anos?
quem te falou isso ?!
|
wppereira Veterano |
# mar/10
· votar
Konrad Isso ai... ehhe. Agora o problema é calcular.... Já ouviu falar em fórmula de juros compostos? É só usar ela com o sinal negativo...
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
wppereira Konrad Isso ai... ehhe. Agora o problema é calcular.... Já ouviu falar em fórmula de juros compostos? É só usar ela com o sinal negativo...
Cama, rapaz. Claro que eu já ouvi falar, ora. Só não domino a matemática para fazê-lo.
|
joabfarias Veterano |
# mar/10
· votar
Bom, não tenho o menor interessem em caps vintage, mas só por curiosidade, um cap com 50 anos teria, pela fórmula apresentada, aproximadamente 60% de sua "capacidade" original.
|
# mar/10
· votar
Curly pode ser que ocorra , mais a questao eh que ele fica com o timbre mais "macio"
|
Will Bejar Veterano |
# mar/10
· votar
Só pra esclarecer... com 50 anos: 60,50060671% com 100 anos: 36,60323413%
Pode usar seu captador sossegado...hehehehehe...por muito tempo!!!
|
Powerslave158 Veterano |
# mar/10
· votar
bah não seiii, mas seria interessante guardar uma guitarra comprada nos dias de hoje para um neto ou sei lá quem para 2060 por aí, soaria vintage. hehe
|
Will Bejar Veterano |
# mar/10
· votar
Powerslave158 É mais fácil comprar só o captador, né?? rs :P
|
# mar/10
· votar
up
|
wppereira Veterano |
# mar/10
· votar
Konrad Não tava brigando com você não amigo. Tava falando de boa...para ajudar mesmo... Desculpa se soou agressivo...hehehe
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
wppereira Konrad Não tava brigando com você não amigo. Tava falando de boa...para ajudar mesmo... Desculpa se soou agressivo...hehehe
Beleza. De qualquer forma já aplicaram a fórmula... hehe
Abç
|
Tiago O. Veterano |
# mar/10
· votar
Konrad
Tem uma formula sim:
An=A1.q^n-1
partindo da hipótese de q seja um cap de 1960----> agora em 2010 teriam se passado 50 anos... é soh botar na formula A50
A50=A1.0,9^59=> A50=100.(0,99^49)= 61,11 aproximadamente
Acho q hj em dia então (em 2010) ele ainda teria 61% da sua capacidade (jah q disseram q vai reduzindo 1% ao ano)
se tiver errado, me corrijam :) espero ter ajudado
|
Ramsay Veterano |
# mar/10
· votar
Colegas do fórum, sem querer interromper, mas já interrompendo eu afirmo que o enfraquecimento do imã de um captador com o passar do tempo leva somente a uma diminuição na intensidade de volume do som desse captador!!
Esta equação que o Tiago O. passa relata apenas a diminuição da capacidade magnética do imã com o passar dos anos!!
Mas, não a do som do captador que é gerido pela disposição das peças polares e pelos diferentes números de espiras dos enrolamentos e que permanece constante!!
Ou seja, com o passar dos anos o som do captador permanece o mesmo, mas, com menos volume, devido a diminuição da carga magnética gerida pelo imã, entendem??
|
Tiago O. Veterano |
# mar/10
· votar
Ramsay
Saquei,
Jah aproveitando pra tirar uma oooutraa duvida minha:
Alguem mais jah notou um pouco de 'ferrugem' em caps single coil?
isso acontece sempre com o passar do tempo ou soh pq os caps saum vagabundos?
E isso pode 'destruir' o cap? Estragar tudo pra valer? ou é só algo q não influencia muito e se limpar sai?
|
Tiago O. Veterano |
# mar/10
· votar
OBS: falei dos caps single coil, pq são os q eu tenho... não sei se ocorre com hums, alguem q tenha uma guitarra com humbucking deve saber melhor
|
# mar/10
· votar
up
|
Tiago O. Veterano |
# mar/10
· votar
up
|