Onde eu tenho que me focar para tocar assim?

Autor Mensagem
Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10


Olá pessoal,

Alguns de vocês devem me conhecer pelos meus tópicos anteriores, sempre acerca de equipamentos. Talvez eu tenha deixado a impressão de que eu não estava focado na prática, pois é agora que eu estou voltando a tocar, depois de uma tendinite que eu tive, e eu estava mais focado no equipamento pois eu tinha muito dinheiro para investir (tinha a certeza que seria com guitarra) e pouco tempo para refletir, então passei basicamente todos os dias das minhas férias pesquisando sobre equipos. Tanto que em pouco tempo eu adquiri bastante conhecimento sobre Stratocasters e Fenders Japonesas, hehehe.

Mas a minha técnica sempre foi de iniciante, e agora eu estou tendo aulas de guitarra de novo. Meus dedos já se recuperaram do esfolamento característico de guitarristas que estão começando a tocar, então acho que já posso tocar por um tempo legal sem sentir dores (dos dedos ou de resquícios da tendinite)

Mas enfim, estou praticamente fazendo uma redação, a questão básica é: o que eu tenho que estudar pra tocar isso? Eu sei que é basicamente pentatônica, mas quais? E essas bases meio "funky"? O que eu tenho que ler/praticar para saber como usá-los?

Aqui vão dois vídeos de caras tocando Stratocasters, foram vídeos como esses que me fizeram decidir por ter uma Strato. Sou apaixonado por blues (especialmente B.B. King) e o timbre estalado da Strato, e agora que eu tenho uma legítima Fender e uma pedaleira acima da média, e um amplificador razoável, só falta o guitarrista (eu) criar vergonha na cara e aprender a tocar.


Sobre o vídeo, sim, o guitarrista é meio retardado e tá drogado no vídeo, mas ele é muito bom. Essa é uma Fender Stratocaster pré-CBS de 1954, em perfeito estado de conservação, custa só uns 20 mil dólares.


Esse cara aqui tirou o timbre que eu nunca consegui com minha ex-Squier. Era exatamente isso que eu queria tocar nela!

auzenph
Veterano
# jan/10
· votar


Bom, já vi que se você for ajudado nesse tópico, muita gente será também...inclusive eu.
Mas ja vou adiantando...provavelmente o pessoal vai mandar você estudar, estudar, estudar... aparentemente não tem um "atalho", não tem como você pular o caminho das pedras.

Mas vamos ver o que o pessoal fala por aqui, vou ficar de olho, pois assim como você....preciso criar vergonha na cara...

boa sorte!

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
cara, faço aula de guitarra a 2 anos, mas antes disso fui autodidata por 3. A experiencia de que eu tiro disso tudo é que o único atalho que eu conheço é vc ficar grudado com sua guitarra o maior tempo que vc conseguir, msm que vc fique batendo nas cordas soltas, pq assim chegará um momento em que a guitarra fará parte de seu corpo. A 5 anos atras quando eu comprei minha condor rx20 eu estava assim como vc, mais perdido do que filho de puta em dia dos pais, mas ai eu pensei: '' se eu ficar o dia todo tocando, fuçando minha pedaleira e meu amp alguma coisa terá que melhorar. Ficava ate 8 horas praticando diariamente (quase reprovei na escola), não tive vergonha de perguntar a guitarristas mais experientes (a maioria dos iniciantes tem vergonha!), me exforcei muito e acima de tudo: NUNCA pensei em desistir.

Resumindo: Na minha opnião não existe atalho na área teórica, apenas busque um bom professor e estude muito. Mas na prática é muito importante ter íntimidade com o SEU instrumento, por isso treine muito, se vc puder ficar 10 horas fazendo 1-2-3-4 com ele faça, vc pode ate pensar que isso nao dara resultado mas vc ira perceber a diferença com o tempo, pois hj eu posso dizer que é muito dificil um guitarrista com 2 anos de aula ter a mesma afinidade com seu instrumento com a que eu tenho com o meu.

