Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Caike_bend
Veterano
# nov/10
· votar

Hey, Bertola!

Minha floyd rose está meio dura, entende?

Li que, se eu retirar uma mola, pode melhorar, é verdade?

Se eu fizer isso, algo vai mudar, além da ponte? Há algum envolvimento do tensor ou algo do tipo?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Caike_bend
Não é bom que fique mole....
Toda a ponte terá que ser re-regulada.
Abç

GRRS
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, entre a Condor Ctx 50 e a squier standard telecaster, qual possui o melhor custo x benefício e aguenta melhor modificações?

Muito obrigado

HotokiriBattousai
Veterano
# nov/10
· votar

Prezados Bertola e Seiji,

Vocês conhecem os captadores Sergio Rosar, realmente são produtos de qualidade e de boa sonoridade como tenho lido em vários lugares, que dizem que até batem de frente com os captadores gringos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

GRRS
Cara, eu regulei uma Condor dessas aí, modelo semi-sólido... Um sonzão!!
HotokiriBattousai
Sim, são de alta qualidade.
Abçs

felipelfln
Veterano
# nov/10
· votar

Qual captador nacional para ponte é bom para tocar coisas como Steve Vai e Satriani, Kiko Loureiro, e coisas mais assim com distorção. Não queria perder o clean, mas o foco é a distorção.

Pensei nos Cabrera E-Tone ou Rock Pro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

felipelfln
Qualquer da cabrera com saída mais alta, apartir do Overbucker
Da Sound, os Hellbucker H777 ou o Progbucker, etc
Abç

Dark_Dunha
Veterano
# nov/10
· votar

felipelfln
Tenho um Rock Pro Jr., achei muito bom o captador, ele não tem uma saída mto alta, então não acaba comprometendo o som clean, tem bastante agudo.

Tenho uma pergunta sobre madeiras, to querendo mandar fazer um braço de escala clara e escalopado pra minha shelter fst-62, achei um luthier aqui em Brasília que cobra 250 no de marfim e 310 no de maple... qual seria melhor?

felipelfln
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Dark_Dunha

Valeu ela resposta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Dark_Dunha
achei um luthier aqui em Brasília que cobra 250 no de marfim e 310 no de maple... qual seria melhor?
pau-marfim.
Abç

Carlos-Ot
Veterano
# nov/10 · Editado por: Carlos-Ot
· votar

Bertola e Seiji preciso da ajuda de vocês só pra matar minha curiosidade.

Aqui na minha cidade tem um pé de Baobá e hoje quando eu estava vindo para o trabalho eu vi esta árvore e pensei, "Poxa será que dá pra fazer guitarra com Baobá?", ai queria saber se vocês conhecem essa árvore e se sabem dizer se a madeira é boa para construção de instrumentos, vale salientar que pelo porte desta árvore poderia facilmente produzir guitarras com corpo inteiriço.

Agradeço desde já e espero não estar perguntando nada idiota.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Carlos-Ot
"Poxa será que dá pra fazer guitarra com Baobá?", ai queria saber se vocês conhecem essa árvore e se sabem dizer se a madeira é boa para construção de instrumentos
Não serve não.
Abç

Sir.Paulo
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Achei uma Condor RX20 no quartinho nos fundos da casa do meu Tio e ele deu a guitarra para mim, mas ela ta toda suja e com vários riscos superficiais e faz com que ela fique bem "Feinha" estava pensando em encera-la com massa para polir carros será que os aranhões somem???

Li também em um outro tópico que eu posso lixá-la com uma lixa (1500) antes de passar a cera para retirar todos os aranhões de uma vez, isso também funciona?

Valew!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Sir.Paulo
Passe a cêra abrasiva em 1º lugar. Se ficar bom, não precisa passar lixa.
Abç

Sir.Paulo
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Opa vou tentar fazer isso então Bertola!
Muito obrigado!!!!

Abç

AlanPPS
Veterano
# nov/10
· votar

Olá bertola, vc sabe a marca e o modelo de um captador humbucker para braço e ponte para eu por numa phoenix les paul que tenha versatilidade para um bom clean e uma distorçao pesada gosto muito de blues, classic rock, heavy metal e hardrock. Pretendo gastar no máx 150 em kda cap e sabe c os malagoli tem a tal versatilidade q procuro??
Agradeço desde já!!

Deglan
Veterano
# nov/10
· votar

tenho uma guitarra dolplin les paul, nova, levei no luthier, e ele baixou mas ficou trastejando, o mesmo falou que deveria trocar alguns traste pra naum trastejar, qual serão melhor altura das corads pra minha guitarra, ou devou trocar os traste ??

rafael_777
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cara vc tem como olhar a foto dessa guitarra e ver se é realmente o corpo dela é de ash, pois vc tem muita experiencia no ramo, ai se possível identificar no olho, pois levei a dois luthier da minha cidade e os dois não souberam responder, um disse q acha q é pinho, pinho equivale a basswood?
abraço
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/246257/p0#7174562

Fanderslash
Veterano
# nov/10
· votar

Olá

Trocando o lock nut e as molas da ponte de uma Cort Viva Gold ll ou Cort X-6 dá pra usar a alavanca de uma forma mais "agressiva" sem desafinar?

