Autor |
Mensagem |
Morva Veterano |
# jan/10
· votar
ai poderia fazer assim: C#m7 usar Frígio B9 usar Jônio/Mixolidio F#m usar Dorico / frígio E usar Jonio
pode fazer isso, mais naum precisa tocar uma escala enquanto cada acorde estiver tocando, vc pode simplesmente usar a escala do tom da musica (nesse caso C#m7) e em alguns momentos mudar para as outras (ou naum).
|
_Dio Veterano |
# jan/10 · Editado por: _Dio
· votar
mjcmello Então, cara. eu tô estudando modos mais firme agora, mas tem uma coisa que me encasqueta:
Se o tom de uma música x é C (C-D-E-F-G-A-B-C), o seu D Dórico seria D-E-F-G-A-B-C-D, seu E frígio seria E-F-G-A-B-C-D-E e por aí vai.
Então, é tudo em torno da característica sonora diferente que uma mesma escala infere sobre uma progressão baseada no seu campo harmônico, não é?
|
Minow Veterano |
# jan/10
· votar
_Dio Então, é tudo em torno da característica sonora diferente que uma mesma escala infere sobre uma progressão baseada no seu campo harmônico, não é?
Sim, o importante é a harmonia. Se você tocar essa mesma escala de dó sozinha, dá pra interpretar como várias coisas diferentes (pelo menos os sete modos).
Mas se você tocar essas notas sobre um acorde de fá maior, por exemplo. A escala de fá maior possui um si bemol, mas na escala de dó, o si é natural. Portanto, você está tocando o si (quarta) aumentado de um semitom. Nada mais é do que o modo lídio.
É assim pra todos os acordes do campo harmônico, as notas não mudam, a harmonia é que vai fazer elas serem interpretadas de outra maneira.
|
_Dio Veterano |
# jan/10
· votar
Minow Entendi Minow manow xD
Brigadão /õ/
|
Anderson Eslie Veterano |
# jan/10
· votar
Exercícios de modos I
Exercícios de modos II
Exercícios de modos III
Aqui tem três partes dos exercícios sobre modos que tem no site Whiplash, e digo pra vcs que está muito bom e muito bem explicado. Pra quem tem dúvida, espero ter ajudado. Abraço.
|
mjcmello Veterano |
# jan/10
· votar
Se o tom de uma música x é C (C-D-E-F-G-A-B-C), o seu D Dórico seria D-E-F-G-A-B-C-D, seu E frígio seria E-F-G-A-B-C-D-E e por aí vai.
Então. É isso. Mas se vc perceber, o modo lídio tem a quarta aumentada. É a única diferença entre o modo lídio e o modo jônio. Dizemos que a quarta aumentada é uma característica do modo lídio.
Se, mesmo no tom de C maior vc tocar o C lídio num acorde de C7M ou C, vc estará usando o F# que é a quarta aumentada do C. Isso dá uma sonoridade totalmente diferente no solo e ainda por cima evita o F que é uma nota "perigosa" quando estamos no acorde de C.
|
Penta_Blues Moderador |
# jan/10
· votar
Bom dia!!!
Andy TheCatSp Tente usar este raciocínio: Digamos que seu guitarra-base esteja tocando um acorde de C Maior. Vc poderá usar todos os Modos que tenham o acorde C na sua respectiva Tonalidade. Pra saber quais são, responda às seguintes perguntas: 1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C? R - Nos CH de C, F e G 2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C? R - I, IV e V 3 - Que Modos correspondem a estes Graus? R - Jonio, Lídio e Mixolídio 4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos (C Jonio, C Lidio e C Mixolídio). Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...
Tente dar uma lida neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
Valeu!!!
|
Gasparzim Veterano |
# jan/10
· votar
Andy TheCatSp
cara, além do livro do Almir Chediak, tem também a video aula do Ardanuy de improvisação sobre modos q é bem legal também...
Também é interessante as apostilas e métodos do Mozart Mello em q ele enfatiza a relação acorde x escala x arpejo, em diversas regiões da guitarra.
|
Niandra Lades Veterano |
# jan/10
· votar
Leia essa parada toda aqui! É excelente!
http://www.musica-e-acordes.com/modos.htm
Abração!
|
Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
· votar
Penta_Blues caramba cara!!! voce explicou exatamente o que eu queria saber!!! Brigadao ;D
mjcmello ae cara, me ajudou bastante tambem. Obrigado ;D
Morva valeu companheio !!!
Niandra Lades Anderson Eslie valeu pelos links!!! vou dau uma boa lida
LeandroP Quando crescer quero saber tanto quanto você *--*
Minow valeu pela ajuda e pela paciência companheiro ;D
|
Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
· votar
Anderson Eslie caramba!!! excelente material!!! só de lêr já me ajudou bastante, mas vou estudar tudo aquilo ;D
|
CrenteLouco Veterano |
# jan/10
· votar
Só uma correção: durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª Usa-se a tônica e a quinta, e não a terça.
|
JJJ Veterano
|
# jan/10 · Editado por: JJJ
· votar
Galera, uma perguntinha:
Na hora de solar e improvisar, vocês ficam MESMO pensando em todos esses modos e escolhendo esse ou aquele on-the-fly ?
Particularmente, eu prefiro deixar rolar o que me pareça mais agradavel para a ocasião, em vez de ficar quebrando a cabeça se vou seguir jonio, mixolidio ou o escambau...
Tô perguntando na boa. Não tô querendo polemizar, nem diminuir o estudo teórico, não. É só uma curiosidade mesmo.
|
LeandroP Moderador |
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar
JJJ
Não, eu só penso nas notas do acorde e na intenção melódica.
