Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

RedStrato
É normal...
MaicolBrevia
Cara, a ponte para se instalar Hb's em Teles não é essa, mas sim uma idêntica às pontes padrão, mas com uma cavidade de Hb.
Se vai ficar bom ou não, só colocando para ver...
Abçs

Btardelli
Veterano
# set/10
· votar

bom o negocio eh o segunte a algum tempo eu coloquei na minha guitarra um strap lock... ate ai normal...ai ontem a noite eu sai pra toca...ai agent toco de boua mais o cara nao queria pagar agent...eu fiquei tao irritado q taquei a guitarra soltei ela no chao dentro da bag com uma força meio exagerada....ai quando eu fui ver em casa se tava tudo ok eu me deparei com a roldana solta com o prafuso uebrado e um pedaço da pintura e da madeira lascadas...e o parafuzo num volta o que eu faço?sera que isso tem soluçao??

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, qual é a diferença entre as válvulas 12AX7 WA e 12AX7 WC ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

-EH DEUS NO CEU E SLASH NA TERRA -
Cara, em 1º lugar procure escrever corretamente para que sua pergunta possa ser bem entendida e respondida.
Em 2º lugar, "explosões" de irritação não fazem bem à ninguém, até mesmo para os instrumentos.
Em 3º lugar, coloque um palito de dentes e cola no orifício e recoloque o parafuso...
Ramsay
Não sei. Mas basta procurar o "datasheet" delas na internet.
Abçs

iRock
Veterano
# set/10 · Editado por: iRock
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

1) Qual seria o jeito certo de se medir a altura dos captadores? Pressionando as cordas na ultima casa ou medindo com elas soltas?

2) Existe algum problema em alavancar a ponto das cordas ficar "moles"(para frente, até a alavanca encostar no corpo da guitarra) constantemente? Isso pode causar algum dano?

guitar_VLP
Veterano
# set/10 · Editado por: guitar_VLP
· votar

Fala Bertola estou procurando uma les paul com um bom custo-beneficio.

A Walczak modelo V-Rod Maple é uma guitarra honesta?

Especificações:

* Corpo e braço em cedro rosa
* Top maple (arch top exclusivo)
* Escala em pau-ferro
* Marcação Madrepérola natural
* Set - Neck (junção exclusiva)
* Trastes Jumbo
* Captadores Wilkinson paf 70´S
* Tarraxa Wilkinson Blindadas E36T
* Ponte Tune-o-matic

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

iRock
Não há uma altura padrão, mas os polos não devem ficar muito perto das cordas não. Em pricípio, não. O que não se deve fazer é alavancar "para trás".
guitar_VLP
Olha, eu nunca mexi numa guitarra dessas, apenas as ví em lojas. Me pareceram boas.
Abçs

iRock
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Hmm, mas o que eu estou querendo dizer, é que normalmente existe uma "medida de fábrica" passada em milimetros, e eu queria saber se essa altura se mede com as cordas soltas ou com elas pressionadas na última casa.

Felipe90
Veterano
# set/10
· votar

Pessoal, estou com probleminha na ponte da guitarra (suspeito q seja ponte) e resolvi postar minha dúvida aqui e pedir dicas de como devo proceder para arrumá-la.

Aqui tá o
LINK pras fotos, reparem na foto da ponte, como ela está um pouco desalinhada.

Isso está interferindo na mizona, ela tá tracionada demais e o som dela está abafado por mais forte que eu pressione ela contra os trastes.

Como devo proceder? Isso é caro pra arrumar? Dá muito trabalho?

Uma luz ai, valeu!

RedStrato
Veterano
# set/10 · Editado por: RedStrato
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Faz uma semana que troquei os parafusos do lock nut e hoje eu tirei eles pra afinar, e quando fui recolocá-los, um deles não fazia pressão na peça, não apertava, não importava o quanto eu girasse. O parafuso está intacto. O que faço, troco o Lock Nut?

Vale dizer que pra trocar os parafusos, tive que comprar outro nut, e notei que o nut do qual tirei os parafusos é bem mais grosso do que o da minha guitarra, e ele continha todo o parafuso. O da minha, acho que o parafuso passa por ele e uma parte do parafuso fica dentro da madeira. Se eu fosse trocar o nut, já que o novo é muito maior que o atual, teria que cavar lá no começo da escala (no lugar do lock nut) para as cordas não ficarem altas?

Abraço.

scared
Veterano
# set/10
· votar

aeh pessoal que entende(seiji e bertola).. to com pequeno problema no Braço da guitarra.. em minha cidade não tem luthier, mais provavel que haja a cerca de 400 km de distancia daqui então vou ter que consertar eu mesmo..

o braço dela está convexo.. ou seja.. para regular essa imperfeição devo girar o tensor 1/4 por vez no sentido anti horario até que se regule o problema..

pois sim.. fiz tudo direitinho a não ser que o tensor ficou folgado de mais a ponto de não exercer mais pressão e apesar disso ainda não cheguei ao resultado esperado..

então queria saber se existe alguma maneira de resolver esse meu problema.

