Caixa FRFR x Caixa Ativa x Amplificador para uso com Pedaleira (IR)

    Autor Mensagem
    ticbs
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: ticbs


    Caros, boa noite.

    Encontrei alguns tópicos sobre o assunto, porém muito antigos, então gostaria de levantar esse assunto que costuma ter bastante discussão na gringa, mas que não vejo muito por aqui.

    Estou com uma pedaleira Hotone Ampero e gosto muito do timbre dela nos meus monitores pequenos (Edifier) e no fone de ouvido, porém ao ligar no meu amplificador valvulado (Acedo Audio 276) não tenho um resultado tão legal, pois acho que a graça de uma pedaleira é poder simular caixas e microfones diferentes, que modificam completamente o timbre. Ao ligar no amp, perco a variedade de sons que eu tenho simulando as caixas, mas consigo tirar um som decente desligando a simulação de cab. Queria perguntar aqui para quem usa pedaleiras no que gostam de ligá-la e de que forma.

    Quando eu uso o amplificado valvulado, eu ligo no input dele (não tem FX loop), zero o ganho do pré-amplificador e ajusto os agudos, porém parece que não importa a simulação de pré que eu escolha, o som não dá uma diferença muito grande - acredito que pelo voicing do falante que acaba colorindo o meu som e deixando tudo meio parecido. Quando conecto no fone de ouvido ou nos pequeno par de monitores que eu tenho, o som é bem legal. Eu gostaria de reproduzir o mesmo som que obtenho mas em uma caixa com falantes maiores como em um ampli ou uma caixa ativa.

    Para essa aplicação, o que seria melhor? Um gabinete rox stage FRFR, uma caixa ativa ou um outro valvulado com loop de efeitos no estilo do Pedrone Super Clean?


    edit: peço a gentileza de que este tópico seja deletado, pois eu abrir ele no de amplificadores.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    Eu usei muitos anos uma POD HD500x. Avaliando agora, creio que tenha obtido os melhores resultados de duas formas: 1) no Loop de amplificadores transistorados que tinham bons falantes 2) direto na mesa com BONS PAs. PA ruim sempre dava resultado ruim.

    Pela minha experiência, amplificadores com sistema 2x12 rendiam melhores resultados que os de 1x12, por causa da maior reprodução de graves. Muitas simulações a gente usa 2x12 ou aquela parede marshall com 4x12, e isso soava pequeno e magro num ampli 1x12. O melhor som que eu já tirei na vida com pedaleira foi indo no loop de um Valvestate 2x12 100w.

    Amplificadores valvulados geralmente encrencavam um pouco com o som original, dependendo muito tb do volume usado. Mas eu realmente conseguia resultados mais próximos da programação original com esses sistemas mais neutros. Não que eu não conseguisse um bom som de outras formas, mas geralmente tinha que mexer bastante pra tirar um som bom. Além disto, esse não seria exatamente muito próximo da programação que feita em casa - ou seja: tinha que abrir a um pouco a cabeça para pensar em um novo som em vez de ficar buscando o match do som original). Mas pude obter resultados excelentes quando tive tempo pra mexer em soundcheck.

    Nunca testei as caixas FRFR da Rox, mas parecem vir com bons falantes. Pode ser uma boa solução. As caixas da line 6 também são excelentes para esse fim. Acho que o nome é Headrush. Nunca usei, mas é bem elogiado. Quanto à caixas ativas eu já toquei em algumas que tinham um puta som, mas não consigo lembrar os modelos para recomendar. Procure um sistema que tenha capacidade de reproduzir bem os graves, pois aqui se aplica o mesmo que foi falado acima sobre os amps 2x12.

    HortaRates
    Membro
    # mar/21
    · votar


    ticbs
    Pode ser uma bobeira que provavelmente você já ajustou, mas vou falar assim mesmo: É muito importante desligar a simulação de alto falantes da pedaleira antes de ligar no amplificador de guitarra. Simulação da pedaleira + falante de guitarra mesmo fica um som bem fechado, grave, sem definição, esquisito.

