entendendo de VERDADE os Modos gregos

Autor Mensagem
Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10


iae galera, belezinha ?
em questão de improviso, os modos gregos são as maiores dúvidas do povo...e a minha tambem.toco guitarra a 1 ano e 2 meses, e não to nem perto de ser um mestre. percebi que estou entendendo o modo grego agora, mas quero que alguem confirme isso.
antigamente, eu pensava que era só escolher um modo e sair mandando Bala...
EXEMPLO:tipo, tinha uma música com a sequência C#m7 - B - E , ai eu pegava escala Mixolídia e saia mandando bala....

mas hoje estou tendo este raciocínio:
cada modo grego, tem que ser usado sobre uma nota, para dar a tensão que queremos (daí se tira o felling, a musica triste, emocionante, e etc)por exemplo:
sequencia - C#m7 - B9 - F#m - E
ai poderia fazer assim: C#m7 usar Frígio
B9 usar Jônio/Mixolidio
F#m usar Dorico / frígio
E usar Jonio

estou certo ?? se estiver errado, alguem me corrija e eseja claro por favor.

outra dúvida, durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª e as vezes a 8ª da tonica.nao se usa m7, nem M7...como posso saber que escala usar em power chords ??

e outra, se cada acorde tiver 1 ou 2 tempos por exemplo, como faço pra improvisar com os modos gregos ? tenho que trocar de escala nesse 1 ou 2 tempo ? tipo C#m7 - B9 cada nota dura 1 tempo, entao tenho que improvisar em cada modo grego durante esse 1 tempo ?

desculpem pelo enorme texto. grato

JowR
Veterano
# jan/10
· votar


tipo C#m7 - B9 cada nota dura 1 tempo, entao tenho que improvisar em cada modo grego durante esse 1 tempo ?

Eu sempre achei que se baseava pelo tom da musica. Com exceçao dos emprestimos modais.

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


JowR
entao, se o tom da musica ta em C#m eu tenho que utilizar dorico/frigio o tempo todo ? isso que voce disse?

JowR
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp
Usa as escalas respectivas do C#m.

Só que pela sequencia, eu acho que essa sua musica é em E.

Metahler
Veterano
# jan/10
· votar


vc pode usar o que vc quiser,
antes eu era fissurado por modos, penso assim
cada modo tem sua caracteristica, por exemplo o Frigio tem cara de Metal puchando pro erudito, lidio tem cara de Rock romantico, acho que é assim, pq faz muito tempo que nao estudo essas coisas, eu tinha um amigo-professor que entendia muito disso e me passava certinho como usar, mas agora estou muito enferrujado

Metahler
Veterano
# jan/10
· votar


procura pelo livro "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak, é recomendado por praticamente todo mundo que ja leu ele, é um livro incrivel, embora precise ter um dicionario do lado, hehe

JowR
Veterano
# jan/10
· votar


Metahler
Esse livro é FODA.

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


JowR
sim, a música está em E.

Metahler
vou dar uma pesquisada.
mas ninguem tirou minhas duas dúvidas até agora.

Thiago0
Veterano
# jan/10
· votar


Pela sequencia que vc passou o melhor seria vc usar o modo eolio em c#m ficaria assim:

sequencia - C#m7(eolio) - B9(mixolidio) - F#m(Dorico) - E (Jonio)

Agora uma dica,quando eu improvisso não penso em escala por acorde (afinal de contas imagina como seria improvissar em uma bossa nova com muitos acordes)

Penso no campo harmonco e nos desenhos das escalas,junto o fim do jonio com o fim do dorico,resumindo uso todos ao mesmo tempo idependente do acorde que estiver.

Entendo o que vc quis dizer usar a escala caracteristica sobre o acorde tipo 2º usar Dorico .

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp
B9 usar Jônio/Mixolidio

Não encaixa muito o jônico aí não.
Além disso, você tem outras opções além das citadas.

outra dúvida, durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª e as vezes a 8ª da tonica.

???

como posso saber que escala usar em power chords ??

Você tem que analisar a harmonia pra entender qual é o acorde original por trás do power chord.

Cara, desculpa, mas acho que você ainda não entendeu O QUE SÃO os modos gregos, não tem muito como aprender eles sem saber o conceito primeiro.
E vi que suas dúvidas são um pouco básicas demais, por que você não estuda formação de acordes e escalas, campo harmônico, e depois parte pra os modos?