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

AlanPPS
Cara, quem tem que ter "versatilidade" é vc... Captador tem que ser bom, dentro de certos critérios. No caso, os Sound/Malagoli Traditional e Traditional "hot".
Deglan
Cordas tem que, no meu entender, estar o mais baixo possível. Quanto a trocar trastes... Bem, esse é um dos últimos recursos, quando os trastes estão muito desgastados ou cheios de mossas, antes deve-se fazer um nivelamento/polimento dos trastes.
rafael_777
Aparentemente sim... Agora, não dá pra ter 100% de certeza a não ser avaliando o instrumento "in loco".
Fanderslash
Cara, trocar por peças melhores e molas de mais qualidade é sempre bom, mas, milagres não existem...
Abçs

AlanPPS
Veterano
# nov/10
· votar

Obrigado bertola!!
Então esses caps da Sound/Malagoli Traditional e Traditional "hot"
vão satisfazer minhas necessidades para classic rock, blues, hardrock e heavy metal né!? N quero perder o clean nem o drive

URIK
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Como eu faço pra regular uma Floyd?

rafael_777
Veterano
# nov/10 · Editado por: rafael_777
· votar

Mauricio Luiz Bertola
que avaliação é essa? "in loco" vc quer dizer ver o instrumento pessoalmente? ao vivo?
e o q vc acha de a madeira do corpo ser pinho? isso equivale a um basswood?
tem também se ver se é de madeira solida? eu acho q seja pois ela é pesadinha, nas queria ter certeza, como fasso pra ver se a madeira é sólida mesmo?
abraço

Jandira
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Me tire uma dúvida por favor: Pra mudar o Raio da Escala da Guitarra tem que tirar madeira (cortar, escavar, essas coisas..), qual é o grau de dificuldade desse serviço? É normal isso acontecer?

Tenho uma proposta de uma Fender com o braço modificado, o cara fez o retrastejamento da Guitarra e aumentou o raio da escala com a justificativa que a 'pegada' ficaria mais parecida com as guitarras mais modernas da marca.

Procede isso? O que você me aconselha?

rodsom
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
pode dar uma ajudazinha aqui?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/247526/

leo-guitar94
Veterano
# nov/10
· votar

Qual a diferença entre a Epiphone Les Paul Standard e a Epiphone Les Paul Custom?

lehnox
Veterano
# nov/10
· votar

rafael_777

cara, "in loco" é no local

rafael_777
Veterano
# nov/10
· votar

lehnox

quer dizer q o bertola quis dizer q tem q ver meu instrumento pessoalmente? ao vivo? pq no google não traduz esse "in loco"
ai não sei o q significa

capguitar
Veterano
# nov/10
· votar

Olá mais uma vez, a minha duvida é a seguinte:

Vou levar minha guitarra para vender numa loja de instrumentos usados e gostaria de saber qual valor seria justo pedir nela, pro cara não tentar me passar a perna ; ).

Ela é uma Tagima T-635 e custou 750,00 R$ Á VISTA. Está em perfeito estado de fábrica, sem nenhum arranhão e tem menos de 1 ano de uso, a única coisa contra nela são as cordas meio oxidadas.

O que me diz?

Filhada
Veterano
# nov/10
· votar

Olá! Desculpa não ter agradecido a ajuda a um tempo atrás, mas achei que ficaria ocupando espaço, como se fosse um up.
Estou quase certo dessa modificação, só que não sei se dá certo:
Pegar minha Eagle sst01, e turbinar. A "turbinação" seria para uma guitarra pra vida toda, não gosto de guitarra temporária, então trocaria tarraxas, parte elétrica, captadores(quase tudo),e faria a blindagem.
As dúvidas são:
1.Quanto a ponte, poderia colocar um tremolo de dois pivôs?? ela vem com um comun de 6 furos que a mola da mizona veio enferrujada, a troca é urgente. Falando nisto, voçê tem recomendações?
2.O que faltaria para melhora-lá? fora o já dito?
3.Pensei em colocar dimarzios, mas será que vale a pena mesmo?? o esquema braço/meio/ponte seria SD Little 59/Cruiser/Distortion S, meio caro, e não se acha no Brasil com facilidade. Então, teriam marcas com qualidade mesmo no Brasil?? sempre ouço falar que por custo benefício sim, mas falo de qualidade mesmo, já que não conheço.

Desculpa a montanha de texto, e Obrigados!