Monotonia no Fórum de Guitarra

Autor Mensagem
leonardobarcelos
Veterano
# fev/10


Venho reparando que o fórum tem andado meio monótono e que algumas pessoas tem perdido o estímulo e o prazer em comentar ou criar tópicos relevantes.

Na opinião de voces, quais fatores tem implicado para este mal?

- Muito usuário leigo enchendo o saco
- Muito tópico sem fundamento e relevancia
- Os assuntos sobre guitarra estão estagnados, não há novidades!
- Já encheram o saco de passarem vários anos das suas vidas visitando esta budega!

Faço esta pergunta porque sou leitor assíduo do Fórum e já fui muito ajudado pelas críticas e sugestões que a galera dá por aqui... mais tenho reparado que o numero de membros com opiniões relevantes tem diminuido.

O que tenho visto: Abre-se um tópico, uma grande maioria posta um monte de asneiras (me incluo nesses) e quem tem comentario relevante sobre o tema acaba sendo sufocado pelo monte de post inuteis, piadas ou discussões.

Qual a opinião de voces?

cadojapan
Veterano
# fev/10
· votar


Muita crianca no forum, que ouve Cine e quer sair por ai tocando.

Penta_Blues
Moderador
# fev/10
· votar


Boa tarde!!!

leonardobarcelos
Cara, posso me enquadrar em vários dos fatores que vc citou dependendo das circunstâncias e às vezes em mais de um deles ao mesmo tempo.
Estive ausente por um tempo em parte por não achar que posso acrescentar algo ao Fórum e em parte por razões profissionais.
Não posso ainda avaliar como está o FCC em relação às últimas oportunidades que tive de visitá-lo, mas torço para que no geral esteja interessante.
Digo no geral porque imagino que vc sabe tanto quanto eu que o Fórum tem fases boas e más, porém, na média é bom.
Na minha opinião, fases ruins somente refletem o nível ruim dos usuários (sem distinção de veteranos, membros ou novatos), fato que nem sempre é proposital, mas consequência da cultura a que alguns foram acostumados (aprovação automática no ensino, facilidade de acesso à informação de qualquer tipo sem reflexão, disponibilidade e diversidade enorme de equipos, Playstation, etc, etc, etc.)
Infelizmente o que parecia um facilitador deixou muita gente preguiçosa em vários sentidos, principalmente no que se refere à pesquisa e ao uso do raciocínio. Muitos acabaram ficando mal acostumados e acham que o trabalho deve ser o dos outros para lhe atenderem, resumindo o seu próprio trabalho ao de esperar o mingau na boquinha.
Quando se tinha apenas Gianninis para venda, comprava-se uma e estudava e praticava até conseguir tirar "leite de pedra", mas agora perde-se tempo perguntando qual guitarra comprar com "zambous" reais e já pensando em trocar os caps por A, B ou C marca.
Não se busca mais o timbre, mas sim o equipamento. Não se estuda mais a teoria, mas só a resposta à sua dúvida, mais ou menos como não querer aprender a adição, mas só querer saber quando é 2+2.
Soma-se a isso a falta de humildade ao achar que se é o dono da verdade e que não há erro no texto de quem responde ou espaço para se acrescentar algo mais e o resultado são as discussões infrutíferas de que com 100 merrecas guitarra A é melhor que guitarra B como se isso fosse possível, só pra citar um exemplo...
Acho que é isso. O assunto vai dar pano pra manga, pode ter certeza...rsrsrs
Valeu!!!

Andras
Veterano
# fev/10
· votar


Dou uma sugestao para os frequentadores do forum de guitarra: passem uma tarde lendo os topicos dos outros foruns. Eh gritante a diferenca no "nivel" entre os foruns.

Skider
Veterano
# fev/10
· votar


Na minha opinião, fases ruins somente refletem o nível ruim dos usuários (sem distinção de veteranos, membros ou novatos)

Perfeito Penta ...

Valter Bergamo
Veterano
# fev/10
· votar


Bom , nao sou muito de frequentar os outors topicos q nao seja o meu, mas posso avaliar e concordo em partes sobre o que falaram.


Se acompanharem o forum do curso de luthieria que ofereço no forum, verao que no inicio havia muito disso, mas aos poucos com o aprendizado e com alguns toques que dei no pessoal, isso mudou.

