tem como aprender tocar sem fazer aula?

Autor Mensagem
xXxAlucardxXx
Veterano
# mar/10 · Editado por: xXxAlucardxXx


ola gente , to com ums problemas , eu n to quereno fazer aula e tentar aprender no Guitar Pro sera q fumciona? sei fazer bend , hammer on , pull off , acord sou ruim e tapping n sei msm xD

Villts
Veterano
# mar/10
· votar


Só não desistir.

Eric Clapton é autodidata...

Mas enfim, não pense que é só treinar velocidade e técnica que vão fazer você ser bom... procure sempre entender as músicas, estude música, e não só guitarra... aí sim, dá pra aprender legal. Material na internet por exemplo é o que não falta.

pscb
Veterano
# mar/10 · Editado por: pscb
· votar


xXxAlucardxXx

com o Guitar Pro, talvez aprenda a tocar algumas músicas... mas vai tocar um monte de notas sem saber quais são essas notas... não vai saber qual a tonalidade da música... não vai entender a harmonia da música... isso, o Guitar Pro não ensina...

aprender guitarra não é aprender a tocar meia dúzia de músicas, mas sim estudar a música em si (teoria musical)... um bom caminho para aprender música é não tocar tanto com tablaturas, já que elas não indicam nem que nota é nem qual o tempo de cada nota...

por fim, sem aula é possível tocar, mas sem saber o que está tocando... e sem conhecer harmonia, vai ficar bem difícil improvisar, criar, achar uma boa combinação de notas etc.

infelizmente, não existe milagre... pra aprender, tem que estudar... eu levei um tempo até estudar teoria musical e ainda não sei muita coisa, mas é bom reconhecer que não sabe e ir atrás

power-melodico
Veterano
# mar/10
· votar


pode sim cara

vai no youtube

tem um monte de vídeos ensinando, ou baixa algumas apostilas

eu mesmo quando tinha professor eu não aprendia quase nada

depois que comecei a pesquisar na net e dispensei ele, num instante eu aprendi

JuninhoCac
Veterano
# mar/10
· votar


Ter como, tem...
Mas não é fácil não ein!
Eu to nessa peleja faz tempo e ainda sou mirim!

marcioguita
Veterano
# mar/10
· votar


Melhor investimento: Aulas

Sioux
Veterano
# mar/10
· votar


Eu to nessa peleja faz tempo e ainda sou mirim!
JuninhoCac

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Melhor investimento: Aulas com um bom professor :)

maspn
Veterano
# mar/10
· votar


Necrophagist
Melhor investimento: Aulas com um bom professor :)

traduzindo,
namorar a irmã do Ozielzinho e ter aulas com ele.

Daniel_MV
Veterano
# mar/10 · Editado por: Daniel_MV
· votar


ola gente , to com ums problemas , eu n to quereno fazer aula e tentar aprender no Guitar Pro sera q fumciona? sei fazer bend , hammer on , pull off , acord sou ruim e tapping n sei msm xD

affff isso tudo são ornamentos da guitarra, música é muito mais do que isso, procure um professor por favor, vc não tem nem um direcionamento do que é preciso estudar , para ser autodidata é necessário ter esse direcionamento, senão ou procura um professor ou desista.


pode sim cara

vai no youtube

tem um monte de vídeos ensinando, ou baixa algumas apostilas

eu mesmo quando tinha professor eu não aprendia quase nada

depois que comecei a pesquisar na net e dispensei ele, num instante eu aprendi



NOssa olha o conselho que o cara dá , esse deve ser um gênio, me indica o caminho na net para aprender em um instante.

Melhor investimento: Aulas

Até que enfim alguém que falou algo decente.

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Daniel_MV
você deve ser um professor perdendo mercado para o Guitar Pro :)

Daniel_MV
Veterano
# mar/10
· votar


você deve ser um professor perdendo mercado para o Guitar Pro :)

Não amigo , não sou professor, nem tenho pretensão de ser um dia pois já tenho minha profissão.

Agora, mesmo que eu fosse, pode ter certeza que não teria medo de perder mercado para um software, não para um software como o Guitar Pro, que não ensina nada, só incentiva cada vez mais o ensino errado da guitarra, orientado a números e não a notas.

Fica a dica, aprendam a ler partitura. Músicos lêem partitura e não tablatura.

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Daniel_MV
na verdade nao tinha a intenção de te criticar nem defender o guitar pro ou o que for. só zuar um pouco LOL

Daniel_MV
Veterano
# mar/10
· votar


na verdade nao tinha a intenção de te criticar nem defender o guitar pro ou o que for. só zuar um pouco LOL

Eu sei mas em nenhum momento me senti incomodado, na tranquilidade :D

allan of metal
Veterano
# mar/10 · Editado por: allan of metal
· votar


xXxAlucardxXx

cara é um seguinte
c vc poder ter um professor bom
tudo fica mais facil
mais nao c engane um prof bom
nao é só aquele q faz solos doidos
o mais importante é o conhecimento
q ele tem
quanto ao guitar pro
vo te fazer uma pergunta
pede teoria pra ele
sera q ele t encina?
axo q nao né?
ta ai entaum meu recado

vlw...

