Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Velvete
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Já vi alguns comentários seus que o compressor, na sua opinião, não é um efeito bem vindo no set up de um guitarrista. Não entendo de contrabaixo, e nem sei como ele é usado pelos contrabaixistas.

Queria saber se para conseguir mais sustain e ataque não valeria pena o compressor para estilos como blues e rock.

Ou o que vc comentou de que ele evidencia chiados é realmente um transtorno?

Obrigado

Abraço

igor.schecter
Veterano
# fev/11
· votar

a Sx SST vem com buraco pra humb? ou tem que furar a madeira?

Excel Lion
Veterano
# fev/11 · Editado por: Excel Lion
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então amigo, to com uma guitarra nova, uma Strato legalzinha que troquei com um amigo.

Tá reguladinha nos trinques exceto por um detalhe, a corda ré ta trastejando no carrinho da ponte. Como procedo?

Valeu!

emachado
Veterano
# fev/11
· votar

Bertola

Explorer neckthruogh em pau-marfim e asas em mogno, top de imbuia

Olá Bertola.

Eu tenho solicitado bastante a sua ajuda na construção desta guita e finalmente eu montei um álbum:

http://picasaweb.google.com/100096805748203683103

Se puder dar uma olhadinha e umas dicas eu agradeço.

Saudações

Evandro

Stevenzin
Veterano
# fev/11
· votar

Olá Bertola.
Eu tenho um braço aqui ''quase pronto''. O problema dele é: aonde prende-se no corpo da guitarra, aquela parte mais altinha, sabe o que estou falando?

Aquela parte ainda está um pouco alta, cerca de uns 3mm, como eu posso tirar esses 3mm? Com alguma lixa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

Velvete
Cara, o compressor atua da seguinte forma: Aumenta o que esté "embaixo" e diminui o que está "em cima". Ora, se o chiado é baixo, ele aumentará....
Se vc quer mais sustentação, tenha uma boa guitarra, com bons capts, cabos excelentes e um amp realmente bom.
Mágica não existe.
igor.schecter
Vem.
Excel Lion
Já levou a seu luthier?
emachado
Está ficando bacana....
Cuidado com as colagens, os sargetos devem ficar apertados por bastante tempo (alguns dias), sendo reapertados de vez em quando.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

Stevenzin
Com uma plaina e depois lixadeira plana.
Abç

Excel Lion
Veterano
# fev/11 · Editado por: Excel Lion
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Levei quando eu troquei, no meio de Dezembro pra uma regulagem geral.

Acontece que faz uns 3 dias que tive que trocar as cordas e isso aí apareceu, aí queria ver se consigo fazer isso eu mesmo pra não ter que voltar lá por algo (aparentemente) tão banal.

Valeu!

Geist
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Quanto ao amplificador me decidi: vou comprar aquele Onerr 20TU, que tem uma potência razoável, e, onde vou comprar, vem com um pedal de Distortion de brinde. Acha uma boa escolha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

Geist
Não conheço esse amp.
Excel Lion
Com uma lima bem fina, faça um sulco no rastilho.
Abçs

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
fala cara, sempre tive o habito de limpar escala escura em guitarra com oleo de peroba , mas acontesce que eu não tou no pais , e não sei oque procurar.
tava lendo a embalagem de ums fast fret desses , e paresce diz q pode passar na escala mas nao confio muito não.
oque voce sujere?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

rhoadsvsvai
Talvez vc encontre por aí óleo de limão (lemon oil).
Abç

Bruninho92
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Minha guitarra está enferrujando os parafusos e os caps, é uma strato S-S-S, gostaria de saber o que posso fazer para reduzir a rapidez que está se enferrujando.
quanto a blindagem gostaria de fazer, tem como o senhor me passar seu e-mail para eu pedir para o senhor dar uma olhada nessa minha strato, ou está muito ocupado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

