Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Heaffy
Veterano
# set/10
· votar

Bom dia mestres!
Quais captadores consideram de melhor qualidade?( se ja tiverem testado eles)
um jogo de Mighty mite motherbucker ou
Malagoli Intruder com Trad Hb hot ?
abrços!!

Skider
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Bom dia, tudo bem?

Como tiro aquela folga existente em algumas alavancas de floyd, como no meu caso, na alavanca da Lo Pro da minha Viva Gold;
Existe algo pra resolver, ou é só mesmo outra alavanca, ou outra ponte?

Megadave
Veterano
# set/10
· votar

Boa tarde galera! tive uma problema com minha squier california, um amigo me deu uma mola que vem nas fenders pra colocar na entrada da alavanca, com isso eu coloquei a mola e aumentou uma pouco a firmeza da alavanca tirando aquela folginha, ficou até melhor de controlar as alavancadas, mas quando fui regular e fazer a manuntenção de sempre, tive que fazer força pra tirar, com isso o inicio da rosca ficou todo danificado, e a mola ficou presa dentro!!!! n sei como faço pra tirar!Os luthiers daqui vão tirar meu couro, é muitooooo caro aqui!!! Se puderem me ajudar agradeço desde já!!
Abraço!!!!!!!!

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar

neochrono
4mm é normal na 12 casa?
Com a corda apertada no primeiro e último traste ao mesmo tempo, 4mm na 12a casa é muito.

Heaffy
Sorry man, nunca tive um Mighty Mite em mãos.

Skider
Megadave
Experimentem veda rosca, é uma solução paliativa mas pode resolver por um tempo.

Skider
Veterano
# set/10
· votar

Fábio Seiji
Vlw kra;

nofear
Veterano
# set/10
· votar

Olá Luthiers!

Voltando a minha KX custom... Apareceu um problema no no traste 14. Parece que ele foi mal colocado. O que é melhor fazer? Trocar esse traste ou nivelar todos os outros? Ele mata a mizinha quando faço um bend na casa 14. Segundo o luthier se ele for nivelado sozinho o trastejamento vai passar pra casa seguinte...

I.D
Veterano
# set/10
· votar

Tudo bom?

Preciso fazer um teste amanha com uma banda e a afinaçao é standard, mas minha guitarra está afinada em CGCFAD, mudei a afinaçao para standard e ela nao está trastejando, será que se eu nao apertar o tensor vai empenar o braço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

neochrono
Não está tão normal não (com a corda solta). O que pode ser feito é abaixar-se mais o rastilho da ponte.
Heaffy
Os Migty Mite são melhores, mas os Sound/Malagoli que vc citou também são bons.
nofear
Cara, vc precisa de um rebatimento dos trastes. Se esse luthier não sabe fazer.... Bem, aí é outra "parada"....
I.D
Não mexa, espere para ver.
Agora, o ideal é ter uma guitarra para afinação normal e outra regulada para tal afinação.
Abç

RennanRdC
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, vou ganhar 2000 reais no final do ano que vem, gostaria de saber uma guitarra legal nessa faixa de preço(floyd e 24 casas)(Prefiro essa opção)² ou se é melhor eu juntar e pedir pra algum luthier fazer! (3000 Reais)

Muitissimo Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

RennanRdC
Pegue uma Shecter Omen 6FR ou uma Ibanez S séries ou 350DX

Boreez
Veterano
# set/10
· votar

Olá pessoal!
sou novo aqui, me desculpem se eu estiver fazendo uma pergunta em um lugar errado ou se ela ja foi feita antes, ainda to aprendendo sobre o fórum!
Então, pra galera mais esperiente,
vou comprar um amplificador (ou cubo, não sei como é mais conhecido por aqui) no final do ano,
quero gastar algo en torno de 1500 a 2000 reais,
gostaria de umas dicas, não entendo muito de equipamentos, se puderem me ajudar ficarei grato.
Ah e meu estilo de tocar é algo entre rock classico e heavy metal!
desde ja agradeço!

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar

Boreez
Temos uma seção especializado em amplificadores e seria melhor vc dar um pulinho lá.

neochrono
Veterano
# set/10 · Editado por: neochrono
· votar

Fábio Seiji

Com a corda apertada no primeiro e último traste ao mesmo tempo, 4mm na 12a casa é muito.

