Usar caixa 4x10 de baixo pra guitarra?

    Autor Mensagem
    Velho Juka
    Veterano
    # jan/10


    O baixista da minha banda comprou um stack de baixo por uma bagatela de um camarada nosso. Um cabeçote da Gallien Kruger 400rb + uma caixa de 4x10" + uma caixa 1x15", porém ele vai usar só a caixa de 15 desse stack e uma outra caixa dele. Gostaria de saber se tem como ligar um cabeçote de guitarra nessa 4x10", pelo menos pra quebrar um galho. Dei um olhada nas estrutura das caixa (baixo e guitarra) é praticamente a mesma coisa.

    edalko
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    usei muito tempo uma 4x10 da giannini... achava super boa... gosto do grave com mais punch que ela dava.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sabendo regular, dá.

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olha cara..
    a caixa de baixo é deve ser feita com litragem diferente.. e tal... respostas de frequencia.. falantes diferentes... pq as respostas de frequencia de um bass pra guitarra são muito diferente...
    dá pra usar...

    mas resumindo....

    Vai ser uma tremenda de uma gambiarra!

    Velho Juka
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    bom, num custa nada tentar neh, vai que da certo!!! se nun der continuo com o meu gx35r mesmo, tah quebrado um galho ainda, mas preciso de um amp mais forte. Tava querendo pegar um cabeçote bom, tendo essa caixa pra quebrar um galho depois eu compraria uma apropriada!!!

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Isso mesmo.. é um quebra galho... rsrs
    dos grandes!

    janick
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Niandra Lades
    Gambiarra? Não sei se você sabe, mas o projeto original do Bassman, era um amplificador de baixo, que foi criado em vista da criação de um novo modelo da Fender na época - O Fender Precision - Porém, guitarristas começaram a usar ele e viram que tiravam um timbrão dele, tanto que esse amp virou uma febre e dai começou-se a produzir estes amps para guitarra também. Mas até hoje existem os que usam a versão de baixo. Um exemplo dos que faziam isso, é a lenda, Stevie Ray Vaughan, então, pense duas ou três vezes antes de falar "tremenda gambiarra", garoto.

    Ant--
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Velho Juka
    Gostaria de saber se tem como ligar um cabeçote de guitarra nessa 4x10", pelo menos pra quebrar um galho.

    Ô se dá.... e quebra mesmo um galhão. Melhor ainda seria uma 4 x 12 e fazer os falantes vomitarem as vísceras :)

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    janick
    E aí beleza?!

    Então cara, pra mim é gambiarra sim! Pois uma coisa está sendo usada de uma maneira para o qual não foi criada!
    Se deu certo com o Vaughan não quer dizer que dê certo em um GK que pode ser completamente diferente.

    Vc deve ter algum conhecimento de frequencias, construção de alto falantes, e tal e deve saber que devem ser no mínimo diferentes de falantes usados em aplificadores criados para guitarra!

    Oq Vaughan e tantos outros fizeram, foi gambiarra! Deu certo, mas é gambiarra!

    Por favor não venha me dar fumo. Aqui acho que somos todos iguais.

    Abraços!

    janick
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Niandra Lades
    Hm. Bem, você pode pensar dessa forma, mas eu prefiro a palavra experimentalismo, do que gambiarra. Que não foi nada improvisado, apenas uma ideia nova. E é nesse ponto que a música se inova, quando aparece alguém com uma ideia nova, de utilizar cordas diferentes num instrumento diferente, outros recursos, arco de violino para tocar guitarra, um pedaço de garrafa pra fazer um slide, transpor técnicas de instrumento para instrumento, e por ai vai. Cara, para tirar um bom som, tudo é válido, e não custa nada tentar.

    abçs

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    janick
    Isso é verdade... :D
    é uma ótima oportunidade pra ver no que vai dar!
    hehehe

    gosto dessas coisas... uso pedaleira de guitarra no violão!
    hehehe (ficou bom)

    E experimentalismo em musica (digo harmonia e arranjo) me agradam muito... rsrs eu escuto os cds solos do John Fursciante e gosto....

    vai entender... kkkkkk

    Abraço!

    Velho Juka
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    aew galera vlw pela luz aí!!!

    Niandra Lades
    num vo ligar a guitarra num gk naum. Só peguei a caixa que era do stack, to analizando ainda um bom cabeçote. Vi um Duovox e um gianinni tremendão aki no rio vou ver se consigo testa-los.

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Velho Juka
    Sim, mas o Stack é da GK não é?!

    É pq funciona assim, o spectro de frequencias de um contra-baixo, é bem diferente de uma guitarra, então, várias coisas mudam na construção do ampl. a litragem da caixa pode mudar, influenciando no som, a contrução interna tbm pode mudar, a maneira como as madeiras são montadas, as travas, os alto falantes usados podem ser outros.

    A guitarra trabalha em um "spectro de frequencias" mais médio do que um contra baixo.

    Pode ser que o som não seja tão ruim, pensando-se que é uma caixa com falantes de 10" que tem um tamanho mediano. Então ele pode responder pela maioria das frequencias da guitarra.

    Mas não deixa de ser um experimentalismo como o Janick disse, ou uma gambi como eu disse. É algo impensado, pode soar muito bem, pode não soar tão bem. É algo que vc tem que testar e ver.
    Mas provavelmente não falará melhor do que um Stack do mesmo valor para guitarra. PROVAVELMENTE... pode ser que aconteça, como o Vaughan um dia descobriu.

    quanto aos cabeçotes, eu ja ouvi falar muito, muito bem do tremendão!
    hehehe

    Abraços!

    felipbass
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    janick

    cara ia falar eu ia falar exatamente do Bassman ... xD

    Velho Juka
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ok galera, dúvidas esclarecidas to fechano tópico!

    a quem ler depois de fechado deixe sua opinião por recado

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Usar caixa 4x10 de baixo pra guitarra?