Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Viics
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok, então vou trocar em um luthier mesmo.

Lembra do assunto da pintura da guitarra? que o japinha tinha feito. Você falou que ele deve ter lixado a guitarra e depois passado seladora fosca, eu queria pedir, se você conheçe algum site que explique como passa a selatora ou se você poderia me explicar aqui pelo FCC mesmo,

Muito obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Viics
Cara, seladore se aplica à pistola (na própria lata tem instruções, mas qualquer pintor automotivo sabe).
Abç

bpv
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola ou Seiji

Algum de vocês já fez esse tipo de serviço?

http://www.mylespaul.com/forums/epiphone-les-pauls/17007-dulling-poly- finished-guitars-pic-heavy.html

É uma forma de tirar esse "look" de plástico das epiphones. Queria saber se é confiável fazer isso mesmo. Depois de polir, ele diz que aplica uma camada de verniz.

Estou querendo fazer isso em uma epiphone. Será que eu encontro alguém que faça isso? Parece ser uma estratégia meio "hand-made" do usuário do fórum lá.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


bpv
Cara, o que ele fez foi lixar a camada de verniz de poliuretano superficial, retirando o excesso e tornando-a menos brilhante.
É um procedimento que exige prática e cuidado.
Abç

Viics
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, enquanto a questão do [b]bpv[/,b] existe algum outro método de se remover esse brilho "artificial" da guitarra?

Symptom
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ok, mas quais as características do cedro em si? Por exemplo, ash é mais aberto e brilhante que alder, mogno é mais fechado... Tem alguma coisa marcante do cedro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Viics
Lixar com bombril ou lixa d'água e depois dar um polimento leve.
Symptom
mais próximo do mogno, mas com mais médios.
Abçs

Bebum
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola, eu tenho uma condor rx-20s, e quero mudar os captadores dela (ponte e braço) por uns captadores malagolli

eu olhei os standards s1,s2 e s3, o som vai mudar muito(em relaçao a melhorar ou piorar) e tem que mudar a parte eletrica?

e para manda no luthier somente trocar os captadores quanto mais ou menos sai?
vlw

condor.guitar
Veterano
# jan/10 · Editado por: condor.guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola eu gostaria de saber se fica muito caro fazer o escudo com 1 captador só ( H) e mais um buraco para o potenciomentro de volume para stratocaster na cor branca,vc pode falar mais ou menos a media d preço ? tipo se é menos d 100 reias ou mais e para fazer o escudo tambem preciso levar no luthier msm tendo as msm medidas e tal do escudo padrao?por enquanto acho vou fazer uma adaptação no meu escudo ate juntar dinheito para comprar outro, eu fiz um buraco para o captador Humbucker da ponte e os 2 furos dos singles serao tampados com um adesivo contact em cima de todo o escudo

Feliphph
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola,
Você poderia dizer qual a melhor marca que fabrica guitarras de baixo custo (na faixa de R$ 500,00)

Opções:

Condor, Washburn, SX, Shelter, Tagima, Yamaha, Susuki.

PS:Se você não achar nenhumas dessas "a melhor" em relação a baixo custo, cite outra marca (mesmo não estando listada)

Agradeço =]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Bebum
Cara, compre a série traditional "vintage" ou texas". Vai melhorar bastante.
Feliphph
SX e Condor.
condor.guitar
Bebum
EU JAMAIS COMENTO PREÇOS AQUI.
Abçs

Staiver
Veterano
# jan/10 · Editado por: Staiver
· votar


Olá,já vem um tempo que eu quero trocar o falante do meu amp,e agora to com grana,pq ele é de 8pol e eu sinto falta de graves,já que gosto de tocar metal.
O amp é de 15W,mas atrás dele tem uma informação que diz,potência de entrada 30W?O que seria isso?
Se diz q o amp é de 15W,pq eu só acho falantes com muitos mais W,por exemplo esses:
http://www.selenium.com.br/#/Produtos?c=1&m=0&f=0&l=11&r=0.47295742714 77759

Que diz ser de 200W,ele serviria para um amp de 200W?
Qual falante seria adequado para mim?Quantos W deve ter esse falante?
OBS:dis que é 8ohms,já sei que tem q ser um falante de 8hms.

Desde já agradeço.
(caso estiver infringindo alguma regra postando esse link,me avisem que eu edito imediatamente).

Staiver
Veterano
# jan/10
· votar


condor.guitar

Cara tu ta com exatamente a msm duvida que eu tive,eu improvisei com papel contact,olha vc como fikou.
http://img10.imageshack.us/i/dsc01593f.jpg/

André Maciel
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu adiquiri uma Tagima 635 recentemente e ela tá meio "detonadinha"... pra completar o visual vintage eu tava pensando em colocar uns cigarros no headstock pra ficar aquela queimadura... sendo que tem um porém: o headstock dela é muito envernizado, então, será que dá pra fazer a queimadura mesmo ou o verniz vai atrapalhar?

