Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Ian Anderson
Veterano
# jan/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar


close topic,

agora eh Tópico Oficial de Perguntas a Jandira

cade o Bertola e o Seiji

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


a.y.o
acho que seria soh trocar, quando troquei não me deu problema

se a duvida eh como trocar e regular? qual o modelo da sua guitarra

Jandira
Acho que são as mesmas, dos tópcos que li sobre molas ninguém falou em diferença

Metahler
na internet, loja ou luthier, mas tu compra indiviudal elas depois monta como quer.

mas ja não tinha instalado as tarraxas na guitarra

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson
auhauhauha, eu só tentando dar a minha opinião já que o Bertola tá fora, lógico, não me intrometo no que eu não sei.

Sobre as molas, eu pesquisei e acabei descobrindo que são as mesmas sim. Mas é importante serem de iguais procedência pelo fato da resistência poder ser diferente por causa do material e outros fatores também...

ValdeciiNeto
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola.. pois é amiigo.. o meu negocio com a guitarra furou.. rsrs agora vo tenta investirem uma com humbucker na ponte.. marca eagle por 300.. acha que seria uma boa ?

[/sabe aqela guitarra azul que ficava com as pontas pretas? VC ME FALOU QUE ERA SUNBURST pois é.. pesquisando achei que ela tbm pode ser chamada de azul transparente.. :D:D

Obrigado aeh !'..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Pessoal, eu estou de férias...Estou viajando (no momento escrevendo de uma Lan House). Só retorno na semana que vem...E olhe lá.... Portanto, evitem fazer perguntas aé lá, OK!

John Urban
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Moderadores, pra ajudar nosso amigo Bertola a não ficar com um monte de perguntas acumuladas. Sugiro fechar o tópico até o mesmo solicitar abri-lo novamente.

Abçs

Ian Anderson
Veterano
# jan/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar


Jean Arrabal

bom eh que tem ainda o Seiji, que esta sumido.

mas tem muita gente aqui que tem capacidade de responder certa perguntas

ex:

Bog
MMI
Nick"pedia"Hendrix
Jandira

Eu posso ajudar em algumas coisas

não sei se fechar seria uma boa

Symptom
Veterano
# jan/10
· votar


também me disponho a ajuda no que eu souber, claro...

mvmarquezini
Veterano
# jan/10
· votar


Acho que não precisa fechar o tópico, basta o pessoal manerar nas perguntas, e esperar o bertola voltar das tão merecidas férias

Feliphph
Veterano
# jan/10 · Editado por: Feliphph
· votar


Gente desculpem pela confusao q eu vou causar...
Mas é serio eu pesquisei (e muito...).
Mas nem um tópico deixou muio claro essas perguntas.
Esse Tópico q eu to fazendo vai servi nao só para responder augumas perguntas como pata controlar o número de tópicos explicando as mesma coisas.
PERGUNTAS:
Qual a melhor Ponte:Tremulo standard,Floyde Rose,Tipo Wilkinson ou Arditail ou fixa?
Qual a diferença de ter 2 ou 1 controle dde tonalidade?
Qual a dirença entra a posiçao do(s) captadore(s) ("Perto da ponte ou perto da Escala?)
Qual o melhor tipo de madeira em relaçao a peso e timbre?
Qual a diferença de ter 21,22,24,27 trastes?
Pedaleira Zoom G1 fica boa com Fone?
Pedal de expressao em padeleiras fas muita falta?
Quais as marcas de guitarras de baixo custo (baratas) que tem um timbre legal?
Qual a marca de guitarra que da pra ser usada por inicantes (que tenha guitarras que tenham uma boa pegada um bom timbre e talz)?
Qual aguitarra masi recomendade para os estilos de musica Rock/Hard Rock/Rock in roll?
Qual marca é melhor?Memphis ou Wahburn?

Pessal respondam oq der certo?

Obrigado pela compreençao,Vlws...

