Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Vinícius Braga
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Parafusos "apetam-se" se se gira no sentido horário, e "soltam-se" se se gira no anti-horário....

Mas se eu giro no sentido horário, o saddle estará se movendo para qual direção?

Abraço, e obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

rodolfo872
Cara, evite Meteoro....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Vinícius Braga
Vc não está vendo?

Vinícius Braga
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Era só por garantia, pra não fazer coisa errada. rsrs
Obrigado.

Abraço

rodolfo872
Veterano
# dez/10
· votar

Opa tudo bem vou evitar entao (c voce que sabe diz quem sou eu pra discutir) porem voce poderia me dar opiniao de algum bom por essa faixa de preço 300-400R$?

Desculpe o incomodo ai mas primeira guitarra to meio ansioso

will789
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
blz, então, vc poderia me dar dicas de alguns caps desses? toco um poquinho de blues e jazz, e muito solos de classic rock, hard rock, instrumental e metal classico(ozzy, iron, deep purple, etc.), queria um humbucker pra ponte e um pro braço, minha guita é uma strat de alder, braço de maple e escala de rosewood.

obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

rodolfo872
Nessa faixa de preço... Impossível;...
Cara, o amplificador é tão fundamental quanto a guitarra.
Agora, se vc está começando, compre um meteoro mesmo, pois não fará muita diferença (desde que ele não pife!).
will789
Stellfner Neodymiun "Soft" (para o braço) e "Hot" (para a ponte).
http://www.stellfner.com.br/
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

will789
Vc vai instalar capts HB's comuns em sua Strato?
Abç

will789
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
sim, prefiro eles msm, qualquer coisa eu troco os escudos se quiser timbres clean, como um kra aqui do forum já mostrou uma vez.

mas quais vc me indica?

vlw

will789
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas esses Stellfner são nacionais né? vc me falou q valia mais comprar tops no Ebay...

quais vc me indica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

will789
Cara, isso depende de muita coisa.
Lá fora tem variedade e qualidade, mas para comprar é preciso grana e paciência pois demora pra chegar.
Esse que citei acima são bons, nacionais, e não precisaría mexer muito no instrumento, eu recomendo.
Agora, se vc vai colocar Hb's "normais" em sua guitarra, e pode comprar lá fora fácila, recomendo os SD SH-1 para o braço e APH-1 para a ponte.
Abç

Fisherman
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Só um adendo. Não use vaselina sólida no nut se suas cordas forem Elixir.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Fisherman
Bem lembrado!
Abç

mr.moretti
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Oba Bertola, tudo certo? Bem, eu queria saber se vc ja testou o ampli peavey valveking 112, e se vc gostou dele. Obrigado desde já.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

mr.moretti
Não, não testei...
Abç

Craig
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Qual tipo de tinta uso pra pintar uma guitarra?
Pretendo usar pistola de pintura.

A guitarra jah foi lixada e a madeira preparada para receber a tinta, mas tenho dúvidas em qual tipo de tinta usar.

valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Craig
Automotiva comum.
Depois pode-se aplicar uma camada de verniz poliuretano por cima (opcional).
Abç

will789
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas bertola, esses caps não ficam mto fracos não? o 59' pro braço até entendo mas o alnico pro na ponte? eu falei acima q toco um poquinho de blues e jazz, e muito solos de classic rock, hard rock, instrumental e metal classico(ozzy, iron, deep purple, etc.),, vc acha q eles "guetam o tranco"?

se não me dê mais dicas.

muito obrigado pela sua atenção e ajuda mano, está sendo bastante util.

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

will789
Cara, não tem isso de "...muito fraco...". Se vc ler as especificações dos captadores clássicos da Gibson verá que eles tem mais ou menos a mesma especificação, e os grandes clássicos do rock pesado (Black Sabbath, Judas, Whitesnake, etc) foram gravados com eles.
Abç

Eddie Revenge
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

SPIDER: 150w, 2x12, transitorado, R$ 3200,00
VALVE:40w, naum lembro qual mas lembro que era apenas um , valvulado, R$ 3950,00

agora queria a opiniao de vcs qual é melhor um é valvulado mas tem menos potencia o outro é transitorado mais é mais potente eles sao bons? line 6 é uma marca boa? tem melhores ou esses dois sao otimos? qual pegar? eu toco metal em geral e gosto de distorção pesada e efeitos vou usar o ampli para shows futuramente, ensaio e tocar em casa o que vcs acham qual dos dois ou tem melhores?

eu testei os dois e o transitorado teve um peso a mais mas o valvulado vcs falam que é melhor, nesse caso qual é melhor? valeu

Eddie Revenge
Veterano
# dez/10
· votar

foi mal pensei que era topico de amps xD

will789
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw kra, mas olha, vou te mandar os nomes de alguns q eu achei legal na net, vc me fala qual a configuração q vc acha melhor para o estilo q te falei, pode ser desses q vou falar ou essa dupla q vc falou.

braço:
*SD SH2 jazz model
*SD alnico pro II
*SD SH-1 59'

Ponte:
*SD SH-4 JB
*SD SH-5 custom
*SD SH-6 distortion

e então, qual vc acha a melhor dupla usando esses caps? ou vc acha a dupla q vc me falou melhor q essas ae?

vlw pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

will789
Cara, uma outra opção seria o SH-4JB na ponte.
Abç

will789
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas a melhor opção pra ponte e braço na sua opnião para meu estilo seria qual?

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

will789
Essas que lhe dei.
Cara, eu não lí que vc tinha "estilo" algum, mas sim que é bem eclético, portanto, "joga-se" com "time que está ganhando".
A questão é que captadores são apenas UM componente do som, e NÃO SÃO os mais importantes....
Abç

Andreh000
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá, eu gostaria de saber quanto que vc cobra pra fazer as adaptaçoes pra por floyd em uma strato, ponte com 6 prafusos.
Só pra eu ter uma base, qualquer coisa mande por mensagem privada.
Se der eu ficarei mt grato

rodolfo872
Veterano
# dez/10 · Editado por: rodolfo872
· votar

Ola novamente Bertola bem ja estou decidido mesmo quanto a guitarra agora minha duvida eh mais sobre uma coisa no violao. Teria como eu mesmo abaixar um pouco as corda dele? estao "muito altas" a medida q c aproximam ao cavalete.Para fazer um bend na 12º casa ja eh horrivel pois o dedo fica entrando embaixo da corda de cima dai complica.C tiver como e puder me explicar +/- grato.

Obs:eu ja pensei em lixar o negocinho branco que apoia as corda no cavalete ( hehehe malz mas nao sei o nome).

will789
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
blz, só mais duas duvidas:

1- pra aconpanhar o JB vc prefere o SH-1 59' model ou o SH-2 Jazz model?

2- minha guita é uma strato com eu lhe falei, com tremulo e tal, o cap da ponte tem q ser trmbucker ou não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Andreh000
Cara, eu (nem o Seiji) JAMAIS comento preços aqui... É anti-ético.
Consulte seu luthier.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

rodolfo872
Sim, leve seu violão a um bom luthier.
will789
Prefiro o SH-1 (o SH-4 tem mais "saída", também é uma boa).
Não necessariamente.
Abçs