Espero ter te ajudado!
Desculpem os erros de portugues pois escrevi essa resposta no cú da manhã!

Abç a todos

auzenph
Veterano
# jan/10
· votar


a.y.o
Cara, vc falou uma verdade...

...os nossos ídolos da guitarra são pessoas que viveram pra guitarra.
Alguns dormiam em garagens e tocavam todo santo dia o dia inteiro.
Tinham bandas e viviam em função dela. Provavelmente é essa exclusividade, essa dedicação que os tornaram grandes guitarristas.

Talvez eles nem soubessem de tanta teoria, mas a intimidade com o instrumento vem em primeiro lugar.

Como eu li em um tópico daqui do FCC "Duvido que Jimmy Page tenha estudado o campo harmonico para compor Stairway to heaven, aquilo veio do feeling"

Não digo pra não estudar, mas talvez para alguns estudar teoria seja chato, então tem a escolha de se dedicar integralmente à pratica.

será que essa "tese" está errada?

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


Vou copiar aqui um post que fiz em outro tótico mais ou menos sobre o mesmo assunto:

Uma coisa simples e que ajuda bastante no aprendizado:

Pega o shape da penta maior e da penta menor e decora. Começa a improvisar (usando os shapes que você decorou) numa base de blues em A (5ª casa). Faça isso durante o tempo que for necessário até a coisa sair com naturalidade. (Obs: Pra improvisar, basta tocar as notas da escala aleatóriamente dentro do andamento da base. Pegue umas bts pra isso.). Pode levar uma semana, um mês, 6 meses.... não interessa. Mantenha o foco e só fique satisfeito quando o lançe começar a fluir legal.

Desta forma, quando você menos esperar, já vai estar mandando alguns licks mesmo sem querer..... porque aos poucos você vai descobrindo que uma determinada sequencia de notas soa mais bacana em algumas partes da música, e essa sequencia você vai poder repetir de quando em quando......

Depois, aprenda o shape da penta em E, C, G, D..... e assim por diante..... e faça o mesmo. Baixe uma bt de blues no tom que escolher e mande pentas à vontade....

Com algum treino, você vai descobrir que o shape de E se encaixa em determinadas partes de um blues em A, que o shape de A pode ser usado nas músicas em D, e assim por diante..... A partir daí você já vai poder explorar diferentes regiões do braço sem sair do tom e sem mandar notas fora.... basta encaixar a penta certa no trecho correto da música.

Quando você estiver fazendo isso, você vai estar solando sobre o campo harmônico da música, mesmo que de forma limitada. Aí você vai perceber que é fácil encaixar uma penta em praticamente qualquer rock ou blues, e com treino, já da pra fazer isso de forma bastante natural.... a partir desse ponto, já dá pra sair improvisando..... e isso com o mínimo de teoria.

Depois é só estudar as demais escalas, se aprofundar em teoria (modos, intervalos, ciclos, inversões, power chords, etc....) pra saber como aplicá-las e pegar as tabs dos solos que você gosta e decorar os shapes.

Tá vendo.... é simples.

Mas tem que treinar até os dedos sangrarem !!!

Obs: Isso não vai fazer de você um bom guitarrista, mas vai permitir que você consiga brincar um pouquinho, e isso é importante quando se busca motivação pra continuar estudando.

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


mas isso é uma escolha que todos nós temos que fazer. podemos fazer aulas com um bom professor, treinar uma hora por dia, namorar, estudar, sermos homens "normais" e guitarristas médios.
Ou entao tbm podemos fazer aulas com um bom prof e depois das aulas treinar 5 horas por dia, nos lascar na escola, não sair pra festas com os amigos (pelo menos não todas), pegar muito menos mulher do que nós pegariamos "normalmente" e fazer a diferença dentre os guitarristas de sua geração.
Isso é com vcs rapaziada.