Mas algo que acredito ser o causador disso tudo é a falta de humildade e respeito com o proximo.
Muitas vezes me deparei com perguntas do pessoal querendo ja dar a resposta ao mesmo tempo, e se achando muito e muitas respostas o pessoal ja querendo se achar "o cara", nao pensando muitas vezes que devemos dar sim nossa opnião, mas de forma concensual.

Acaba com isso acontecendo briguinhas de status, pra ver quem da a melhor resposta, mas na verdade acabam nao vendo a qualidade do forum e infelizmente vemos mais isso no topico de guitarra mesmo.

Mas cabe a nos, a cada um que ve isso mudar o forum.
A atitude individual conjunta vale muito, ganha todas as batalhas e guerras.

Um abraço a todos!
Att
Valter Bergamo

leonardobarcelos
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues

Pow cara, acho que é bem por ai mesmo... eu lembro que quando eu nao tinha dinheiro para comprar minha guitarra eu tinha um violao gianinni todo fudido e me esforçava mto... em um desses esforços conheci o FCC e me identifiquei e mto com os membros e foi muito útil! Era muito dificil eu criar um tópico, pois as informações estavam na minha cara, fora que, se jogar um assunto sobre guitarra no google e este assunto tiver algum tópico ou menção aqui no FCC o primeiro link que aparece é o daqui.

O que tem faltado para uma maior organização no FCC acho que é algo chamado "boa vontade".

A galera chega aqui no FCC e só falta criar um tópico com o Título: Alguem sabe quanto custa no ML um chip Matrix para tocar igual fulano, ciclano e etc... ninguem mais corre atrás de nada.

Acho que o PENTA resumiu mto bem!

Frankie
Veterano
# fev/10
· votar


Não se busca mais o timbre, mas sim o equipamento. Não se estuda mais a teoria, mas só a resposta à sua dúvida, mais ou menos como não querer aprender a adição, mas só querer saber quando é 2+2.
-

De todo esse tempo que tô no FCC ( vai fazer 1 ano ), essas foram as palavras mais bem ditas que vi por aqui.

leonardobarcelos
Veterano
# fev/10
· votar


Algo que aconteceu no forum que foi para organização que acabou estragando foi a questão do voto.

Isso fez com que as mensagens que antes eram postadas com intuito de ajudar fossem substituidas por mensagens "dignas de aprovação em massa", traduzindo, em muito dos casos nao se posta mais para suporte ao usuário em duvida e sim para mostrar que se domina o assunto e/ou para mostrar que ao invés de tocar guitarra mereciam um espaço no Show do Tom.

leonardobarcelos
Veterano
# fev/10
· votar


Espetinho

Mas algo que acredito ser o causador disso tudo é a falta de humildade e respeito com o proximo.

Justamente.

Insomniac_
Veterano
# fev/10 · Editado por: Insomniac_
· votar


leonardobarcelos
Cara, são vários os motivos que também me fizeram me ausentar um pouco.
O primeiro é que os tópicos úteis e discussões legais da galera ficaram extintos, e isso fez com que as vezes que eu visitava o fórum diariamente dimuinuissem bastante. O segundo fator é ver que algumas pessoas só passam pelo fórum para postar vídeos pra um monte de gente ficar elogiando, e nem sequer voltam para agradecer. Outros fatores como Jams mal organizadas me fizeram desistir de jams... Além de comentários nada construtivos. Encheu o saco de ver gente postando vídeos maneiros pra caramba, aí vem um maluquinho e fala: "putz, aquele bend entre 0:50 e 0:52 ficou desafinado", nada muito construtivo. Posso citar dentre vários outros motivos, como pagação de pau, etc. Também encheu o saco o fato de termos tantos Novatos complexados falando que são perseguidos pelos Veteranos, etc. Enfim, o fórum está ficando cercado de pessoas infantis. Às vezes parece que estamos naquela época de 2003, no melhor estilo Tonante Finder VS Zoom 505. Tem muita gente boa aqui, mas essas, por sua vez, normalmente só aparecem pela noite ou nos finais de semana. Espero que o fórum comece a voltar a ser o que era, porque está começando a ficar meio chato e pouco democrático.

Vejo gente tendo dúvidas interessantes, e ninguém responde. Ninguém pesquisa para responder dúvidas, se um cara pede uma guitarra de determinado preço, todo mundo repete o mesmo modelo sem nem ao menos conhecer. As pessoas só falam de VST, ninguém discute guitarristas ou apresentam novos, só discutem (literalmente) a respeito de Malmsteen e Slash, nomes proibidos. Os Novatos querem tudo mastigado e não aceitam críticas, alguns Veteranos acham que são Deuses e alguns moderadores são estátuas. Enfim, é tudo o que eu tenho pensado à respeito do fórum, que só não deixei de lado porque eu gosto e muito.

