Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar

GuitarBDSK
Se você já tem um violão, experimenta pegar uma guitarrinha, pode ligar no PC.
Pra começar acho melhor pela Strato.

Floyd N Roses
Eu ia fazer uma revisão completa no esquema ontem de noite mas agora eu vi que vc já resolveu o problema.
Parabéns pq em esquemas complexos como esse é fácil de se perder na hora de ligar os fios.

Newild
Tanto as Cort quanto às Condor possuem um bom custo-benefício, se bobear pode ser que sejam feitos na mesma fábrica (tô chutando !)

GuitarBDSK
Veterano
# set/10 · Editado por: GuitarBDSK
· votar

GuitarBDSK
Se você já tem um violão, experimenta pegar uma guitarrinha, pode ligar no PC.
Pra começar acho melhor pela Strato.

E qual você me recomendaria? Pretendo pagar pra começar uns R$400. Mas tenho disponível aqui R$600.
Eu sei tocar bem violão, fiz 5 anos de aula, mas não entendo quase nada de guitarras.
Queria uma guitarra já melhor que essas para iniciantes, que não me traga dor de cabeça e não precise troca-la tão cedo.
Aqui no forum me recomendaram uma Condor Strato RX30 por ser muito boa por seu preço. Só não achei nenhuma, procurei em todas as lojas onlines possíveis, ninguem tem. Sabe onde posso achar?
Eu acho que para mim que só vou tocar no PC está bom, não? Aí já levo num Luthier aqui em São Carlos.
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

neochrono
São equivalentes. Teste as duas para ver qual a que vc mais gosta.
GuitarBDSK
Essa Condor lhe servirá. Prefira guitarras com capts Hb.
Abçs

GuitarBDSK
Veterano
# set/10
· votar

Bertola, procurei ela em tudo quanto é loja, não acho de jeito nenhum.
Uns dizem que parou a fabricação. Mandei e-mail para a condor e eles não respondem.
Sabe onde posso encontra-la?

Se eu não achar, qual outra no estilo dela tem por aí?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

GuitarBDSK
Por esse valor....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152017351-guitarra-shelter-sg-d etroit-nova-com-garantia-jacmusic-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150205956-guitarra-shelter-stra to-california-deluxe-sunburst-_JM

Floyd N Roses
Veterano
# set/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar

Fábio Seiji
Eu ia fazer uma revisão completa no esquema ontem de noite mas agora eu vi que vc já resolveu o problema.

Poxa cara...eu fico ADMIRADO com a atenção que você tem com o pessoal aqui do forum!!! Isso é MUITO LEGAL...MESMO!!! Da até um 'alívio' quando a gente ve que AINDA EXISTEM pessoas nesse mundo como você...que sabem TANTO e...ao mesmo tempo...compartilham TANTO a sua saberia com os 'que ainda não sabem'!!! 'Isso é que é bonito...ISSO é que É BONITO'!!! =]]]

Parabéns pq em esquemas complexos como esse é fácil de se perder na hora de ligar os fios.

Nossaaa...pode ter CERTEZA que esse 'parabéns' significou MUITO pra mim!!! Ainda mais...porque foi um 'esqueminha' que eu queria tanto fazer e que me deu um bom trabalho pra conseguir 'resolver o problema'...e que eu fiquei MUITO FELIZ quando vi que [finalmente] tinha 'DADO CERTO'!!! ;DDD

Ahhh...e caso alguém tenha visto o esquema que eu tinha postado aqui...fico no dever de mostrar o esquema 'corrigido' também né!!! Inclusive...corrigido pelo próprio Mister Seiji [=P]...que logo que 'bateu o olho' no esquema já viu aquele fio do terra ligado na chave '5-way' e falou que tava errado!!! E que foi o que acabou resolvendo o problema...tirei o fio do terra da chave e...RESOLVIDO!!! :DDD

Bom...então pra quem quiser fazer o esquema que eu fiz...NA MINHA GUITARRA...ficou ASSIM [lembrando que se a guitarra não tiver 'blindada' não precisa da ligação do terra no parafuso 'aterrado na blindagem']!!! Quem tiver 'a fim' de fazer esse esquema na guitarra...eu RECOMENDO!!! Apesar de todo o trabalho que deu...o resultado foi BEM LEGAL!!! \m/

É isso aí...

