Não se focar apenas em um estilo, é o ideal?

    Autor Mensagem
    likerock
    Veterano
    # mar/10


    Oi gente, agora estou começando a pegar o jeito na guitarra, já saem músicas com poucos erros, já consigo fazer umas pequenas escalas, pegar ritmos com mais facilidade...

    Eu adoro Rock, seja Classic Rock ou algo mais pra Hard Rock, também gosto bastante de blues, mesmo escutando bem menos que Rock.

    Já fui elogiado por aceitar aprender com vários tipos de música, Country (bem pouco), Blues e Rock.

    Porém, me veio a cabeça, se eu deveria me focar um pouco também no sertanejo brasileiro. Não é um ritmo que me agrada muito, mas suporto. Não sei se o que eu quero é a música, por enquanto é um Hobbie, mas pensei que se algum dia eu tocasse em algum barzinho, em que as pessoas não gostassem do repertório da banda, poderia ser útil.

    Agora, gostaria do conselho: Escutar um pouco de algo como sertanejo, seria útil? Ou não é necessário?

    Caso a resposta for afirmativa, o que o pessoal gosta e é escutável?

    Abç!

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Música se faz para você mesmo... Eu não me sacrificaria a tocar algo para agradar a plateia ou aos outros mesmos... Mas para aumentar a sua tecnica como músico sempre é valido aprender coisas novas..

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    likerock


    Opa,com certeza. Quando ficamos somente em um só estilo,acaba que "bitola" a gente. Variar é bom não só para não bitolar,mas para não acabar entediando

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    likerock
    Cara, eu acho que ajuda e muito!!! Eu, por exemplo, tenho muita influência em música clássica e regional (principalmente música boliviana) e aí vc começa incoscientemente a assimiliar aqueles tipos e processos de composição e até usá-las quando toca!!!

    Sobre vc focar um pouco no sertanejo, eu acho muito interessante pq é um estilo que muda de tempos em tempos (no anos 80 o "sertanejo" era mais puxado pro som mariachi, depois mudou pra country estadounidense e hoje nem sei mais...rs), então não acaba nunca, mas sempre tá procurando seu espaço, saca??? Se vc "aguentar", é uma boa opção profissional!!!

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    e regional
    principalmente música boliviana)

    você é boliviano?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    likerock
    Cara, sua pergunta é muito relevante, e eu acho que vc nem se quer devería ter citado um estilo apenas.
    Você não deve ouvir sertanejo (ou qualquer outro tipo de música) apenas porque pretende tocar num barzinho num futuro próximo; mas sim porque OUVIR é fundamental para a formação de um bom músico, para a formação da sua concepção sonora, até para saber o que vc NÃO quer.
    Infelizmente hoje em dia existe um segmentação e uma pobreza extrema do que é veiculado na mídia. Na época que eu tinha a sua idade não era assim; todo mundo escutava de tudo,mesmo que fosse no rádio apenas, nem no meio da galera "roqueira" haviam subdivisões como hoje existem. Música boa era música boa, e havia muita nos anos 70 e 80. Eu mesmo, que sempre fui roqueiro, ía a shows do Cauby Peixoto, do Sá & Guarabira, e em Festivais de Jazz, em casa, ouvía também música erudita. Em suma: Ouça de tudo, só assim vc será um bom músico.
    Abç

    likerock
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Will Bejar
    Mauricio Luiz Bertola

    Eu sou meio eclético, com questão a música, mas logicamente tenho minhas preferencias, que são Rock e Blues.

    Vocês tem algum grupo ou dupla atual para me indicar, para mim ter uma base, daonde sair?

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Codinome Jones
    Sou filho de boliviano...minha mãe é brasileira. Pq? Vc tb?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    likerock: Não sei se o que eu quero é a música, por enquanto é um Hobbie, mas pensei que se algum dia eu tocasse em algum barzinho, em que as pessoas não gostassem do repertório da banda, poderia ser útil.

    Você mesmo respondeu sua pergunta. Como a música é um hobbie pra você, procure focar nos ritmos que você gosta. Quando começarem a surgir oportunidades de banda aí você se foca no repertório, mas sempre tentando aliar seus gostos com as necessidades do público.