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues


Pena que só da para positivar uma vez esse teu post... Senão eu já tinha votado 400 vezes!

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


Espetinho
e com alguns toques que dei no pessoal
proctologista??? :P

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que tem várias coisas que levam a isso.

Talvez muitas perguntas da vasta criançada que invade isso aqui e torram a paciencia com perguntas do tipo:
"Qual guitarra devo comprar: Tonante Finder ou Gianinni Sonic?"
"Quem é melhor: Van Halen ou Malmsteen?"

Fazem uma pancada de perguntas sem usar a busca e falam que usaram.

Outra coisa tambem: NÂO lêem e não sabem as regras de utilização do fórum.

A quantidade insana de coveiros que upam topicos de anos anteriores...

então é por aí

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A questão primordial, na minha humilde opinião, é a diversidade que temos aqui no FCC somado ao número de membros. Faixa etária, nível cultural, educação, temperamentos e outros bichos que "nem Freud explica" são ingredientes de qualquer ambiente social e acho "normal" que o FCC passe por momentos distintos, ainda mais num abiente virtual onde nem sequer vemos a "cara" do outro. É difícil coordenar tantas "cabeças".

Só sei que respeito é fundamental e muitas vezes acabamos subtraindo-o do que talvez seja o fundamental de um fórum, que é o diálogo.

Abs

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Mas algo que acredito ser o causador disso tudo é a falta de humildade e respeito com o proximo.

Justamente.
[2]

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Uma outra coisa tambem é intolerancia. E isso abre uma gama de fatores

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_de_discuss%C3%A3o

Ah, não vejo mal algum em fazer uma piada, desde que essa não seja ofensiva ao outro...afinal, este é um ambiente onde a gente procura informação e ajuda e muitas vezes até faz amigos!!! Só que tem o seguinte, quando eu sinto que posso ajudar ou que posso responder um tópico, eu o faço.

Às vezes o pessoal fica irritado, mas pelo menos eu não li as regras quando entrei pro Fórum...vcs lêem manual de tudo o que compram ou que vão usar(tipo uma bula de remédio)??? Eu não, e aposto que muita gente tb não o faz!!! E aposto que muita gente que criou tópicos sem necessidade, agora pedem que se use a busca!!! Ah, e melhor ainda...quando o sejeito usa a busca e desenterra um tópico com tudo a ver com o que ele precisa saber ou quer atualizar já o chamam de couveiro, arqueólogo ou coisas do tipo...

E agora, Mr. M???

Bigtransa
Veterano
# fev/10
· votar


O fórum era bem mais legal na época do NickOlivieri...... Acho que ele deveria ser reintegrado.....

leonardobarcelos
Veterano
# fev/10
· votar


Will Bejar

E agora, Mr. M???

Eu tb curto mto as piadas, fazem parte da identidade do forum pois aqui é um ambiente de troca de ideias...

Só que tem gente que extrapola e acaba desvirtuando o assunto central do tópico, acaba que fica um monte de gente rindo do cara e a duvida nao é sanada.

quanto aos coveiros de plantão, sabe-se mto bem quem desenterra um topico com uma informação útil e outro que desenterra pra nenhum fim especifico. Quem é inteligente sabe muito bem do que estou falando.

Ex: tópico: O que voces acham do Slash? Ano: 2003

Ai o topico ja teve umas 50 paginas todo mundo ja quebrou pau, ja xingaram, a mãe ja foi ofendida... ai vem um coveiro da vida em pleno 2010 e reabre o topico apenas para dizer:

Ele é foda!

É isso que estraga a parada.

OBS: temos sim que respeitar todas as regras impostas pela moderação, goste ou não.

