Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Felipe1991
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Uma pergunta sobre ferrugem...

Eu tive uma guitarra que o captador do braço era cerâmico e o da ponte alnico...

Notei que o cerâmico era pintado e sem essa pintura ele oxidou super rápido...

Então eu to interressado num quite de caps que são de imã cerâmico e notei que eles também são pintados....

Será que vai acontecer a mesma coisa?
O imã cerâmico realmente enferruja mais rápido?
Desde já agradeço...

KiqToddy
Veterano
# fev/11
· votar

Tenho algumas dúvidas sobre ela, se algum luthier de plantão estiver por aí eu agradeço mas qualquer outro aí que entende um pouco de guita pod dá uns pitaco... kkk

Gosto de toca estilo Metallica, mas também curto um Dire Straits...

* os caps dela são bons? (n flei excelentes!)
* pela faixa de preço, (R$600,00/ R$700,00), eu acho outra melhor?
* ela é versátil? da pra tok bem desde um Dire Straits até um Iron Maiden?
* Durabilidade é boa?
* Ela é de compensado? pq quando testei ela pareceu bem leve perto das outras...
* Futuramente, dpois d uns anos, c eu quiser dá uma upada nela, (tpo colok uns caps Gibson...), vai valer o custo x benefício?
*O nut da guita é bom?

uff! Acho q eh isso...
C vc leu td isso m ajude!!!!!!!

_xandaoo
Veterano
# fev/11
· votar

Entãoo.. eu mandei a minha guitarra num luthier ae.. a guitarra voultou mto mara: as cordas baixinhas, mto susse pra tocar.. MAAAS eu afino todas as cordas direitinho dai qdo eu toco as cordas G e B juntas com distorção o som sai horrível.. as oitavas estão reguladinhas.. pedaleira jah testei com duas diferentes... pode ser problemas no cabo, captador??

Biologista
Veterano
# fev/11 · Editado por: Biologista
· votar

Editado.

David.H.Bispo
Veterano
# fev/11
· votar

Olá Bertola, estou querendo pegar a strinberg clg 63, ela é uma boa guitarra, será que compensa mais comprar ela, e já trocar os caps e os trastes ou pegar uma kx5 fr? Se eu comprasse ela, poderia instalar uma chave de tonalidade?
Desde já obrigado!

Stevenzin
Veterano
# fev/11
· votar

Olá, Bertola. Vc sabe se as guitarras RX-20 da Condor vem com espaço para 2 humbucker?

cicero.a
Veterano
# fev/11
· votar

Bertola ou qualquer um, sou novo aqui, mas preciso de ajuda. Eis aqui a minha questão.

Eu tenho um violão, e quero comprar guitarra, mas não sei qual comprar. Tenho dois mil reais para gastar, e quero uma com som encorpado, porém não gosto do som quente do mogno e provavelmente dos captadores alnico. Mas também não gosto do som "fraco" de guitarras pequenas e com "Floyde Rose".

Por favor, me corrija se eu falei alguma besteira, mas me dê uma sugestão. Um modelo, ou qualquer coisa do tipo me ajudaria.

Obrigado.

lehnox
Veterano
# fev/11
· votar

cicero.a
http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_102212_1526_Guitar ra-Condor-CLP-Set-gold--Top--Pouquissimas-Unidades--Made-in-Korea

é, pelo menos no que comentam aqui no forum, a melhor guitarra que vc pode ter com essa grana

abs

cicero.a
Veterano
# fev/11
· votar

Adoro esse corpo les paul, mas como disse, apesar de gostar do som encorpado do mogno, não gosto muito do timbre quente do corpo e dos caps.

É mais ou menos isso, eu gosto do timbre das stratos, mas falta profundidade, ou corpo.

Não sei se estou sendo claro, mas estou tentando. Você tem outra sugestão?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

lipe_2104
Cara, preciso que vc me ligue com urgência (para o celular).
trashit hc
Devem servir...
Felipe1991
Sim, enferrujam...
KiqToddy
De que guitarra vc está falando?
_xandaoo
Não sei o que pode ser.... Certamente equalização ou coisa parecida.
David.H.Bispo
Não gosto dessa marca....
Stevenzin
Não. Só um.
cicero.a
Então, compre uma semi-sólida....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170869606-guitarra-semi-acustic a-benson-gbsa-e60-frete-gratis-_JM
Abçs

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar

Maurício Luiz Bertola

Como faço para ganhar mais sustain com dist? Posso estar pendendo suntain por causa de ter muitos captadores(HSH)?
Afinar em Drop D com 0.09 fica ruim? Qual calibre ficaria bom? Toquei numa 0.11 uma vez e gostei, mas pra algumas coisas dificulta. Vc poderia me indicar um luthier na teodoro Sampaio pra regulagem e troca do calibre das cordas? E eu gostaria de deixar minha ponte(FAT10) mais firme porque ela levanta nos bends até demais. Pra isso precisaria de uma mola? Molas mais duras? São 3 molas. Se mais pra frente fosse comprar uma LP ou SG barata pra por cordas 0.11 até uns 500 reais qual eu compro? Entre LP e SG qual é melhor para afinações baixas, peso, cordas grossas?
Sobre pedais vc conhece os Danelectro Cool Cat? São de qualidade? Sabe se da pra conseguir dists de ganho médio com um Landscape Brutal Distortion? Conhece algum clone do Jackhammer que seja mais barato e bom? O ds1 aguenta músicas do Avenged Sevenfold como Nightmare?