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Thiago0
entendi...
entao tipo, o tom é E.
ai voce imenda as escalas do TOM de E ? tipo, emenda E Jônio com F#m dórico, independente do acorde que esteja tocando? eh isso ?

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp
Se você fizer isso, estará tocando nada menos do que a escala de E.
As notas que você toca podem ser interpretadas de várias maneiras, o que vai caracterizar tudo é a harmonia sobre a qual você está tocando.
Como eu disse, acho que você não entendeu direito o conceito dos modos. Você entende o que são os modos?

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
entendi.
estou estudando isso agora ^^
valeu pela ajuda ;D

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
entendi o que voce disse, mas assim, simplificando tudo, qual é a hora certa de usar os modos gregos ?

Thiago0
Veterano
# jan/10 · Editado por: Thiago0
· votar


Andy TheCatSp
Isso mesmo assim tenho mais liberdade na hora de improvissar ,fora que fica mais facil achar as notas no braço todo

A unica correção é que eu estarei improvissando sobre o Campo harmonico de E,então se quiser posso caracterizar um determinado acorde como vc esta falando tipo a 6 no Dorico

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp
qual é a hora certa de usar os modos gregos ?

Quando você estiver com vontade...?

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
ok.

Thiago0
entendi. valeu pela ajuda parceiro ;D

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


alguem me ajuda ?

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp
Qual a dúvida?

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Todo solo que eu toco eu misturo pentas com modos na boa.

Se colocar teoria na parada aí bagunça a minha cabeça. (rs)

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
aquela hora voce disse que as notas usadas sao as mesmas, o que muda é a harmonia.
entao quer dizer que a mesma escala que uso no metal, tmb uso na bossa nova?

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Kyuss_Age
mas que modos voce usa, e quando sabe a hora certa de usar tal modo ?

Minow
Veterano
# jan/10 · Editado por: Minow
· votar


Andy TheCatSp
a mesma escala que uso no metal, tmb uso na bossa nova?

Ué, por que não?

quando sabe a hora certa de usar tal modo ?

Cara, os modos são escalas, basta saber a formação dos acordes da harmonia e a formação dos modos pra saber aonde você pode usar qual escala ou modo.
Vale lembrar que a escala maior e menor também são modos.

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
entendi
valeu parcero ;D

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


C#m7 - Eólio
B9 - Mixolídio
F#m - Dórico
E - jônio

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


LeandroP

Quando crescer quero saber tanto quanto vc! :-) É sério!

Abs

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp

Uso todos os modos.

Depois que eu sei o tom correto da música, me baseando pela penta que inicio o solo aplico os modos... é meio simples até mas não sei explicar.

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Valeu! Não sou uma referência muito boa não °.°

mjcmello
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp

Vamos por partes:

Na improvisação vc pode trabalhar de várias formas.

1 - Usando pentatônicas - Este é o modo mais fácil pois evita algumas "notas problema". No caso que vc citou pode usar a penta maior de E ou sua relativa menor (C#m). Vc pode ficar o tempo todo nessa escala que vai dar certo.

2 - Usando pentatônicas diferentes para cada acorde - vc analisa as notas que fazem parte do acorde e procura pentatônicas que vão utilizar aquelas notas. Ex: No F#m vc pode tocar a penta de F#m mesmo, pode usar a pentatônica Bm (analise a penta de Bm que vc vai ver que tem várias notas do acorde F#m)

mjcmello
Veterano
# jan/10
· votar


3 - Usando a escala do tom da música. No caso E maior ou qualquer escala dos seus modos derivados (F# dorico, G# frigio, A lidio, B mixolídio, C# eolio, D# lócrio).

4 - Usando o mesmo raciocínio usado no caso da pentatônica para cada acorde. Por exemplo no F#m poderíamos usar F# eólio, F# frígio ou F# dórico que são modos menores. Lembrando que cada modo tem um "colorido" próprio, sua percepção e gosto é que vão determinar quando usar cada uma.

Dá pra usar outras escalas também (escalas de tons inteiros, menor melódica, harmônica, dom-dim, etc).

Melhor que decorar isso tudo é aprender formação de acordes e campo harmônico (conforme dito acima) para que vc "entenda" tudo isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a entendendo de VERDADE os Modos gregos