Valter Bergamo
Veterano
# jan/10
· votar


Feliphph

Boa tarde ao pessoal, tava dando uma passada nos topicos e nao quero me intrometer no topico q nao [é meu, so to passando pra dar um Feliz 2010 a todos ai,

Quanto a pergunta, o que posso dizer que é muito relativo o "bom e ruim",
Por exemplo, ter 21,22,24 etc trastes, pra uma pessoal que domita tecnicas que necessitem de uma amplitude maior de notas na guitarra, ele vai achar excelenter ter 27 trastes, mas alguem q nao utilize , seria desconfortável, já se torna desconfortável pelo fato das distancias entre os trastes serem pequenas.


Quanto a madeira, o peso esta diretamente ligado ao timbre, escolher qual é a melhor é dificil por isso, mesmo que seja apenas o tipo (entendo eu que se refira a classes de arvores).


As peças tb tem o fator de utilização, preço que o musico esta disposto a investir.

Algo legal de se enfatizar é que quem é a pessoa mais indicada pra saber se esta na hora de trocar alguma coisa do instrumento por outro "melhor" é o proprio músico na hora que identificar que tem que avancar ou que algo do instrumento ja não atende mais devido a evolução técnica e de conhecimento do musico.

OK

Um abração e ate pessoal... voltei a atuar mais no forum e no meu topico tb.

Ate+

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Feliphph

Sobre qual melhor melhor ponte:
Isso depende do gosto e pegada da pessoa

mas vão aí algumas caracteristicas

Tremolo Standard - Permite dar vibratos emburando a alavanca pra baixo, e vem com micro afinação

"Tipo Wilkinson " - Eh o mesmo que o Tremolo Standard, soh q en vez de vir com 6 parafusos vem com 2.

Floyd Rose - permite tremolos emburando a alavanca pra baixo e puxando para cima, e vem com micro afinação e trava

"Tipo Kahler" - eh Tipo a Floyd, mas o funcionamento eh diferente e ela tem a opção de ajuste dedistancia dos carrinhos

Bigsby e Maestro - são pontes mais vintages permite leves tremolos emburando a alavanca pra baixo e puxando para cima. a micro afinação tem que vir com rollers para não danifica-la, elas tem mais sustain que as de cima por não necessitarem de esvações a mais na madeira

Harditail e fixa - É o mesmo tipo de ponte ela não tem a capacidade da fazer vibrato. Na maioria das vezes vem com micro afinação. Com elas se incomoda menos com desafinações pois não tem o vibrato.

obs: a questão de sustain e desafinação não soh depende das pontes como fator.

Qual a diferença de ter 2 ou 1 controle de tonalidade?
quando tem 2 controle de tonalidade pode dar tons diferentes para diferentes catadores.

ex: Stratocaster (normalmente eh assim os controle das Stratos)
Volume - controla o vol de todos os captadores
Tone - controla o tom do captador do braço
Tone - controla o tom do captador do meio
(e o captador da ponte fica sem controle de tom)

Qual a dirença entra a posiçao do(s) captadore(s) ("Perto da ponte ou perto da Escala?)
Braço - produz um som mais grave e limpo
Ponte - produz um som mais agudo e distorce com mais facilidade

Qual o melhor tipo de madeira em relaçao a peso e timbre?
Essa pergunta não ficou muito clara, mas a questão do gosto disso seria pessoal

Ash - Timbre agudo e cristalino, muito usado em Telecasters
Mogno - Timbre greve e gordo/cheio, muito usado em Les Pauls
Alder - Faz um meio termo ente as de cima Timbre Medio/Agudo e , muito usado em Stratocaster
Cedro - Substiui o Mogno em algumas guitarras
Basswood - Substitui o Alder em algumas guitarras, mas tem um som puxado para Medios/Graves

Qual a diferença de ter 21,22,24,27 trastes?
Fica a gosto do guitarrista.

Quanto mais trastes maior a escala disponivel de tons, mas quanto maior o numero de trastes menor fica a distancia entre eles.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Espetinho
Não quer seu nome no titulo do tópico jah que luthier também

e quando vai postar o resto do material?