Alvaro Henrique
Veterano
# mar/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Aprender, até dentro de uma caverna no meio do mato qualquer um aprende alguma coisa.

Mas aprender de verdade, pra tocar pra caramba, acho complicado. E acho pouco provável que uma pessoa com essa capacidade perguntar nesse fórum se dá pra aprender sozinho, pois se ela fosse capaz de progredir bem sozinho, não perguntaria pra estranhos.

Portanto, acho que é melhor você procurar um professor, apesar de ser possível aprender alguma coisa sozinho.

Mas procure um bom professor, de preferência com diploma universitário. Diploma não é sinônimo de professor bom, mas hoje em dia a falta de diploma está se tornando sinônimo de professor ruim.

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


E acho pouco provável que uma pessoa com essa capacidade perguntar nesse fórum se dá pra aprender sozinho, pois se ela fosse capaz de progredir bem sozinho, não perguntaria pra estranhos.
hahahahahahahaha

muito boa!
eu sempre acredito que tem gente com facilidade e inciativa pra aprender muito bem sozinho, mas são casos excepcionais...

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/10
· votar


xXxAlucardxXx
Procure um bom professor, pois quando aprendemos sozinhos vão pintar mtas dúvidas, e vc n terá quem consultar, então consequentemente irá aprender errado, logo um bom professor será mt importante nesse aspecto, além do q irá te ensinar a maneira mais correta de abordar o instrumento de acordo com o teu estilo e perfil musical.

Caio Gomes
Veterano
# mar/10
· votar


Da pra aprender sozinho? Sim. Alguém teve que ir lá pensar pra te dar de mão beijada. Acontece que é muito mais fácil aprender aquilo que você gosta e tem vontade do que o oposto. Eu não tenho e nunca tive um professor, logo alguns devem pensar que eu não tenho moral para dar uma opinião. Mas uma coisa que é axiomática e não é preciso refletir é o seguinte: Um professor, instrutor ou seja lá o que for (eu não quis rimar) vai te ensinar e se você quiser você vai aprender. Mas ele não vai te ensinar a ser músico porque isso se aprende sozinho e com tenacidade. Um professor é bastante recomendado pois facilita vários caminhos, mas é idiotice dizer que não dá para ser autodidata em qualquer coisa.

luquinhas12
Veterano
# mar/10
· votar


olha cara,eu antes de fazer aulas pegava musicas,lia tabs e mais nada,simplesmente,depois que passei a fazer aulas,da pra perceber,os erros que bobos que se tornam um vicio com o tempo,e estes,podem lhe prejudicar no futuro.
Quanto a execução,vamos supor que vc está tocando do eito que lhe ache convencional tocar,porém,muitas vezes não é o correto.
Eu recomendo um professor,nao só pra quem quer aprender a ser musico,agora,se quiser só tocar umas musiquinhas,participar da poucas jam´s aqui,pode ver algumas coisas na net,porém,o que vc aprende na net em 6 meses tentando,vc aprende em menos de 3 com um professor.

luquinhas12

vc se enrolou hehe

pscb
Veterano
# mar/10
· votar


Uma coisa é ser autodidata. Outra é trocar professor por Guitar Pro, que só ensina a ler números de tablatura. Acho que essa é a questão aqui do tópico.

Para quem quiser aprender sozinho, uma sugestão é ler o material do colega ThiagoGuitar: http://www.4shared.com/file/231837631/bc685b22/Teoria_pra_iniciantes.h

Esse material ajuda o autodidata a ser músico. O Guitar Pro ajuda o autodidata a ser guitarrista e olhe lá.

power-melodico
Veterano
# mar/10
· votar


Daniel_MV

quer dizer que quem não tem condições de pagar um professor e tentar aprender pela net não vai tocar nada?

tu só deve ser filho de kiko loureiro pra ser tão metido desse jeito

já vi varias pessoas que aprenderam sosinhas, não sosinhas no sentido de não ter orientação nenhuma

mas sim no sentido de pesquisar pela net as vídeos aulas

você nunca viu uma vídeo aula no youtube não?

após cara

quem esta precisando de um professor é tu, um de informatica

allan of metal
Veterano
# mar/10
· votar


Caio Gomes

cara vc tah certo em dizer q qualquer um pode autodidata
mais o q estamos dizendo aki é sobre o q ele diz no tópico

tentar aprender no Guitar Pro sera q fumciona?

claro q nao!!!
o guitar pro nao encina nenhuma tecnica
ele simplesmente traz a musica em forma de tablatura
ou seja aprender um intrumento como a guitarra
não basta tocar as notas pedidas...

ha nao???

