Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quero tirar minha Floyd da flutuação de um ejito reversivel, e me deparei com o TREMOLO STOPPER, que se trata de um parafuso que impede a ponte de "flutuar", e para reverter é só mover o parafuso para tras. Mas olhando em ALGUMAS IMAGENS DO GOOLGE notei que ele é colocado somente no meio do bloco, ocupando o espaço da mola central. Como eu uso uma mola nessa posição e uma em cada extremidade, faria alguma diferença se eu colocasse o Tremolo Stopper pressionando outra parte do bloco, mais aproximado das extremidades?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


emachado
Cara, o jatobá pode ser utilizado em escalas e como longarinas de reforço; mas, fabricar um "corpo" de braço inteiro nessa madeira não seria o ideal. A densidade dele é menor que a do pau-ferro (1120Kg/m2), ipê (1100Kg/m2), e jacarandá (1000Kg/m2), tem cêrca de 960Kg/m2.
Cara, eu não entendi a sua pergunta sobre a imbúia...Comno assim "...cobrindo a parte de contato do braço com o corpo..."?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
Simples: Coloque dois...
Abç

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, mas se eu colocasse só um em outra posição que não se ja no meio, o que aconteceria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
A ponte ficaría desequilibrada...
Ou então, vc coloca 4 molas, como indicam algumas imagens que vc mesmo postou...
Abç

iRock
Veterano
# ago/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm, então se eu colocasse um Stopper em cada lateral da mola central funcionaria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
Sim, mas coloque apenas 1, no meio das 4 molas...
Abç

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas colocando uma mola amais não tornaria a ponte mais dura, logo dificultando as alavancadas?

TEria alguma diferança na tensão da ponte se eu passase esa mola central para algum dos lados?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
Mas colocando uma mola amais não tornaria a ponte mais dura, logo dificultando as alavancadas?
Desde quando cara!
Para isso existe a regulagem...Ademais, a alavanca NÃO é para ficar "mole", até porque isso deixa a afinação mais instável. As pontes de strato e outras foram projetadas para se usarem 5 molas (como Hendrix, SRV, Rory Galagher), ademais, com mais molas aumenta-se o peso do sistema, aumentando sutilmente a sustentação e o timbre... Não dificulta nada, vc é que tem que se acostumar...
Abç

emachado
Veterano
# ago/10
· votar


Explorer neckthru em mogno e pau-marfim

Bertola

É que estou preocupado com a superfície de contato entre as laterais de mogno e o centro em pau-marfim.
Terei entre estas peças apenas 3,5cm, pois o mogno de 4cm que consegui ainda tem que ser "aparelhado". Penso em compensar com duas camadas de imbuia de 0,5cm em ambos os lados da guitarra (frente e atrás).
Assim, a colagem do braço neckthru teria os 3,5cm nas laterais mais a largura deste (9 a 10cm) coberta pelas camadas de imbuia. A parte do "braço" em contato com corpo estará colada em quatro faces.

Por conta de "reforçar", penso inclusive em utilizar cola epoxi para madeira (araldite??)
Desde já agradeço a atenção e o conhecimento compartilhado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


emachado
Entendi...
Não tem problema, basta colar as partes com cola de madeira (branca), deixando nos "sargentos" por uns 5 dias...
Abç

Leandro Motta
Veterano
# ago/10
· votar


Maurício

Quais dessas pontes vc recomendaria para a minha SX?
http://www.guitarfetish.com/Tremolos_c_203.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Leandro Motta
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Vintage-Tremolo-Pop-In-Arm-Steel -Block_p_897.html

classic rock guitar player
Veterano
# ago/10
· votar


Olá, como vão?
Gostaria de indicação de captadores, tenho uma guitarra california da shelter (stratocaster) e queria trocar o captador single da ponte por um humbucker, mas nao sei ao certo qual captador satisfaz meu estilo, gosto de classic rock, toco musicas tais como as da banda Metallica, Guns n' roses, iron maiden, dire straits, etc. estava vendo o modelo do cabrera v8 e do sound hh 777, é valido lembrar que meu amplificador tem poucos comandos, apenas eco, graves e agudos e gain, qual captação vocês que entendem eu deveria usar para ter um timbre bem legal e com boa distorção desse estilo de musicas classicas do rock.

Agradeço todas as respostas e outras indicações se acharem que sao legais no meu caso.

Valew Guitar players

Master_Standard
Veterano
# ago/10
· votar


...

Woxipo
Veterano
# ago/10
· votar


Olá, Boa Noite galera!
Podem tirar uma dúvida?
Eu tenho minha CLP II Condor ok e normalmente uso a afinação Padrão(E-A-D-G-B-E), mas agora quero mudar para a DROP D
Aí eu preciso regular a guitarra em um Luthier para não estragar o tensor?

