Curiosidade : Intro Batery de metallica

    Autor Mensagem
    Up6
    Veterano
    # dez/09


    Antes de tudo sou novo por aqui, já frequentava o forum faz um tempo mas consegui me registrar essa semana.

    Fiquei curioso com uma coisa, sabe a musica batery do metallica.
    A intro segue uma harmonia e entra com um solo, aew depois entrai uns dois solos junto seguindo a mesma harmonia soh q com uma distância de tons diferentes(óbvio xD) e da uma sonoridade bem legal, como se faz isso na prática? Sei q tem a ver com intervalos, aliás tudo na musica eh intervalos. xD

    Mas como é feito e como se chama se puderem responder eu ficaria muito grato, se não eu tento pesquizar mais e vejo se acha algo a respeito.

    Vlw!

    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Não entendi sua explicação

    Prometherion
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    uma guitarra toca o solo "original" a outra faz na terça ou em alguns casos na quinta.

    Por exemplo, no tom de C uma guitarra toca C D E a outra toca E F G.

    Up6
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Num tem aquele solo de violão da introdução, que depois dele entram vários solos com o mesmo tema mas tem um distancia de tons diferente, eu queria saber como se chama isso e como se faz isso entendeu?

    Milli
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Tem um tópico que por sinal é fixo que tem relacionado outro tópico só sobre escalas, da uma olhada lá e você vai perceber que sua pergunta foi respondida.

    uma guitarra toca o solo "original" a outra faz na terça ou em alguns casos na quinta.

    Por exemplo, no tom de C uma guitarra toca C D E a outra toca E F G.


    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Isso é o desdobramento da linha melodica principal. Geralmente é feito nas "vozes" do acorde. Geralmente na tríade e em algumas vezes na tétrade.

    Ian Anderson
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Up6

    Tah meio dificil sua explicação mas vou ver se entendi

    vc se toca intro a Battery

    no estudio eles devem ter tocado com violão mesmo e depois terem colocado a guitarras em cima

    Nos shows que vi soh um tocavam a intro acustica, e as luzes estava mapagadas então não sei se eram eles ou playback

    Mas para nós, que tentamos tocar isso completo num bar

    tem um pedal "de Simulação acustica" ou colocar no captador do braço
    pra dar aquela impressão de "varias guitarras tocando" chorus + delay
    e depois soh a distorção mesmo

    zolluca
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    não, parece se uma harmonia mesmo

    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    No youtube, tem um video de um japa que toca cover de várias musicas de metal. No video da battery ele dividiu a tela em quatro e da pra ver cada parte. Da uma procurada.

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Prometherion
    uma guitarra toca C D E a outra toca E F G
    Iron Maiden??? hehehehehe

    Guitarboy666
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Iron maiden tem essas parada direto
    um toca normal a outra harmoniza :)
    por exemplo the trooper

    Up6
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Up6
    · votar


    Vlw galera pela ajuda eu achei interessante isso na musica, inclusive musicas com vocal o pessoal costuma usar isso e sempre quis saber como funciona, então basicamente eh dividir em terças, tétrades etc.
    Não tem uma regra certa pra isso ou tem? Ops quer dizer como funciona essa regra? É basicamente o que o marc show e os outros users falaram acima?

    ROo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Up6
    Estude intervalos, ai vai entender como funciona e vai identificar a distância entre as notas tocadas simultâneamente na musica.
    Tem vários tópicos com bom material.

    Up6
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Estude intervalos, ai vai entender como funciona e vai identificar a distância entre as notas tocadas simultâneamente na musica.
    Tem vários tópicos com bom material.

    Exatamente por isso q eu to perguntando eu to estudando intervalos ultimamente to lendo o livro do chediak, aprendendo o basico formação de acordes,intervalos,etc. Por isso a duvida.
    Vlw pela ajuda aew. Acho q o caso ta encerrado.

    Up6
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Desculpa o postar de novo mas vcs num tem algum site q fale sobre desdobramento da linha melodica principal? Eu até consegui fazer más só com o modo jonio q eh fácil, quando eu tento algo como o modo e ólio ou Mixolídio por exemplo num fica legal, eu to testando aqui no guitar pro pra ver como ficou mas a distancia de tons varia muito com a escala né? Pq com a escala maior natural em terças fica facil já nas outras num funciona.
    vlw

    Anderson Eslie
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Up6
    Isso é o que a gente chama de "dobra" de guitarras. Pra se dobrar é preciso que se tenha o mínimo de entendimento de escala e intervalos. No caso de Battery, a primeira nota tocada (pelo menos do jeito que toco), logo depois da primeira sequência de violão é a nota B, que é o 5° grau de E que é o acorde principal da sequência de violão.

    A primeira dobra é uma quinta de B, ou seja, começa em F# nessa sequência: B - C - A/B - C - A/B - C - A - G/C - B. A quinta fica: F# - G - E/ F# - G - E/F# - G - E - D/G - F#.

    A segunda dobra desse solo (já com as guitarras) é uma 6ª menor de B, ou seja, G. A sequência fica: G - A - E/G - A - E/G - A - E - D/A - G.

    Tente gravar essas três sequências juntas que vc perceberá como as dobras funcionam. E espero tbm que tenha entendido o que quis dizer rsrsrsrs....
    Abraço.

    Up6
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Up6
    · votar


    A parte dos intervalos eu até intendi, soh num entendi essas notas juntas(calma aew q eu so mei lento pra intender xD) quando vc mencionou A/B, G/C isso quer dizer o que q ao tocar um A o outro solo estará tocando um B?

    Mas se fosse utilizar esse dobramento num solo em C# no modo eólio(T st T T st T T) por exemplo no caso ficaria C# D# E F# G# A B C# supondo que eu fosse subir essa escala comessando de C# até a tônica de novo eu teria que fazer o dobramento de acordo com a progreção de acordes dentro dessa escala ou considera em tons como vc fez na musica batery do metallica? isso eh que eu num to entendendo.

    Por exemplo no caso do dó sustenido eu toco um acorde menor de C# que em terças: 3m/3M
    C# E G# nesse caso então eu subo com a escala(modo eólio) de C# D# E enquanto toco com a terça do acorde q é E só q subindo em eólio também por exemplo C# D# E enquanto faço E F# G
    tá certo esse dobramento me explica aewq eu acho q to entendendo. xD
    Desculpa te pertubar mas quero saber mto sobre isso.(aprendendo intervalos ainda xD) rsrs

    Vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidade : Intro Batery de metallica