    Por outro lado, quando utilizando fones ou caixas que não têm alto-falantes próprios pra guitarra, tem que deixar a simulação da pedaleira ligada pra obter um bom resultado.

    ticbs
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Eu usei muitos anos uma POD HD500x. Avaliando agora, creio que tenha obtido os melhores resultados de duas formas: 1) no Loop de amplificadores transistorados que tinham bons falantes 2) direto na mesa com BONS PAs. PA ruim sempre dava resultado ruim.

    Pela minha experiência, amplificadores com sistema 2x12 rendiam melhores resultados que os de 1x12, por causa da maior reprodução de graves. Muitas simulações a gente usa 2x12 ou aquela parede marshall com 4x12, e isso soava pequeno e magro num ampli 1x12. O melhor som que eu já tirei na vida com pedaleira foi indo no loop de um Valvestate 2x12 100w.


    Eu adorei o seu feedback. É bem completo e me deu uma outra ótica sobre essa questão. Eu vejo que lá fora, a maior parte dos FRFR são 1x12 ou 2x12 talvez pelo mesmo motivo que você tenha mencionado, os falantes de 12 devem ter melhor resposta com a simulação. Porém, na ROX os dois projetos de FRFR usam caixas 2x6 e 4x6. Dizem eles que testaram todas as outras combinações, mas que gostaram mais dessas. Mesmo sabendo que talvez não seja tão sensacional quanto um 2x12, decidi encomendar o 2x6 para ver o quão bom é o bixinho já que portabilidade era um dos meus requisitos mais importantes - moro em apto e quero poder carregar ele facilmente para a casa dos meus pais.

    ticbs
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Pode ser uma bobeira que provavelmente você já ajustou, mas vou falar assim mesmo: É muito importante desligar a simulação de alto falantes da pedaleira antes de ligar no amplificador de guitarra. Simulação da pedaleira + falante de guitarra mesmo fica um som bem fechado, grave, sem definição, esquisito.

    Por outro lado, quando utilizando fones ou caixas que não têm alto-falantes próprios pra guitarra, tem que deixar a simulação da pedaleira ligada pra obter um bom resultado.


    Eu tiro um timbre legal com pedaleira + valvulado direto no input do meu ampli com a simulação de caixa desligada, como você falou. Porém, sinto falta de poder emular caixas diferentes. Não vejo tanta graça usar a pedaleira e só poder mudar o pré-ampli, honestamente nem sinto tanta diferença entre os modelos de pré-ampli. Agora, quando eu ligo as simulações e os IRs é outra história, parece que da pra tocar absolutamente tudo e tirar todo tipo de som, do crunch valvulado até o metal moderno.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    ticbs
    Na verdade, caso sejam projetadas corretamente, as caixas ativas com essa configuração terão ainda mais capacidade de reprodução dos graves. Elas apenas não darão a mesma pressão sonora/sensação de tocar de frente pra um amp de guitarra. Vai ser a mesma sensação de se ouvir em caixas de retorno.

    Sistemas FRFR geralmente respondem bem entre 50Hz a 18KHz. Falantes de guitarra entre 75Hz a 5/6Khz. Sendo assim, as FRFR e sistemas de PA terão mais fidelidade na reprodução da sonoridade que foi programada originalmente com fones/monitores.

    Nesta seção do meu post que você destacou eu estava me referindo apenas ao setup pedaleira/loop do amplificador de guitarra. Amps 2x12 funcionavam melhor q os 1x12. As caixas ativas e FRFR são outra história.

    Mdark
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: Mdark
    · votar


    Eu adorei o seu feedback. É bem completo e me deu uma outra ótica sobre essa questão. Eu vejo que lá fora, a maior parte dos FRFR são 1x12 ou 2x12 talvez pelo mesmo motivo que você tenha mencionado, os falantes de 12 devem ter melhor resposta com a simulação. Porém, na ROX os dois projetos de FRFR usam caixas 2x6 e 4x6. Dizem eles que testaram todas as outras combinações, mas que gostaram mais dessas. Mesmo sabendo que talvez não seja tão sensacional quanto um 2x12, decidi encomendar o 2x6 para ver o quão bom é o bixinho já que portabilidade era um dos meus requisitos mais importantes - moro em apto e quero poder carregar ele facilmente para a casa dos meus pais.

    Tenho uma caixa Staner SR88. É de onde tiro o melhor som da minha pedaleira, mas estou de olho em uma da IR70 da Rox Stage, o que vc achou dela? Recomenda?


