Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


P3R4
Não posso opinar sobre esses instrumentos.
Juninho182full
Não conheço essa pedaleira...
Abçs

rodolfo872
Veterano
# dez/10 · Editado por: rodolfo872
· votar


Ola Bertola novamente , ja deve ta ficando chato minhas duvida kkk

Bem tipo tocando aqui na minha strato com distorçao achei ela mais ou menos e estava pensando em por alguma cap humbucker ou aqueles humbuckers em forma de single.O que voce me aconselharia a fazer por o humbucker ou um humb em forma de single.(Claro que isso so vou fazer apos a regulagem)A e alguma opiniao de humbucker normal ou em forma de single para eu por e em qual posiçao seria melhor(ponte ou braço) ou se seria melhor nem upar a guitarra,seria bem vinda.

Obg novamente pela atençao e desculpe o incomodo

will789
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola, queria saber qual as diferenças dos nuts de latão, grafite e osso, qual o melhor e qual tem melhor custo/beneficio?

obrigado


Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10
· votar


para tocar pop rock tipo capital inicial e legião urbana que pedal comprar?

gt-2 ( simulamp da hobbert copia do gt-2 ) ou uma pedaleira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


rodolfo872
Compre e peça para seu luthier instalar um Stellfner Neodymiun "Hot" na ponte (É um "stack", Hb em formato de "single").
will789
Latão é mais denso, dá um timbre mais "metálico" e ígual ao da corda num traste, osso é o padrão, material biológico, com timbre clássico e que privilegia os médios, grafite tem uma timbragem idêntica ao osso e é "auto-lubrificante".
Matheus Vengeance
Qualquer um cara. Tocar isso ou aquilo não depende da pedaleira "X" ou "Y", mas sim como vc a regula...
Abçs

tito lemos
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma Cort M200, e creio que os captadores que vem de fábrica são Powersound (li isso em algum lugar). Eu gosto deles, mas gostaria de saber se valeria a pena trocá-los por captadores Stellfner, Malagoli/Sound ou Cabrera, já que não tenho grana pra Seymour Duncans e afins. Não sei se estes se diferenciam muito dos que vem na Cort M200.

Grato desde já.

Abração.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


tito lemos
Cara, compre uns Cabrera, e verá (ouvirás) a diferença...
Abç

will789
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o q q é o auto lubrificante do nut de grafite? qual mais ou menos o preço q um luthier cobra num nut de grafite ou num de osso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


will789
Cara, o grafite é um material que tem essa propriedade.
Cara, vc já devería saber que eu NUNCA comento preços aqui.
Pergunte a seu luthier.
Abç

rodolfo872
Veterano
# dez/10
· votar


Opa esse que voce falou eh esse aki :Strator Neody Hot pesquisei e esse ai eh um stellfner Neodymium hot e eh um stack split ,seria esse entao?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


rodolfo872
Sim.
Abç

will789
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
foi mal bertola, eu não sabia disso, desculpe-me, mas qual vc acha q compença mais eu colocar? o de grafite e mais kra, mas esse preço a mais(não presisa falr qnto) vale a pena ou é mais negócio pegar um de osso msm?

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


will789
No meu entender, tanto faz...
Se a sua guitarra tem uma ponte tipo "vintage" (alavanca), tanto o grafite quanto o osso (desde que lubrificado com grafite em pó) funcionarão bem.
Abç

Biologista
Veterano
# dez/10
· votar


Bertola, dá pra pintar uma guitarra/baixo com boneca ou o serviço fica muito porco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Biologista
Até dá, mas não fica igual aos acabamentos mais comuns...
A não ser que vc, depois de passar o verniz "à boneca", dê uma lixada com lixa fina e aplique cêra... Mas isso pode ser feito com seladora mesmo...
Abç

Biologista
Veterano
# dez/10
· votar


Certo. Vou fazer uma experiência desse jeito. No caso precisaria lixar bem mais do que o normal para homogeneizar o máximo possível as camadas. No caso seria seladora, tinta e verniz aplicados com boneca.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Biologista
A seladora pode-se aplicar com pincel de cerdas macias, com pistola (melhor) ou espátula (do tipo plástica). O verniz pode-se aplicar "à boneca", tinta, não (só à pistola).
Abç

mendigo_desabrigado
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite!
Tudo bem? :D

Notei que, com o tempo de uso, o "verniz" (ou seja lá o que for aquilo) do braço da minha guitarra está se "degradando" nas regiões onde há maior uso. Da pra perceber claramente as "manchas do verniz". Por acaso, pode acontecer do verniz "se degradar" ao ponto de que isso possa causar algum efeito negativo no braço do meu instrumento como entrar umidade ou "apodrecer" ? :)

Obrigado e desculpe o incômodo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


mendigo_desabrigado
O que acontece são manchas causadas por fungos, mas isso não causa nada ao braço, o efeito é apenas estético... Uns até gostam, por dar um visual "vintage"...
Abç

mendigo_desabrigado
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essas manchas vão "clareando o verniz" e deixando a madeira mais aparente, certo? (só pra confirmar xD)

Muito obrigado pela resposta rapida! :)

Andreh000
Veterano
# dez/10 · Editado por: Andreh000
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, é mais negocio eu comprar tarraxas Wilknson com trava ou Gotoh sem trava?

