Troca de braço: Washburn numa Condor

Autor Mensagem
two
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout

o som de que me refiro, metálico, como o do captador neck, é proveniente de quê
Acho que o som metálico que vc se refere, é aquelo som de cordas novas vibrando e encostando nos trastes (não tratejamento), tipo SRV, Jimmy Hendrix etc....

A troca do braço não vai te proporcionar isso. troque os pickups do braço e da ponte, por Tex-Mex com cordas 011 novas, que vc vai melhorar sua guitarra em 150%. Agora não sei que o custo benefício valerá à pena, pois os pickups valem mais que a guitarra.


Agora cara, só uma dica, procure explicar melhor o que vc quer para que possamos entender e responder corretamento.
Exemplo: Som metálico, pra mim seria um som de heavy metal

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout

O braço dessa guitarra é a melhor parte dela, e tu quer trocar?

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


É mesmo? O braço dela é legal? Mas ninguém soube me dizer ainda por que o som das Fender e das Squiers são tão característicos...

Então, trocando o captador pelo Fender Custom Shop qeu já olhei, ficará bem legal, né? Há algo ainda que eu possa fazer para deixa-la melhor?

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


A troca do braço não vai te proporcionar isso. troque os pickups do braço e da ponte, por Tex-Mex com cordas 011 novas, que vc vai melhorar sua guitarra em 150%. Agora não sei que o custo benefício valerá à pena, pois os pickups valem mais que a guitarra.

Opa, valeu pela dica aí! Mas como eu disse, eu praticamente só uso o captador do meio, por que curto esse tipo de som. às vezes uso o captador da ponte também, quando quero uns solos mais limpos, como os Satriani.

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout
É mesmo? O braço dela é legal?

Cara, em relação a conforto entra aquestão do shape do braço e o da suas mãos por exemplo, e isso pode ser relativo. Mas quanto a acabamento, dentre as guitarras baratas que testei, ela era de longe a melhor. Mas pode ser que eu tenha dado sorte.

Mas ninguém soube me dizer ainda por que o som das Fender e das Squiers são tão característicos...


Por causa da construção do instrumento, dos captadores. Elas tendem a ser mais agudas e "magras" que uma guitarra de braço colado, corpo em mogno, nato ou e captação humbucking.

Mas o que raios é "característico" para você? hehhe

Ah, e quanto ao captador, procure pelas marcas nacionais. ;)

Bruh_figura
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout
Cara ta meio na cara q vc não toca a muito tempo então vou te explicar algumas coisas:
-Trocar o braço da sua guitarra não vai resolver o seu problema e ainda pode te dar uma p*t* dor de cabeça.
-Trocar os captadores ira ajudar e mt..agora se eu fosse vc compraria captadores feitos a mão pq o preço é mt inferior e a qualidade é excelente (Depende da marca claro). Digo isso pq vc tem uma strato barata na mão que vc tera que pagar praticamente o dobro do que pagou nela em captadores, ou seja custo beneficio ZERO.
-Outras fatores influenciam no som e são eles: cabos, amplificadores, simuladores de efeito, pegada e captadores.
-O que faz o som tão caracteristicos da fende eu acredito que seja a qualidade das peças e da construção. A squier não tem som característico nenhum, so nome mesmo.
A quanto tempo vc toca ? qual o resto dos seus equipamentos ?
abs

daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


Bruh_figura
-O que faz o som tão caracteristicos da fende eu acredito que seja a qualidade das peças e da construção. A squier não tem som característico nenhum, so nome mesmo.

já tocou numa standard, deluxe, vibe series?

Bruh_figura
Veterano
# dez/09 · Editado por: Bruh_figura
· votar


daniel_guitar
Se vc ler o meu primeiro post na primeira pagina..vera que eu falei que das squiers as unicas que prestam são deluxe e standard e mesmo assim mesmo eu ja tendo tocado não achei nada de tão característico ou especial, sao apenas stratos bem feitas e honestas...no geral é um enganação estilo epiphone special..
abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


daniel_guitar: O que faz o som tão caracteristicos da fende eu acredito que seja a qualidade das peças e da construção.

Tipo de madeira e captadores basicamente.

Abs

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


O som característico a que me refiro é o timbre metálico, que realmente parece algo com a vibração tocando os trastes.

Quanto ao captador, tá tranquilo, pois só quero trocar o captador do meio, que é praticamente o unico que uso, e achei um Fender Custom Shop que vai ficar em 120 reais com frete, vindo dos EUA.

Toco há uns 7 anos, nunca tive outra guitarra e meus conhecimentos técnicos são minimos, pois eu toco a 7 anos, e não estudo guitarra a 7 anos. Tenho um cubo da Summer e uma Zoom 505II. Isso são as unicas coisas que comprei pra guitarra em 7 anos.

Morva
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout

sinceramente e sem querer desrespeitar ninguem: uma pessoa q toca há 7 anos num era pra ta com essas duvidas q sao bem caracteristicas de iniciante, mais enfim.. vo repetir o q ja foi dito varias vezes só pra naum falarem q num to colaborando:

a troca do braço naum vai alterar em NADA o som da guitarra, ja a troca de captadores sim.

