Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
eliasneri
Veterano
# out/10 · Editado por: eliasneri
· votar


Mauricio Luiz Bertola
putz... depois que eu respondi pra vc... me toquei de procurar no google... foi mal...
entrei no site... e tem alguns modelos... fiquei bem perdido com tanta referência... naum sei pq me afeiçoei mais com essa linha: Strator Neody... lá tem o modelo: Light/Soft/Hard/Hot...
que configuração vc me indica??? os 3 caps iguais???

Link: http://www.stellfner.com.br/Loja%20Virtual%20A/LVGeral.h tm

obrigado por tudo até agora e principalmente pela paciência

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


eliasneri
Não. O de maior saída ("hot" ou "hard") SEMPRE na ponte...
Abç

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


Olá estimados luthiers,

Na opinião de vocês existe alguma diferença de durabilidade (referente a resistência a oxidação com o passar dos anos) entre os diferentes tipo de pintura de uma ponte floyd (cromado, preto, dourado)?

Considerando ser uma ponte de boa qualidade e tomando os cuidados adequados de conservação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Pepe Le P
Sim. Cromado dura MUITO mais.
Abç

Strateiro635
Veterano
# out/10
· votar


luthiers estou com uma duvida, minha guitarra uma strato está com a mizona com a corda mais alta que as outras eu que pedi pra regular assim, esta como as mais grossas estão mais alta, e as primeiras mais baixas, quando olho o braço do head stock parece que o braço esta pendendo pra um lado o braço esta empenado, torto ou e so impressão das cordas que estão mais altas. obrigado.

GRRS
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Desculpa te incomodar de novo cara, só que me surgiram algumas dúvidas...

primeiro, existem grandes diferenças entre as Squier Strato Standard e Deluxe, ou só os captadores da deluxe que são melhores?

segundo, R$3.500 por uma Schecter C-1 Standard Diamond Series vale a pena?

terceiro, entre Condor CLP 2 s, LTD EC-401VF, Epiphone Black Beauty e SX GG1 STD qual você indicaria? (quanto ao custo benefício, tenho a oportunidade de trazer as estrangeiras do exterior)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Strateiro635
Deve ser impressão... E as cordas bordões sempre ficam mais altas que as primas.
GRRS
Eu só trabalhei com a Standard, e é uma guitarra bem legal...
Condor CLP2S.
Abçs

MaicolBrevia
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa!

Vou splitar meu humbucker da minha tele, e quero que seje feito com uma chave alavanca, pode ser 3 polos a chave? Ou 2?

Abraço.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


MaicolBrevia
Man, antes de mais nada você precisa verificar se o seu humbucker possibilita o "split", se estiver OK, a chave é de 2 posições, pode ser tanto de 2 quanto de 3 polos.

Fisherman
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Qual a opnião de vocês a respeito desse produto?
Eu achei que é completamente inútil.
Abçs

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155263476-nut-regulavel-em-lato -para-les-paul-_JM

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Fisherman
Ainda não usei mas já faz um bom tempo que penso em testar ou mesmo desenvolver algo assim.
Os baixos Alembic possuem um nut ajustável mas ele é uma peça com 1 parafuso central de trava e um parafuso de cada lado para ajuste de altura, então ele ajusta a altura da peça inteira e não de cada corda individualmente.

Abravador
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

OI dinovo amigos, estou com uma duvida, a corda da minha guitarra "A" desfiou ai eu troquei a corda, mas isso levou uma semana pois estava sem dinheiro, ai a ponte tinha decido mas depois que coloquei ela ficou igual antes, mas todas as cordas estão trastejando na 1ª casa, o que posso fazer em quanto não tenho dinheiro para mandar dar aquela linda regulagem?

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Abravador
Antes de mexer em qualquer coisa você precisa fazer as 2 verificações:
1- ação do tensor
2- altura do nut

Se você fizer uma busca vai encontrar informações de como fazer essas verificações e, se precisar, de como proceder para ajustar.

Depois você precisa estudar os ajustes da ponte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Fisherman
Nunca usei...
Mas uma pestana corretamente cortada e ajustada cumpre muito bem o seu papel.....
Abç

F.BankZ
Veterano
# out/10
· votar


Que cursos vocês fizeram para adquirir conhecimento na área?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


F.BankZ
No meu caso, nenhum.
Estudei marcenaría com meu avô que era marceneiro, marcheteiro e teve uma fábrica de móveis. Estudei também, como aprendiz, com os luthiers Simões e Sérgio Buccini, bem como aprendi muita coisa com o Elézer de Lara. No mais, estudo tanto teórico quanto prático (na base do erro e acerto mesmo!) e compra de livros importados.
Abç

emachado
Veterano
# out/10 · Editado por: emachado
· votar


Fábio Seiji e Maurício Luiz Bertola

No site do grupo viola mineira e em outros portais eles recomendam uma cola da marca GROSSL como substituta para a Titebond.
Vocês conhecem este produto? Vale a pena em termos de qualidade?