Abraço

[EDIT] Esqueci, minha guitarra é uma Yamaha Pacifica 112 ( uma strato) eu já mudei quase tudo nela, so falta mesmo as tarraxas e a ponte. Eu gosto bastante de usar alavanca

Leandro Aquino
Veterano
# dez/10
· votar


[b][/b]Bertola! tdo bom?

É uma pergunta rapidinha! vc já trabalhou c/ a guitarra Ibanez ART120? ela é um tipo de mogno mas não sei das emendas e tal.. outra coisa, tb não sei as dimensões da guitarra (se é menor ou maior q um LP tradicional) e ela vem c/ ativos, mas será p/ tocar metal mesmo. Talvez a preocupação maior seja c/ a espessura do braço...

boas festas! abração!

Symptom
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, Bertola.

"Do nada" o captador da ponte da minha guitarra parou de funcionar (uma SG). Na posição do meio, só funciona o do braço (ficando igual à posição somente braço). Desconfio que possa ser a chave. Gostaria de saber como confirmo isso e onde poderia comprar uma chave seletora. Notei também que a maioria das chaves seletoras que encontro na internet são um pouco diferentes (na parte interna) da que está na Epiphone, mas imagino que caiba igual, não?

Abraço.

rcorts
Veterano
# dez/10 · Editado por: rcorts
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Será que poderia me tirar uma dúvida Bertola? Comprei uma Epiphone Les Paul Standard made in Korea. Acho as tarraxas perfeitas (visualmente falando: tulipa vintage kluson style).

Eu afino a guita, mas basta dar um bend nas cordas E, B e G e lá se vai a afinação pro lixo.

Eu estive observando o jeito que as cordas foram colocadas (pelo antigo dono) e estão enroladas com muitas voltas nos postes das tarraxas.

Então a minha dúvida é a seguinte:
será que vale a pena substituir as tarraxas originais (que são da marca Epiphone) por aquelas Gotoh sd90-sl, ou o problema pode estar apenas na maneira como as cordas foram enroladas nas tarraxas?

Eu até poderia colocar umas Sperzel com trava, mas gosto mais do visual vintage dessas Gotoh sd90.

emachado
Veterano
# dez/10
· votar


Bertola

Estou trabalhando numa escala de 24 e 3/4" em ipê.
Por conta de um erro ao serrá-la, esta ficou com 5mm no topo (meio) e 4mm nas bordas (12" radius...)

Me parece que ficou "fina".

Isto traz implicações no timbre e na resistência mecânica?

Nesta guitarra que estou construindo quero reproduzir o shape de uma samick que tenho e que por sinal é de pequena espessura para um shape "D".

Assim: é melhor eu descartar esta escala fina e fazer outra, pois que ainda será possível lixá-la para ajustar ao shape que desejo, ou 5mm já é uma medida adequada?

Saudações

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
oi cara blz?

tipo eu toco minha guitarra com uma fast track usb ligada no pc ,ligada no amplitube , e minha guitarra como eu falei anteriormente ta com aquele problema ,que o captador da ponte nao fala e o do braço fica com chiado.

bom ,ontem eu percebi,que se eu desplugo o computador da fonte(se trata de um nootbook), a guitarra continua tocando o captador do braço,porém ,sem nenhum chiado .

então obvio que um dos problemas ta no aterramento da guitarra certo?
blz , mas como eu vou descobrir que fio la no meio eh o fio que eu tenho que soldar e em que potenciometro soldar pra resolver isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


mendigo_desabrigado
Na verdade esse "clareamento" é resultado do desgaste do mesmo.
Andreh000
Cara, ambas são boas. A questão é que, para usar alavanca, são precisos alguns procedimentos, que já expliquei nesse tópico.
Leandro Aquino
Não; não trabalhei com essa guitarra, não a conheço.
Symptom
Cara, só com conhecimento prévio e testes é que se pode diagnosticar isso com precisão. Sim, outro tipo serve.
rcorts
Antes de trocar as tarrchas, aperte as antigas (os parafusos de fixação) e coloque as cordas corretamente.
emachado
Não, essa espessura é mais que suficiente.
rhoadsvsvai
Cara, qualquer fio solto tem que ser soldado.
Fontes e estabilizadores de voltagem de PC são fontes de chiados, portanto, vc tem 2 problemas.
Abçs

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz então eu vou tentar soldar todos os fios em algum lugar .

e quanto a fonte ,tem alguma dica pra eu continuar tocando no pc mais sem tanta interferencia?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
Cara, eu não entendo nada de gravação em PC...
Abç

Bonnerfl
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o q seria "hardwood"?, eh qq madeira q eles acham na fabrica e colocam?
vlw!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)