Penta_Blues
Moderador
# fev/10
· votar


Boa tarde!!!

leonardobarcelos
Pra mim, a questão do voto é o típico exemplo da boa idéia que não deu certo pelo mau uso que se deu à ferramenta.
Como não criei esta ferramenta, só posso especular, mas acho que a intenção inicial era para que as respostas mais coerentes fossem destacadas através de um número que expressasse sua credibilidade e não necessariamente a sua popularidade. Veja que meu primeiro post recebeu voto e minha intenção não foi a de agradar quem quer que seja, mas apenas espressar minha opinião, o que me leva a imaginar que este voto significa que meu ponto de vista é compartilhado e não que tenha "babado o ovo" para receber pontinhos.
O problema é que para alguns a intenção é realmente a de ser aprovado. Pra isso, não tem remédio...
Se a Moderação tirar o voto, vão usar o maior número de posts ou criar o maior número de tópicos só pra ficarem em evidência. Quem quer chamar atenção ou precisa de atenção inventa um jeito de aparecer. Seja numa resposta que tenha 300 votos, seja pendurando uma melancia no pescoço.

De Ros
Cara, o que eu posso dizer...
Ao receber um voto de um amigo do Fórum, imagino que minha busca a um caminho sensato está no rumo certo. Ao receber um comentário deste teor vindo de um dos profissionais mais respeitados em nossa "Terra Brasilis", não há como não considerar que agora tenho quase um obrigação de continuar me aperfeiçoando a fim de manter-me credor do respeito que recebo de vcs.

Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Espetinho: Mas cabe a nos, a cada um que ve isso mudar o forum. A atitude individual conjunta vale muito, ganha todas as batalhas e guerras.

Bacana isso. Portanto, todos de alguma forma somos moderadores e é evidente que buscamos melhorar a cada dia. Isso depende de uma ação conjunta, moldada no respeito e atitudes proativas para o bem de todos e também da música, afinal, estamos aqui por causa dela. :-)

Penta_Blues

\o/

Abs

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


leonardobarcelos
Ai o topico ja teve umas 50 paginas todo mundo ja quebrou pau, ja xingaram, a mãe ja foi ofendida... ai vem um coveiro da vida em pleno 2010 e reabre o topico apenas para dizer:

Ele é foda!


Pra isso um moderador tem que chegar e já dar uma suspensão pro otário aprender

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Caralho, não suporto esta incapacidade de sintetizar o pensamento que alguns têm aqui!!
Síndrome de nichendrix!!

Nada contra as pessoas, mas as vezes dá pra dizer exatamente a mesma coisa com muito menos.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Penta_Blues
De Ros
Cara, o que eu posso dizer...
Ao receber um voto de um amigo do Fórum, imagino que minha busca a um caminho sensato está no rumo certo. Ao receber um comentário deste teor vindo de um dos profissionais mais respeitados em nossa "Terra Brasilis", não há como não considerar que agora tenho quase um obrigação de continuar me aperfeiçoando a fim de manter-me credor do respeito que recebo de vcs.



Porra, tudo isso pra dizer "obrigado" !!!!

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


leonardobarcelos
Exemplo: Acabou de acontecer
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/12847/p1

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


leonardobarcelos
Só que tem gente que extrapola e acaba desvirtuando o assunto central do tópico, acaba que fica um monte de gente rindo do cara e a duvida nao é sanada.

quanto aos coveiros de plantão, sabe-se mto bem quem desenterra um topico com uma informação útil e outro que desenterra pra nenhum fim especifico. Quem é inteligente sabe muito bem do que estou falando.


Ex: tópico: O que voces acham do Slash? Ano: 2003

Ai o topico ja teve umas 50 paginas todo mundo ja quebrou pau, ja xingaram, a mãe ja foi ofendida... ai vem um coveiro da vida em pleno 2010 e reabre o topico apenas para dizer:

Ele é foda!

É isso que estraga a parada.

OBS: temos sim que respeitar todas as regras impostas pela moderação, goste ou não.

Cara, não sei se vc levou a mal tudo o que eu escrevi...mas não foi uma afronta...mas se ler de novo, vai ver que eu concordo com tudo o que vc disse no seu último post!!!

Resumindo:
1. a piada é válida quando é na esportiva;
2. desenterrar é bom quando é necessário;
3. As regras SÃO feitas para serem seguidas...obedece ou tá fora!!!

De boa, cara...concordo com vc!!!

Bigtransa
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Porra, tudo isso pra dizer "obrigado" !!!!
Acho que tem alguém apaixonado pelo De Ros

Marc Snow
Acho que neste caso foi apenas um engano...... deu pra ver que o "coveiro" tinha a intenção de ajudar......

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Bigtransa

Eu acho que você deveria postar mais no fórum de guitarra!

Seus posts são divertidos.

leonardobarcelos
Veterano
# fev/10
· votar


Marc Snow

hehe... nao é um caso esporádico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Monotonia no Fórum de Guitarra