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar

KiqToddy
De que guitarra vc está falando?

Ele tem uma Tagima PR100 acho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

felipelfln
Sustentação é resultado de uma série de fatôres e não apenas por conta de captadores.
Cara, no meu entender, 0.9 não é uma boa escolha para nada.... Pelo menos comumente...
Use 0.11 para afinações "baixas"
O ideal é usar o máximo possivel de molas e de maior tensão, ou mesmo bloquear a ponte.
Se vc está se referindo aos Danelectro Cool Cats antigos (série grande, com carcaça de metal), sim, os novos não são tão bons.
Eu não conheço bem essas bandas que vc citou, mas acho que vc não deveria se preocupar com o som deles, mas com o seu....
Abç

Velvete
Veterano
# fev/11 · Editado por: Velvete
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Essa Benson semi acústica está valendo a pena ou é só mais uma opção baratinha?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

Velvete
é só mais uma opção baratinha.
Abç

guizimm
Veterano
# fev/11
· votar

vc acha q os captadores da minha ibanez as73 valem a pena serem trocados?

Velvete
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Dê uma olhada por favor "nisso" e me diga se imagina o que seja/daonde veio essa guitarra

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170867553-guitarra-les-paul-ant iga-_JM

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

guizimm
Não sei.... Você sente a necessidade de trocá-los?
Velvete
Tonante....
Abç

lipe_2104
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Posso ir pegar a guitarra aí segunda-feira ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

lipe_2104
Só estarei lá na 5ª....
Abç

lipe_2104
Veterano
# fev/11 · Editado por: lipe_2104
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ôpa, tabom então .
Não precisa fazer a regulagem nem colocar o negócio de metal não,
só coloca a ponte original no lugar,
e quinta eu pego
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

lipe_2104
Cara, pegue no sábado....
Vou ter que remontar tudo e regular... E isso vai dar trabalho....
Abç

lipe_2104
Veterano
# fev/11 · Editado por: lipe_2104
· votar

..

Gianyny
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá, tenho uma dúvida concernente às cordas do meu violão de aço, um Lyon by Washburn. No momento estou usando cordas 0.10. Quero trocar pra 0.13 ou 0.12 no mínimo, só que onde moro não tem nenhum Luthier, então gostaria de saber sua opinião se devo ou não trocar.
Vlw, desde já agradeço.

cicero.a
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Certo, acho que uma semi sólida faz mais sentido pra mim. Já que gosto muito de blues e jazz também.

Mais uma coisa, um amigo meu quer comprar essa guitarra aqui:
http://www.submarino.com.br/produto/32/1601773/guitarra+walczak+walkir ie+bk+-+walczak?menuId=201564

Ela é boa? Eu nunca ouvi falar dessa marca.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

Gianyny
Não.
Aliás, não ter um luthier perto é realmente um problema, posto que TODO instrumento de cordas precisa de ajustes assim que sai da loja, e isso é MUITO importante e, vía-de-regra, deve ser feito por um luthier habilitado.
cicero.a
Essa marca é nacional. Conheço apenas as "Les Pauls" fabricadas por eles, que são guitarras boas. Esse modelo aí eu nunca ví...
Abçs

lehnox
Veterano
# fev/11
· votar

cicero.a

http://www.vibeguitars.com.br/condor-semi-acustica-jc-160.html

Gianyny
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então posso colocar pelo menos uma 0.11 ?

tcggoulart
Veterano
# fev/11
· votar

Mestres Bertola e Seiji! 100%?

Tenho duas dúvidas:

1ª: O guitarrista solo de nossa banda tem uma Ibanez JS-100 e quer colocar pickups SD (TB-59 ['59] no braço e TB-4 [JB] na ponte). Esses 'trembucker' de fato são os corretos para essa guitarra ou não?

2ª: Eu estou pensando em colocar na minha SX SSG um par de SD (também '59 no braço e JB na ponte), aqueles com 'nickel cover'. Eles são plug and play na SG?

Agradeço a atenção, doutores!

Abraço!

fqs2
Veterano
# fev/11
· votar

Eu e tcggoulart somos da mesma banda.