Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Dexterzin
Compre um overdrive da Groovin... Ou um EFX.
RennanRdC
Cara, vc pode comprar 6 "in line" e instalar as de baixo invertdas, ou então comprar avulsas...
Abçs

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vc sabe se aqui no brasil vende uma tinta para escurecer escalas? (ebano,rosewood)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

MAIDENMANIACO2009
Em qualquer loja de madeira vende. É um corante chamado Vieaux-chenne. Mas só pode ser usado em madeiras ainda não trabalhadas.
Abç

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# abr/10 · Editado por: MAIDENMANIACO2009
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw!!!!!!!!!!!!
e vc sabe a diferença entre o corte (para braços) flatsaw e quartesaw????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

MAIDENMANIACO2009
Sim, flatsaw é assim:
0_
Quartersaw é assim:
0 -
Abç

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
nao entendi, tem como explicar denovo? pq o quartesaw eh mais claro?

Ian Anderson
Veterano
# abr/10
· votar

MAIDENMANIACO2009
flat saw
Flat saw2

quarter saw
quarter saw2

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Ian Anderson
Valeu!
Abç

André Maciel
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, por favor, vc pode me explicar quais as consequências de colocar trastes extra-jumbo? O que eles facilitam e o que dificultam?
Obrigado :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

André Maciel
São largos demais, e, com o desgaste o ponto em que se dá a afinação desloca-se, resultando em desafinação.
Não os considero adequados. No meu entender, os melhores trastes são os médio-jumbo.
Abç

Damasceno.
Veterano
# abr/10
· votar

Bertola! Tudo bem!?
Olha.. fuçando um pouco aqui no FCC, vi que você conhece os captadores Intruder..
Eles tem muito ganho.. fato. Estou muito interessado nele, até pelo seu preço, um tanto tentador, mas.. é possível manter certa versatilidade com ele? Não que eu queria colocar Intruder para tocar Pop rock rs. Quero tocar metal, mas nada muito trash rs. Uma coisa meio Dream Theater, um pouco Steve Vai.. Controlando a sua saída nos efeitos, é possível manter certa versatilidade?
Um abração.

malucobeleza666
Veterano
# abr/10
· votar

Muricio Luiz Bertola

Cara disponho de 2000 dinheiros, só que meus equipamentos todos são MUITO ruins, exceto o cabo. Levo o estudo da guitarra á sério, dispondo de bastante tempo para estudar, queria pedir uma opinião: O que você acha mais proveitoso adquirir, uma boa guitarra ou um amplificador? Tendo em vista que nos Próximos anos me dedicarei ao estudo da guitarra, e não á banda, apresentações( Até por que não terei gabarito para isso tão cedo...hehe) Você acha mais vantajoso comprar um amplificador decente ( o meu é um de açougueiro, que nem o povo aqui fala ehehe) e estudar com uma Eagle stratocaster( minha guitarra) ou pegar uma guitarra melhor, usando VSTs para treinar, gravar? Valeu cara!

^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Damasceno.
Sim, é. Vc tem que controlá-lo no botão de volume de sua guitarra, não nos pedais.
malucobeleza666
Cara, na minha opinião, nada como um bom amplificador.
Com essa grana vc podería adquirir um valvuladozinho (como os do Max, de 14WRMS com chave para 1/2 potência, e que na potência total dá até para palco) e ainda "upar" sua Eagle (principalmente se for das antigas) com capts Sound/Malagoli e novas tarrachas).
Eu não entendo nada de VST's...
Abçs

malucobeleza666
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Hummmm interessante cara..., até por que não gosto muito de usar VSTs, Prefiro o velho amplificador. Valeu mesmo cara!! Vou pesquisar mais sobre handmades, vantagens, desvantagens. Sempre tive um certo 'preconceito' com handmades, não sei por que (pura ignorância), Irei pensar também na possibilidade de dar uma upada na minha guita. Valeu mesmo cara.

Ian Anderson
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
pode dar uma ajuda, nesse tópico, surgiu uma duvida sobre pots (250k/500k)

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/p6#6738644

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Ian Anderson
Feito.
Abç

nichendrix
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, me tire uma dúvida, meu primo comprou uma guitarra dessas Menphis, um modelo Les Paul, só que eu estou apanhado pra burro para regular ela.

Se folgo o tensor 1/6 de volta, a ação sobe bastante, mas se aperto o tensor e deixo as cordas numa altura confortável, surge um trastejamento do 13º traste em diante e se compensar na ponte, as cordas voltam pras alturas. Eu não estou mechendo muito, só 1/6 de volta pra cada lado, tentei várias frações entre + e - 1/6 de volta, mas parece que não existe meio termo nessa guitarra.