Abç

erick_guitar
Veterano
# jan/10 · Editado por: erick_guitar
· votar


È so seguir isso que o nosso amigo falou! Uma dica bacana também cara é você ver videos de guitarristas tocando nesse estilo, mas não fique vendo so de amador não veja de profissionais também e tente pegar os licks, tente tirar assim que voCê conseguir tirar alguns licks sua mente ja vai estár mais aberta para o caractrístico estilo que você está estudando! O principal é fazer aulas, estudar teoria e treinar, escute muita musica também, veja muitos solos. Sempre veja se os seus timbres também es
tão de acordo com o estilo que você está estudando também. Tente entrar em uma banda ou tocar em igrejas com isso você ganhará mais feeling, percepção musical e mais habilidade para improvisação

Enfim é isso, pelo pouco que aprendi éssa é a minha opinião!
Espero ter ajudado um abraço

Andy Viper
Veterano
# jan/10 · Editado por: Andy Viper
· votar


a.y.o
Ou entao tbm podemos fazer aulas com um bom prof e depois das aulas treinar 5 horas por dia, nos lascar na escola, não sair pra festas com os amigos (pelo menos não todas), pegar muito menos mulher do que nós pegariamos "normalmente" e fazer a diferença dentre os guitarristas de sua geração.

????
Só não concordo com essa parte aí, hehehe.. Tocando bem pacas, consequentemente você faria muitos shows e neles pegaria muitas "Maria Palheta", mas muitas mesmo..
=)

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


Andy Viper
Mas até vc tocar bem pacas a ponto de fazer muitos shows de qualidade e impressionar a mulherada, vc ja "perdeu" muito tempo estudando e treinando sacas?

Abç

Rodrigotosh
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
cara, não tem mágica...treine...

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs

Tá vendo.... é simples.

E o pior é que é mesmo...Essa maneira "descompromissada" que vc sugere, na minha opinião, é uma das formas menos frustrantes para se ultrapassar essa primeira fase, que, diga-se de passagem, é uma merda..É frustrante, cansativa, desanimadora e tudo mais que se possa imaginar e que seja ruim....Dessa forma, além de fazer a parte "chata", o sujeito ainda se diverte.. e mesmo que incialmente se use as notas aleatoriamente, e que o "improviso" mais pareça um "estou fudendo com a bt",", pelo menos é divertido e com o tempo as coisas passam a fazer sentido, o sujeito
já começa a criar uma espécie de vocabulário próprio, e aí entra a segunda parte : "Depois é só estudar as demais escalas, se aprofundar em teoria (modos, intervalos, ciclos, inversões, power chords, etc.... pra saber como aplicá-las...."

muito bom, ponto para vc.

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

meu caro, esse guitarrista não é drogado nem maluco, o nome dele é Phil X, é um dos melhores guitarristas canadenses, para vc ter idéia de quem está falando, ele substituiu Rick Emmet no Triumph, acho que não precisa falar mais nada...

quanto ao que ele tocou no vídeo, não tem nada de mais, a 1a música é a intro de Couldn't Stand The Weather, do SRV, que já foi gravada e postada por colegas aqui do forum, como o Guitartube. Depois ele toca mais umas coisinhas do SRV, Pind Floyd e Hendrix. São coisas que qualquer um que tenha um bom professor e se dedique com seriedade por uns 12 ou 18 meses consegue tocar...

Pelo menos, vc já entendeu que ficar perdendo tempo com detalhes de equipamentos não vão te fazer tocar nem um pouco melhor, isso é grande passo, bons estudos !

Rabbit
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

O que ele tocou são só partes de músicas existentes. Então não tem erro, arrume um bom professor se você quiser progredir mais rápido e conseguir tirar melhor proveito do seu apredizado. E tire músicas, ouça licks e tire-os. Ouça bases e tire-as.

