Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# mar/16
· votar
gvprocknroll
Tanto faz.
|
JJJ Veterano
|
# mar/16
· votar
LeandroP Tanto faz.
Ainda mais em se tratando de Tonante, né? Aí "tanto faz" mesmo! kkkkkk
gvprocknroll
Cara, eu chutaria o verde no terra, nos dois captadores. Se, ao ligar o switch no meio (os 2 captadores soando), você sentir que o volume da guitarra baixou muito e o som ficou fraco, troque os fios em um deles. Isso deve resolver.
|
gvprocknroll Membro Novato |
# mar/16 · Editado por: gvprocknroll
· votar
JJJ É bem isso, kkkkkkk ok, obrigado. Quando os potenciômetros e capacitores chegarem eu faço a ligação e comento aqui. vlw
|
Claudio_Chapolin Membro Novato |
# ago/16
· votar
Olá tenho uma stratocaster SSS/VTT, e quero desativar um pots de tone, deixar apesar 1 knobs de tone para todos os caps e o outro potenciometro usar para ativar os caps Neck+Brigh?
|
LeandroP Moderador |
# ago/16
· votar
Claudio_Chapolin
O que seria VTT?
Se você quer utilizar o captador do braço junto com a ponte você pode utilizar o esquema de "blender" (misturador), que pode ser feito de forma gradual (através de um potenciômetro de volume) ou imediato (através de uma chave liga/desliga ou um push-pull).
|
GPONTESFM Membro |
# ago/16
· votar
Acho que é Volume Tone Tone
|
LeandroP Moderador |
# ago/16
· votar
GPONTESFM
Isso mesmo! Valeu! ;)
|
LeandroP Moderador |
# ago/16
· votar
Claudio_Chapolin
Você pode substituir um potenciômetro de tonalidade por um de volume.
Nesse potenciômetro de volume você puxa um fio direto do braço. Quando você abrir o potenciômetro, independente da posição da chave seletora, ele vai ativar o captador do braço. Só não fará sentido quando a chave seletora estiver na posição do braço ou braço+meio.
O JJJ tem um tópico interessante sobre isso, com vídeo, onde ele explica como fez. Tem outras coisa também. Recomendo a leitura ;)
|
# ago/16
· votar
Vou procurar, Obrigado LeandroP, eu preferia colocar 1 potenciometro de tone para fazer esse "blender", pois moro longe do centro da cidade para ir comprar um potenciometro push-pull. No caso isso so vai funcionar eu colocando a chave no cap da ponte e aumento o volume do braço esou certo?
|
LeandroP Moderador |
# ago/16
· votar
Claudio_Chapolin
Exatamente. Particularmente, eu faria desse jeito mesmo, pois acho que fica melhor, pois você pode dosar o volume que pretende misturar. Com o push-pull seria meio que "tudo ou nada".
|
# ago/16
· votar
LeandroP
No caso eu colocaria o captador do braço em paralelo com o knob e a chave? Eu achei esse esquema mas nao sei como iria ficar Esquema Ai eu iria fazer um "jump" dos condutores do braço e ponte para o knob
|
JJJ Veterano
|
# ago/16
· votar
Claudio_Chapolin
Eu não curto muito esse esquema aí. Preferi fazer um só com o captador do braço. Segue o meu vídeo:
|
LeandroP Moderador |
# ago/16
· votar
Claudio_Chapolin
Cara, esse esquema mistura também, eu nunca usei esse esquema. Eu prefiro o mesmo método do JJJ.
|
# out/16
· votar
Como faço para mudar o esquema da minha guitarra, ele atualmente está S-S-S e não achei em nenhum lugar. Quero por humbucker na ponte, porém quero por um push/pull para splitar o humbucker e quero saber o valor do push/pull se compro de 250k ou 500k e os outros 2 pots de 250k o que faço? Obs.: vou comprar todos pots novos pois os da minha guitarras estão todos com ruídos e falhando as vezes. To com 2 single alnico blues no braço e meio e um Malagoli Hot Vintage na ponte. Alguém me ajuda por favor?
|
LeandroP Moderador |
# out/16
· votar
Claudio_Chapolin
Potenciômetros de 500k pra tudo.
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# out/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar
Claudio_Chapolin
Eu fiz isso na minha Squier, que tem uma copia do hot rails e tive a seguinte experiência. -pot de 250K: ficou bom para a configuração de uma bobina, com bobina dupla ficou muito abafado e sem agudo. -pot de 500k ficou bom para a configuração de bobina dupla, mas ficou muito agudo com uma bobina.
