Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Juninho182full
A série atual é a LV. A TF está "fora-de-linha"; mas, se vc achar um novo ou usado em boas condições, pode comprar.
guitarg3
São capts de qualidade comprovada.
lennon.jesus
Cara, Vc comprou uma guitarra razoável, portanto, estude todas as possibilidades dela primeiro e, depois, veja se há, ou não, necessidade de algum "up-grade".
Abçs

victorhb
Veterano
# fev/11
· votar


Ae Bertola,

Minhas mizinhas estão estourando muito rapidamente, to com um monte de jogos de cordas com as outras cordas, porque ando ultimamente só comprando os jogos por causo da mizinha. Hoje estourei mais uma, durou 5 dias.

Uso 0.010 com floyd, as cordas tão estourando nos bends, exatamente onde eu faço. To pensando que a tensão pode estar muito alta, apesar de a ponte estar regulada e totalmente na horizontal, quais são os outros fatores que podem estar contribuindo para uma tensão acima do normal?

Minha guitarra é uma Samick Artist Series. Valeu.

Daybilow
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu não quero te encher o saco , mas você não tem ao menos um palpite ? Você é o luthier mais habilitado que eu posso perguntar... Afinal , as cordas estão novíssimas , limpo-as com pano perfex , passo fast fret , lavo a mão... Não consigo achar um motivo para acontecer isso , ainda mais com cordas novas e de qualidade...

claudio.oc
Veterano
# fev/11
· votar


prezado Bertola,

Uma ultima duvida, o jack para o uso em captadores ativos tem que ser stereo ? Obrigado. Abs.

Juninho182full
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela sua opinião,mas eu sei que é questão de gosto e tal..
mas na sua opinião você pegaria um Laney Lv 300 ou um Fender blues JR?

guitarg3
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas vc já testou eles, ouviu o som deles? Os dois em termos de qualidade e som são do mesmo nível ou o gibson possui qualidade superior?

Floyd N Roses
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

OPA Bertola...tudo bem? ;]


Pow...to com um probleminha aqui e queria saber se você não pode me ajudar!


É o seguinte...eu tenho um violão [aço] Yamaha APX-4A eu de um tempo pra cá eu venho sentindo que ele ta desefinando as oitavas. E o estranho é que a "desafinação" não é igual para todas as cordas...parece que as oitavas vão ficando mais desafinadas conforme a espessura da corda vai diminuindo [ou seja...no 'MI GRAVE' a diferença é quase impercepitível...já na 'mizinha' a diferença é MUITO GRANDE (quase meio tom)]!


Primeiro pensei que o problema devia ser no tensor...mas o braço do violão tá RETINHO [igual o da guitarra]!


Porque na minha guitarra eu já to acostumado a fazer a regulagem geral [ação...oitavas...tensor...etc...]. Mas no violão [como vc já sabe] a coisa 'muda de figura'...não é tão simples assim... =/


Você tem alguma ideia de como eu posso 'resolver' isso [sem levar o violão em um luthier]?? Nem que seja alguma coisa meio 'provisória' até eu conseguir um $$$ pra ir num luthier!!! ;D


Desde já...VALEU!!! \m/




Um abraço!!! o///

David.H.Bispo
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas se eu colocar um cerâmico numa guitarra HsH não vai desmagnetizar o single do meio??

AronCabelo
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu Estou com problema De trastejamentos ,
Tipo Quando vou fazer um harmônico artificial , é necessário usar a ponta do dedo pra sair o harmônico , só que está com uma espécie de trastejamento que quando sai o harmônico o som logo some.

Poderia me explicar o que está ocorrendo , já regulei o tensor , o braço está levemente côncavo , e as cordas não estão nem baixas e nem altas !
Qual será o problema , nivelamento dos trastes?

E outra, é bom deixar o braço Reto ou com pouca concavidade ?

Desde já agradeço!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/11
· votar


Olá,

O que você me diz das epiphones dos anos 80? Surgiu uma oportunidade de pegar uma epiphone sg custom (de 3 captadores) de 1988. É koreana, certo? É boa essa guitar? Meu irmão ia conseguir ela por 800 reais, já que o vendedor deve grana de uns serviços pra ele. Entao eu venderia minha Sx gg1 e com a grana pegaria essa epiphone sg custom.
Vale a pena? As epi dessa epoca sao legais?

Obrigado pela ajuda

Abçs

Gmenezes
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi, tudo bom??
Cara, estou querendo uma les paul, e estou com uma duvida enorme, mas como não tenho grana para uma gibson, dos modelos les paul mais em conta, qual vc acha a melhor.