Bruninho92
Não há nada à fazer quanto aos parafusos, a não ser trocá-los por outros, de preferência em aço inox (aqui no RJ vende em São Cristóvão).
Meu e-mail é mlbertola@hotmail.com
Abç

a.y.o
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Você acha que uma condor rx-20s merece algum tipo de customização? Se sim em qual parte?
Estou perguntando isso pois levei ela para a regulagem e no ateliê do luthier existe uma mini loja, onde vi captadores, tarrachas e pontes!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

a.y.o
Sim, desde que sejam peças baratas mas melhores que as que vem nelas....
Os capts, por exemplo, pode ser trocados por Sound/Malagoli Traditional vintage.
Abç

igor.schecter
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valeu...
se acha que com uma strato H-S-H eu consiga um timbre diversificado...pretendo tocar hardrock e blues...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar

igor.schecter
Cara, a questão de "diversificação" é relativa ao músico, e não a guitarra em si.
Recomendo que vc instale capts Sound/Malagoli Traditional Blues no braço de sua guitarra e um 59 Rails na ponte. Isso basta.
Abç

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Entre o Bugera Vintage 55 e o Peavey Valveking 112 qual é o mlehor?
Eu gostei mais do clean do Bugera. Ambos estão na mesma faixa de preço.
Onde é fabricado o Bugera?
Abç.

a.y.o
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ainda falando de captadores, você acha que os cabrera também são recomendados?

Daniel Sathierf
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu tenho uma Dolphin Strato 1989, da época em que elas eram "boas". Compensa reformá-la, com novos trastes, novos caps, nova parte elétrica?
E outra coisa: posso colocar humbuckers numa strato? Se sim, quais? Toco tipo um poppunk, Blink-182 etc

Abraçç

Bruninho92
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho a Condor RX-20 e vi agora vc sugerindo ao a.y.o
a.y.o
Sim, desde que sejam peças baratas mas melhores que as que vem nelas....
Os capts, por exemplo, pode ser trocados por Sound/Malagoli Traditional vintage.
Abç

Gostaria de saber se valeria a pena trocar a configuração de captadores dessa guitarra para um H-S-S e colocar esses Traditional Vintage da Sound/Malagoli no meio e Ponte e colocar um Traditional HB ou um HB Hot, ou algum outro humbucker até R$ 70,00 no braço, já vi o escudo também somam-se mais 40,00 pelo site http://www.captadores.com.br/

Obrigado

Daniel Sathierf
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O que vc tem a dizer da Golden GLD, essas les paul novas?

Obrigado

Bruninho92
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Estou querendo fazer uma revisão geral na guitarra, cuidar um pouco dela, já faz mais de um ano que não levo ela pra regular, e ela aparenta estar toda desregulada os carrinhos da ponte...
Sua oficina fica em Niterói ou estou enganado?

PS: demorou a postar de novo pois a internet daqui caiu...

igor.schecter
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valeu! =D

igor.schecter
Veterano
# fev/11 · Editado por: igor.schecter
· votar

Recomendo que vc instale capts Sound/Malagoli Traditional Blues no braço de sua guitarra e um 59 Rails
neste caso seria apenas single coils?

este especificamente:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169789958-captador-59-rails-hum bucker-em-formato-de-single-s-ruido-_JM

mateusrrm
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Oi, td bem?
Bom até o fim de semana eu tenho q me decidir em quais captadores da Cabrera eu compro, e estou em dúvida para a ponte, eu vou colokar um Rock Custom no braço, um Single Vintage no meio e na ponte eu estou em dúvida entre o Rock Pro e o Classic 2, eu toco Hard Rock e Rock, e quero caps q tenham versatilidade, pois as vezes eu toco um Heavy Metal e preciso que eles aguentem uma distorçao mais pesada, ou um blues. Qual captador Cabrera eu devo coloakr na ponte? Não precisa ser necessariamente esses q eu citei para a ponte, se tiver mais sugestões, num preço parecido, grato =)

Stevenzin
Veterano
# fev/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eae Bertola. Realmente ficou muito bom usando a plaina que vc me indicou. só falta um detalhezinho. Como fazer os furos? Com furadeira normal, de parede?

potedemaconha
Veterano
# fev/11
· votar

Bertola
Encontrei um baixo que acredito ser um tonante starlight o logo esta apagado, mas ele possui uma madeira avermelhada seria cedro?
abçs

igor.schecter
Veterano
# fev/11
· votar

potedemaconha
tonante cedro? KAPOKAOPOPO tonante é compensado...madeira igual a da marabraz. kPAOPOKPOPAO