Existe alguma recomendação/regra na criação de melodias?

    Autor Mensagem
    Muleke da Roça
    Membro Novato
    # nov/18


    Olá,
    A dúvida é a seguinte, na criação de melodias, as notas sempre retornam ao tom? (Como ocorre na harmonia), ou não? Sei que as notas devem estar na escala correspondente ao tom porém, necessariamente na melodia deve-se ter a nota tonal? Como exemplo, digamos que queira criar uma música em C, a melodia estaria obviamente contida na escala de C, mas, tenho que usar a NOTA C? E quando? Sempre no termino ou começo da frase? (Como ocorre na harmonia)... Ou no campo melódico as notas são dispostas aleatoriamente?(Desde que estejam contidas na escala)... Espero que me deem uma luz, desde já obrigado...

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Muleke da Roça

    A "luz" é a seguinte........esqueça toda essa bobagem teórica.

    A teoria, serve para te dar conhecimento e melhor entendimento, não para engessar a criatividade.

    Se alguém compõe pensando que X não pode soar junto com Y, já esta limitando.

    Você faz uma bela melodia assobiada, cria uma harmonia para sustentar essa melodia, ou vice e versa........soou bonito? Agradável? Traduz seus sentimentos? é isso que importa.

    Se, você sabe bem teoria, ela irá te ajudar a entender o porque de X soar bem junto com Y, depois de pronto, sem limitar sua criatividade com "isso não pode".

    Em música tudo pode.........se soa bem ou não é outra coisa. E, soar bem, é relativo, pode agradar João e não agradar José.

    Abç!

    basstreble
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Lelo Mig
    Já li em um curso de teoria musical que se você entender bem da parte lógica da música você pode ousar colocar uma nota fora da escala kkkkk. Eu mesmo já ouvi acordes ou solos que me soaram estranho ao ouvido. Como sempre ouso falar em dom, pois também tem músicos que não respeitaram escalas e como consequência campo harmônico em "alguma parte da musica" e ficou bom kk. . Boa noite, Lelo!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/18 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Muleke da Roça

    Existem exercícios padronizados que podem lhe ajudar a perceber as sonoridades e desenvolver um senso melódico. O que não existe é uma síntese que faz com que você desenvolva este senso da noite pro dia. A sua percepção tende a melhorar a medida que você estuda.

    Não poderia lhe afirmar o que você pode ou não pode tocar, no entanto, temos alguns conceitos estabelecidos e através deles você pode optar por um caminho ou outro, dentro da melodia. As melodias não se resumem apenas às notas. Existem também o ritmo, os ornamentos, as pausas, entre outras propriedades.

    O que posso recomendar é que faça aulas de teoria e prática. Mesmo que seja pra aprender esses conceitos, e depois você vai se desenvolvendo de forma mais independente.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Muleke da Roça
    digamos que queira criar uma música em C, a melodia estaria obviamente contida na escala de C

    Isso não é necessários, existem relativas, harmonizações e outras coisas.

    Engessar algo dessa maneira, é limitante e simplista.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Muleke da Roça
    Ouça boa música. Ouça bons compositores, ouça bons cantores e instrumentistas. As melodias surgirão por si só.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Muleke da Roça

    Regras existem, lógico!

    O blues, para soar como blues, segue uma caralhada de regras!

    São regras sem fronteiras, onde se pode quebrar uma aqui, outra ali, mas que norteiam a composição e dão a ela as características necessárias para que seja reconhecida dentro do gênero.

    Acho que a aprendizagem requer primeiro o conhecimento de algumas regras, depois a eventual subversão delas. Músicos mais experientes podem dar alguns atalhos, depois de "alfabetizado" musicalmente, o sujeito pode analisar as músicas por conta própria, mas o primeiro passo é ter uma base de regras gerais.

    Não se trata de iniciar ou terminar com uma nota, mas se trata de colocar as notas mais expressivas em posições-chave da melodia, as demais serão 'apenas' transições. Isso, na visão do músico bosta que sou.

    Como você quer soar, como música da roça? Então tente descobrir quais são os elementos que trazem essa sonoridade para o gênero, quais são os recursos mais comumente utilizados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe alguma recomendação/regra na criação de melodias?