Dá pra começar a aprender 2 imnstrumentos ao mesmo tempo?

    Autor Mensagem
    tomasmello
    Veterano
    # fev/10


    Então gente, eu quero muito começar a fazer um instrumento, e eu tava numa puta dúvida se eu fazia bateria ou guitarra. Aí eu pensei, por que não começar a fazer os dois?
    Então eu queria que vocês me ajudassem, dá pra eu começar a fazer 2 instrumentos de boa ou é complicado?
    Eu tenho uma mínima noção de bateria.

    Valeu

    ivan_puppets
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: ivan_puppets
    · votar


    tomasmello
    cara, todos os instrumentos são interligados.

    Pra tocar guitarra você precisa aprender toda a teoria musical, desde as notas até a parte ritmica(a bateria em questão).

    Lógico que cada um dos dois tem suas técnicas e coisas pra aprender, mas acho qe aprendendo os dois você vai acabar ajudando na evolução de um.(Melhorando seu ritmo na guitarra pela bateria e a coordenação motora na bateria pela guitarra,ex).

    Tente! =)

    Abraços

    pscb
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: pscb
    · votar


    tomasmello

    possível, é... como disse o colega, a teoria musical é a mesma...

    minha sugestão é não passar de dois instrumentos... o ideal seria começar um e se especializar...

    eu comecei com violão há 13 anos... ano passado inventei de aprender trompete e não deu certo... decidi direcionar todos meus estudos para aprimorar o violão, a guitarra e o baixo (que são os que eu sei tocar melhor)...

    a questão é essa: direcionar tempo e esforço naquilo em que tu tem mais habilidade

    pscb
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: pscb
    · votar


    tomasmello

    acrescentando: um problema para quem toca vários instrumentos é conseguir ter apenas ótimos instrumentos... digamos que tu tenha 3000 reais... com esse dinheiro, é possível ter uma guitarra e um amplificador bem razoáveis (ou uma ótima guitarra sem amplificador)... mas se for para investir em guitarra e bateria, mal dá para a bateria (em cada estante para prato vai um bom dinheiro, sem falar dos pratos em si, caixa, bumbo, surdo etc.)

    há meses que eu fico pensando se invisto numa guitarra top de linha, num baixo fretless ou num violão clássico top de linha... não dá para ter todos de uma vez só e escolher é difícil... enfim, se tu tocar só guitarra vai poder investir em bons pedais quando sobrar algum dinheiro... se tocar só bateria, vai poder comprar um prato de ataque melhor... mas se tocar os dois, talvez tu escolha dividir os gastos, ficando com pedais nem tão bons e um prato de ataque também não tão bom

    eu cheguei a esse raciocínio depois que toquei vários instrumentos (teclado, trompete, conga, bongô) e gastei dinheiro nesse tipo de coisa em vez de melhorar meus instrumentos de cordas... hoje, eu trocaria todos esses por uma guitarra ou um violão de luthier... ganharia espaço em casa e mais qualidade nos instrumentos que eu sei tocar

    claro que se tu for bom tanto em guitarra quanto em bateria faz sentido investir nos dois... o problema (ou solução) é descobrir que tu é melhor só num deles e já gastou muito dinheiro em ambos

    Excelion
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Acho que guitarra e baixo é totalmente possível e fácil.

    O problema é mesmo o gasto como o colega sabiamente apontou.

    Marc Snow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara, escolhe um e mergulhe de cabeça

    lgapontes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara, se vc tiver afim (e se seu tempo permitir), vai nessa.
    Agora a aquisição de bons instrumentos será mais complicada, mas nada impossível.

    Maurício M
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Maurício M
    · votar


    CARA .. vo aproveitar aqui até pra fazer um desabafo...
    Eu começei a tocar violão a 2 anos atrás e quando eu tinha apenas 1 ano decidi comprar uma guitarra.
    Bom a base músical e até do próprio instrumento é a mesma,ou seja,no meu caso é muito mais fácil que o teu.
    Mesmo assim hoje eu to no terçeiro ano do segundo grau me preocupando com vestibular e colégio e até va dar tempo ainda para estudar os instrumentos estudando 1 hora por dia em cada um deles.(cada um tem músicas e técnicas diferentes para serem estudadas).
    (ANO PASSADO E AGORA NAS FÉRIAS AINDA TO ESTUDANDO 2 HORAS DE CADA POR DIA ,4 NO TOTAL.)
    Não sei bem como vai ser o tempo daqui pra frente.

    EM RESUMO...

