Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Stevenzin
Veterano
# fev/11
· votar

igor.schecter

Vai ver ele tá falando da Tonante Finder ou da Chimbinha Signature.

lipe_2104
Veterano
# fev/11
· votar

Fala Mauricio, eu que deixei a LTD pra trocar a ponte dela por uma Gotoh, vc tinha dito que só tinha um violão na frente e que demoraria duas semanas e tal,
Desculpa, mas qual é o novo "prazo" pra entrega dela ?
E quanto á guitarra reserva que vc me disse no dia, tô usando minha memphis que tava aqui largada haha!
Abç !

potedemaconha
Veterano
# fev/11
· votar

igor.schecter
Como eu disse o logo esta apagado ,não sei se é tonante mesmo,pode ser outra marca, mas pelas fotos parece ser .
Verifiquei a madeira e é solida mesmo , não é compensado .
Pode ser que o corpo tenha sido substituido,mas é madeira mesmo.
Encontrei esse baixo na casa do meu irmão e como ele não está mais entre nós(ele não morreu,só mudou de pais KKK) agora é meu kkkk

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

Joel_ESP
Não conheço bem nenhum dos dois, e menos ainda esse Buguera (made in China, como quase tudo hoje...).
a.y.o
Sim, são. Tão bons quanto os melhores Sound/Malagoli ou GFS.
Daniel Sathierf
Sim, compensa. Consulte o seu luthier para isso.
Quanto a colocar um HB na ponte da sua strato, não há problema algum. Qual deles, vai depender dos outros 2 capts. Recomendo os Sound/Malagoli.
As Goldens atuais são guitarras de bom custo-benefício, e são bem melhores que as antigas dessa marca.
Bruninho92
Sim. Moro em Niterói.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

mateusrrm
Rock Pro.
Cara, esse negócio de "versatilidade" não tem nada à ver com captador. Tem à ver com vc....
Stevenzin
Claro....
potedemaconha
Não sei.... Como vc quer que eu saiba sem que eu examine o instrumento? Só se pode descobrir que madeira é se um profissional examinar o instrumento.
Pode-se fazer uma "melhorias" nesse baixo aí...
lipe_2104
Semana que vem.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

lipe_2104
Tenha paciência cara, o serviço em sua guitarra é chatinho demorado mesmo, e eu estou "até o pescoço" de coisas pra fazer....
Abç

a.y.o
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pelos esclarecimentos bertola, em breve farei a mudança de captadores e lhe informarei os resultados!!
Abração!!

COLLA
Veterano
# fev/11
· votar

ola, tenho uma guitarra memphis mg 230, toda original, uso ela em um amplificador maverick mv3012, nao uso pedais, apenas o foot do amp, as veses quando estou com o amp ligado e sem tocar, ele faz um chiado extranho, tanto no cleam como no drive, mas se toco em qualquer parte metalica da guitarra(knobs, ponte, cordas), e ate na parte metalica do cabo da guitarra, o chiado para, qual a origem desse problema, seria aterramento?, ate pq o amp tem tomada de 3 pontas e eu uso um adaptador pra duas pontas, senao, qual a origem do problema, e qual a soluçao, desde ja mto obrigado

obs: esse problema nao ocorre sempre, mas ocorre com frequencia

JeanOliveira93
Veterano
# fev/11
· votar

ola, tenho uma guitarra golden les paul ggs 500g, toda original, tenho um amplificador peavey rage 258 e uma pedaleira zoom g2. gostaria de caps bons pra toca guns n roses. os caps da malagoli Custom Alnico HB hot Ponte e Custom Alnico HB Braço. vale a pena investir nesses caps ?

Ian Anderson
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Achei uma Tagima das antigas +- 15 anos ela tem, quando o headstock era parecido com o da Fender

Queria saber o nivel de qualidade dela +-

Jhony_15
Veterano
# fev/11
· votar

Bertola eu quero uma opniao..
Tenho uma washburn x-10 que e H-S-S
tava querendo por um HH777 na ponte um alnico blues no braço e um alnico 50 no meio.. pra tentar tirar de tudo, jah que so tenho uma guita..
presta fazer essa mistura e os posicionametos estao certos?

lipe_2104
Veterano
# fev/11 · Editado por: lipe_2104
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tudo bem, não estou impaciente não, só queria saber mesmo hehehe
entendo que o serviço é chato mesmo..
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

COLLA
Se o "hum" para quando vc coloca a mão, é normal.
JeanOliveira93
Sim.
Ian Anderson
Boa qualidade. Pode comprar.
Jhony_15
Sim.
lipe_2104
Pois é cara, aquela ponte está bem danificada.;..
Abçs

lipe_2104
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Qual ponte tá danificiada? a ponte original da LTD?
Sabe dizer o que ela tem?
Se não for muito incômodo claro,

abç

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A pergunta é meio tosaca mas, como faz pra tirar aquela capinha metalica que tem acima dos captadores das les pul? Vlw
P.S.: a minha é uma SX GG1 LP

JeanOliveira93
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Muito Obrigado pelo ajuda

maspn
Veterano
# fev/11
· votar

Bruno_Rock and Roll

é só retirar o captador, envolta tem umas soldas, quebra ela, é a solda que cola a capinha na base do captador, com ajuda de uma chave, empurra a capinha, mas cuidado, mas pra que quer tirar, eu tenho um sx gg1 e os captadores de fabrica dela sao feio pra caramba... ira se arrepender.

maspn
Veterano
# fev/11
· votar

A minha duvida é simples, eu quero usar apenas potenciômetros lineares, tem algum problema? É uma Les Paul, to querendo colocar 4 potenciômetros lineares... será que da algum problema? Já que acho ele mais versátil que o algoritmo.