E um produto chamado Woonderwood como sendo a cola cascorez com a fórmula "antiga"?

A Titebond somente a encontrei em pequenos frascos no mercado livre.

Atenciosamente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


emachado
Cara, a cola que uso é a Cascorez...
Ainda tenho da fórmula antiga (frasco com letras vermelhas).
Só usei a Titebond poucas vezes.
Abç

Mr.Folk
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Olá Sou de Sp Capital Gostaria de saber se vc Faz pintura em guitarra ?
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


F.BankZ
Que cursos vocês fizeram para adquirir conhecimento na área?
Eu também não fiz curso algum, na época do Bertola acho que nem havia curso aqui no Brasil e poucos lá fora.
Eu ainda tive possibilidade de fazer um curso mas preferi aprender por conta.

emachado
Preciso me atualizar mas até onde eu sei, a Grossl é a importadora da Franklin Tite Bond, inclusive eu compro lá.
Sinceramente tô muito satisfeito com a Tite e não pretendo trocar tão cedo, pelo menos até acabar o meu galão, rsrs.

A Titebond somente a encontrei em pequenos frascos no mercado livre.
Para uma guitarra apenas, mesmo neckthrough, você não vai precisar mais do que 500g.

Mauricio Luiz Bertola
Só usei a Titebond poucas vezes.
O que você achou da titebond?

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Mr.Folk
Te respondi no seu "recados"! Dá uma olhada por lá.

Silas Hammett
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Quero comprar 2 captadores na cor zebra(preta-creme) e gostaria de deixar as cores na mesma ordem,ponte preto-creme e braço preto-creme, igual nessa foto http://www.themusiczoo.com/images/5-19-10/Slash_Appetite_Les_Paul_VOS_ AFD_232_1.jpg .Existe algum problema ou os captadores tem uma posiçao certa para ficar??

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Silas Hammett
Existe uma posição certa pois existe aquilo que chamam de "bobina principal", repare que os polos com parafusos estão "para fora".
Se o captador for de Alnico e vc instalar de "ponta cabeça" a bobina principal vai ter um pequeno deslocamento em relação ao "que deveria" estar, o que poderia alterar um pouquíssimo no timbre (na prática eu acho difícil que alguém consiga sentir a diferença).
Tirando isso existe a questão estética dos parafusos estarem para fora e os polos lisos para dentro.
Não sei se te confundi... mas, resumindo, pode inverter sim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Achei boa, mas de "trabalhabilidade" mais difícil e cheiro forte em comparação com as colas de PVC. Agora, ela estraga fácil, hein! O frasco que eu tinha aqui empelotou e endureceu....
Abç

AlanGilmour
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

tenho um corpo de swamp ash, quero colocar um braço de maple quartersawn e captção ativa EMG-DG20. Será que não vai ficar com médios demais? ou muito estridente? ou com poucos graves? qual a característica tonal do swamp ash?

Silas Hammett
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Entao o correto é o parafuso virado pro lado da ponte e o polo liso virado pro braço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


AlanGilmour
Cara, luthiería não é informática ou outra ciência exata no qual se sabe de antemão o que um "software" vai fazer...
O Ash é uma madeira mais densa que o alder (por exemplo), portanto, tende para mais médio-agudos.
Portanto, vc só vai saber realmente quando sua guitarra estiver pronta...
Silas Hammett
Não cara, o correto é os polos com parafusos estar voltado para o lado para qual o captador for indicado: Se ele for para braço, para o braço, se for ponte, para a ponte.
Abçs

carnisa1
Veterano
# out/10
· votar


Bom, to com uma duvida, normalmente uso minha guitarra strato, mas como minha les paul eu gosto de tar alavancadas em algumas musicas, coisa que pras duas é impossivel, mas não aquelas alavancadas de metal...

Então eu nen sei como se chama eu eu faço força pro tensor da guitarra dar aquela desafinada... Não muita desafinada, só pra dar aquele efeito basico.

Então...

Se eu continuar fazendo isso eu posso ter problemas com minha guitarra no futuro?

Silas Hammett
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Agora entendi!
Mas estou vendo que nao vou achar o do braço do jeito que quero,nao vai ter problema colocar os parafusos voltados pra ponte nao ne??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


carnisa1
Cara, eu não entendi absolutamente nada do que vc escreveu....
Silas Hammett
Não tem problema algum.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)