    NÃO ACHO LEGAL agora no início você tocar 2 instrumentos pois daqui a 2 ou 3 anos você vai estar tocando mais ou menos os dois sendo que já era hora de estar tocando muito bem até.
    Tu vai perder tempo,não vai sair nada por cerca de 2 anos...e vai acabar por desistir dos dois. (NA GUITARRA DEMORA SEMPRE 1 ANO NO MÍNIMO PRA VOCÊ DIZER QUE TOCA).

    Abraço começe pelo que gosta mais depois de um ano ou dois começe o outro.

    Daniel_MV
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Dá para estudar 2 instrumentos ao mesmo tempo tranquilamente.

    John Urban
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Sinceramente? Acredito que treinar guitarra e bateria até ajuda no desenvolvimento. Em termos de coordenação, independencia dos membros e tudo mais...

    Eu toco os 2 (mal, mas toco). Sinto diferença positivas com o treino e estudo dos 2.

    GuitarHome
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tomasmello
    Acho legal pegar um instrumento para se aprofundar e tal, mas se quer aprender os dois e pode pagar por isso vai fundo cara.
    Eu toco guitarra a quase 10 anos, mas tenho vontade de um dia aprender a tocar batera, acho muito massa!

    pscb
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: pscb
    · votar


    tomasmello

    Aproveito para concordar com o colega Maurício M.

    Acho que é melhor começar um instrumento e, daqui a um tempo, o outro.

    No meu caso, estudei um ano e meio de violão (aprendi vários acordes e, também, a tocar melodias, a ler partituras, entender ritmo etc.). Depois, simultaneamente, comecei o baixo. E foi bem simples, já que o conhecimento de um ajuda no aprendizado do outro. O problema é começar dois instrumentos sem conhecer nenhum outro.

    Outro exemplo é que ano passado eu voltei a estudar violão. Não sabia mais ler partitura e pensava que seria difícil tocar música erudita. Mas não é difícil. Em poucos meses, já toco algumas peças relativamente complexas. São coisas que nunca havia tocado, mas aprendi rápido por conhecer a escala do violão, o valor de cada tempo etc.

    Resumindo: Conhecer um instrumento e a música em geral facilita partir para um segundo instrumento. Se fosse violão e guitarra ou guitarra e baixo seria mais fácil do que guitarra e bateria, mas ainda assim teoria musical vale para todos.

    Powerslave158
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tomasmello

    caaara até dá , mas se você quiser ir mesmo à fundo acho que vai ser meio complicado.

    melhor tocar bem um instrumento

    do que não tocar nada de dois instrumentos hehe.

    brincadeiras à parte, vê aí!

    tomasmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Então, eu vou começar a fazer bateria e daqui mais ou menos 1 ano, se eu já estiver bem na bateria, eu começo com a guitarra. Assim vocês acham que está bom?

    pscb
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tomasmello

    cara, tu que decide o que fazer... a gente tenta ajudar... mas, no teu lugar, eu escolheria um instrumento e, com o tempo, teria certeza de que escolhi o instrumento certo... se tu estiver bem num instrumento, talvez nem queira outro...

    sobre começar com bateria, avalia: tu pode fazer barulho em casa? se for apartamento, o som de uma bateria é um inferno... tua família pode não gostar da idéia, e tocar reprimido é péssimo pro desenvolvimento...

    outra coisa bem diferente entre guitarra e bateria é simples: com a guitarra, é possível tocar sozinho, tocar solos, melodias, improvisar, fazer base... com bateria, funciona melhor com banda, já que é instrumento rítmico... mas deve ter gente que gosta de tocar bateria sozinho por horas (eu não agüentaria, por faltarem as notas hehehe)

    abraço

    robinhojc
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: robinhojc
    · votar


    Cara... eu toco bateria a mais ou menos 7 anos....e de uns 2 anos pra cá comecei a estudar violão, e agora estou fazendo aula de guitarra, e cada vez que eu me interessava por um instrumento eu pesquisava muito sobre ele (história, modelos e marcas, etc...)

    E te digo, na minha opinião é melhor se dedicar a 1 instrumento e procurar se aperfeiçoar nele, depois com o tempo (e isso também vai depender da sua necessidade musical) começe a estudar outro.

    Mas nunca se limite, sempre que puder aprenda sobre musica, aprecie outros instrumentos, pois isso te ajudará quando voce estiver tocando numa banda.

    Obs:

    ... mas deve ter gente que gosta de tocar bateria sozinho por horas (eu não agüentaria, por faltarem as notas hehehe)

    Eu sou um desses.....(hehehe)...Abraço!

    NFA_METAL
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    se estudar com seriedade a teoria e a pratica de cada um deles de forma equivalente, pq nao?

    vc consegue... mas vai com calma...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá pra começar a aprender 2 imnstrumentos ao mesmo tempo?