O que fiz foi o seguinte, comprei um pot de 500k com chave push/pull. Aproveitando que o pot tem duas chaves independentes, fiz um circuito que, quando ligado na configuração de uma bobina, coloca um resistor de 560k em paralelo com o pot de 500k, quando ligado na configuração de bobina dupla, desliga o resistor de 560k. Na minha guitarra ficou bom, pesquise sobre outras soluções e não sei se este circuito que eu fiz funciona bem para qualquer captador.
|
LeandroP Moderador |
# out/16
· votar
Luiz_RibeiroSP Gostei desta solução. O que está achando dela?
|
GPONTESFM Membro |
# out/16
· votar
A minha configuração está a seguinte: HSS com: 1 pot 250 K para tone 1 pot 250 K para split da segunda bobina do cap da ponte 1 pot 500 K com chave push pull para volume
Na chave push pull eu coloquei para ativar diretamente o captador do braço independentemente da posição da chave de 5 posições. Assim em tenho:
Com a chave desligada: Posição 1: Captador do braço Posição 2: Captador do braço + meio Posição 3: Captador do meio Posição 4: Captador do meio + ponte Posição 5: Captador da ponte
Com a chave ligada: Posição 1: Captador do braço Posição 2: Captador do braço + meio Posição 3: Captador do braço + meio Posição 4: Captador do braço + meio + ponte Posição 5: Captador da braço + ponte
Lembrando que nas posições 4 e 5 eu posso variar através do potenciômetro de 250 k a quantidade de sinal da segunda bobina do captador duplo da ponte.
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# out/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar
LeandroP
É a que funcionou melhor, das opções que eu tinha. Peguei a ideia aqui no forum, não lembro onde, resolvi testar e funciona bem. ja ouvi falar sobre inversão de fase, não pesquisei muito a respito, mas se eu tiver coragem um dia, eu tento.
*NOTA IMPORTANTE*: quando eu fiz a modificação na primeira vez, coloquei a chave no pot de volume da minha strato. Recomendo que instale essa chave no pote de TONE, o mais distante da ponte. O motivo é que o pot fica mais alto do que o normal e atrapalha quando esta tocando. Quem assim como eu, fica batendo sem querer no botão de volume enquanto toca, vai sentir muito desconforto, se instalar a chave no pot de volume! No final comprei outro pot com chave, neste caso de 250k, e instalei da forma como descrevi, e mantive o pot que veio instalado de 500k no volume.
|
master_splinter Membro Novato |
# mar/17
· votar
galera, tenho uma strato com hot rails na ponte. além da opção do push-pull, existe algum esquema de ligação em que na posição MEIO+PONTE o hot rails atue splitado? sinto falta daquele som de single característico dessa posição. Já pesquisei muito e não achei nada sobre. obrigado.
|
dallman Membro Novato |
# mar/17 · Editado por: dallman
· votar
master_splinter
Normalmente, humbuckers na posição do meio (seja strat ou qq outra guitarra) funcionam como single já.
Outra coisa, normalmente, humbucker splitado não fica com som de single.. apenas aproxima... A exceção são alguns humbuckers especialmente fabricados para se comportarem como singles qdo splitados.
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
master_splinter
Eu tenho essa mesma configuração, e este mesmo captador. Acho que posso falar um pouco...
Tu tens na verdade um HB ao somar meio com alguma outro single. Na prática soa igual e diferente, também gosto bastante, tem um bem característico.
Existe o auto split coil, deve estar nos arquivos do começo do tópico, mas não sei se terá bem o som esperado. Eu tinha e desfiz pois era bem melhor as 3 bobinas atuando.
|
mucho7 Veterano |
# ago/17
· votar
Amigos, peço a ajuda de vcs para decifrar esse esquema, nao estou entendendo a ligação na chave. Alguem sabe como fazer? esquema
|
JJJ Veterano
|
# ago/17 · Editado por: JJJ
· votar
mucho7
Acho que esse switch aí não é o comum...
O normal pra 2 hb, 1 vol, 1 tone seria um 3 way. Tipo telecaster (se for strato ou tele) ou tipo Gibson (se for Lespa ou SG).
Ou você tem um switch desses aí?
|
RachArs Membro Novato |
# out/18 · Editado por: RachArs
· votar
Caros, boa tarde!
Será que, por algum milagre alguém saberia, acertadamente, indicar o esquema para essa lindinha?
http://4.bp.blogspot.com/-Jc1UUJlAWPc/VQ27IXfZT_I/AAAAAAAAD6M/wj9AiQzn pyw/s1600/DSC01156%2Bed%2B02.jpg
Obrigada,
Rach.
|
anderson_gesteira Membro Novato |
# jul/22
· votar
Queria ver uns esquemas para fazer umas ligações, e infelizmente estão todas fora do ar. Será que alguém sabe algum lugar onde consigo achar essas ligações?
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/22
· votar
anderson_gesteira O Guitar Fetish disponibiliza os básicos: https://www.guitarfetish.com/Wiring-Instructions_c_811.html Lembro que no site da Seymour Duncan tinha tbm.
|
anderson_gesteira Membro Novato |
# jul/22
· votar
BrotherCrow Legal o site. Irei usar então. Muito obrigado
|