Abç

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

A idéia é realmente essa.... ajudar a passar aquela fase frustrante onde tudo sai uma merda, notas mastigadas, os acordes frouxos, a paletada ruim, som de corda solta, etc... etc... etc...

A gente sabe que treinar e estudar é fundamental.... mas ficar só no 1234 durante meses é de doer.....

Improvisar em pentas, mesmo que soe horrível, é muito mais divertido.... e o treino vai servir pra paletada ficar mais segura, pras notas sairem com mais definição, pra aprender a abafar as cordas soltas, etc... etc.... Com um pouco de paciência o cara começa sem querer a usar os hammers-on e pulls-off, soltar uns harmônicos, dar uns bends..... e assim vai.

Claro que um professor ajuda muito (aí cada professor vai usar de um método) e nada substitui a teoria.... mas foi assim que eu aprendi. Me ajudou muito, apesar que eu ainda tenho muito chão pra andar....

Outra coisa importante é ouvir blues.... Ouvir muuuiiitooo blues. Digo blues porque é um estilo simples, que não requer necessariamente muita velocidade, é ótimo pra improvisos, legal pra usar as pentas, além de ser ducaralho.... hehehe....

geoito
Veterano
# jan/10
· votar


é o cara tá doidão, mas toca pacas! :D

erick_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


As vezes eu me pergunto, como esses cara conseguem um timbre tão bom assim? Eu sei que pelo fato de ser uma fender, os caps devem ser mechidos, e tendo bons equipamentos ajuda, mas o que não entra na minha cabeça e esse timbre que é meio limpo mas que tem um sustain quase infinito, eu particularmente sou apaixonado por timbres assim, e nunca consegui fazer um timbre tão parecido assim, tenho uma Squier e por mais que ela não seja muito boa, acredito que usando ela com um bom equipamento talvez chegue perto de um timbre assim ne? Se alguem puder me ajudar e me dizer quais os efeitos que são usados para ter um timbre assim...

Eu acredito que é um overdrive bem de leve, com compreensor quase no maximo, e uma ditorção do cubo como boost e um reverb. Seria isso mesmo ? Se por acaso eu usar o clean da minha pedaleira com um compresor e reverb, e usar a distorção do cubo bem de leve vou conseguir chegar em um timbre assim meio característico de blues?

ohm777
Veterano
# jan/10
· votar


a.y.o
pq assim chegará um momento em que a guitarra fará parte de seu corpo.

É bem nessa mesmo. Dos meus 16 aos 18 anos eu tocava no mínimo umas 6 horas por dia. Fins de semana então nem se fala às vezes ficava o dia inteiro tocando.
Quando estiver vendo televisão toque guitarra (é bom treinar o ouvido tirando os jingles).
Quando estiver no pc toque guitarra também (só com a mão esquerda, é bom para treinar ligados).

Mifu18
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. EddieSgt. Eddie
Cara o Jinkxs disse tudo, boa sorte nos estudos e que vc alcance oq deseja.

viniciusra
Veterano
# jan/10
· votar


a.y.o

eu estava assim como vc, mais perdido do que filho de puta em dia dos pais

Caraca ri muuito huahuahua

Bruno Floyd
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

cara, não querendo ser repititivo, mas já sendo: treine muito, não tem outro caminho!

erick_guitar

esse timbre que vc deseja/gosta é fruto de um bom ampli valvulado num volume bem alto! se a sua pedaleira tiver simulação de ampli vc consegue chegar num timbre parecido, se não, esqueça!!

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


erick_guitar

Não tem muito segredo não....

O primeiro vídeo acredito que ele usa a dist. do ampli e no máximo um tube screamer...

A provável resposta pra questão é o ampli. Valvuladão cara... isso faz a diferença, e a guitarra também.