    British.tools
    Membro Novato
    # 29/jun/22 11:57
    · votar


    Dando uma ressuscitada no tópico.

    O que teoricamente soaria melhor:

    Um amp clean como Acedo Audio VL30, Fender Bues Jr etc, com pedais de drive.

    Ou, uma caixa FRFR utilizando uma Helix?
    talvez ainda uma variação da segunda opção que estou inclinado seria Hx Stomp para simulações + pedais com FRFR.

    E nas FRFR, será que a Rox Stage teria a qualidade de Headrush?

    krixzy
    Veterano
    # 29/jun/22 13:33
    · votar


    British.tools
    Se você pretende usar simulações de amp e IR, provavelmente uma boa caixa ativa terá um melhor resultado, ou usar no loop de algum amp apenas a simulação de amp sem IR, indo pra uma caixa 2x12 ou 4x12.

    Caixa 1x12 não consegue te entregar um som tão bom quanto um IR de uma 4x12, e se você usar um IR no loop de um amp saindo pra alguma caixa vai dar uma misturada, não sei se fica legal

    Pra usar IR o ideal seria uma caixa ativa, é um problema que eu tenho aqui com o meu valvulado, minha caixa é 1x12, e acabo tocando mais com simulações no PC porque consigo sons melhores nos monitores com IR.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 30/jun/22 14:10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    British.tools
    Como falaram acima, depende do que você for querer.

    Hoje em dia eu tenho dois amps valvulados, que uso com set de pedais:
    Um blues Jr modificado com as Bill M Mods, que me atende do classic rock (beatles, floyd, etc)
    Um Marshall DSL20CR com falante greenback, que me atende já pra qd toco led, acdc, iron maiden.
    O Blues Jr é bem versátil até, pois n é totalmente clean seco como os deluxe reverb, aguenta uns rocks mais forte até. Só que geralmente uso o marshall pra isso. Como você pode ver, eu uso dois amps pra cobrir mais terreno. Até pq o falante diferente dá uma coisa que o outro não dá. E falante MUDA MUITO O SOM.

    Então... Se você quiser ter só um (e precisa cobrir vários sons de diferentes amplis de forma fiel, tipo vox, fender, marshall, mesa, e seus falantes...etc), aí eu já iria de Helix e um sistema FRFR. Puta qualidade e praticidade.
    Se você já tem em mente que quer um som específico de amp, quer a resposta do valvuladinho lá... compra o que você gostar. A dica do amigo krixzy sobre os falantes também é boa. Eu me viro com meus combos 1x12 e microfono, mas tem gente que pode querer um som maior com os graves gordos num 2x12 . Tenta dar uma testada nas diferentes soluções.

    British.tools
    Membro Novato
    # 04/jul/22 10:02
    · votar


    krixzy e Rei Arthur Pendragon
    Acredito que em casa acabaria utilizando muito mais uma Helix (ou até HX Stomp com pedais) direto no fone, a questão seria no ao vivo, se uma pedaleira mais bacana iria dar a pressão de um amp valvulado.

    Mas talvez pela praticidade seria interessante uma HX Stomp com pedais mais uma caixa FRFR, estou pensando até mesmo na Rox Stage com 2x8", mais para retorno. Pego duas saídas e mando uma para a caixa como retorno e outra para mesa. Eu toco violão também, acho que isso ajudaria até mesmo para poder simular um IR de violão.

    Schelb
    Veterano
    # 04/jul/22 18:41
    · votar


    Eu ainda acho estranho a ideia de tocar guitarra sem amp de guitarra. Acho que simular tudo e ligar em PA ou caixa FRFR até pode ser muito bom pra show e tal, mas pra curtir um som em casa, ach oque o amp de guitarra entrega um negócio que uma caixa comum não entrega. Nesse sentido, eu prefiro ligar simulações no retorno do amp, ou a solução de ter uma boa caixa e usar com um power digital em formato de pedal.

    British.tools
    Membro Novato
    # 05/jul/22 09:13
    · votar


    Schelb
    Pois é, mas em casa eu me acostumei ligar o fone de ouvido direto numa Zoom G1 four somente para estudar, até mesmo por morar em AP.