Ah não, 4mm era com a corda solta mesmo!
Quando pressionada ela fica totalmente paralela ao braço.

Mauricio Luiz Bertola

Hmm, vou ver se levo novamente ao luthier..

Mudando de assunto, para um blues de vez em quando e um rock vc optaria pela Squier Tele Custom I (Humbuckers de Alnico) ou II (P90's) ?

Grato,

Abçs

nofear
Veterano
# set/10
· votar

O que significa exatamente "rebater trastes"?
Tem que tira-los?

Silas Hammett
Veterano
# set/10 · Editado por: Silas Hammett
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Ola,Tenho uma Les Paul canhota e queria saber si essas tarraxas iriam caber nela,pergunto pq nao sei si o fato da guitarra ser canhota poderia dar imcompatibilidade.
As tarraxas sao essas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154404950-tarraxa-gotoh-sd-90-s l-33-cromada-p-guitarra-oem-_JM
Acredito que o tamanho do buraco é o mesmo,mas si nao for o Luthier alargaria para dar certo,me preocupo mais de comprar e nao dar certo,por medo de ter que comprar tarraxas especiais para guitarra canhota(si isso existir).
Aproveitando a pergunta,gostaria de saber si as tarraxas citadas acima sao de boa qualidade mesmo,a ponto de segurar bem a afinaçao,no começo pensei em umas com trava,mas achei exagero usar tal recurso em uma guitarra de ponte fixa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

neochrono
Tanto faz...Quem vai tocar é vc....
nofear
É um procedimento de luthiería. Não tira o traste não.
Silas Hammett
Em guitarras com configuração 3X3 não tem essa de destro ou canhoto....
Sim, essa tarracha é boa, desde que corretamente instalada, com os parafusos de fixação bem apertados e as cordas colocadas corretamente. Aliás, como qualquer tarracha......
Boreez
Pegue um Fender FM65R, Laney LV200 ou Peavey Banditt.
Abçs

breetucci
Veterano
# set/10
· votar

mestres Bertola e Seiji...

troquei os captadores da minha guitarra, e percebi uma coisa...

todas as cordas soam tranquilamente, tanto no captador do braço quanto no da ponte... mas no da ponte a mizinha perde o ganho! não exageradamente, mas perceptível. já tentei aproximar o captador pro lado da corda, mas aumentava o ganho de todas as cordas, inclusive a Mi, só que comparada as outras continuava com menos ganho! esse problema é sério? eu mesmo posso consertar? ou só levando no luthier? ou só jogando a guitarra e os caps no lixo?

ah, são 2 emg hz que vem na epiphone do zakk wylde. gostei muito do som! e no captador do braço tudo funciona perfeitamente...

desde já agredeço a ajuda! tudo de bom pra vcs e boa sorte!

LgStronda
Veterano
# set/10
· votar

Olá Srs.

Gostaria muito de tirar umas dúvidas aqui. Tenho uma Ibanez Rg 350 M e acabei de adquirir um Dimarzio Liquifire e um Dimarzio Crunchlab (ambos humbuckers, normal)

A ibanez usa um 5-way switch, configurado da seguinte forma

H-S-H

1. neck humbucking
2. neck single + middle single
3. middle single
4. middle single + bridge single
5. bridge humbucking.

como os captadores da ibanez nao prestam, nao pretendo usar o single de fábrica, gostaria de usar somente os dimarzios da forma H-H mesmo, usando tanto em série quanto em paralelo pra obter timbres diferentes

minha dúvida aqui é como fazer essas ligaçoes dos fios e se vcs possuem os diagramas desse 5-way switch da ibanez que vem nas RGs, pq nao encontro em lugar algum. seria melhor comprar um switch novo? qual recomendam?

um abraço

Ml_l2
Veterano
# set/10
· votar

Olá,
Eu tenho uma Jackson JDR 94, hoje fui regular o tensor dela, e percebi que o tipo de chave para ajustar o tensor é diferente, não tem um buraco para eu colocar a chave. Vocês sabem onde eu poderia encontrar alguma chave desse jeito? É a primeira vez que eu regulo o tensor dessa guita.
Muito Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

breetucci
Pode ser um monte de coisa, incluisive corda ruim...
LgStronda
http://www.guitarelectronics.com/product/WD2HH5L10_02/Guitar-Diagram-n eck-plus-bridge-humbuckers-View-Download-Free
Ml_l2
Não sei... Aliás nem sei que chave seria essa...
Abçs