Bruh_figura
Veterano
# dez/09 · Editado por: Bruh_figura
· votar


Jackmout
Cara a unica vibração que toca trastes se chama trastejamento e vc nao vai querer isso...
Brincadeiras a parte esse efeito eh produzido principalmente pelo amp e pela captação. Entao esqueça esse trocar braço de guitarra.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Jackmout

Olá, como vai?

Cara, eu já tive uma Condor RX-30, e a usei por bastante tempo, por isso, vou tentar te ajudar:

Para começar, quero dizer que a RX-30 é uma boa guitarra para iniciantes.

Só que ela é só isso: Uma boa guitarra para iniciantes. Afinal, ela não é barata à toa.

Por isso, qualquer upgrade de grandes proporções (como uma troca de braço), não te dará um retorno verdadeiramente satisfatório.

Gostaria que você pensasse na possibilidade de comprar uma guitarra nova, como uma Tagima 635 ou uma SX SST 62 ou SST 57, que são stratos baratas e que te dão um timbre de strato bem mais autêntico do que o timbre da Condor, falo isso por experiência própria, já tive uma RX-30 e hoje tenho uma SX SST 62, e a diferença é bem grande.

Pense bem, além de ter que gastar uma grana no braço, você talvez terá que fazer adaptações no braço para encaixá-lo no corpo da guitarra, imagina quanto stress e tempo você vai ter que gastar em cima de tudo isso.

O timbre brilhante/estalado (que você apelidou de "metálico") das stratos vem principalmente dos captadores e da madeira usada, que é geralmente o Alder. Algumas madeiras como Ash, Freijó, Marupá e até o Basswood também são consideradas boas para esse tipo de guitarra, pois produzem esse tipo de timbre também.

O problema que eu tinha em tirar esse som de "strato de verdade" com a RX-30, e que você agora está tendo, é por causa principalmente da madeira utilizada.

A Condor RX-30 usa uma madeira chamada Agathis, não é uma madeira ruim (aliás isso não existe), mas ela proporciona um timbre "apagado" e com pouca definição, que é totalmente o oposto daquilo que você quer no seu som. Além disso, o corpo dela possui uma espessura menor do que as stratos normais, o que te dá menor sustentação das notas (Palavras do grande Bertola, nosso luthier aqui do fórum).

Quanto aos captadores: Trocar os captadores melhorará o seu timbre, mas ainda sim ela não vai te proporcionar a sonoridade que você procura, mesmo que você pague 1000 reais num set de Van Zandts você ainda não vai conseguir esse timbre, por causa dessa madeira agathis, que não timbra os agudos com clareza, e é justamente dos agudos que você precisa pra conseguir esse som.

Cara, tudo isso que estou te falando, é porque já tive essa guitarra, e esse era o grande ponto fraco dela, eu não conseguia tirar aquele timbre de strato com essa guitarra.

Pense bem em tudo isso, eu também queria fazer uns upgrades absurdos nessa guitarra quando eu estava com ela, mas ao tocar em stratos melhores (que nem eram caras), percebi o quanto estava enganado.

É isso aí,

Abraços.

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


Cara a unica vibração que toca trastes se chama trastejamento e vc nao vai querer isso...
Brincadeiras a parte esse efeito eh produzido principalmente pelo amp e pela captação. Entao esqueça esse trocar braço de guitarra.


Sim, é o que dizem. O que me deixa confuso é que o som dessas guitarras é assim sem ligar no amp, sem usar os captadores, ou seja, ungplugged! Mas beleza, hehehe, vou trocar os cap mesmo.

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


PULSE: cara, tu me ajudou pra caramba. Me explicou tudo como eu precisava ouvir e suas dicas foram ótimas. Olhei os preços e realmente são baixos, dá pra descolar essa Shelter por uns 500 reais. Acho que consigo vender a minha por uns 280, né? Aí o captador que to comprando fica uns 120 (Fender Custom Shop, do meio)... Pô, é uma boa ideia. Boa e acessível.

Compensa mesmo, então? Já que me entendeu, hehehe, curtindo Pink Floyd e os timbres que o Gilmour usa... Vo ver se faço isso amanhã!

Valeu aí pela ajuda, mano.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout

Opa... que bom que eu pude ajudar!

Acho que consigo vender a minha por uns 280, né?

Provavelmente sim, geralmente é em torno de 200~350 reais que o pessoal costuma vender essa guitarra usada.

Aí o captador que to comprando fica uns 120 (Fender Custom Shop, do meio)..

Qual é o modelo desse captador? Texas Special? Custom 50? ou seria outro?

Outra coisa: Você só vai comprar o captador do meio? Tem certeza cara?

Se você utiliza só o captador do meio, aí tudo bem, do contrário, pense na possibilidade de pegar um set nacional, pois existem muitos fabricantes nacionais de captadores que são de altíssima qualidade.

[]'s

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


Só captador do meio, praticamente só uso ele. De qualquer maneira, os outros funcionam bem, quebra o galho.

O captador é esse aqui: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=110471044170

Diz ai se é bom, por favor?

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Jackmout

Cara, acho que não vale a pena.