Deivison_lins
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola, gosto do som estalado de strato, de floyd rose e braço escalopado. Eu conseguiria um som estalado se eu trocar os captadores do braço e meio da E2 e por tex-mex no lugar deles??
O corpo é de Cedro e o braço de pau-marfim, as mesmas madeiras da T-735 - Strato da qual gostei do som.
Eu conseguiria o som estalado q eu quero?? Ou seria mehor comprar a T735, abrir mão da ponte e mandar escalopar mais tarde?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Staiverr
Cara, vc tem que construir uma caixa para o falante e tem duas opções de ligação:
1) Se o amp tiver uma saía spkr atrás (speaker), ligue a caixa nela.
2) Se não tiver, desconecte o falante, e emende o fio da nova caixa nele.
Respeite sempre a impedância (ou o amp queima ou "fala" baixo), e compre um falante de baixa potência ( o ideal seria importar um, mesmo usado, pelo E-Bay. Se não conseguir, compre um Selenium 12G1). Sempre deve haver sobra de pot~encia por parte do falante.
André Maciel
Não vejo o porque de fazer isso....Só tome cuidado para não queimar de mais....
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Deivison_lins
Cara, eu não gosto de capt (Tex Mex). Os Sound/Malagoli Traditional Texas são melhores.
Abç

Deivison_lins
Veterano
# jan/10
· votar


Mas e ai...se eu por o Sound no lugar dos texas...conseguirei o timbre estalado?? Mesmo a guitarra sendo desenvolvida HSH?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Deivison_lins
Cara, captador algum faz milagre, nem é como "receita de bôlo". Não tem como saber ao certo a não ser instalando. Eu recomendei esse por que é bom e por provavelmente suprir a sua necessidade.
Abç
Esse é um grande erro da rapaziada aqui: Achar que a instalação desse ou daquele captador vai proporcionar esse ou aquele som. Não é assim que a coisa funciona; luthiería não é informática, no qual vc instala um determinado software para determinada função e sabe exatamente qual será o resultado. Cada guitarra (incluindo aí o guitarrista e o equipamento), é única e nenhuma soa exatamente igual à outra, nem tampouco se obtem exatamente o som que vc ouve no disco através da colocação de um captador (e mesmo se vc comprar TODO o equipamento idêntico ao de um guitarrista famoso).
Portanto, apenas compre e instale os captadores que lhe indiquei que, provavelmente, e somado à todo o resto (cordas, cabos, amp, equalização, etc), ele te responderá bem.
Abç

Deivison_lins
Veterano
# jan/10
· votar


Blz cara...Já tow vendo uns circuitos aqui pra por 2 tones e vou pegar esses sound q vc me recomendou, qq coisa q faltar eu vejo nos progs dos equips. VLW mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Deivison_lins
Não esqueça de postar o resultado aqui, até para a orientação dos outros foristas.
Abç

pscb
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Prezado Bertola, tu conheces as guitarras top da Tagima? Digamos T 737 Custom, Infinity Custom e as signatures. Pagar 3 mil numa dessas (todas com ferragens Gotoh ou Sperzel e caps Seymour Duncan) é bom negócio ou tem algo mais interessante com essa configuração? Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Costa 85
Sim, e são boas guitarras.
Quanto a pagar esse preço...Não tenho como responder...
Abç

Savage Messiah
Veterano
# jan/10
· votar


Pergunta pro Bertola mas nao se restringe só a ele.
Comprei ha pouco tempo uma Ibanez RG370DX e estou com alguns pequenos problemas com ela, nada muito sério, mas quero saber se posso resolver facilmente e de preferencia sem gastar grana.
1) Sobre o floyd: muito bom, aguenta alavancadas até encostar no braço e nao desafina, o problema é que quando a alavancada é no sentido contrario ela desafina. alavancando devolta ela volta ao normal. isso resolve se eu trocar as molas?
2) Regulei em casa mesmo e alinhei o floyd paralelo ao corpo só q ficou trastejando bastante, nao a ponto de "engolir" a nota, mas nao dá o mesmo sustain, principalmente nas diving bombs. pra resolver isso eu teria que lixar os trastes?

valeu, see ya

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Savage Messiah
Em 1º lugar, alavancar "para trás", não é uma boa coisa...
Sim, podem ser as molas.
Talvez vc tenha abaixado demais as cordas, verifique isso. Lixar trastes não é a solução para esse problema, talvez o "rebatimento" dos trastes em que estão havendo os trastejamentos (isso é um serviço de luthier).
Abç

Savage Messiah
Veterano
# jan/10 · Editado por: Savage Messiah
· votar


valeu Bertola
qual o problema em alavancar pra tras?

o EdgeIII gera muita duvida de regulagem, quando puder vou postar uma foto do perfil da ponte pra galera analisar,
e pra quem tem experiencia me dar umas dicas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Savage Messiah
qual o problema em alavancar pra tras?
Força o braço ocasionando empenos, força os pivôs, fazendo-os soltar do corpo ou mesmo rachar a madeira na região onde eles se posicionam, aumenta muito o desgaste das molas.
Porque alguns músicos (profissionais) podem fazer isso? Porque eles tem grana e recebem guitarras de graça sendo "endorsees" ou tem técnicos e luthiers à disposição.
Com esse procedimento, uma guitarra não dura muito....
Abç

Savage Messiah
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entendido
alavancada pra trás no more :S

Bebum
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bebum
Cara, compre a série traditional "vintage" ou texas". Vai melhorar bastante.


vlw, eu quero tira um som tipo iron maiden, metallica, quase tudo no genero, vai ficar bom esses captadores? e quanto a parte eletrica eu tenho q mandar mudar alguma coisa tambem?

foi mal a perturbaçao uehauehua, vlw Bertola

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Força o braço ocasionando empenos, força os pivôs, fazendo-os soltar do corpo ou mesmo rachar a madeira na região onde eles se posicionam, aumenta muito o desgaste das molas.
Eu já imaginava isso tudo referente esses desgastes dos pivôs e molas, mas uma coisa me chamou a atenção: uma alavancada para "trás" gera tensão suficiente para empenar o braço com o tempo? Porque na alavancada para trás pode rachar a madeira e uma alavancada para frente não tem esse perigo?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)