    Vou citar um caso que está acontecendo comigo. Um camarada meu que já tocou comigo na minha antiga banda (na época eu tocava bateria) me chamou pra dividir as guitarras com ele numa banda com uns amigos dele. Apesar de eu sempre ter sido contra dois guitarristas numa banda só (achava um desperdício), acabei topando por ser uma oportunidade de tocar com banda. Fui tirando as músicas do repertório e fui decobrindo como é legal pensar no arranjo das músicas contando com outro guitarrista, e além disso foi confirmando (mais uma vez) que existe uma grande diferença entre gostar de escutar e gostar de tocar.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    likerock
    Vocês tem algum grupo ou dupla atual para me indicar, para mim ter uma base, daonde sair?
    Ih, mano...se eu fosse vc iria na onda do Edson e Hudson (que tem umas guitarras trabalhadas e tals...) ou então do Victor e Leo (o que toca violão direto toca bem, apesar de a música Borboletas estar gravada com o violão desafinado pacas).

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Will Bejar
    Edson e Hudson é Rock! huahuahuauh
    A maioria das músicas deles fica rondando o rock, aí não conta...

    likerock
    Cara, sabe o que eu gosto de fazer?
    Entra no Cifraclub ou no Letras e dá uma checada na lista das Top 10 mais procuradas, eu sempre dou uma olhada e tiro 1 ou 2 da lista...

    Sertanejo vai te ajudar pra caramba, se vc não conseguir evoluir NADA como músico, pelo menos a mulherada vai aprovar!hauhua

    DaniloReis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Acho q é válido sim, uma grande sacada da banda fresno foi tocar música de raiz gaúcha em um show deles. A galera gaúcha foi ao delírio, e eles ganharam muitos pontos com os críticos.

    power-melodico
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    sertanejo não ne cara, se você gosta mais de rock, então o sertanejo não ira fazer a mínima diferença nos seus exercícios... mas se você se focar em coisas no metal mais progressivo, com certeza você ira desenvolver muito mais aprendizado, tanto como técnica como teoria.

    FAP
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu costumo discutir com meu irmão sobre a relação da pessoa com a música. Se for como hobby, não tem compromisso, ou seja, toque o que mais te agradar mesmo. Agora a partir do momento que levar como profissão, é igual às outras profissões, você tem que agradar o cliente, e nesse caso nem sempre é o que gostamos. Felizmente existe gosto pra tudo, e você tem chances de se dar bem em vários estilos.
    Posso estar errado, mas essa é a visão que eu tenho.

    erico.ascencao
    existe uma grande diferença entre gostar de escutar e gostar de tocar.

    Concordo completamente com seu comentário, e você falou algo importantíssimo. Tem muita música que eu não gosto de ouvir, mas acho legal de tocar. E eu ainda procuro adaptar a música ao meu estilo (como o Zakk Wylde faz com as músicas do Randy Rhoads) pra deixar mais ao meu gosto, funciona muito bem.

    erick_guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    likerock

    Cara assim como o Bertola citou ouvir muita música é muito bom para a formação de um bom músico. Mas na minha opinião cada um sempre acaba seguindo um estilo musical a qual se identifica mais, eu por exemplo não gosto de sertanejo mas de vez em quando dou uma olhada em alguns dvds para estudar o estilo, gosto de blues, pop rock e músicas gospel e é o que tenho tocado muito ultimamente.

    Mas não seria mais interessante ao invez de se focar em um estilo ou até mesmo em outros, ter a sua identidade musical?

    Abraço

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Marcosrcf
    maioria das músicas deles fica rondando o rock, aí não conta...
    Então!!! Quer jeito mais fácil de "entrar pro mundo de Marlboro"??? huahauhauhauhauha...

    Mas é verdade, o sertanejo vai variando...inclusive, sugiro ao amigo likerock que assista uma reportagem que vai passar hoje na Record sobre "O Novo Sertanejo"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não se focar apenas em um estilo, é o ideal?