Tipo, o captador deve ser ótimo, mas pelo ebay não vale a pena pegar só um captador, se fosse o set inteiro, aí tudo bem, mas um só tu vai pagar um frete praticamente do mesmo preço do captador.

Por isso, eu recomendo que você compre um Custom Shop da Malagoli. Esses Custom Shop são nacionais e de altíssima qualidade, são feitos à mão e sob encomenda, e são tão bons que até grandes luthiers utilizam esses captadores em guitarras top de linha.

Sem falar que dá pra pagar em 3x sem juros, o que facilita muito.

Se você se interessou pela idéia, sugiro essas duas opções:

Custom 57/62 - Timbre das stratos do final dos anos 50/início dos anos 60 - Deve proporcionar um som limpo estilo Hendrix, Eric Clapton, etc:

http://loja.tray.com.br/loja/produto-34302-1550-custom_5762

Custom 54 - Timbre das stratos dos anos 50 - Creio que esse captador produza um timbre limpo estilo o do David Gilmour, que é um pouco mais gordo e com um pouco mais de ganho:

http://loja.tray.com.br/loja/produto-34302-1545-custom_54

[]'s

Jackmout
Veterano
# dez/09 · Editado por: Jackmout
· votar


MUITO obrigado pelas dicas

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


Tipo, o captador deve ser ótimo, mas pelo ebay não vale a pena pegar só um captador, se fosse o set inteiro, aí tudo bem, mas um só tu vai pagar um frete praticamente do mesmo preço do captador.

Vai sair por bom preço, cara. Na verdade, fica em 100 reais contando tudo, até a taxa do pay pal. Se for comprar os do site, fica em 120 + frete. Entende? Tá tranquilo, os fretes ficam baratos pq é pequeno e leve...

E pode me dizer se a qualidade do som influencia se for 6.3k ou 5.9k? Os do site que tu me passou são 5.9, o do ebay é 6.3k....

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout

Eu até poderia se eu tivesse MSN heuaheoahuea

Eu deletei o meu e a minha conta tb...

De qualquer forma, já anotei seu e-mail

EDITE SEU POST E APAGUE O SEU ENDEREÇO DE E-MAIL, se ficar muito tempo aí é perigoso tu receber um bando de spams.

L.K.R
Veterano
# dez/09
· votar


P.U.L.S.E
Acho que o cara foi dormir.. se o msn ficar ai... ele vai acordar com vários convites..

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


Hehehe, valeu então, mano.
Amanhã mesmo vo ver se acho um comprador pra Condor por uns 300 reais (o máximo que eu conseguir) e quem sabe já compro a Shelter pelo Mercado Livre...

Pra terminar, pode me dizer se há muita diferença, e qual é a diferença, das SX SST 62 ou SST 57? A Tagima é mais cara heim, não vai dar.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout

A única diferença é que a 62 tem escala em rosewood (escura) e a 57 tem escala clara (maple), e as opções de cores acho que são diferentes também.

Em termos de qualidade, as duas se equivalem.


Cara, eu vou durmir... quando for lá pela hora do almoço eu volto pra responder aquela pergunta do captador.

[]'s

Jackmout
Veterano
# dez/09
· votar


A única diferença é que a 62 tem escala em rosewood (escura) e a 57 tem escala clara (maple), e as opções de cores acho que são diferentes também.

Então vo querer a 57, acho o braço branco lindo, hehe. Minha cor predileta em strato é creme, aquele quase branco, sei lá.

Até logo então, valeu.
Vou indo tb

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Jackmout
Vai sair por bom preço, cara. Na verdade, fica em 100 reais contando tudo, até a taxa do pay pal. Se for comprar os do site, fica em 120 + frete. Entende? Tá tranquilo, os fretes ficam baratos pq é pequeno e leve...

Então cara, eu até que entendi isso, mas eu te sugeri a opção dos captadores nacionais porque aí você consegue comprar um set completo parcelado em 3x, eu acho que é mais negócio, mas você é que decide.

Cara, eu acho que você só deve pensar em trocar os captadores quando você estiver com dinheiro suficiente para trocar os 3, porque só trocar um não vai fazer muita diferença, e vai ter muito trabalho para pouco resultado.

E pode me dizer se a qualidade do som influencia se for 6.3k ou 5.9k? Os do site que tu me passou são 5.9, o do ebay é 6.3k....

A qualidade de som não, mas o tipo de som sim.

Captadores com saída maior tendem a ter um som mais gordo e com mais médios e graves, enquanto captadores com saída menor tendem a ter um som mais estalado e com mais agudos.

Por exemplo, o Eric Clapton geralmente utiliza captadores com saída de aproximadamente uns 5.5k, enquanto o Stevie Ray Vaughan , segundo o Van Zandt, utilizava captadores com uma saída um pouco acima de 6k.

Percebe a diferença? É claro que existem outros fatores, como o amplificador utilizado, a pegada do guitarrista, os pedais usados, etc... Porém, os captadores ajudam a produzir o som que esses caras procuram, veja que enquanto o Clapton possui uma sonoridade mais suave, o SRV era mais agressivo e pesado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de braço: Washburn numa Condor