Bruninho92
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Quanto aos Captadores estou pensando em colocar H-S-S e pensei nesses captadores da Sound/malagoli Um HB Hot na Ponte e um traditional TEXAS no meio e no Braço. São boas escolhas? Pela comparação do valor da guitarra com o valor dos caps... a guitarra é 300 os caps mais um escudo novo dá 226... vale a pena pelo valor?

trashit hc
Veterano
# fev/11 · Editado por: trashit hc
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bom dia!!!

eu perdi um carrinho, junto com a mola, e dois parafusos da ponte da minha les paul shelter nashville. fui guardar pra não perde, mais foi tão bem guardado, que não sei mais onde eu coloquei. hehehe

dúvida, eu posso comprar qualquer ponte, gibson, epiphone, ou outra marca, que vai da certo na minha nashville???

todas as pontes de les paul, são iguais??

grato.

abç.

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# fev/11
· votar

maspn
Vlw cara, era só por curiosidade mesmo... Rsrsrsrs
mas nem vou tirar então... =)
Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

lipe_2104
Muita ferrugem e peças desgastadas. A nova tambénm precisou de adaptações, pois não tem as mesmas medidas e tive que reaproveitar os pivôs da antiga.....
Bruno_Rock and Roll
Nem sempre isso é possivel pois a capinha muitas vezes é soldada à base do capt.
maspn
Não tem problema algum.
Bruninho92
Sim, são...
trashit hc
Nem sempre.... Compre da marca Condor.
Abçs

lipe_2104
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Entendi, obrigado pela atenção..
pivô que você fala seriam os parafusos allen que regulam a altura das cordas, certo? Acho que os originais estão meio comidos aonde encaixa a chave, não?
Será que vai dar alguma diferença em estabilidade? E a estética, ficou muito diferente? (estética é o de menos, só perguntei por perguntar mesmo rs)
Mas se não há outro jeito, então, blz [;
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

lipe_2104
Cara, eu não sei.
Terei que montar tudo 1º para depois saber.
Temos um problema que é mais grave: A profundidade da base da ponte é maior que a espessura da guitarra, assim, a tampa da cavidade de baixo não poderá ser colocada. Isso ocorre pois a guitarra tem espessura ABAIXO do padrão e a ponte antiga seguia isso. Já essa ponte nova, de qualidade superior, tem uma base maior.....
Agora vc percebe porque guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose" são tão problemática?
Abç

lipe_2104
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então, eu já tinha visto casos assim, e geralmente o pessoal deixava sem a tampa traseira, ou lixava, mas o que eu estava pensando de deixar sem a tampa traseira é que, será que por exemplo ao tocar em pé, esse bloco não bateria no meu corpo e "alavancaria" a ponte?Esse é o meu medo, mas será que há algum problema em lixar?
Outra pergunta que tenho é se você não acha que seria melhor fazer uma escavação para colocar os pivôs da gotoh em vez de usar os originais ..

Ah sim, agora eu sei sim, minha próxima guitarra será uma de ponte fixa, chega de ponte tipo "Floyd" haha.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

lipe_2104
Outra pergunta que tenho é se você não acha que seria melhor fazer uma escavação para colocar os pivôs da gotoh em vez de usar os originais ..
Vou experimentar 1º. Se não der certo.... Aí mudo.
Quanto à tampa traseira... Não há o que fazer.
Abç

lipe_2104
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Entendi, obrigado aí pela atenção,
Se puder trocar o abaixador de cordas pelo da gotoh (por pura questão de estética) agradeço. E quanto aos pivôs, acredito que se não trouxesse nenhum malefício para guitarra, a escavação, acho que seria o ideal né?
Fico feliz que você tenha me "atendido" tão bem, e pela sua atenção, agora vc é meu "luthier oficial" huahu.
(sem dar uma de puxa saco haha)
Abração

trashit hc
Veterano
# fev/11 · Editado por: trashit hc
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Nem sempre.... Compre da marca Condor.
humm. vou ver se acho.

vc pode da uma olhada nesse link, e me dizer se serve alguma dessas ponte.

obs. guitarra shelter les paul nashville.

muito obrigado!!

abç.

Walyson Guitar
Veterano
# fev/11
· votar

Bom Galera sou aluno intermédiário de Guitarra , e compreii uma Ibanez RGR 270 BKN , queria saber se é uma bôa escolha e quais vantagens e desvatagens da mesma !?

Ramsay
Veterano
# fev/11 · Editado por: Ramsay
· votar

Joel_ESP

O Peavey Valveking é o amp valvulado de entrada da Peavey e usa um alto-falante de baixa qualidade.
E o Bugera V55, pelo vídeo abaixo, dá banho no Peavey!!

Eu iria sem pensar duas vezes no Bugera V55 que tem um som bem melhor!!

E o Bertola que me desculpe por me intrometer no tópico dele, mas, só respondí, pq ele disse que não conhecia o Bugera V55.