Jandira
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jandira
· votar


Feliphph

Qual a melhor Ponte:Tremulo standard,Floyde Rose,Tipo Wilkinson ou Arditail ou fixa?
Não existe isso de qual é a melhor, existe equipamento de boa qualidade ou não, cada tipo de ponte tem a sua aplicação. Dá uma pesquisada nisso;

Qual a diferença de ter 2 ou 1 controle dde tonalidade?
Com 1 Tone você controla a tonalidade (de grave até agudo) de 1 captador, com 2 Tones você faz isso para 2 captadores;

Qual a dirença entra a posiçao do(s) captadore(s) ("Perto da ponte ou perto da Escala?)
O timbre dos captadores da ponte tendem a ter um som mais agudo e "rasgado", os captadores da Escala tem um timbre um pouco mais grave e encorpado;

Qual o melhor tipo de madeira em relaçao a peso e timbre?
Não existe isso de melhor tipo de madeira, as madeiras tonais, cada uma tem uma caracteristica diferente ou parecida com a outra, uma é mais densa, outra realça as frequencias médias-graves e assim vai. "O que existe mesmo é madeira bem arranjada"

Qual a diferença de ter 21,22,24,27 trastes?
Quanto mais trastes, mais casas sua escala vai ter e elas são sempre mais agudas.

Pedaleira Zoom G1 fica boa com Fone?
Se ela tiver saída estéreo e tiver um simulador de AMP sim;

Pedal de expressao em padeleiras fas muita falta?
Cara não é essencial, mas eu não compraria uma pedaleira sem um pedal de expressão.

Quais as marcas de guitarras de baixo custo (baratas) que tem um timbre legal?
Depende o que é barato para você, eu gosto de falar em relação custo x benefício, Strato tem a SX SST 57, Les Paul tem a Condor CLP2-S e as Epiphone com exceção do modelo Special, SuperStrato pesquise sobre as Guitarras Cort e Schecter, SG tem as SX e as Epiphone;

Qual a marca de guitarra que da pra ser usada por inicantes (que tenha guitarras que tenham uma boa pegada um bom timbre e talz)?
Todas essas acima tem ótima relação custo x benefício;

Qual aguitarra masi recomendade para os estilos de musica Rock/Hard Rock/Rock in roll?
Cara dá pra tocar com qualquer guitarra, normalmente utiliza-se Strato, Les Paul, Explorer, Flying V. Se eu fosse escolher, eu pegaria uma CLP2-S ou Schecter de ponte fixa e corpo em mogno/nato pra esse estilo de música;

Qual marca é melhor?Memphis ou Wahburn?
Cara Memphis é uma sub-marca Tagima, não é uma marca boa não, mas já vi gente com uma Strato MG32 tirando timbres bem legais com essa guitarra, a Washburn é uma marca mais conceituada, mas nem tanto. Acho que você tem que focar mais os modelos de guitarras e suas caracteristicas;

gian.s
Veterano
# jan/10
· votar


Obrigado, Jandira.

Metahler
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson
aquelas tarraxas eram umas que ele tinha la, só colocou pra ver como que tava o som e como estava a manuabilidade

ele falou que sabia onde tinha as tarraxas pra comprar, tem como comprar tarraxas individuais? as da direita e esquerda?
se alguem souber onde tem, é bom dar mais opçoes de lojas

abraços

Feliphph
Veterano
# jan/10 · Editado por: Feliphph
· votar


Gente vlws por responder todas as minhas perguntas (q deve ter dado um trabalhao) mas nao podia escolher uma guitarra sem saber dessas respostas.
Vlws a todos.
Ahhh....
Só mais uma perguntinha...
Pra guitarras de baixo custo R$450,500 Memphis MG 130 é uma boa opçao?(Ja tem tópicos sobre isso mas as respostas eram muito pessoais e nao citavam suas carateísticas boas só as ruins...)
Obrigado denovo.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Feliphph

Eu não curti muito ela, principalmente quando testei, o humbucker estava chiando (e a principal coisa que o um humbucker deve faer eh não chiar) se quiser uam guitarra com floyd aconselho a economizar e pegar um Cort ou Schecter

mas pelo que vejo esta iniciando aconselhor a pegar uma guitarra mais simples como uma Memphis M32 ou Shelter Nashville para aprender a tocar primeiro, jah que a floyd eh chat de regular e principalmente de guitarras baratas não costumam seguara a afinação

Feliphph
Veterano
# jan/10 · Editado por: Feliphph
· votar


É mesmo vei
Floyde desafina d++ nao é estavel...
Axo q é melhor eu começar com uma strato...

