Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

Caike_bend
Depende.
Em Lespas geralmente instalam-se pontes tipo Bigsby. Outrossim, elas precisam (para maior estabilidade) de pontes com "roller-saddles". A pergunta é: Vc realmente precisa disso?
SpectrosGuitarman
Corta agudos ou mesmo o som.
Stalingrado
Sim, pode acontecer. Sua guitarra precisa de um nivelamento/polimento dos trastes.
Abçs

luc_sky
Veterano
# jul/10
· votar

Bertola, tudo bem?!
Bertola, é verdade que captadores de alta saída não sofrem taaanta influência da madeira? Não estou falando em botar captadores em cabo de vassoura. hahah
Gosto de timbres modernos e tava pensando em colocar um par de Dimarzio Evolution na minha guitarra, que comprei de um cara que mandou fazer em luthier, mas não sei qual é a madeira.. só sei que não é compensado.
Abçs

L.K.R
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Iae Bertola!

Eu tava afinando a minha guitarra agora, e sempre tive problemas com a corda G... e agora eu notei o que acontece com ela...

Sempre que eu mexo na afinação da Mizona, a G vai junto... o que dá pra fazer pra isso parar?

abç.

Dr Jivago
Veterano
# jul/10
· votar

Bertola, tudo bem?

Estou mandando a minha Strato para o Luthier e decidi fazer a seguinte modificação.

Os captadores da ponte e do braço são o hs-3 e o YJM parecem singles mas são stacked hum-free. Eu nunca uso o captador do meio, nem as posições 2,4, então decidi fazer uma conexão do captador do braço junto com o da ponte.

Estou na dúvida se faço a ligação em série ou paralelo, por isso gostaria de saber:

1- qual a diferença no timbre entre essas duas ligações.
2- o tipo de ligação afetaria alguma coisa no timbre quando for usar cada captador sozinho (braço ou ponte).

Valeu.

GUITARK2
Veterano
# jul/10
· votar

blz
vcs tem o esquema do amplificador TAGIMA 50R ?
obrigado.

adrianno54
Veterano
# jul/10
· votar

Olá gostaria de saber se fica bom uma guitarra com corpo de cumaru ou jequitibá rosa
Grato

Galattico
Veterano
# jul/10
· votar

bertola quebra meu galho ai fazendo um favor, qual e a caracteristica timbristica de cada madeira dessa em uma guitarra

cedro rosa
mógno,
marupá
marfim imperial
,e cítica de bardsay americano
com escala d jacarandá da bahia

essa citica nao sei se e para corpo ou para braco!

e qual delas fika mais parecido co o timbre de uma strato com alder

SpectrosGuitarman
Veterano
# jul/10 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar

Mauricio Luiz Bertola
beleza, não perguntei por pura idiotice nao, heuehuuhe é que eu moro do lado de uma antena de rádio e pensei que se fosse realmente baixo e não interferisse no som, eu poderia colocar um valor mais alto. É foda, meu wah wah não toca radio, ele praticamente conversa comigo, me exorcisa, etc

StratoBlues
Veterano
# jul/10 · Editado por: StratoBlues
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tudo bem?

Fiquei em dúvida agora em relação a Humbuckers de ponte. Como eu havia lhe dito, eu estou para fazer a tal guitarra, e queria comprar um DiMarzio p/ ponte. Como funciona aquele espaçamento do captador?

Ouvi histórias dizendo que o espaçamento é para qualquer modelo que tenha alavanca, mesmo que seja trêmolo... É verdade? Eu poderia botar em uma strato sem floyd com o tal espaçamento?

