Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10
· votar

bertola eu posso ligar o cabeçote Orange Tiny Terror 7w numa caixa sei la 1x12 ou 2x12 de uns 50w? da pra tocar com a banda? a bateria engole sem microfonar?

da pra tocar nun espaço de uns 25 metros quadrados sei la ?

Edington
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fiquei confuso agora, eu tinha falado de um timbre vintage, pensando em tocar no máximo um classic rock. Esperava alguma recomendação de cap de saída baixa, mas você me recomendou um de 17,5k. Por que? Tem a ver com o timbre anasalado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Matheus Vengeance
Cara, eu acho que dá pra ensaiar, mas não mais que isso...
Edington
Exatamente cara, bem como pela resposta de graves.
Geralmente, quanto maior a saída, mais graves o capt proporciona.
Abçs

Edington
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E esses Sergios Rosars tem a mesma qualidade de um SD, Fender ou Dimarzio da vida?

Mudando de assunto, estou procurando um luthier em sp pra fazer uma pintura em nitrocelulose nela, cansei dessa de de poly. Você poderia me romendar alguem? Gostei do trabalho do Murilo (Murilo Luthier) e dos caras ca Chiara Guitar Shop.

Novamente, obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Edington
Sim, tem.
Cara, só posso indicar um luthier em Sampa: Meu mestre Sérgio Buccini.
Abç

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar

Os Sergio Rosar Quad Blade são como? As informações são vagas no site... Um desses splitado é como um humbucker? Ele tem menos ruído ainda que um humbucker normal? Tem mais possibilidades de ligações? Tava pensando em por um na ponte. O que exatamente é ligação em paralelo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

felipelfln
Cara, ele é um Hb, portanto, se "splitar", vira um single.
Ele tem tanto ruído com qualquer capt de construção Hb.
As posibilidades de ligação são:
1) "Full" HB
2) "splitado" (funcionando como "single")
3) Em Paralelo (Duas bobinas em paralelo, não em série. no que resulta um som menos forte, com mais agudos mas sem "hum" de 60 ciclos).
Abç

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mas ele tem quatro lâminas, se splitasse não ficariam duas ligadas? Se ficasses duas seria um humbucker?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

felipelfln
Dá no mesmo cara...

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ok, valeu.

BruRoma
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola tudo bem ?
Para ser bem sincera minha duvida é sobre violão de 7 cordas..eu toco de 6 a alguns anos mas quero entrar para o samba\choro..
Dei uma boa olhada nas marcas nacionais..sinceramente fiquei mesmo entre digiorgio e giannini pq eu posso estar errada mas nunca toquei em um rozini q não cheirasse a cola e estivesse mt mal construido.
A duvida é entre:
Giannini GWNC1/7 e DiGiorgio classico 7 cordas.
Os preços são equivalentes a grande diferença esta no tampo..o Giannini é maciço de red cedar e o giorgio é maciço de spruce canadense. Existe diferença sonora ou de qualidade entre eles ?
O que eu achei esquisito é que nos dois a caixa de ressonancia é de pau-ferro é bom ?
Qual deles você acredita ser melhor ?
Infelizmente como praticamente tudo de musica que eu procuro não encontrei na minha cidade para testar..haha virei cliente da barramusic pq é la que eu acho até as cordas augustine que aqui são raras.
Grande abraço.
E muito mas muito obrigada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

BruRoma
Bem, o cedar (não é o nosso cedro ou o libanês, mas uma espécie de conífera), tem o som mais "fechado" que o do abeto (spruce), que é mais resistente, mais "claro". Porém o cedar "abre" mais rápido, mas proporciona menos volume.
Creio que para um 7 cordas, o ideal é o abeto (na verdade existem vários tipos de abetos), pois os graves tem mais "definição".
O pau-ferro é excelente madeira, muito dura de de rápida propagação sonora.
Bj

Edington
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Você pode me passar o contato dele?
Valeu cara

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Edington
No Orkut tem uma página dele.
Abç

Symptom
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Perguntei sobre os potenciômetros da GuitarFetish e você disse que valia mais a pena comprar em lojas de eletrônica mesmo... Então, eu pergunto: a mesma coisa vale para os capacitores? E outra, faz diferença se são cerâmicos, ou aqueles "verdinhos" (nunca sei se é poliéster ou tântalo)? E a marca faz diferença também (tipo aqueles sprague orange drop)?

Pergunto porque vou encomendar umas coisas e queria saber se vale a pena pedir junto no pacote.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Symptom
Sim, não tem problema algum. Pode ser tanto de poliéster quanto tântalo.
Abç

Edington
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola, já falei com ele.
Muito obrigado cara.

mateusrrm
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola td bem?
Bom, eu toco Classic e Hard Rock e estou afim de pegar uma strato de qualidade, me falaram mt das Tagima T-735 Plus, e eu ja achei ela aki na minha cidade e queria saber a sua opiniao sobre essas guitarras, pois eu ja tenho uma superstrato com captação HSH para algumas coisas mais pesadas e sinto a falta de singles de qualidade, e se caso eu pegasse esta tagima, eu iria precisar das um upgrade nos caps ou os q tao nela aguentam o tranco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

mateusrrm
Cara, a Tagiam é uma marca que decaiu muito em termos de qualidade de seus produtos.
Agora, essa Tagima específica aí eu não testei.
Creio que as Condor GX50 ou 40A tem melhor custo-benefício.
Abç

mateusrrm
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Opa valeu cara vou dar uma olhada nelas
Abç

Symptom
Veterano
# dez/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela resposta! Desculpa incomodar de novo, mas você conhece algum afinador desses mais baratos que seja preciso? (queria um mais confiável para afinar as oitavas)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Symptom
Os melhores para afinar 8ªs são os de ponteiro (analógicos).
Abç

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar

Afinador de guitar rig serve para afinar oitavas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

felipelfln
Não sei... Nunca usei isso...
O ideal, como disse acima, é o analógico, de ponteiros.
Abç

Stevenzin
Veterano
# dez/10
· votar

Olá Bertola.
Recentemente eu ganhei um corpo com espaço pra Floyd e um braço.
O problema é que o braço vem no nut normal, e queria saber se é possível colocar um Locking Nut, ou se seria difícil (ou não proveitoso) até para um luthier fazer esse serviço

leticia123
Veterano
# dez/10
· votar

Alguem sabe me dizer se aquelas "capinhas" pra captador tipo essa capinha

se eu por na guitarra, tenho alguma perda de timbre ou alguma coisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar

Stevenzin
Não; um luthier fará esse serviço com relativa facilidade.
leticia123
Não altera nada. Só não sei onde tem pra vender aqui no Brasil. Tente pelo E-Bay.
Abçs

lehnox
Veterano
# dez/10
· votar

bertola

uma condor jc502 com captadores dream 90 da gfs teria maior problema de feedback do que com humbuckers?

abraços

lehnox
Veterano
# dez/10
· votar

ah... esqueci de te perguntar uma coisa

vc conhece os captadores smokey coil da gibson? são bons? qual a diferença desses pros 490 normais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

lehnox
Sim, pois esses capts (bons), são single-coils de alta saída.
Recomendo esses aqui:
http://store.guitarfetish.com/GFS-Classic-II-Alnico-2-Vintage-Wound-Ni ckel-Humbucker-_c_88.html
Cara, não conheço esses Gibsons que tu falou não
Abç