URIK
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola, qual é a diferença entre os nuts de Grafite, Latão e Osso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


classic rock guitar player
Qualquer um dos dois que vc citou ficará bom.
Woxipo
Sim, é preciso uma regulagem geral (tensor e entonação.
URIK
O latão dá um timnre mais "duro", mais parecido com a corda num traste. Osso é o timbr "vintage", padrão. Grafite é parecido com o osso, mas com um pouquinho mais de "ataque". Essas diferenças são bem sutís.
Abçs

MarcsoN
Veterano
# ago/10
· votar


Olá Bertola, vc pode me ajudar?

minha guitarra está com o pot de volume muito "mole" e até com uma folga, pensei que era aquela porquinha que prende ele no corpo, mas não era, a folga é dentro do pot e em certa parte do
curso dele, ele dá uma chiada...
seguinte:

vc pode me dizer se a parte elétrica influencia de alguma forma no
timbre da guitarra???
Pois estava pensando em não só trocar o pot volume, mas, trocar toda a parte elétrica (menos os caps pois ñ tenho $$$).

quais pots: log, linear, 50k, 500k, fiação, marca.....Desculpe, mais não entendo nada disso só ouvir falar..rs

me dá uma ajuda aí amigo..please...


Ps.:Cort X2, caps originais, 2 anos de uso e, toco música evangélica.

Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


MarcsoN
Cara, esse pot tem que ser trocado, não tem jeito.
No caso por outro de 500K.
Trocar a parte elétrica toda não tem necessidade.
Abç

MarcsoN
Veterano
# ago/10
· votar


delculpe, mas esses pot não tem marca???
qualquer um de 500K serve??
EX:

http://www.guitarfetish.com/Full-Sized-500K-Audio-Pot-Super-Quality_p_ 274.html

duplo abç..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


MarcsoN
Sim, qualquer um serve, vc compra em qualquer loja de eletrônica ou instrumentos musicais.
No caso de sua guitarra, tem que ser um com a rôsca longa (grande, comprida), para poder atravessar o corpo da guitarra.
Abç

carnisa1
Veterano
# ago/10
· votar


bom, eu tenho uma pergunta, eu quero remover o escudo da minha Strato, quero deixar os parafusos normais, só tirar o escudo, mas tem tantos parafusos que fica dificil, pois em um modelo les paul, o escudo não é tão dificil de remover, você podia me explicar como remover o escudo, tirar os captadores, etc. só remover mesmo os parafusos dos captadores pois quando eu tento tirar o captador, ele só muda de altura.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


carnisa1
Vc tem que retirar as cordas e retirar todo o escudo, retirando os captadores depois. Atente para o fato que numa strato, não se pode tocar sem o escudo (a não ser que o corpo seja construído dessa forma).
Abç

God-Devil
Veterano
# ago/10
· votar


qual captador é melhor alnico V humbucker ou alnico classic plus humbucker


se o alnico V for melhor, qual e melhor 2 Alnico V Humbuckers ou 3 Alnico Classic Plus Humbuckers

vlw

Igormusic
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, tudo bem?

Já teve a oportunidade de testar o trio do Texas Special???
É superior aos Tex Mex né???

Se fosse pra instalar numa guita, será que precisaria mudar a elétrica pra ficar melhor (valor de potenciometros, capacitores, resistores, serie/paralelo)...

Abraço.
Obrigado!!!

Junior_Fist
Veterano
# ago/10
· votar


Olá, tenho uma Michael Telecaster STM series que comprei em 2006, eu estou pensando em customiza-la e queria tirar uma dúvida. Quero trocar o braço dela, por um de luthier e deixar ela com um captador só na ponte, no caso um DP184BK Chopper Tone Zone S, a ideia é deixar visualmente como se fosse uma Junior Style, como as SG e as Les Paul da Gibson e Epiphone. Que precauções devo tomar ou o que devo evitar, algo mais que eu deveria mudar para que a guitarra soe bem?

rafael_tagimapr
Veterano
# ago/10
· votar


Olá, sou apaixonado por uma strato igual a do SRV, mas não tenho dinheiro pra um Fender. Vi uma Shelter Sky que é um modelo replica, compensa compra uma dessas e modifica-lá (trocar ponte, capt (texas special), tarrachas), e mais uma coisa as ferragens são douradas, pelo que li enfurrujam fácil, tem como fazer as ferragens douradas não enferrujarem? Tipo passando algum produto ou algo do tipo. Se achar alguma modificação importante que não citei poderia me falar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


God-Devil
Não existe isso de "melhor". O que existe são capts bons ou ruins, e isso tem à ver com a manufatura em sí, e não com os materiais. Claro que, materiais de confecção diferentes, resultam em sonoridades diferentes. Lembre-se também que trocar captador não é garantia de bom som.
Igormusic
O TexasSpecial é bom, o Tex Mex, não. Em princípio não precisa mudar nada.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Junior_Fist
Quero trocar o braço dela
Porque isso? Está empenado?
Não vejo, em princípio, necessidade de trocar o braço, mas sim que ele seja "retrabalhado" por um bom luthier. No mais... não há muito o que dizer, apenas troque o capt.
rafael_tagimapr
as ferragens são douradas, pelo que li enfurrujam fácil, tem como fazer as ferragens douradas não enferrujarem?
Não há como fazer com que ferragens douradas (mesmo de guitarras de mais caras), não se desgastem....
No mais, as modificações são essas mesmo.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)