    Eu estava decido em comprar um Acedo VL30, meter um overdrive e uma distorção, deixar a G1four para delay/reverb até ter dinheiro para ir acrescentando pedais. Mas vendo a galera usando a Hx Stomp ou outros simuladores em caixa FRFR me chamou atenção, até mesmo por usar a Hx Stomp direto no fone certamente dará um som mais legal que G1 no fone.

    krixzy
    Veterano
    # 05/jul/22 14:06
    · votar


    British.tools
    Acredito que em casa acabaria utilizando muito mais uma Helix (ou até HX Stomp com pedais) direto no fone, a questão seria no ao vivo, se uma pedaleira mais bacana iria dar a pressão de um amp valvulado.

    Essa pressão que você fala não é do amp, é da caixa 4x12, se você usar um IR bom de uma 4x12 vai ter essa sensação, a caixa ou IR no caso digital, influencia mais no resultado do timbre que o próprio amp.

    Quando eu ligo meu valvulado direto pra interface de áudio e coloco um IR de alguma 4x12, mesmo saindo nos falantes pequenos dos meus monitores amadores tenho uma sensação de está tocando em algo muito maior do que quando toco na 1x12, a diferença é muito grande, dependendo do que você vai tocar a 1x12 pode ser bom, mas alguns sons uma 4x12 é essencial.


    Nesse vídeo mostra um pouco desse esquema pra tocar ao vivo, simulador mais IR.

    https://www.youtube.com/watch?v=r6y0BNqOUbk


    Schelb
    mas pra curtir um som em casa, ach oque o amp de guitarra entrega um negócio que uma caixa comum não entrega.

    Ter uma 4x12 real pra tocar ali do seu lado deve ser outra sensação mesmo, mas pra quem só tem 1x12, os IRs de 4x12 ainda acho melhor que usar a caixa 1x12, o som chega mais próximo.

    British.tools
    Membro Novato
    # 06/jul/22 16:24
    · votar


    krixzy
    se você usar um IR bom de uma 4x12 vai ter essa sensação
    Pois é, por tocar a maior parte do tempo em casa e até mesmo por facilitar as gravações, fico muito inclinado a pegar um simulador. Além da Hx Stomp, agora começo a olhar para Strymon Iridium e Walrus ACS1

    Schelb
    Veterano
    # 06/jul/22 20:45
    · votar


    Então né .. mas sei la, eu acho que me falta experiência talvez pra opinar, mas mesmo com bons IRs eu prefiro o som que tiro dos maus amps com 1x12 do que os com IR. Seja no meu sisteminha de som aqui, que é uma edifier x100b (que entrega um som muito bom pra música mas não é um monitor, claro) ou no meu fone que é um Superlux hd681.
    Daí assim .. não sei se eu teria uma experiência diferente se tivesse monitores de som top .. mas eu já tive a experiência de tocar no estúdio de um amigo que usa uma pod hd ligada numa boa caixa ativa, que ele acha incrível, mas pra mim tbm não convenceu ...
    Tenho também um outro amigo que curte muito tocar com simulações na casa dele no som e mesmo usando também os timbres que ele gosta também não me vai.

    Na verdade a questão é que quando eu estou escutando outra pessoa tocar até acho massa o som, mas quando eu estou tocando parece que tem algo tentando me enganar .. não me convence por algum motivo ...

    Então me fica uma impressão que isso varia um pouco de pessoa para pessoa .. daí na real eu acho que cada um tem que ir experimentando e vendo oq funcinoa pra cada .. o que inspira a tocar. E no meu caso, o ampli tradicional inspira mais ..

    Mas ... se eu tivesse com uma grana meio "sobrando" eu queria muito comprar algo na linha da HX Stomp ou da Ampero II Stomp ... seja pra usar sozinha com fones ou pra compor com meus outros pedais usando no meu amp .. com certeza seria uma puta aquisição pra mim

    JackEd87
    Membro Novato
    # 12/jan/24 13:52
    · votar


    estou pensando até mesmo na Rox Stage com 2x8"
    Opa! Ressuscitando mais uma vez em 2024, você pegou a caixa da Rox Stage? Ela manda bem? consegue segurar um ensaio com Batera? Tenho uma HX Stomp e estou olhando essas caixas FRFR agora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa FRFR x Caixa Ativa x Amplificador para uso com Pedaleira (IR)