Rafa-Ban
Veterano
# jan/10
· votar


vou dar uma dica que funciona pra mim:no meu trampo tem um maldito dum ´radio que fica no talo o dia todo rolando pagodão...aquilo me enputece tanto que qdo eu chego em casa enm banho eu tomo sento com a guita e bot a bichina pra chorar enm que seja pra ficar tocando avulso com metronomo,não to dizendo que vc deve ouvir desgraça pra tocar bem,mas canalize td que vc gosta e não gosta,transforme isso tudo em inpiração a gana pra tocar,e venha por lado negro da força,pq o lado da luz só tem ivete,pagode e sertanejo,o lado negro tem KISS ,AC DC Motorhead e mtos outros..hauhsusa
sem zuera qdo eu to meio preguiçoso eu vo noyoutube e vejo alguns vídeos do ace freley do kotzen enfim...

erick_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Bruno Floyd
Jinkxs


Entendi é tem razão eu nem lembrei dos amplis valvulados, concerteza isso é em grande parte o responsavel por esse timbre maravilhoso!

Esse cara do video toca de mais, muito mesmo eu não conhecia ele vi esse video ai pela primeira vez, nossa o cara tem uns licks e fraseado muito bom, sem contar que canta muito também, gostei do estilo dele! :D

Nossa um dia se Deus quizer vou ter uma fender sunburst americana nesse estilo e um bom ampli valvulado! Acho que é sonho de muitos guitarristas ne!

Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10
· votar


erick_guitar
Cara, essa Strato que o Phil X tá tocando é de 1954, é uma das primeiras Stratos fabricadas, nunca foi mexida. Ela tem uns 56 anos de vida e uma qualidade absurda!

Curly
Cara, pra mim ele tá drogado sim. Olha esse vídeo, e a frase do final "Think what you want, I'm saying this for the kids." Mas isso não importa, hehehe.




Muito obrigado pela ajuda, mas eu não quero um atalho, eu quero saber o que estudar e me focar. Por exemplo, eu sei que aprender a ler partituras quase não vai me ajudar em improvisos, e aprender a improvisar blues quase não vai ajudar na minha velocidade e técnica para tocar solos de metal from hell (que é a última coisa que eu quero.

erick_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Velho uma dica, foca no estilo que você gosta, que você tem facilidade. E apenas estude muito mas MUITO mesmo tudo o que está relacionado a tal estilo que você quer, mas nunca se esqueça de estudar outras coisas também não fique limitado so nisso por mais que seja bom para você, um guitarrista completo é outra coisa! Eu também prefiro esse estilo mais voltado para o blues! :D

Abraço

Gambá do Rock
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
como vc sabe que o cara tá drogado?
... que preconceito...

existe muita gente feia no mundo com cara de chapado. mas não necessariamente, estão drogados.

abraço

No Drugs!

Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10
· votar


Gambá do Rock
Pelo modo que ele ri, pelo jeito que ele fala "This guitar is in insane condition, it also is in insane condition, actually I can't believe the condition" ele falou a mesma cosia 3x em uma só frase, e pela forma super eufórica que ele fala.

Sem contar que em alguns videos dá pra ver as pupilas dele dilatadas, e em um vídeo dá pra ver fumaça na sala onde ele tá (tudo bem que pode ser só um cigarro normal)...

erick_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Se ele toca muito assim ''drogado'', magina são! :D

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

Tanto que em pouco tempo eu adquiri bastante conhecimento sobre Stratocasters e Fenders Japonesas, hehehe.

Não adquiriu não. Adquirir bastante conhecimento sobre instrumentos leva anos... e não será em fórum ou internet e muito menos na Teodoro Sampaio que você vai adquirir.

o que eu tenho que estudar pra tocar isso? Eu sei que é basicamente pentatônica, mas quais?

Música. Aprenda todas as pentas. E pra tocar igual ao cara do primeiro video algumas horas diários e + alguns anos de guitarra servirão.

Ué, mas você não está fazendo aulas? Seu professor deveria responder isso.

Abraço...

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

Cara, pra mim ele tá drogado sim.

Não, é o jeito e estilo do Phil X.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Onde eu tenho que me focar para tocar assim?