Muito obrigado,

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

luc_sky
Não, não é verdade. Isso só é parcialmente verdadeiro no caso de capts ativos (EMG's, Bartolini).
L.K.R
Não entendi o porque disso!!! Sua ponte é do tipo "Floyd-Rose"?
Dr Jivago
Em série um atuará junto com o outro, somando as bobinas, como num Hb; em paralelo um atuará com o outro em fases diferentes, como nas posições 2 e 4 (ou 2 numa telecaster). Em série haverá um pequeno acréscimo de saída.
GUITARK2
Não, não tenho.
adrianno54
Nunca usei essas madeiras, portanto, não posso opinar.
Tome cuidado com madeiras unusuais em luthiería, pois os resultados às vezes podem ser estranhos.
É impossível saber que timbre uma guitarra terá; luthiería não é informática, no qual vc sabe de antemão o que um software faz.
Galattico
Cara, cedro-rosa, marupá e mogno são para corpos, marfim para braço. A outra madeira que vc citou eu nunca ouvi falar...
Cara, faça um esforço para escrever corretamente, por favor
A madeira brasileira cujo timbre final assemelha-se ao alder é o freijó.
SpectrosGuitarman
Cara, acho que vc mora do lado de um cemitério e o Exú-Caveira incorporou no seu Wah-wah....rs. Instale o capacitor em série com a entrada (logo depois do plug e antes da entrada do circuito), e veja no que dá...Se ele continuar "recebendo espíritos do mal", aumente um pouco o valôr.
StratoBlues
Os capts "F sapaced" são para pontes tipo "Floyd-Rose". Você pode usar qualquer um tipo. O que não pode são os polos ficarem muito distantes das cordas.
Abçs

Necrophagist
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É impossível saber que timbre uma guitarra terá; luthiería não é informática, no qual vc sabe de antemão o que um software faz.

nem sempre auuahuah

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

Necrophagist
É vero....rs,rs....
Abç

marcosshrp
Veterano
# jul/10
· votar

mestre, vc podia fazer uma arte pra galera coloca no mini fuzz, daqui a pouco eu to fazendo mais um review do seu pedal, mas na caixinha crua ele ta meio feio..

=/

cristian1990
Veterano
# jul/10
· votar

Bertola ..

mais uma vez tenho uma dúvida meio inútil, desculpa lhe incomada.
É o seguinte coloquei a guitarra e o violão deitados num Rack a guitarra embaixo e o violão em cima só que essa parte da rack é muito pequena e uma parte do corpo da guitarra fica para fora, a parte que fica para fora é como se fosse do final da ponte ate o fim guitarra. Queria saber se tem alguma problema em deixa assim, e seria melhor eu inventer colocar o corpo todo na rack e o braço fica um pouco para fora ???

ate mais

jigo__
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ola bertola...

tp comprei um staner bx200 (p/ baixo) há algumas semanas e ocorre que qdo fico algum tempo tocando com ele, o volume começa a sumir e voltar...

vc tem ideia do q possa ser isso?? ja viu algo parecido??

abçs

SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola...

Esse tópico é no fórum de guitarra, mas vou me intrometer um pouco perguntando sobre baixo... =D

Tenho mãos pequenas, por isso o baixo de 6 cordas que tenho (um Condor XB26A) me traz algumas dificuldades, apesar de gostar muito dele. Por esse motivo, estou procurando um de 5 que possua um espaçamento menor entre as cordas. Quais você indicaria?

Procurei na busca, mas só encontrei dicas para quem procura instrumentos com o espaçamento MAIOR, e esses não me servem... =/

Outra pergunta: Qual é o espaçamento padrão para um baixo de 5 cordas?

Caike_bend
Veterano
# jul/10
· votar

Depende.
Em Lespas geralmente instalam-se pontes tipo Bigsby. Outrossim, elas precisam (para maior estabilidade) de pontes com "roller-saddles". A pergunta é: Vc realmente precisa disso?

Pior que sim. Eu gosto de Maiden, Vai, Satriani, EVH e afins.. todos usam alavancas.. Mas gosto MUITO de Lespaul, dai queria juntar a fome com a vontade de comer!

Dai eu tava pensando em pegar um Floyd rose não tão boa ( vi uma da condor por R$200,00 no ML) e por umas travas nas tarrachas.

Será que vale?

Valeu!

BiGhemP
Veterano
# jul/10
· votar

Galera.
ME ajudem por favor.
Respondam o tópico que eu criei:
Guitarra + Amplificador + PC com Guitar Rig ou Amplitude

To agarrado ak.
Vlw

adrianno54
Veterano
# jul/10 · Editado por: adrianno54
· votar

Se a madeira que eu comprar for pequena e tiver que emendar no meio tem problema?
muda o timbre?

