Opnião sobre pickup bridge para Ibanez SA 160?

    Autor Mensagem
    lgapontes
    Veterano
    # jan/10


    Eu tenho uma Guitarra Ibanez SA 160, corpo Mahogany (Mogno), braço Maple e escala Rosewood. Essa guitarra vem com uma ponte SAT 30, um estilo meio-fixa-meio-Floyd, bem legal a ponte. Tem dois pickup IBZ AS2 single neck e no centro e um IBZ AH4 na ponte - todos originais. Mas enfim, o conjunto tem um timbre muito bacana. Um timbre grave, encorpado, com sustain bom pra dist e um clean perfeito. Só não tem muita pegada pra funk/groove, mas é uma ótima guitarra. Você faz um acorde nela (desligada mesmo, sem amp nem nada) e sente a madeira dela vibrando com o som - muito foda.

    Porém, quando boto uma dist com bastante drive na ponte, apesar de ser humbucker, dá ruido (aquela microfonia que geralmente ocorre nos singles). Estava querendo colocar um dos seguintes capatadores:

    "Seymour Duncan JB" ou "Dimarzio Super Distorsion" ou "Dimarzio Paf Pro". (ou outro, alguma sugestão?)

    Procuro um timbre incorpado, bom para clean e dist. Geralmente uso os pickups neck para clean nessa guitarra, mas gostaria também de não perder boa qualidade no clean da ponte. Essa guitarra tem um som mais puxado pro grave, estava pensando que se colocasse um pickup com mais agudo/médio, melhoraria o timbre dela e a tornaria mas versátil.
    Gosto de sons clean estilo Steve Morse e Eric Johnson (difícil pegar um som strato nessa guita, mas eu curto), dists e overdrivers estilo Nuno (Extreme) e distorções porradas mas "aveludadas" estilo Paul Gilbert.

    Sobre as distorções, eu uso:
    um overdriver fraquinho (Boss SD-1 + Boss CS-2)
    uma distorção porrada (GT-2 + equalizador)
    um clean mas puxado pro dedilhado (apenas Boss CS-2 ou puro msm) mas que dá pra fazer um swing bacana (nada comparado com strato, mas dá).

    Já li tudo do tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126932/ e outros sobre o assunto. Já procurei timbres que os sites da seymour e dimarzio mostram e alguns videos no youtube.

    Alguém teria alguma opnião sobre qual desses captadores ficaria melhor na ponte desta guitarra? Ou ainda sugerir outro captador?
    Obs. Não curto captadores ativos.

    Vlw galera...

    Jouw
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Já pensou no Evolution para a ponte? Eu tenho ele e naum me arrependo.... Tem um timbre bem característico por ter imâ cerâmico....Mas não acho ele bom pra som limpo..

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jouw
    O DiMarzio Evolution é o Steve Vai né... Tipo, para uma paradas mais pedadas ele não fica muito agudo não? Qual guita vc tá usando ele?

    daniel_guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    lgapontes
    pra preservar o clean paf pro

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    daniel_guitar
    Jouw
    Caras... vlw pelas dicas. Vou dar uma olhada com mais calma no Evolution e no Paf Pro

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Será que qualquer em deles iriam parar com esse ruido que está dando quando eu uso distorções mais fortes?

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ninguem??

    Acho que vou comprar um Dimarzio Super Distorsion para evitar que esse ruidos nas dists porradas continuem....

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Estou agora refinando minhas opções... o Paf Pro me parece uma ótima opção, mas acho que ele vai ter menos ganho nas dist porradas... dps vou arrumar um bom cap para neck e trabalhar melhor meu timbre clean...

    Focando agora, ainda no cap para ponte, porém querendo apenas o critério de distorções pesadas, qual dos dois eu pegaria:

    Seymour Duncan JB

    ou

    Dimarzio Super Distorsion

    Ainda continuo pesquisando, mas estou na dúvida... alguem?

    lgapontes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Deu um UP no tópico só para finalizar...

    Pesquisei e pesquisei sons, timbres de guitas parecidas com a minha, pedi opiniões nos outros tópicos aqui também e enfim comprei os captadores para minha guitarra.

    Havia me decidido pelo "Seymour Duncan JB". Porém, meus outros dois singles-coil da guita são cerâmicos – o que "poderia" causar aquele probleminha de diferença de captadores cerâmicos e alnico ao mesmo tempo. Então eu precisaria comprar outros dois singles de alnico. Bom, ai... ferro!
    Como a grana tava curta, resolvi então pegar um captador mas acessível ($$$) que possuísse DC. R. parecido com o JB e que também fosse de Alnico. O JB tem DC.R. 16.4 k e o HH777 da Malagoli tem DC. R: 16.8 – ou seja, bem próximo – apesar da timbragem do HH777 ser diferente do JB.
    Como o HH777 me traria um timbre mais (talvez) agudo que o JB, e como minha guita é de "Mahogany/Quilted Maple", resolvi perguntar no tópico do Bertola. Ele me indicou justamente o HH777 na ponte.
    Ela havia indicado também o "Seymour Duncan Alnico II Pro" para o braço. Mas como não tinha a grana pra comprar esse, pesquisei e optei pelo "Sound/Malagoli Custom Alnico 50". O "Alnico II Pro Staggered APS-1" da Seymour tem DC. R. de 6.4 e o "Custom Alnico 50" tem DC.R. 6,0. Peguei um reverso pro meio e um de polaridade normal para o braço.

    Resultado final será:
    Ponte: Malagoli/Sound Hellbucker HH777 (Creme/Branco)
    Meio: Sound/Malagoli Custom Alnico 50 Polaridade Reversa (Branco)
    Braço: Sound/Malagoli Custom Alnico 50 Polaridade Normal (Creme)

    Total de R$ 320,80 com frete incluído. Eles chegam hoje!!

    Vlw galera...

    Rafa_IBC
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    lgapontes
    Depois desse tempo todo o que você tem adizer sobre essa guitarra, seria de um nível intermediário?
    E os captadores são cerâmicos ou de AlNiCo?
    Estou pensando em comprar uma e tenho a mesma pretensão que você colocou aqui: um timbre com sustain e macio, mas que dê pra "enganar" um soul/funk.

    Rafa_IBC
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Sei que o pessoal do fórum não gosta muito de insistentes e ressucitadores de tópicos antigos mas...
    Alguem por aí pode me dar uma referência a mais dessa guitarra?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opnião sobre pickup bridge para Ibanez SA 160?