Ajuda com timbre ao vivo! <o>

    Autor Mensagem
    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: DsL-Hard Rock


    Então.

    Meu timbre aqui em casa até que é aceitável, consigo tirar umas coisinhas aceitáveis. Tenho uma PRS SE Custom, um Prodrive II e um amplificador Dobsom 45' (genérico, uma bosta, mas uso em flat e regulo as coisas no prodrive mesmo).

    Bom, o problema é que com banda, meu som fica embolado, sem definição nenhuma, com ganho demais, estranho. Enfim, não sei explicar direito, mas meu timbre não interage direito com o timbre dos outros instrumentos, parece que é só uma "massa". Tenho quase certeza que pode ser o ampli, mas o negócio é que em casa, no quarto eu uso o ampli com o volume no 3, mais ou menos. E com a banda, nunca raramente passa do 5.
    E em casa fica bom.

    Então, a pergunta é:

    Como vcs equalizam o som de vocês numa apresentação?
    (eu sei que vão me falar que muda de equipo pra outro, e eu sei que muda mesmo, mas só como curiosidade, e pra ver se me ajuda um pouco aqui)

    Brigadão galera! \m/

    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    O lance é ir testando tocando com o resto da banda. Principio chave: parta de sons baixos para poder equalizar os niveis

    Konrad
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    DsL-Hard Rock

    Minha dica: Teste outro amplificador. Não digo para descartar o seu; teste outro para descartar ou confirmar a hipótese de o problema ser o amp. Tente diminuir os graves também... enfim... sugestões. ;)

    Abç

    Túlio Rock in Roll
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Normal sentir essa diferença nos timbres de apresentação e timbre em casa.

    Em casa, como não há uma banda acompanhando (quem sabe um backing track?), geralmente equalizamos de tal modo que as frequencias da guitarra sejam as mais abrangentes possives.

    Ao vivo, com uma banda, a situação muda. Você terá outras frequências no conjunto todo (baixo, bateria, voz, teclados), e provavelmente, como você está usando a mesma regulagem de casa, seu timbre não está se destacando.

    Sugestão: realce os médios, que são as principais frequências da guitarra. Ao vivo eu costumo deixar os médios no amplificador lá pelo 7, 7,5. Tiro um pouco dos graves, deixo eles no 4 ou 5, vamos deixá-los para o baixo fazer. E os agudos, depende da guitarra e do amp que estou usando, mas geralmente deixo no 5 ou 7.

    Muita distorção também contribui para perda de definição. Eu costumo deixar o knob de drive lá pela metade, no máxmo na posição 1h. E colocar mais volume no pedal também ajuda.

    No mais, seria melhor procurar um amplificador com maior qualidade, de repente o problema é esse.

    Bombastik
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    DsL-Hard Rock
    Sugestão: realce os médios
    Muita distorção também contribui para perda de definição.

    o camarada Túlio Rock in Roll disse tudo.

    alguns pedais de distorção (e a distorção de alguns amps genéricos) simplesmente fazem sua guitarra "desaparecer" no mix da banda. soam bem no quarto mas pra tocar com banda não rola, isso é muito comum. uma distorção com os médios mais destacados é sempre ideal pra tocar ao vivo...

    pode ser o amp que vc usa que não tem esses médios preciosos... tente regular bem, caso não role, troque sua distorção ou no final, o amp.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
    · votar


    DsL-Hard Rock
    Cara, não sei disso mas um amigo do meu pai que mexe com som veio aqui agora pouco e disse que diferencia muito no som quando você toca em um lugar sem gente e em um lugar com muita gente. Isso acontece porque as pessoas ficam conversando e isso sobrepõe o som, talvez os outros instrumentos estejam sobrepondo o seu instrumento. Veja se é isso que está acontecendo mesmo.

    Hendrixiano
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Sidney Carvalho em um workshop disse que considerava indispensável em qualquer set um pedal SansAmp GT2 ou similar pois, se o amp te deixa na mão, é só mandar direto pro mixer q o pedal já simula o amp.

    No teu caso, pelo jeito, o Dobson está te deixando na mão, por isso acho q cabe o conselho do grande guitarrista citado: mande o sinal do pedal direto pra mesa, é claro, se tiver um bom retorno.

    Soul Wyx
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu uso tudo no 10 com amplificadores transistorizados! No caso o meu amp tem deficiencia com Graves, então no seu recomendaria 10Médio 10Agudo e o Grave um pouco menos. E no caso dos pedais jogo bastante grave(por causa do meu amp deficiente) e corto um poucos os agudos... Médio em flat!

    joaormrt
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cara tira os graves e diminui o ganho.

    eu sempre qdo vou equalizar de um modo diferente em casa , eu ligo uma backtrack e deixo meu amp no volume em q toco com a banda, ja da pra ter uma noção.

    é claro q o estilo q eu toco contribui, nunca preciso de distorcoes from hell... no maximo um drivezinho....ai é mais facil regular!

    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com timbre ao vivo! <o>