L.K.R
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Pior que não... é tune o' matic

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

marcosshrp
Creio que se vc mesmo fizer, vai ser muito mais legal.....
cristian1990
Se entendi a questão, é so um problema de posicionamento. O que vc não pode fazer é exercer pressão sobre o braço.
jigo__
Tá parecendo mal contato no plug de entrada ou no seu cabo...
Se não for isso, procure a assistência técnica.
Caike_bend
Má idéia.... Pontes tipo "Floyd-Rose" geralmente não podem ser instaladas em Lespas. A opção seria uma tipo "Kahler", mas a instalação só pode ser feita por um luthier habilitado.
adrianno54
Não, isso é comum.
SayArtur
Existem vários tipos de espaçamento, sendo os mais comuns de 7, 8 ou 9mm na pestana, e de 16 a 19mm na ponte.
Abçs

Caike_bend
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não achei nenhuma 'Kahler' no ML. Nunca usei Bigsby, me fale sobre ela? Dá pra descer e subir tons como floyd rose ou é apenas tremolo?
Achei essa no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149553800-ponte-deluxe-bigsby-d ourada-ou-preta-frete-gratis--_JM

Será que vale?

Forte abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

Caike_bend
É um trêmolo.
Veja os vídeos do Neil Young.
Esse negócio de "subir tom" é uma péssima idéia....
Abç

Iversonfr
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Rapaz, tava pensando aqui em pegar uma guita SSS simples de tudo e dar uma mexida. Seria mais pra ter uma guitarrinha sem floyd. A princípio pensei num SX, colocar uns custom '69 e ferragens gotoh, mas aí lembrei do ebay. Guitarras de até uns 200 dolares usada mesmo, qual voce recomendaria pra fazer isso? pensando somente na guita em si, qualidade de material e acabamento, ferragens e caps tanto faz pq vou trocar. Fucei no ebay mas tem muitas, entre as marcas que vi tem Kramer, Fernandes, Peavey, Yamaha, Fender MIM ou alguma outra que eu não conheça que voce aconselha usadinha? valeu pela ajuda! abs!

jigo__
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
é possivel q seja o cabo...

comprei um cabo novo q nao presta!

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

Iversonfr
Bem, é difícil dizer, até porque as opções são muitas. Uma coisa eu digo: Importar uma guitarra é caro e difícil.
jigo__
Como disse, vc tem que conferir....
Abçs

Will Bejar
Veterano
# jul/10 · Editado por: Will Bejar
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E aí, Bertola!!! Se eu colocar aquela madeira na traseira da minha strato, vc acho que teria uma melhora considerável se eu colocasse um bloco de ponte maior??? Ou sería mais negócio só colocar a madeira mesmo???
Aliás, tenho um pedaço de cumaru, seria uma boa madeira pra fazer esse bloquinho pra travar a ponte???

Valeu, abraço!!!

BiGhemP
Veterano
# jul/10
· votar

e AE GALERA..
BLZ?Por favor!
Respondam minha dúvida.-Quem souber! ^^

Intro _ Pink Floyd

Vlw ae...

Iversonfr
Veterano
# jul/10 · Editado por: Iversonfr
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bem, é difícil dizer, até porque as opções são muitas. Uma coisa eu digo: Importar uma guitarra é caro e difícil.

Não se voce tem alguém pra trazer numa bag nas costas. Por isso inclusive a idéia de uma guita barata e usada.

As kramers mais baratas vi que são de compensado, então apesar de achar massa o headstock banana, desisti dela. De todas as marcas disponíveis lá, teria como voce recomendar alguma que conheça, já tenha visto, mexido, pra eu não acabar comprando, por exemplo, uma de compensado sem querer? obrigado!

Tagimak1
Veterano
# jul/10
· votar

Bertola, estou trocando os caps da minha guitarra, estou querendo colocar esse set:

DiMarzio Super Distortion (ponte)
Fender Hot Noiseless (meio e braço)

Vc sabe de caps que tem um preço um pouco mais em conta, tendo em vista uma qualidade aproximada a esses citados?

e outra questão é: o captador do meio, eu devo colocar com polo invertido ao do braço?

Valeu, abraço!