Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
maspn
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


li os seus tópicos em um deles dizia "pra mim guitarra tem que ter as cordas bem baixas..."; fiz o que disse, mas bertola, trasteja muito, o som continua o mesmo, mas percebo que quando vai segurar uma nota, nao soa tanto tempo como antes. o que é indicado? rebatimento dos trastes e polimento? ja que o problema é só com algumas casas no começo do braço...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, obrigado pela dica! E sobre os p-90 em formato de humbucker (dream e mean 90 (ou 180). Vc ja tocou em algum? sao bons pra uma blueseira?

Uma ultima coisa: qndo vc encomenda eles, costuma ser taxado?

Eddusr
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caro Bertola, eu tenho uma Epiphone Les Paul Std e estou fazendo modificações e gostaria da sua ajuda.
1º - Eu comprei um par de Seymour Duncans sendo SH-1n e SH4-b, niquelados, 4 condutores em ambos e quero saber qual o melhor pushpull para instalar, Alpha, CTS, Gotoh, Dimarzio e qual tamanho do shaft.
2° - A chave de permutação dos captadores influencia no timbre? Vale a pena trocar por uma gotoh ou gibson?
3º - Estou querendo trocar os capacitores por Sprague Orange Drop, mas qual o mais "adequado", 715P 0.22 200V, 715P 0.22 400V, 225 0.22 400V, etc?
4º - Você acha que vale a pena trocar a ponte e tail piece por uma Gotoh ou Gibson? Ou uma Bigsby seria um melhor investimento.
5º - Não percebo chiado, mas mesmo assim seria bom trocar a fiação, qual mais adequada? Blindagem é recomendado?
6º - Gostaria de confirmar se o corpo e o braço desta guitarra são mesmo de Mogno, pois ouvi uns boatos que somente tem uma "capa de mogno".
Agradeço mesmo se poder me ajudar, ja pesquisei a respeito mas não obtive informações claras e como ainda não achei um luthier de confiança para sanar essas duvidas estou recorrento a você.

Bruninho92
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, tenho uma RX-20 S como disse em um outro tópico e conversando com minha banda me sugeriram colocar um humbucker na ponte da guitarra e deixar os outros dois caps originais condor, gostaria de saber o que precisaria fazer para instalar o humbucker, se valeria a pena pelo estilo que a gente toca, que vai desde músicas lentas até Rock. Eu achei na captadores.com.br esse humbucker que eu poderia pagar, ele é bom?
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1193-captador_prog__bu cker__ponte__diversas_cores_

esse o link está ruim então vai o modelo Captador Custom Alnico HB HOT - Ponte

Obrigado pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


maspn
ja que o problema é só com algumas casas no começo do braço...
Sim, acho que será necessário um procedimento nos trastes (nivelamento, rebatimento, polimento).
Motoboy From Hell-SDMF
Excelentes capts também. Não são taxados (pelo menos até agora, não).
Eddusr
1) qualquer um desses que vc citou, desde que a rôsca seja comprida.
2) Não, a questão é durabilidade; só.
3) qualquer um desses que vc citou.
4) Isso também é irrelevante. Se for colocar Bigsby aconselho a instalação de "tune-o-matic" com rastilhos de roldanas ("roller saddles").
5) Se não tem chiado, mexer pra que? No caso, aconselho apenas blindagem.
6) Se sua guitarra for dos modelos mais antigo (fabricados na Coréia), sim. Se for das novas, o corpo é em nato. Mas isso também não tem muita importância (o tipo da madeira, o que interssa é a qualidade dela, e isso, não é passivel de verificação).
Bruninho92
Sim, é um bom captador...
Abçs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ok, muito obrigado! Vou ver qual escolho e pego um par logo. Muito obrigado pela ajuda!

abçs

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Penta_Blues
MMI
Acabei de responder os emails, desculpem a demora mas fiquei sem conexão e só arrumaram agora a pouco.

Jeremiass
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Eai amigo, conseguiu algo sobre as molduras ? Estou pensando em uma pequena placa de acrílico para fazer os cortes. O que acha ?