Viics
Veterano
# jan/10
· votar


Tenho uma Golden GLD 150G, que vem original com 2 captadores Humbuckers Wilkinson.

Quero troca-los (ponte e braço) para pegar caps de um ganho bem alto, já que a guitarra é em basswood, quais vocês recomendam? Seriam caps pra tocar Heavy Metal / Hard Rock.

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# jan/10
· votar


Viics
eae cara mais especifimente que estilo de metal ?cite bandas.
quanto vc quer gastar em cada cap?

Feliphph
Veterano
# jan/10
· votar


Eu tava olhando o site da tagima e encontrei essa guitarra q (eu axo) q ela é boa porque possui 2 single e um humbucker q nem nem tao calma nem tao nervosa e pelo visto é uma boa guitarra ai vai o link:
[ http://www.tagima.com.br/nova_home/videos/T736_Special.asp ]...enfim vejam ela e comentem um poco pra me ajudar.

Kroeff
Veterano
# jan/10
· votar


Opa, boa noite pessoal.
Estou com um problema na minha guitarra que vem me encomodando há tempos...

As cordas parecem estourar sempre na região da ponte, eu acredito que ela esteja de alguma forma desgastada, e pelo que andei lendo, preciso passar uma lixa nela.

Como se faz este processo? Não gostaria de ter que levar a guitarra no luthier apenas para fazer isso...

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Kroeff
Cara se o problema é na ponte que está desgastada, não é algo simples fazer uma retifica nela, deixe que um luthier de confiança faça isso para você, caso vocês se aventure, pode até estragar a peça de vez e ter um prejuízo bem maior.

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Feliphph
Acho muito mais "jogo", você comprar uma SX SST 57/62 e trocar os captadores dela.

Eu tenho uma, que ainda está toda original, e tem um timbre bem legal, apesar de que já comprei as peças da minha só estou esperando chegar pra troca-las.

JonathaS2
Veterano
# jan/10 · Editado por: JonathaS2
· votar


Pessoal, gostaria de pedir a opinião de vocês, tenho uma guitarra tagima (memphis) "fraca", e vou comprar uma nova guitarra, só que, a minha guitarra já não tá segurando a afinação como antes, tipo, toco uma música, 2 (sem alavancadas) e já tá desafinado, não muito, mas incomoda ^^ e queria saber se vale mais eu comprar uma Shelter essas de 600~800 reais agora, mês q vem, ou esperar até o fim do ano e comprar uma Schecter Extreme? continuo treinando na minha guitarra, só toco ela em casa. Agradeço. Abç.

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


JonathaS2
Já que você já tem uma guitarra eu esperaria mais e pegava uma Schecter Extreme.

condor.guitar
Veterano
# jan/10
· votar


JonathaS2 com esse dinheiro eu juntava um pouko e pegava Schecter Extreme ou uma cort X6

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Olá pessoal
Estou retornando, mas ainda meio "lentamente", ok!

Viics
Recomendo os Sound/Malagoli Traditional. Se tu quiser algo ainda mais forte, os Intruders.
JonathaS2
Cara, em 1º lugar eu recomendo que vc leve sua guitarra a um luthier para que ele regule-a por inteiro e troque o jôgo de molas da ponte. Por outro lado, a compra de uma Schecter é um ótimo investimento.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola: Estou retornando, mas ainda meio "lentamente", ok!

Eita ressaca boa! hehehe

Abs!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)