"Um músico incapaz de ler partituras completas de música câmara ou orquestra é medíocre.

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
Ele escreveu um dos grandes tratados de harmonia da história (que hoje em dia tá meio anacrônico, mas pra músico que acha "super-contemporâneo" estudar acordes com nona menor, décima primeira décima terceira e o caralho a quatro, deve ser útil)

Tá, e aí???

mas como um tratado filosófico

Haha, que barato!!!

Noite Transfigurada (da fase não-dodecafônica)

Que aliás, parece atonal...

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


Niandra Lades
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj cenpre riu para bems

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


O mínimo que poderiam dizer para esse Arnold é faça melhor do que eu!!

IUASHUADSHIUASDHUIADHDAUSIHADSIU
Era isso mesmo que eu esperava ler iauahaiuiuashuiashuias

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


Dark Fallen Angel
Você tá de gracinha ou não sabe interpretar um texto?

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


james_the_bronson
Noite Transfigurada
Que aliás, parece atonal...

q
tá passando bem?
conselho: procura no Youtube
vamo calibrar o ouvido aí...

Tá, e aí???

e aí beleza, como vai a família? :D

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777


Cara eu tava trabalhando na hora...
kkkkk foram os únicos que me vieram!
HAHAHA

mas não fala mal do John não hein!
haha sou fãzão!

james_the_bronson
Veterano
# dez/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Dogs2
q
tá passando bem?
conselho: procura no Youtube
vamo calibrar o ouvido aí...


Sim, já escutei, há um tempão...

Só lembro bem de uma parte que ela fica bem cara de pau ( se não me engano, quase feliz campestre ). E fora isso, na parte mais obscura/tensa, tem uma hora que ele dá uma descidinha tipo 3m, 2M, 2m ( segura um tempo, enfatizando o cromatismo ao infinito ) e resolve...

EDIT: Fora isso, tá longe de ter resoluções claras assim...

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


james_the_bronson
isso é atonal?

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


e aí beleza, como vai a família? :D

Bem, obrigado :D !!!

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
isso é atonal?

"Ser" e "parecer" são coisas diferentes...

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


james_the_bronson
"Ser" e "parecer" são coisas diferentes...

Estamos entrando num campo muito filosófico agora!

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


james_the_bronson
Por isso que eu falei pra vc calibrar o ouvido, já que isso parece atonal pra vc. Mahler então parece atonal só porque não tem aquela escrachada de VI V I? O cara veio antes do atonalismo. Essa Noite Transfigurada é uma espécie de romantismo tardio.
O Stravinsky compunha coisas politonais, então também parece atonal porque "as resoluções não são claras"
Pior o Hindemith, que trabalha com a tonalidade de um jeito mais "espalhado" (tonalidade ampliada, centros tonais)... o cara não acredita em atonalismo puro, mas "parece atonal"

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
Estamos entrando num campo muito filosófico agora!

Só se fosse para agradar o Schoenberg...

Dogs2
Por isso que eu falei pra vc calibrar o ouvido, já que isso parece atonal pra vc.

Então você calibra o ouvido, ou procura alguma coisa sobre teoria atonal para ver que cromatismo e suspensão são caracteríscas que, no mínimo, aproximam do Atonalismo...

Por isso que não dá para dizer que é filosófico...

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


james_the_bronson
O livo de harmonia do Schoenberg não fala de atonalismo

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
O Stravinsky compunha coisas politonais, então também parece atonal porque "as resoluções não são claras"
Pior o Hindemith, que trabalha com a tonalidade de um jeito mais "espalhado" (tonalidade ampliada, centros tonais)... o cara não acredita em atonalismo puro, mas "parece atonal"


Isso...

Por isso que o Schoenberg meio que sustentava que não tinha nada contra o Tonalismo, mas que o Atonalismo era a conseqüência natural. Prova disso é a "proximidade" de um monte de compositores desde Wagner...

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


james_the_bronson
então peraí, politonal parece atonal?

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2

Sim. Isso a gente pode até falar conceitualmente também. Já que dodecafonismo é equilibrar todos os tons sem privilegiar nenhum...

Se você mantém dois modos/tons concorrentes, já caminha nessa direção. Sem falar que eles necessariamente terão mais que 7 notas, o que em vários momentos, dependendo dos cruzamentos, pode sugerir ainda mais modos e tons diferentes...

Carregando
Veterano
# dez/09
· votar


espantaram todu mundo com esse assunto ai...

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


james_the_bronson
Politonalismo nem auditivamente nem teoricamente tem a ver com atonalismo, porque um afirma muito o que o outro nega.

Por isso que o Schoenberg meio que sustentava que não tinha nada contra o Tonalismo, mas que o Atonalismo era a conseqüência natural.

O que pra Costère e Hindemith é justamente o contrário. Se vc tocar um acorde com notas aleatórias, sempre (ou quase sempre, a não ser que o acorde seja simétrico) existe uma nota principal, que é privilegiada em relação a outras, seja por causa da série harmônica, de princípios de simetria, por causa de algum intervalo forte... ou seja, atonalismo puro talvez nem exista. O que a gente chama de "atonalismo" é quando os centros tonais passam tão rápido que a gente não tem tempo de absorver.
Se vc ouvir alguma música do Hindemith, ela parece que "modula" toda hora (embora ela não faça aquelas formulazinhas de bolo pra modular), mas o que ele faz é mudar o centro tonal paulatinamente, dando tempo pro cérebro absorver. Não é atonal, é o que chamam de "neo-tonal" (tem vários termos)
Eu tô tentando entender o seu lado, e acho que eu entendi mais ou menos quando vc diz das semelhanças do politonalismo com o atonalismo. Porque o material que eles usam é mais cromático, e tal. De fato, é. Mas não é só porque usa-se as doze notas da escala cromática (ou porque não se usa apenas uma escala que não seja maior ou alguma das menores) que se perde a noção da tonalidade. Hindemith tá aí pra provar isso, a tonalidade é mais uma sugestão de centro de uma nota do que um acode triádico. Foi mal se eu ainda sim não entendi o que vc tá falando