...mais uma vez...VALEU Seiji...

...ABRAÇÃO!!! o///

Rado
Veterano
# set/10 · Editado por: Rado
· votar

Bem amigos alguém poderia me ajudar, com uma guitarra que eu ganhei?

o Modelo dela é: Strinberg EGS-216

E vi que ela n tem um som muito legal, em que tipo de captadores ou equipamento devo investir? Vcs pudem me dar dicas de como deixar ela com o som limpo ou pelo menos som de guitarra mesmo?

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar

Floyd N Roses
Eu nem manjo tanto quanto o Bertola mas o pouco que eu sei não tenho problemas em compartilhar ainda mais que aqui no fórum todo mundo contribui.

Rado
Dê uma olhada nos set de captadores da Malagoli/Sound e dos Stellfner Strator Neodymiun.
Depois é legal trocar as tarraxas e depois a ponte.

GuitarBDSK
Veterano
# set/10 · Editado por: GuitarBDSK
· votar

Olá denovo.
Fábio Seiji e Mauricio Luiz Bertola

Depois de analizar as dicas que vocês passaram, cheguei nessas opções. Gostaria de uma opinião final de vocês.
As opções estão em ordem da minha preferência da melhor para a pior...
O que vocês acham melhor?

Uma RX-30S por R$490. Acho que são as novas rx30. (Depois de muita procura achei uma que não fosse uma facada de R$650)

Uma RX-20 por R$310, consigo até por R$280, e aí trocaria o captador da ponte por um hb de qualidade(que ainda não sei qual :X), sairia mais barato que a rx30. Só uma pergunta, há alguma diferença de qualidade entre a rx30 e a rx20 fora os captadores? Parece que a ponte e as tarraxas são diferentes. São inferiores?

Ou uma Washburn X-10P por R$ 440.. A única com 24 trastes, as demais citadas todas são 21. Captadores Washburn, são melhores que das demais guitarras aqui? Essa vocês não indicaram, mas eu vi uma washburn barata resolvi perguntar...

Ou uma Shelter FX SST 57 por R$490. e trocaria o captador da ponte por um hb tbm, mas aí ficaria bem mais caro que as outras opções. Aí a pergunta, as SX são superiores as demais citadas a ponto de eu optar por esta opção bem mais cara?

E por último uma Eagle STS002 por R$350.

Desculpem por tantas perguntas, mas é que quando vou comprar algo, mesmo que não tão bom, gosto de pesquisar bastante para não ficar na mão depois, ou arrependido pensando, putz aquela seria melhor...

Muito obrigado pela ajuda e paciência.

Excelion
Veterano
# set/10
· votar

Fábio Seiji e Mauricio Luiz Bertola

Boa noite!

Bom, minha pergunta não é nada complicado...

O que acontece, eu troquei de Luthier, porque ele trocou de cidade hehe, então agora estou indo em outro...

Então, deixei minha guitarra (Strato, ponte vintage synchronized) com o novo Luthier e cometi a estupidez de não mencionar que gosto da ação das cordas alta.

Voltou a guitarra perfeitinha, trabalho muito bom o dele, exceto pela falha que foi minha, as cordas vieram baixas demais (em especial as e, B e G, estão numa altura como se eu fosse fazer cromatismos em tapping a 200 bpm nelas hehe).

Claro, eu posso levar lá e ele faz isso sem custo algum, espécie de garantia, porém amanhã vou a uma jam com uns colegas, e o Luthier só trabalha de segunda a sexta. E de fato está muito estranho, minha pegada deu uma sumida e pra fazer um simples bend de 1 tom nessas 3 cordas em especial está se provando algo que não sai mais natural até mesmo por questões de anatomia.

Portanto, se eu levantar uns 0.4 cm em média essas 3 cordas e uns 0.2 cm as demais, corro o risco de desregular a guitarra inteira?