não!!! por que primeramente temos q ter tecnicas
para para executar uma musica com perfeição

:D

daniel_guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar


xXxAlucardxXx
eu n to quereno fazer aula e tentar aprender no Guitar Pro sera q fumciona?

aprender no guitar pro não, como disseram ele te da a tablatura só, mas aprender sem professor sim ai dá, vídeos no youtube, apostilas otimas na net e só ir atras edit: vídeos aulas na net muito boas também, até hoje acompanho uma vídeo aula antiga do Petrucci pra pegar agilidade nos dedos e licks

horwatich
Veterano
# mar/10
· votar


Tem como aprender sem professor, mas não tem como aprender sem estudar.
O que o professor faz é encurtar o caminho entre a ignorância e o conhecimento. Alguns podem levar anos para aprender uma escala, outros horas ou minutos, mas todos aprenderiam mais rápido se tivessem um professor.

malucobeleza666
Veterano
# mar/10
· votar


Cara é MUITO complicado você ser auto didata, impossível não é....
Um bom exemplo é o meu....á três anos atrás eu comprei minha guitarra, mas não pensei na hipótese de entrar em aulas, passou-se três anos e eu vi que eu não fiz muito progresso, ficava horas e horas pegando musiquinhas no guitar pro,crente que tava ficando o máximo na guitarra, até que um dia eu pensei: será que vale a pena entrar em aula? faz apenas um Mês que eu entrei na aula e já sinto uma enorme diferença, onde como autodidata eu iria aprender a improvisar? na minha escola para cada nível eles produziram um cd com 8 backing tracks focando só em improvisações, o professor chega, ensina as escalas e te manda improvisar em cima de tal backing track.....procuram partituras pra você , se não achar eles escrevem e talz, entre muitas outras coisas....é muito diferente de treinar tendo aulas e sendo autodidata, tipo você tem um rumo saca? não sei como eu fiquei três anos só no guitar pro....Claro que se você for um autodidata muito dedicado e persistente você evolui também, mas entre aulas e ser autodidata existe um abismo muito grande em termos de evolução.Se você escolher por ser autodidata eu acho que você perde muito tempo procurando materiais de estudo, como tocar tal coisa do jeito certo, como desenvolver tal técnica e talz, Eu não consigo ser autodidata, talvez você consiga.


^^

afa736s
Veterano
# mar/10
· votar


eu acho muito sacrificante ser auto didata. Pelo menos pra mim.
Mas cada um é cada um né.

"na minha escola para cada nível eles produziram um cd com 8 backing tracks focando só em improvisações, o professor chega, ensina as escalas e te manda improvisar em cima de tal backing track..."

gostei heim cara... aond é?
pow fiz 6 meses de vila lobos, só teoria.
Quando ia começar a prárica tive q sair.
Mas só partitura, já é puxado. Haja prática.
Aí queria começar de novo pra valer.
interessante o método desse curso.
se puder indicar...

vlw

malucobeleza666
Veterano
# mar/10
· votar


afa736s

gostei heim cara... aond é?

Cara é na gtr, instituto de guitarra, exelente escola, num tenho nada a reclamar não, os professores são ótimos, tocam MUITO, as aulas práticas são individuais, voçê olha no site pesquisa um pouco a respeito dos professores e no dia da matrícula você escolhe a dedo o professor, as aulas teóricas são muito boas e muito exigentes, com mais ou menos dois meses de aula já estamos com uma boa base de partitura, a cada 5 aulas teóricas o professor elabora um teste e talz, entre muitas outras coisas. As apostilas das aulas práticas são elaboradas pelo próprio criador da escola, e as de aula teórica são elaboradas por outro professor e, no mês de junho e de novembro ocorrem as audições gtr, que é onde todos os alunos fazem shows para apresentarem o que estudaram ao longo do ano ( eita propaganda danada da escola heim? lol é cara você pediu para indicar ehehe) é isso meu velho , po me amarro em partitura, mas po só estudar partitura é dureza. Caso você queira saber mais sobre a escola, acho que o site tem bem aqui embaixo no final da página do fórum. Valeu ae e t+

xXxAlucardxXx
Veterano
# mar/10
· votar


eh gente vlw msm ^^ ja vi q tem dois caminhos aprender na net ou o melhor caminho que eh fazer aula =P

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


quer dizer que quem não tem condições de pagar um professor e tentar aprender pela net não vai tocar nada?
tu só deve ser filho de kiko loureiro pra ser tão metido desse jeito
já vi varias pessoas que aprenderam sosinhas, não sosinhas no sentido de não ter orientação nenhuma
mas sim no sentido de pesquisar pela net as vídeos aulas
você nunca viu uma vídeo aula no youtube não?
após cara
quem esta precisando de um professor é tu, um de informatica



nao to defendendo ninguem nao, mas vou esperar o outro cara replicar com a clássica: 'e você um de português!'.

:D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tem como aprender tocar sem fazer aula?