Tem alguma dica sobre o que fazer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

nichendrix
Cara, ANTES de regular o tensor com as cordas novas vc precisa 1º apertar o tensor, afinar as cordas e deixar a guitr "descançando" durante um tempo. Depois verificar a ação das mesmas e regular a ação (ponte). Repare que a altura das cordas primas é menor que as bordões, portanto, a ponte tune-o-matic ficará inclinada. Depois vc precisa conferir os trastes, pois, nessas guitarras baratas (e mesmo em de marcas mais consagradas), é necessário rebater vários deles, e isso é um serviço que exige experiência, até meso pode ser necessário um nivelamento dos mesmos, por fim, proceda um polimento dos trastes.
Se nada disso resolver....Aí a parada é séria...
Abç

nichendrix
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu vou tentar aqui, as minhas guitarras regulo sem problemas, eu o que me intrigou foi justamente o trastejamento ser depois da 12º casa (começa na 13º), quando pela lógica e todas as minhas experiências anteriores, ele deveria ser no começo ou no meio da escala dependendo da concavidade.

sperms
Veterano
# abr/10 · Editado por: sperms
· votar

Bertola, o que você me diz da série RX da ibanez? To pensando em comprar uma por R$350,00 ela está bem conservada... vale a pena?
Ela é HSS
abraço

Practus
Veterano
# abr/10
· votar

Bertola,

Estou com uma dúvida: Penso em investir em uma Strato Americana, na casa dos U$1.000,00. Com a sua experiência, é possível fazer uma guita com Luthier melhor, com esses valor?

Outra... muita gente compara Stratos Mexicanas com as Americanas, dizendo que ambas estão muito próximas na construção, sendo que o que difere são os captadores e as tarrachas... Você concorda? Se fosse isso, por que a maioria não compra uma Mexicana e troca só os captadores/tarrachas?

Valeu pela a ajuda,

Um abraço,

renanozzy
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, essa pergunta já deve ter saído aqui mas não consegui encontrar... Aquelas misturas com limão feitas em casa podem mesmo ser passadas no braço da guitarra? Além de limpar elas deixam o braço mais liso? E como se faz a tal mistura?

O braço da minha guitarra ta muito ruim de executar slides, os dedos chegam a travar e não desliza mais. Passar a mistura de limão já resolve? Se não, o que eu faço?

Practus
Veterano
# abr/10
· votar

renanozzy
Aquelas misturas com limão feitas em casa podem mesmo ser passadas no braço da guitarra?

Cara... me meti a reformar meu violão de mais de 40 anos (um Del Vecchio que foi do meu pai...), e passei essa mistura na escala. Achei que ficou muito bom... Não me lembro exatamente as proporções, mas não deve ser difícil encontrar isso na Internet. Acho que o nome dado era algo como True Oil, ou coisa assim...

Mas claro que o Bertola poderá responder melhor...

Abraços...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

sperms
Cara, essas séries baratas da Ibanez são bem ruinzinhas....
Practus
Possível é sim, tanto que tenho algumas Stratos semi-prontas que venderei por essa base de preço.
Sim, as Fender MIM algumas vezes são tão boas quanto as MIA.
Mas é preciso experimentar para escolher as que soam bem (na verdade, esse procedimento devería ser feito com qualquer guitarra, posto que existem variações de sonoridade em todos os instrumentos e marcas), e, às vezes nem é necessário trocar nada (a não ser para colocar capts ainda melhores). Não é a maioría, posto que esses NÃO podem comprar uma Fender (que dirá uma MIA), na verdade as pessoas se ligam muito em marcas. Marca e procedência (onde foi construída), não é nada. Timbre é tudo.
renanozzy
Cara, passe o bom e velho óleo de peroba. Muito melhor que óleo de limão....
Abçs

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Aconteça o que acontecer, não saia do forúm também blz?

sperms
Veterano
# abr/10
· votar

E as squier california séries? São boas? madeira e talz? Aqui tem uma por R$600,00 ta bem conservada... vale a pena?

vlw!

Practus
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Possível é sim, tanto....

Valeu pela resposta...!!!

Grande abraço!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

sperms
Cara, compre um SX SST57 ou 62 que é mais jôgo...
Abç

lindoso
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá mauricio, tenho algumas duvidas a seguir:

1 - Para diminuir o problema de instabilidade na afinação de uma guitarra tremolo, os abaixa cordas do tipo "roller" ajudarao em alguma coisa?ou é algo desnecessario?

2 - Minha guitarra possui 3 molas, e tem espaço pra mais 2,
5 molas deixariam a ponte mais mole pra alavancar?

3 - Queria saber qual é a utilidade daquela pelicula de aluminio que fica logo abaixo dos potenciometros, ja ouvi falar que é pra nao haver chiados ou coisas do tipo no som da guitarra...mas, queria ouvir, ou ler, rsrs, de um profissional sua utilidade.Tambem queria saber se eu blindasse a traseira do escudo toda, que beneficios isso traria ao som da guitarra.

4 - Qual é o jeito ideal de se colocar as cordas na guitarra, de modo que elas fiquem bem macias?o jeito que eu faço(enrolar 3 a 6 vezes antes de passar no orificio) eu ouvi de um luthier, mas achei as cordas meio duras desse modo.

Agradeço pela as respostas!!

Eagleyes
Veterano
# abr/10
· votar

Bertola, aqui vai o link que não abriu. Não sabia da existência dessa área aqui xDD

http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_95775_1526_Guitarra-Co ndor-LP-Custom-%7C-Captadores-Gibson-%7C-c--capa-%7C-Usada

Então, você acha que vale comprar essa guitarra ela estando R$ 2.100,00 tendo captadores Gibson 490R e 498 mas amassada atrás?