AB-JDR-94HI
Veterano
# set/10
· votar

Olá amigos...
primeiro gostaria de elogiar esse tópico pois é muito bom ter um lugar reservado para duvidas com luthieria...

minha duvida é a seguinte:
o cara vende um corpo destes:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153243985-corpo-de-guitarra-str atoluthier-_JM

por 350,00 com o acabamento incluso, ele tbm tem braços de guitarra... então minha dúvida é; compensa mais pegar um corpo e um braço de strato destes e ir montando ou comprar uma SX 57??
qual opinião de vcs?

emachado
Veterano
# set/10 · Editado por: emachado
· votar

explorer neckthru em mogno e pau-marfim

Bertola e Seiji

Olá. Eu consegui umas peças bacanas de pau-marfim para o braço, não possuem nós ou rachaduras, mas me parece (não conheço nada sobre madeiras), que ainda não estão bem secas ou o adequado.
As deixei por alguns dias junto ao telhado aberto da lavanderia de forma que pudessem receber calor e circulação de ar.
Hoje fui olhá-las (que vontade de começar o corte) e decidi olhando alguns tópicos retirá-la e deixá-las no tempo (sol e chuva que por sinal aqui tem bastante, é uma das regiões mais úmidas de São Paulo-litoral).

Vocês poderiam me recomendar alguma forma de potencializar e melhorar a secagem?

O mogno é bastante antigo, mas convém adotar algum procedimento também com a imbuia que escolhi para top?

Convém fazer o mesmo com a imbuia e o mogno?

Percebi insetos minúsculos e "esbranquiçados" no pau-marfim. Podem ser ameaças e convém aplicar na madeira bruta algum produto anti cupim?

Quanto aos captadores vou utilizar os HH777 sound. Aquela proteção usada nas laterais do cap podem ser feitas em metais como alumínio e bronze? Não interferem na sonoridade?

Desde já obrigado.

Abravador
Veterano
# set/10
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Minha guitarra está com alguns arranhões bem superficiais, a como retiralos, sem ter que mexer na pintura? tipo desmontar, lixar repintar.
(OBS: eu não vou fazer esse serviço pois tenho medo de estragar a guitarra, eu quero saber se levando ao luhtier eles conseguem faze-lo sem mexer muito na pintura, os arranhões são bem superficiais mesmo, só da pra ver quando coloca ela exposta a luz, e você deve estar a menos de meio metro de distancia se não, não consegue ver)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

GuitarBDSK
Cara, compre essa Condor e DEPOIS instale capts Sound/Malagoli.
Excelion
Apenas levante as cordas pelos carrinhos, usando uma chavinha Allen apropriada.
AB-JDR-94HI
Vc é luthier para saber montá-la corretamente?
Compre uma guitarra pronta e leve a um bom luthier para regular corretamente...
emachado
Cara, se estivesse "verdes" as peças de pau- marfim já teriam apresentado empeno ou torção ( o que sería até bom: vc já aplainaría...). As molduras compram-se prontas...De plástico (já vem com os capts) ou de metal (tem que comprar); não muda nada.
Abravador
Polimento com cêra automotiva levemente abrasiva. Uma pergunta: Isso atrapalha a sonoridade, tocabilidade ou a sua técnia??
Abçs

AB-JDR-94HI
Veterano
# set/10 · Editado por: AB-JDR-94HI
· votar

Mauricio Luiz Bertola
um cara que vem aqui de vez enquando dá um curso de luthieria da petrobrás ele ia saber montar... mais acho que vou pegar a pronta mesmo!
valeu cara!

JJJ
Veterano
# set/10
· votar

Grandes Gurus, uma perguntinha básica...

Tenho uma Epiphone Les Paul Standard 2003 (daquelas que ainda vinham com o logo Gibson na tampinha da rosca do tensor).

Eu vou viajar ao Paraguai daqui a um tempo e vi um kit Seymour Duncan VINTAGE BLUES SET SH-1 59 MODEL HUMBUCKER NECK AND BRIDGE por US$ 145.

Já vi (por comparação com preços aqui no Brasil) que TÁ BARATO PRA CARAMBA!!! E, de acordo com a definição do site da própria SD, tem tudo a ver com o som que eu gosto (jazz, blues, rock clássico e tal).