[/enfim não é nada que venha comprometer o som da guitarra ligada no set por completo(tanto clean quanto drive), mais quando treino com ela ao estilo 'Unplugued' noto que trasteja um pouco..

desde já agradeço a colaboração de quem 'colaborar' e não de engraçadinhos que por ventura vierem a criticar alguma coisa..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

iRock
Na última casa.
Felipe90
Não deu pra ver nada, a não ser uma guitarra bem "brecada"...
RedStrato
Cara, a rôsca espanou. Tem que trocar. Consulte seu luthier.
scared
Envergue o braço (com cuidado) com as mãos e, depois de um tempo verfique.
Abçs

Felipe90
Veterano
# set/10
· votar

Bertola, aí está ... me refiro à distância entre os riscos verdes ok? Caso nao consiga notar diferença pode voltar à foto original e olhar denovo, obrigado!

PONTE

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

Felipe90
Cara, a sua ponte está torta. Ela terá que ser recolocada, se possível...
Abç

Felipe90
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Isso é caro? Trabalhoso? Perigoso?

Valeu

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá!

Meu irmão ganhou uma guitarra de um amigo e ele vai repassar ela pra mim. Só que meu irmao queria q eu vendesse minha SX GG1 q eu nao uso mais para dar grana pra ele.
Ainda nao vi a guitar direito, mas qm sabe vc ja tenha pegado alguma. Eh uma strato da giannini, segund o dono é dos anos 80. Ela é um cinza escuro, com escala escura (parece pau-ferro).
Os captadores sao EMG SELECT.

as gianninis dessa epoca eram boas? vale a pena?

Valeu!

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Amigão tenho uma dúvida!

Recentemente meu amigo comprou uma guitarra washbourn, o modelo dela é igual aquelas da Gretsch, como é o nome desse modelo?

Essa guitarra é boa? Ela é toda dourada, tem alavanca e tudo, lembra bastante mesmo as Gretsch...

Ele pagou 350,00 U$ no paraguay!

Desde já obrigado!

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

Felipe90
É trabalho para seu luthier...
Motoboy From Hell-SDMF
Mantenha a sua SX.......
erick_guitar
Não conheço essa guitarra em questão...
Abçs

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar

Acredito que seja essa aqui:

O que eu estranho é que foi 350,00 U$

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

erick_guitar
Preço muito baixo para uma guitarra como essa.....
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ok, vou manter a minha guitar.
Me informei aqui e o modelo é ano 1980.
São ruins entao?

Fábio Seiji
Luthier
# set/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

Dexxter Bass
Manda um email ao Bertola pois ele é da região e se ele não puder fazer o serviço, certamente vai poder te indicar alguém.

MaicolBrevia
Se a sua Tele vier com ponte tradicional a nova ponte (para humbucker) também terá que ser como a que o Bertola indicou e essa nova ponte + moldura (que vc comprou) simplesmente não serão usadas.
Eu te aconselho à instalar um humbucker em formato de single (existem algumas específicas para Tele) com dual blade.

-EH DEUS NO CEU E SLASH NA TERRA -
Dificilmente algum problema com guitarras não tem solução, alguns são mais caros e outros mais baratos para resolver, mas independente disso é sempre bom cuidar bem do seu instrumento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

Motoboy From Hell-SDMF
Não é que sejam ruins, mas simplesmente não valem muita coisa.
O corpo apresentava um desenho errado (embora a madeira fosse boa), o braço tinha um tensor pouco operante e muitos apresentavam erros de colocação de trastes, e a parte elétrica era horrível....
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

hmm saquei. Eh, que pena cara
qndo meu irmao veio me perguntar se eu queria uma guitar eu fiquei tao feliz hauhauahua

mto obrigado pela ajuda!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar

erick_guitar
Mauricio Luiz Bertola

Essa guitarra não é pra ser muito cara não, 350 está barato, mas não muito fora da realidade, já que é da linha China da Washburn.

Ela é inclusive foi a "inspiração" das primeiras séries de Semi-Acústicas da Condor, se não me engano são fabricadas na mesma planta. Agora se fosse da série Americana, aí seriam outros 500.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

nichendrix
Pódiscrê!

HiT123
Veterano
# set/10
· votar

meu amigo testou uma tagima pr 100 e disse que o harmonico dno 5º traste tava saindo abafado, sem sair direito. é normal isso em uma guitarra nessa faixa de preço, em regulagem?

grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

HiT123
Cara, pode ser muita coisa, desde falta de regulagem, até seu amigo não estar fazendo o harmônico direito, até ele estar equivocado...
Abç

victorhab
Veterano
# set/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O que é melhor pra usar com minha sst57 e a RP355:
Fender champion 600
Fender frontman 25r
Ou alguma caixa ativa (ou passiva com potência) da mesma faixa de preço?

Quais são as melhores opções?
Algum aguenta ensaio?
Gosto muito da simulação da pedaleira, se usada com a caixa, teria ainda assim menos qualidade que um amp barato desse?

Abrço...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar

victorhab
Cara, nenhum desse é adequado para ensaios, talvez o Fender 25R aguente, mas o Champion 600, não.
Abç