Dúvida sobre captador EMG

    Autor Mensagem
    two
    Veterano
    # mar/10


    A regra de Potênciometro para pickups passivos é a mesma para ativos? Ou melhor, tenho um set de EMG (81 e 85) uso pots 25k, um de volume e um de tone, tenho lé em casa um de 50k (alpha), eu poderia liga-lo com pot de tone, e colocar os outros pots com pot de volume. Posso usar pot de 50k em um set de EMG?

    two
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    up

    Prometherion
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    É cara, aí ficou técnico demais pra mim... tem um pessoal aqui que manja de eletrônica, esperar algum aparecer.

    two
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alguém pode me ajudar

    mjcmello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara, tudo que eu vou falar aqui vai pela teoria que conheço. Nunca testei pra dizer na prática como fica.

    Mas já que ninguém respondeu até agora fica minha contribuição:

    Pra pot de volume, acredito que não vá haver problema (coloco 95% de certeza nisso).

    Já como pot de tone pode dar alguma variação, já que a frequência de corte (o tone na verdade é um filtro) é dada pela relação entre o capacitor e o resistor (que é o pot). Mas isso também pode ser resolvido mudando-se o capacitor. Faz o cálculo, o valor R x C tem que ficar o mesmo. Se dobramos o valor do resistor, reduzimos pela metade o valor do capacitor. Testa aí e vê se dá certo.

    two
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    mjcmello
    Será que para volume não aconteceria o mesmo que em pickups passivos, ficar agudo demais?

    Cara nos pickups spirit se usa pot de 50 e capcitor de .047

    nos Blackout pot de 25 e capacitor de .47

    Nos modelos Dave Mustaine (Live ...) pot de 100 e capacitor de .047

    e nos emg pot de 25 e capacitor de .1

    Fiquei mais enrolado, mas acho que vou usar a receita da Spirit, pois o pot de casa com o que eu tenho 50

    mjcmello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    two
    Será que para volume não aconteceria o mesmo que em pickups passivos, ficar agudo demai

    Cara, não vejo motivo pra isso acontecer.

    Para tone, pelos circuitos que já vi, um pot de valor maior pode deixar o som mais agudo sim.

    mjcmello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara, melhor que eu ficar "chutando" pra tentar te ajudar, por que vc não coloca sua dúvida aqui?


    Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) IV
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/224153/p23

    two
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Aproveitando, será que posso ligar uma mini toogle para ligar e desligar a bateria do jack, para não precisar de ficar tirando o cabo todo intervalo? Pois assim não precisaria tirar o cabo da guitarra e sim deligar a mini-toogle

    mjcmello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sim, pode. Sem problema algum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre captador EMG