Mas eu pergunto: Vai fazer uma diferença realmente óbvia no som? Ou só um morcego com osciloscópio vai perceber alguma diferença?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

JJJ
Vai...
Abç

JJJ
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ok. Com uma opinião tão taxativa, não me resta outra alternativa senão comprar o kit.. hehehe

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

JJJ
Cara, melhorar vai... Mas captador algum faz milagre. Na verdade ele é apenas parte do "sistema". O principal é o amp.
(Uma Gibson num Ciclotron vai ficar uma m... Já uma Tonante num JCM800...Dá até pra enganar...).
Abç

JJJ
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O principal é o amp.

Sim, sem dúvida. Mas muito do que eu faço é por pré/mesa ou usando modelagem de pedaleira (ou virtual) e tal. Amp mesmo uso pouco.

emachado
Veterano
# set/10
· votar

explorer necktrhu em mogno e pau-marfim

Bertola e Seiji

Olá.

Eu levantei algumas questões quanto à secagem do pau-marfim.

Pois agora a viga apresentou uma rachadura paralela ao sentido dos veios, no meio da peça.

Impossibilita a construção (logicamente sem manter a rachadura) ou implica em aprimorar a secagem?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

emachado
Se rachou, ou vc elimina a rachadura no desengroço ou...já era...
Abç

Jonh Master
Veterano
# set/10
· votar

Tô com uma dúvida aqui e queria um esclarecimento se possivel!!
É que minha guitarra desde quando chegou,todo mundo que toca nela diz que ela tem o SOM baixo,tipo tem alguém tocando com uma guitarra diferente em um amp em determinado volume,ai quando ligo a minha guitarra,tenho que aumentar um pouco o volume do amp pra chegar ao volume da guitarra que estava antes!!
Poderiam me explicar o que poderia ser isso??!!
Grato desde já!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

Jonh Master
Provavelmente por conta dos captadores...
Qual é a guitarra?
Abç

Ian Anderson
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

vi uma Strato q vc faz com uma chave de 7 posições (=O), onde se acha uma dessas?

Pepe Le P
Veterano
# set/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar

Caros colegas Luthiers,

Gostaria de saber se Cedro-rosa e Canjerana são madeiras de que faixa de preço (baratas, custo médio ou caras), pode ser um comparativo com outras madeiras. Claro que os preços variam, mas só para ter uma idéia.

Pergunto pois orçei uma guitarra na Ledur com as seguintes especificações:
- Braço (colado) e top em Canjerana
- Escala: Jacarandá (sem marcação)
- Corpo em Cedro-rosa
- Captadores JB e Jazz da Seymour
- Ponte e ferragens Gotoh

Orçaram em R$ 3 mil. Eu queria me informar sobre o quão caras costumam ser estas madeiras justamente para ter uma noção melhor na hora de uma possível barganha.

Desde já agradeço,
Abraço!

carnisa1
Veterano
# set/10
· votar

Tenho uma capinha para captador Humb só que é creme, mas quero branca mas nunca acho, tem uma tinta pra pintar essa capinha creme pra branco?

Fábio Seiji
Luthier
# set/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

emachado
Pois agora a viga apresentou uma rachadura paralela ao sentido dos veios, no meio da peça.

Impossibilita a construção (logicamente sem manter a rachadura) ou implica em aprimorar a secagem?

Depende das dimensões da peça e por onde passa a rachadura.
Seria bom se você selar melhor (ou selar, se ainda não estiver selada) os topos da peça, pode ser com PVA, nitrocelulose ou parafina.

Ian Anderson
7 pos com alavanca ou rotativo?
Se for de alavanca eu nunca vi.

Pepe Le P
Gostaria de saber se Cedro-rosa e Canjerana são madeiras de que faixa de preço
Depende da madeireira, isso varia muito até mesmo se a madeireira conseguir um preço melhor pela quantidade e etc. Precisa pesquisar.
Melhor você se informar melhor com a Ledur sobre as opções e os valores de cada uma.

carnisa1
Algumas tintas spray aderem no ABS mas não sei exatamente qual.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

Ian Anderson
Para isso é preciso uma modificação no circuito, com uma chavinha ou com um pot "push-pull".
Abç

Ian Anderson
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola Fábio Seiji
hum, achei q fosse a chave q tinha 7 posições =D

hum mas já q existe uma chave rotativa de 7 posições, eh um caso a pensar