ASKER
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Corpo feito de 'Alder' é bom? abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


ASKER
Corpo de compensado e de MDF é que NÃO é bom...
Abç

jigo__
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mauricio, meu luthier pois uma gotoh na minha Ibanez S-470, na hora eu testei e td ok, mas eu estou dando umas alvancadas e esta desafinando, queria saber se é normal??

outra coisa q eu queria saber se é normal é q qdo eu dou um bend na corda G a ponte "levanta" e por isso não estou conseguindo afinar o bend???

vou levar ao luthier assim q possivel mas queria ter uma ideia de como é!

obrigado!!

abçs

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Jeremiass
Meu amigo, vc pode confirmar a largura da cavidade, por favor?
Tô achando 10,2cm muita coisa e não encontrei nada que fosse equivalente a essas medidas que vc passou, por isso acho que a saída é fazer mesmo.
Tenho alguma coisa de acrílico transparente e branco, posso fazer pra vc.

ASKER
Tão importante (ou até mais) quanto a espécie da madeira é a qualidade da madeira.

jigo__
É normal levantar a ponte, agora desafinar não é incomum mas também não é normal, depende se está tudo OK com a guitarra e se as cordas estão bem laceadas.

NetoFitti
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola, Boa noite

Estou pensando em investir em uma guitarra Tagima Memphis MLP100 Essa Aqui <
Muitas pessoas já falaram que o material dela é bom, mas terei que trocar a captação depois de alguns meses. Peço sua opinião sobre essa guitarra, e que outros modelos Les Paul, você me indicaria, sendo aqueles bem mais baratos, Shelter, Condor, Ibanez...

Sei que é uma pergunta meio fora do "tema' mas, sua Opiniãoé importante para mim
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


NetoFitti
Cara, ela é idêntica à Shelter, mas é inferior à Condor CLP2S.
É uma guitarra bem razoável, mas que precisa de "up-grades".
Abç

Djegovic
Veterano
# out/10
· votar


Boa noite pessoal.

Gostaria de saber dos luthiers ou de quem conhece bastante de guitarras. É o seguinte, ano que vem estarei indo para os EUA, vou fazer facul la. Vou começar a tocar guitarra lá tbm, comecei a tocar violao em janeiro deste ano, sempre curti guitarra, mas estou esperando para comprar qdo viajar pois é MUITO mais barato. Pois bem, será minha primeira guitarra. No entanto, gostaria que fosse algo que dure por bons anos, pois não sei qdo vou ter dinheiro para comprar outra. Eu ainda vou revisar meu orçamento, mas parece que terei duas possibilidades: ou poderei gastar até 500 dólares na guita, ou até 1000.

Andei pesquisando MUITO e vi guitas de 500 doletas como: Fender MIM, Epi LP Standard, PRS Tremonti...na casa dos 1000 eu vi Gibson Studio, Fender american standard, PRS SE Custom...

Minha dúvida é a seguinte: com essa grana, tanto em um caso como no outro, eu poderia estar adquirindo guitarra melhor que não seja tão conhecida ? Lembrando que quero tocar Blues e Rock no estilo Guns, AC/DC, Queen...Grande fã do Eric Clapton, BB King, Santana, Brian May, Slash...

Agradeço desde já pela atenção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Djegovic
Compre uma Gibson Studio e um amp valvulado como o Fender Blues Jr.
Abç

maspn
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bruninho92


ue bertola. geralmente tu recomenda nao colocar esses captadores com ceramicos....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


maspn
Estou me referindo ao ProgBucker...
Mas, se colocar o de Alnico, acho que não tem problema em face dos singles cerâmicos dessa guitarra...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Djegovic
Compre um desses:
http://www.gbase.com/gear/fender-champ-25-se-1993
E uma dessas:
http://www.gbase.com/gear/gibson-les-paul-studio-1989-wine-red
Estarás mais que bem servido, e por um preço ótimo!
Abç

Silas Hammett
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Ja retomou com os projetos de guitarra por encomenda??

Jeremiass
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Reconfirmei com uma nova régua, são exatamente essas medidas. Se é desta forma que você pediu:

http://uploaddeimagens.com.br/imagem/ver/Medidas-Guita.jpg

Se puder me adicionar no msn para conversarmos sobre fabricar estas molduras, walterbf14@hotmail(ponto)com Ai podemos repassar as coisas com mais rapidez. Eu adicionei um e-mail yahoo seu, não sei se vale como mensagem instantânea também...