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


Carregando

É, o objetivo principal do tópico foi perdido =[

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


E o Arnaldoo???

john_joao
Veterano
# dez/09 · Editado por: john_joao
· votar


The Root Of All Evil
Afinal, independente do instrumento, partitura é universal, mesmo levando em conta os instrumentos transpositores.

universal dentro da música ocidental do séc XVIII, você quer dizer né!?

experimente transcrever um canto indígena que verá que a partitura do nosso sistema temperado não tem nada de universal.

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


John...
cara...

eu acho que dá sim viu... acho que na partitura pode se escrever tudo mesmo! Ela é muito versátil e completa!

Bereta
Veterano
# dez/09
· votar


Conheço mais músicos que não lêem porra nenhuma e são bem mais fodas do que os que lêem partitura até embaixo d'água. Também conheço músicos que, se vc der uma partitura errada, ele toca errado pois é incapaz de por a peste do ouvido pra funcionar direito =)

Acho que o ideal seria um equilíbrio entre ler partitura e tocar de prática ou ouvido. Mas o mais importante é cada um se sentir bem, fazendo do jeito que se sentir mais confortável.

Sou formado em teoria musical, mas venho sobrevivendo muito bem sem precisar ler partitura (Graças ao bom Deus!!!).

[]'s

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
Politonalismo nem auditivamente nem teoricamente tem a ver com atonalismo, porque um afirma muito o que o outro nega.

Nossa, que textual. Aí estamos analisando só os prefixos das palavras, como você fez ali em negrito...

O que pra Costère e Hindemith é justamente o contrário. Se vc tocar um acorde com notas aleatórias, sempre (ou quase sempre, a não ser que o acorde seja simétrico) existe uma nota principal, que é privilegiada em relação a outras, seja por causa da série harmônica, de princípios de simetria, por causa de algum intervalo forte... ou seja, atonalismo puro talvez nem exista. O que a gente chama de "atonalismo" é quando os centros tonais passam tão rápido que a gente não tem tempo de absorver.

Tá vendo, isso é muito conceitual. Se não serve para o ouvido e passa rápido, de quê adianta ser lotada de pequenos tons/modos???

Além do mais, se não me engano, é possível harmonizar de um jeito bem mais "quadradinho" e ainda assim ser dodecafônico. Então é bem possível que a idéia de atonalismo atropele esse raciocínio da série harmônica. Como se fosse "sim, nós sabemos, mas ainda assim chamamos de atonalismo"...

Se vc ouvir alguma música do Hindemith, ela parece que "modula" toda hora (embora ela não faça aquelas formulazinhas de bolo pra modular), mas o que ele faz é mudar o centro tonal paulatinamente, dando tempo pro cérebro absorver. Não é atonal, é o que chamam de "neo-tonal" (tem vários termos)
Eu tô tentando entender o seu lado, e acho que eu entendi mais ou menos quando vc diz das semelhanças do politonalismo com o atonalismo. Porque o material que eles usam é mais cromático, e tal. De fato, é. Mas não é só porque usa-se as doze notas da escala cromática (ou porque não se usa apenas uma escala que não seja maior ou alguma das menores) que se perde a noção da tonalidade. Hindemith tá aí pra provar isso, a tonalidade é mais uma sugestão de centro de uma nota do que um acode triádico. Foi mal se eu ainda sim não entendi o que vc tá falando


É isso mesmo! É só porque ele flerta o tempo todo com cromatismos e suspensões. Se nego acha que Wagner já tava chocando todo mundo com o acorde lá, não faz sentido dizer que "Noite Transfigurada" soa tonal. Para ser atonal só falta comer uma ou outra resoluçãozinha ali pelo meio ( que aliás, são bem discretas, se é que existem tantas ) :P ...

victorhab
Veterano
# dez/09
· votar


Acho que o Arnold devia se preocupar mais com a California...
Tb acho isso!
Lá tava tendo muitos incendios...
Agora o problema dele acabou e ele só fica falando babozeira...

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


HAHAHA conheço um trompetista que é super respeitado aqui na cidade... toca em casamentos todo santo fds e tal.. ganha grana com musica.....

mas se vc for tocar com ele.. não pode ter uma nota errada, e se começar uma Jam ele guarda o trompete e vai embora!
HAHAHA

Prefiro ser como sou!

john_joao
Veterano
# dez/09
· votar


Niandra Lades

acho que dá, não.

existem cantos indígenas que não trabalham com escalas como as nossas, em que as oitavas não são divididas em 12 notas, mas em padrões microtonais com mais ou menos notas, por exemplo como se entre o dó e o fá nós tivéssemos uma escala com várias notas "microtonais" que a notação tradicional não registra.

GuitarHouse
Veterano
# dez/09
· votar


São outros tempos.

Esse cara nasceu no século 19, e morreu em 1951. Eram outros tempos....guitarra ainda era uma criança...

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


Aahh caramba!!!

Eles cantam os comas....
HAHAHA

daora!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Um músico incapaz de ler partituras completas de música câmara ou orquestra é medíocre.