Epiphone, Condor, SX, LTD, PRS SE, Greco

hoje eu vi uma Greco, e fiquei impressionado, linda, na aparencia é sem duvida a mais proxima de uma gibson, o peso da guita, o hardware ... (mas, enfim, sou leigo)
dessas que eu falei, qual vc indicaria , ou se vc concorda com o cara da loja, "que era a melhor opção de les paul, fora gibson", ele falou que a Greco da de 1000 que é bem melhor que todos esses modelos les paul do mercado.

Obrigado ai pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


victorhb
Pode ser que o trastes não esteja polido...
Daybilow
Cara, certas coisas não podem ser respondidas sem que o instrumento seja detidamente avaliado por um profissional. Nesse caso, eu não encontro nenhuma explicação plausível para o fato, portanto, só uma avaliação "in loco" poderá responder.
claudio.oc
Sim.
Juninho182full
Um Fender Blues Jr.
guitarg3
Cara, essa pergunta não pode ser respondida peremptóriamente...
Ambos são capts de qualidade comprovada (e eu já trabalhei com os dois), agora, como vão responder em sua guitarra? É outra coisa....
Floyd N Roses
Cara; outra pergunta sem resposta, pois isso não faz sentido em se tratando de violão. Até porque o rastilho é fixo, portanto, não há lógica nisso.
David.H.Bispo
Eu nunca ví isso acontecer....
AronCabelo
Cara, harmônico artificial é uma técnica como outra qualquer, e, se houvesse trastejamento, o som nem sequer sairía. Deve haver outra explicação. De qualquer modo, um ligeiro nivelamento/polimento ajudaría o seu instrumento a ficar com a escala (trastes) mais "limpa", facilitando tal técnica.
Motoboy From Hell-SDMF
Sim, essas Epis coreanas são melhores em madeiramento e acabamento que as atuais (embora em matéria de capts e tarrachas, não).
Gmenezes
Cara, se for uma Greco dos anos 70/80. Compre já!
Abçs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmmm entendi! Bom, minha les paul gg1 está com ferragens Gotoh. Acho que se eu vender ela, eu boto as ferragens originais e depois coloco as gotoh na epi sg =)

obrigado pela ajuda

abraço

Gmenezes
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola

cara é uma Greco Les Paul Custom de 84 .... posso mandar bala então ...

Valeu cara, brigado

Floyd N Roses
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara; outra pergunta sem resposta, pois isso não faz sentido em se tratando de violão. Até porque o rastilho é fixo, portanto, não há lógica nisso.

É...isso que eu tava pensando também [não tem lógica]! °.°


Mas então...como faz quando o violão está com as oitavas desreguladas?! O problema só pode ser através do tensor mesmo?! =/


Será que aumentando [ou abaixando] um pouco a altura do rastilho eu não consigo resolver o problema??!!! o.ô


Ô coisinha complicada que é regulagem de violão viu!!! ^^ ...hehehe


Brigadão aí pela atenção...MESTRE!!! \m/





...o///

David.H.Bispo
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, a viva gold tem espaçamento o suficiente pra colocar um sergio rosar quad blade 43 na ponte?

Carlos Bucar
Veterano
# fev/11
· votar


fala seiji e Bertola! blz?
Ja procurei em muitos foruns e não encontrei nada especifico
Surgiu uma oportunidade para eu comprar minha LP gibson trazida dos EUA e tenho 2 opções
ambas tem o corpo solido(sem camaras, sem alivio de peso), braço estilo 50 em uma unica peça.
as diferenças
1ª caps 490 e 498 e escala em rosewood
2ª caps Burstbucker 1 e 2 e escala em ebano

não importo muito com a captação pois essa posso trocar minha preoculpação é quanto a escala.
o que vcs sujerem e pq qual os pros e contras de cada uma?

Obs.: quero um instrumento mais marcante com um som "presença", resumindo qualidade.
gosto de metallica, foo figther, led zeppling, green day, zakk e outros, nacional curto CBJ, barão, matanza e aliados.

mvmarquezini
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola ontem os saddles de piezo que instalei na guitarra pararam de funcionar, abrir a guitarra para ver se algum fio soltou e levei um susto pois a ponte da guitarra está deslocando a madeira e está quebrando a mesma.