jrfassarella
Veterano
# out/10 · Editado por: jrfassarella
· votar


Ola..sou novato aqui...não sou luthier..tenho uma oficina de moveis,nas horas vagas eu fiz um violão.e ficou muito bom pra meu uso...mas agora estou a fabricar uma guitarra...estou com corpo...braço e trasteira ( escala) prontos..braço aparafusado,,mas sou cru na parte eletronica..adquiri captadores cabrera classic 2 humbucker Ponte e braço,,guitarra esta que sera para meu uso..e usarei quase sempre no estilo base e alguns solos leve..gostaria de uma dica de circuito para o mesmo...outra duvida..seria nescessario usar um pickup de meio?..ou seja braço meio e ponte....Stratocaster obrigatoriamente se usa 3 pickup?..ou isso não é regra?
eu poderia estar usando este circuito para cabrera classic 2 humbucker ponte e braço?
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2hb_1vol_2tone_5way
obrigado
Renato

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Djegovic
Quando você estiver lá vai ficar mais fácil de pesquisar.
Se por um lado fica mais difícil de escolher pela quantidade de opções, por outro você vai estar de cara com os instrumentos e seus respectivos preços e certamente vai encontrar muitas promoções de usados que podem valer a pena.
As sugestões do Bertola são excelentes em custo-benefício.

Silas Hammett
Os projetos mais complexos (como acústicos e semi-acústicos) ainda estão de molho mas o tradicional eu retomei sim.

Jeremiass
Ok, te adicionei mas qualquer coisa vc pode me enviar um email (com seu endereço) pois está sendo raro eu entrar no msn.
Percebi que tem furinhos nos cantos para prender com parafuso e, se eu fizer a moldura, provavelmente, esses furos não vão bater; então acho que você vai ter que tapar esses furinhos antigos.

jrfassarella
Veterano
# out/10
· votar


dando sequencia à minh quetão de circuito..eu poderia usar este circuito com 2 cabrera classic2 humbucker?
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2hb_1vol_2tone_5way

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


jrfassarella
Na internet você vai encontrar muitos lugares com ligações como este:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/

A questão da escolha dos captadores e se um no meio é necessário, isso varia de acordo com o gosto pessoal, não é regra.
No seu caso eu acho bacana experimentar este:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_1v_1t_3w_1pp

Fique atento com o código de cores dos condutores de cada fabricante, se não me engano os Cabrera são iguais aos Seymour Duncam, mas não tenho certeza (junto com os captadores deve ter um manualzinho)

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


jrfassarella
dando sequencia à minh quetão de circuito..eu poderia usar este circuito com 2 cabrera classic2 humbucker?
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2hb_1vol_2tone_5way


Se o encaixe para a chave já estiver pronta pode usar esse daí sim.
Senão vale avisar que o canal para encaixar a chave de 5 pos (tipo Fender) é um pouco mais difícil de fazer que o de 3 pos (tipo Gibson) que é apenas um furo.

jrfassarella
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Brigadão ae amigo..tudo pelo aprendizado Valeuuuuuuuuuu

jrfassarella
Veterano
# out/10
· votar


Se o encaixe para a chave já estiver pronta pode usar esse daí sim.
Senão vale avisar que o canal para encaixar a chave de 5 pos (tipo Fender) é um pouco mais difícil de fazer que o de 3 pos (tipo Gibson) que é apenas um furo.

Ainda não esta pronto ..mas terei facilidades em fazer tal encaixe...devido ao maquinario que possuo.
.brigadão ae

pg_gouveia
Veterano
# out/10
· votar


Caro Amigo gostaria de sua Ajuda! Pois tenho duas duvidas, uma tenho uma Telecaster que tenho que refazer a parte eletrica mas só encontro na internet esquemas em ingles e mais complicados para quem é leigo em eletronica, gostaria de saber que pode me indicar um site que tenha esse conteudo facil e didatico!?

A outra pergunta é que estou montando seu pedal do HandMades o Betollas Mini Fuzz não ta funcionando ja remontei tudo e nada peguei o tuturial nesse link:
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article& id=17:mini-fuzz-do-bertola&catid=13:pedais&Itemid=44

e estou usando como disse no topico, 2 cap. 0,22uF, resis. 1M e 10K, BC517, 1N4148, Pot 100k, no meu caso qual seria o maior erro? Grato des de Ja Aguardo Ansioso pelas Respostas!

RafaelSartori
Veterano
# out/10
· votar


Gente minha duvida é simples. Comprei uma Guitarra Sx Sg Standard faz 3 dias e notei que o captador do braço esta mole. Vi aqui no forum um outro post de um rapaz dizendo a mesma coisa, que o mesmo captador da ponta da Sx Sg dele esta mole. É normal ele vir mole assim? Ou ele tem que vir preso e firme igual ao da ponte? Acha que devo trocá-la? Obrigado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)