É claro que sempre busco saber o tom, pra não dar bola fora, mas penso nos acordes.... é sobre eles que a gente sola, não é mesmo?!
|
CrenteLouco Veterano |
# jan/10 · Editado por: CrenteLouco
· votar
eu só penso nas notas do acorde e na intenção melódica. Perfeitamente. Só uso isso na hora de improvisar. Intenção melódica, é um ponte muito importante, se não o mais.
|
Marcos Francês o lindo Galã da Periferia Veterano |
# jan/10
· votar
toca as notas q vc achar q ficam boas na musica nao pensando q o unico jeito d fazer musica eh seguir escalas pq elas sao so uma recomendasao nao eh obrigado a usar nao affffff
|
Thiago_Canhoto Veterano |
# jan/10
· votar
Andy TheCatSp
Cara,eu nao uso mais as distribuiçoes dos modolos gregos
Uso um tal de - MODULO 5 - que aprendi nas minhas aulas com o grande guitarrista Airton Mann...
No intanto,eu gostei mais desse modulo,que é semelhante ao modos gregos,mais é dividido em 5 desenhos no braço da guitarra...
Procura sobre MODULO 5 na net que tu vai acha algumas coisas bem legfais e melhores que os modos gregos....
OBS:Quem usa o Modulo 5 é Simplesmente Mestre Mozart Mello...
Um grande Abraço...
Qualquer duvida se quiser eu passo um material que eu tenho sobre o modulo 5,me passe o seu email nos meus recados e se falamos.!
|
megadeth2612 Veterano |
# jan/10
· votar
mais é dividido em 5 desenhos no braço da guitarra...
CAGED???
Nunca ouvi falar nesses modulo 5, isso não é algum modulo de alguma apostila e você se confundiu? Procurei no Google e não achei nada sobre.
|
Thiago_Canhoto Veterano |
# jan/10
· votar
megadeth2612
Cara,como sabemos,o modo grego é a divisao da seguencia de notas da escala.....
Existe o modulo 5,como é conhecido,e é o modo de separar as notas do braço em 5 partes...
Os modos sao divididos em 7 partes......
Vou ver algo sobre isso na internet,e vou postar aki pra mostrar...
se vc se intereçar por estes modulos 5,me passa teu email,e eu te passo o material q o AIrton Maann me passou na aula dele e vc ve melhor!!!
Obrigado e até mais!!!
|
Thiago_Canhoto Veterano |
# jan/10 · Editado por: Thiago_Canhoto
· votar
se me derem um tempo,até segunda feira passo pra vcs ae o esquema do modulo 5....é bem legal!!!
Muito usado por Mozart Mello e varios guitarristas....
Nao vou poder postar já pq estou em lan house e vou viajar até segunda!!!
Mais irei mandar!!!
vlw..!>
|
megadeth2612 Veterano |
# jan/10
· votar
Thiago_Canhoto
Beleza, vou esperar você colocar aqui para galera e aproveito e vejo também. Não esquece hein cara rsrsrsrs Boa viagem! Abçs!
|
mjcmello Veterano |
# jan/10
· votar
JJJ Na hora de solar e improvisar, vocês ficam MESMO pensando em todos esses modos e escolhendo esse ou aquele on-the-fly ?
Eu não fico pensando nisso na hora de improvisar. Eu faço isso quando estou em casa estudando, experimentando. Aí depois a coisa flui naturalmente sem pensar...
|
sobrevivente Veterano |
# jan/10 · Editado por: sobrevivente
· votar
Eu estava lendo o material que o Niandra Lades e não entendi aqui:
Suponha a seguinte sequência de acordes: E C#m G#m A (The Pixies - Where is my mind ?) Ordenando os acordes: C#m E G#m A, os intervalos são: min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min)
Não saquei isso... os intervalos gerados pela progressão acima não são:
C#m E G#m A Tst TT st
?
|
Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
· votar
CrenteLouco isso cara !!! falha nossa shauihsuiahuihuih' são acordes com 5ª e não 3ª na pressa acabei errando, mas valeu a correção, vou editar lá.
|
Minow Veterano |
# jan/10
· votar
Na hora de solar e improvisar, vocês ficam MESMO pensando em todos esses modos e escolhendo esse ou aquele on-the-fly ?
Não, é automático. Certas coisas eu nem penso. Acorde X7 eu vou direto no arpejo e no mixolídio. Acorde menor = dórico + penta. Aliás, se for parar pra analisar o que eu uso, raramente passa de penta, dórico, mixo e jônio. Eu nunca uso o eólio, praticamente.
|
Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
· votar
Minow hum, estou entendendo agora os modos gregos, mas de qualquer jeito, costumo usar penta/jônio/mixo/dorico na maioria tmb...
|
LeandroP Moderador |
# jan/10
· votar
Andy TheCatSp
Penta, modos gregos, é tudo a mesma coisa. Um tem todas as notas, o outro subtrai duas notas. O lance é perceber as cadências, e com o campo harmônico dá pra matar fácil.
|
Minow Veterano |
# jan/10
· votar
Penta, modos gregos, é tudo a mesma coisa.
Exato. Uma coisa que eu faço é usar as pentas pensando nos graus menores. Tipo, em lá menor, ao invés de usar a penta de lá menor, uso de ré menor ou mi menor. O tipo de coisa boba mas que depois que você aprende muda sua vida.
|
sobrevivente Veterano |
# jan/10
· votar
Me ajudem ali acima, please... =)
|
Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
· votar
LeandroP vish cara, eu ja sabia disso, mas eu nunca lembro xDD
Minow hum, entendi ;D
|