Tirei uma foto para você dar uma olhadinha!

será que dá para consertar?

https://picasaweb.google.com/mvmarquezini/CondorGx50#

https://picasaweb.google.com/mvmarquezini/CondorGx50#55754076555404044 50

https://picasaweb.google.com/mvmarquezini/CondorGx50#55754076596093515 38

Pesticide
Veterano
# fev/11
· votar


bom aproveitar o tópico e perguntar pro bertola ou pra qualquer um que sabe

o seiji ainda ta trabalhando com construção?alguém tem o endereço dele ou contato,fui no endereço que me informaram e tava....deserto

pode ser pq é sabado,mas não vejo mais ele nem por aqui,bertola ou alguém se souber e poder me dar informação eu agradeço

Bonnerfl
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
opa mestre, eu tenho uma phoenix st-1 (strato), ela possui um braço um pouco mais fino (n eh mais estreito eh fino mesmo)q as outras (comparei com umas giannini) ,mas eu estava afim de mudar de 0.10 para 0.11. Teria algum problema ou eh so regula-la para tal encordoamento?
vlw!!!

salton
Veterano
# fev/11 · Editado por: salton
· votar


Olá. Tenho uma pergunta para os amigos do fórum.
Notei que alguns guitarristas adotam uma prática de passar as cordas por cima do tailpiece de suas Les Pauls. Gostaria de saber se esse procedimento promove alguma mudança, seja na tocabilidade ou no timbre.

Ilustrando:
http://www.tonetail.com/images/index_33.jpg

xanderayes
Veterano
# fev/11
· votar


Fala, Bertola!

Bom, não sei se cabe a você responder a essa pergunta já que não se trata de luthieria, mas mesmo assim vou perguntar.

Eu comprei agora a pouco uma PRS para substituir a minha Squier Affinity. Desde que eu comprei, não tenho mais usado a guitarra antiga. Ela é uma Squier Affinity acho que de 2007 com captadores da Malagoli. Você acha que vale a pena vendê-la ou o dinheiro recebido vai ser tão pouco que nem vale o esforço?

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sabe aqueles plugs P10 angulados?
Pois é, esses plugs com aqueles cabos pretos da Santo Ângelo ficariam bons para fazer cabos para ligação entre pedais?
Abç.

Caike_bend
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola, o que é splitar? =X

Valeu!

Mr.Leo Metal
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, cara, acho que você vai perder seu tempo respondendo minha pergunta pois minha duvida é meio boba. Assim olha...
eu tenho uma condor rx 10 (que preciso trocar logo claro) e agora eu peguei um Staner GS 120, muito antigo paguei super barato porem, to com medo do falante dele (15") estourar ou sei la, porque parece que foi trocado por outro, nao parece o original entao quero saber se qualquer falante especifico pra amplificador de guitarra pode ser colocado no lugar e tambem se qualquer tecnico em eletronica pode fazer isso.

Desde ja Obrigado

Mr.Leo Metal
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah, outra coisa tambem, minha guitarra é s-s-s tudo original da condor (um lixo, minha opnião). eu tenho conhecido nos eua entao queria saber se vale a pena pegar esse Captador pra colocar na Condor RX 10
/SJBJ-1 JB Jr
ou vale mais trocar de guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Gmenezes
Sim.
Floyd N Roses
como faz quando o violão está com as oitavas desreguladas?!
Não faz... Não tem como "regular". Tem como minorar a defasagem das oitavas...
David.H.Bispo
Acho que sim...
Carlos Bucar
Cara, é 6 ou "meia-dúzia"... Ambas são boas. No caso, a escala em ébano "pronuncia" um pouco mais de agudos...
mvmarquezini
Cara, vamos ter que recolar tudo e bloquear a ponte.
Bonnerfl
Sim.
salton
Não altera muita coisa não, apenas diminui um pouco a tensão.
xanderayes
É fundamental ter duas guitarras...
Joel_ESP
Esses são os mais usados para esse mister.
Caike_bend
"splitar" é desligar uma das bobinas de um Hb, transformando-o em "single-coil"
Mr.Leo Metal
Cara, o falante está ruim? Se não está e o som tá à contento...
Agora, se pifar, compre um Selenium 15PW3 ou 15CV4 e instale no amp...
Acho que vale a pena vc comprar esses capts, mas para instalar em outra guitarra......
Abçs

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite, Cara conhece um tal de VOXMAN OD20 Metal Drive ou outros da VOXMAN? Quebram o galho? É que um amigo meu quer me vender um, ainda não sei quanto, mas acho que vai ser baratinho... Até quanto R$ será que é aceitavel dar num VOXMAN OD20 Metal Drive? Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Bruno_Rock and Roll
Muito ruim....
Junte uma grana e compre um Axess (Giannini), ou Groovin...
Abç

Felipe1991
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Duvida sobre Setup:

To pensando em adiquirir um whammy, mas soube que ele é digital, e eu sou meio grilado com som digital...

Será que ele vai estragar meu timbre? Existe uma alternativa ao whammy que não seja digital?
PS:quero apenas um oitavador pra cima com pedal de expressão

Desde já obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)