Slash_1989
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, percebi um problema na minha guitarra que consiero que tenha acontecido "do nada"

semana passada eu toquei normalmente com ela, guardei no case e uma semana depois abri pra toca-la no ensaio. aparentemente normal.
de noite qdo fui toca-la denovo, percebi que quando eu toco a primeira casa da mizinha a nota simplesmente morre. nao digo trastejando, ela simplesmente soa como se fosse uma corda de berimbau. e isso acontece só no Fá da primeira casa da mizinha.
tentei subir as cordas (e subi bastante) porem a nota continua morrendo.
esse problema eu acho que aconteceu ou da semana passada pra ca, ou do ensaio pra noite, pq eu costumo dedilhar mto naquela regiao e nunca percebi esse problema na corda.
pensei que poderia ter sido um destaste de algum traste, ou algum ajuste no tensor.
a guitarra eh uma schecter omen 6 com floyd rose, um pouco mais de um ano de uso. a ação das cordas esta bem baixa, mas sempre esteve e nuna aconteceu esse problema
de acordo com a sua experiencia, o que poderia ter sido?

Megadave
Veterano
# set/10
· votar

fikei nu vacuo!!!hauuahauhahh, mas derrepente alguem ajuda?!
(Boa tarde galera! tive uma problema com minha squier california, um amigo me deu uma mola que vem nas fenders pra colocar na entrada da alavanca, com isso eu coloquei a mola e aumentou uma pouco a firmeza da alavanca tirando aquela folginha, ficou até melhor de controlar as alavancadas, mas quando fui regular e fazer a manuntenção de sempre, tive que fazer força pra tirar, com isso o inicio da rosca ficou todo danificado, e a mola ficou presa dentro!!!! n sei como faço pra tirar!Os luthiers daqui vão tirar meu couro, é muitooooo caro aqui!!! Se puderem me ajudar agradeço desde já!!
Abraço!!!!!!!!)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

Slash_1989
Ela precisa de um rebatimento de traste. Leve a seu luthier.
Megadave
Nunca ouví falar em colocar mola dentro de cavidade da alavanca.....
Abç

pscb
Veterano
# set/10 · Editado por: pscb
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Prezado Bertola:

Levei minha guitarra pra regulagem, mas voltou com um problema. Não consigo mais alavancar para baixo. A ponte é uma Wilkinson by Gotoh VS100. Tentando fazer o movimento para baixo, a ponte bate no corpo.

É possível resolver isso sozinho ou apenas o luthier é capaz? Como o próprio luthier não percebeu esse equívoco, fico na dúvida.

Obrigado.

guitarfilth
Veterano
# set/10
· votar

olaa!!!
gostaria que me dessem uma luz!
quanto achão que vale essa ponte floyd rose gotoh usada??

http://dc247.4shared.com/img/mHPuXFV2/s7/S7303934.JPG

Muito Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

Costa 85
Leve de volta ao luthier em questão...
Abç

WilliamFerreira
Veterano
# set/10
· votar

Aê Maurício, tenho uma guitarra com o braço empenado da 5º Casa pra lá... será que seria alto o custo de conserto? já que a guitarra em questão não possui tensor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

WilliamFerreira
já que a guitarra em questão não possui tensor.
Cara, braços sem tensor não valem muito à pena...
Abç

claudio.oc
Veterano
# set/10
· votar

Mestres Luthiers, sou novato no forum, apesar de ja acompanhar há um bom tempo. Gostaria de saber se a guitarra Gbspro, anunciada no mercado livre é boa. Ja fiz buscas, mas nada que falasse da qualidade destas guitarra. Obrigado.

1. Construção: Bolt-on
2. Corpo:Ash
3. Braço: Maple
4. Escala: Rosewood
5. Tarracha:Cromada
6. Escala: 648mm/25.5",21F
7. Controles:1V,2T,5-WAY (controla captadores do meio e do braço)
8. Captador: S-S-S (Singles)
9. Ferragem:Cromado

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156573377-guitarra-gbspro-strat ocaster-branco-preto-sunburst-madeir-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

claudio.oc
É uma guitarra "entry level" como outra qualquer... Como Memphis, Cruiser, Shelter, etc...
Abç