Velocidade e mão direita

    Autor Mensagem
    Mon Meliante
    Veterano
    # dez/09


    Oi pessoal.

    Meu maior problema sempre foi a velocidade. Tenho muita dificuldade para desenvolver e tenho uma dúvida.

    Na palhetada alternada, vocês também movimentam o polegar e o indicador para palhetar ou deixam eles imóveis e só usam a mão e o pulso?

    obrigado

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mon Meliante
    acho que voce deve fazer o que ficar melhor pra voce mesmo, mas eu nao mexo não. eu deixo os dedos parados e mexo o punho.

    André Maciel
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: André Maciel
    · votar


    Mon Meliante
    cara, ambas as maneiras são válidas... desenvolve a que for mais confortável e eficaz pra você ou ainda, trabalhe ambas... há caras como o Edu Ardanuy que alternam usando o movimento do polegar/indicador e tem aqueles como o Steve Morse que utilizam o pulso e ambos "fumam" a guitarra em termos de velocidade... salvo engano, o Eric Johnson faz tanto usando o pulso quanto c/ esse movimento, me lembro de ter visto ele mencionando algo do tipo, mas ñ tenho certeza...

    eu uso o pulso, por questão tanto de costume quanto por inaptidão c/ a outra maneira...

    thomasmoura
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mon Meliante

    Geralmente sou adepto do que o colega acima disse, fazer o que você achar melhor, mas não neste caso.

    No caso específico da sua dúvida, para se atingir todo o potencial da técnica da palhetada alternada e maior velocidade possível, mover os dedos indicador e polegar segurando a palheta é uma forma totalmente incorreta.

    Tem guitarristas que movem o antebraço, como Zakk Wylde, outros como Petruchi movem o punho somente (minha técnica).

    André Maciel
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    thomasmoura
    cara, eu discordo do seu exposto... sinceramente eu acredito que varia de cada um pra cada um, não há uma maneira realmente "correta"... se você for analisar os guitarristas virtuosos, cada um vai executar a técnica em debate de uma maneira diferente... inclusive tem um cara chamado Troy Grady que vem produzindo um documentário chamado "Cracking The Code" onde ele estuda, c/ o auxílio de uma câmera capaz de filmagens em "slow motion", as técnicas de alternada de diversos guitarristas famosos... ele cita em sítio próprio (http://www.troygrady.com) que o motivo que o levou a realizar tal projeto é a ausência de uma metodologia de estudos na guitarra, coisa que é encontrada nas escolas voltadas para os instrumentos clássicos... tanto que há uma boa quantidade de pianistas que c/ 15 anos de idade são capazes de executar Mozart ou Bach, mas não há muitos guitarristas nessa faixa etária capazes de tocar uma música inteira do Malmsteen...

    maniac123
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu sou adepto do filing, mas acho que movendo o punho é muito mais econômico. Tem guitarrista muito rápido que economiza palhetada, manda muito sweep e ligados. Vai de estilo.

    thomasmoura
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    André Maciel

    Você tem todo direito de discordar de mim, mas me mostre apenas um dos considerados guitarristas mais rápidos que movem os dedos para fazer palhetada alternada. Alguem que consiga tocar ao menos 15 nps.

    É serio, te desafio, e faço isso pois a anos estudo a técnica e nunca vi ninguem além de guitarristas iniciantes fazer assim (inclusive eu).

    Mais um exemplo: o marty friedman que usa uma forma totalmente nao ortodoxa de segurar a palheta não move os dedos, e sim o punho.

    Math Guitar
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Math Guitar
    · votar


    thomasmoura

    cara, tbm concordo. Nao foi por falta d tentativas, mas pelo menos pra mim eh impossivel palhetar rapido usando os dois dedos. É simplesmente uma limitaçao das articulações, q nao se abrem rapidamente seguindo o movimento das maos.

    André Maciel
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    thomasmoura

    Edu Ardanuy



    Takayoshi Ohmura


    marcioguita
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Batio move ind. e pol. ,apenas

    André Maciel
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    marcioguita
    não não, ele usa o pulso mesmo... acontece que é "tão rápido" que não se nota... veja quando ele explica as frases nas vídeo aulas que fica bem fácil de entender a mecânica que ele usa p/ palhetar...

    Mon Meliante
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Poxa, obrigadão pelas respostas. Não imaginava que fosse obter tanta boa vontade do pessoal aqui hehe

    Li todas as msgs, principalmente o debate do André Maciel com o thomasmoura.

    O que acontece comigo é o seguinte: desde que comecei a dar as primeiras palhetadas na guitarra, eu fiz usando os dedos. Minha velocidade aumentou até conseguir pegar umas músicas básicas do malmsteen, por exemplo. Mas não tocava com perfeição não.

    Só que minha velocidade não evoluía mais nem por um decreto! Parei numa velocidade e não progredia. Toquei por aprox. 1 ano e meio e por causa disso desanimei e larguei a guitar.

    Agora decidi voltar! Sempre tive essa dúvida: mexo os dedos ou não? Comecei a reparar melhor nos guitarristas, tanto os famosos quanto professores de guitarra por aí. Me pareceu que a maioria não usava dos dedos. Vi a vídeo aula do Kiko Loureiro (técnica e versatilidade) e ele fala da lei do mínimo esforço, afastar o menos possível a palheta da guitar e vi que ele nao usa muito os dedos.


    Comecei a treinar assim e parece que to me adaptando melhor. Foda é ter consertar o errado pra fazer certo! Vai demorar!!!

    Acho que o padrão é, como disse o thomasmoura, não usar os dedos. Mas acho que o André Maciel tá certo tb quando diz que depende do guitarrista, pois deve ter gente que se adapta melhor com os dedos. Mas percebi que não é o meu caso.

    Valew pessoal, me tiraram uma dúvida que me perseguia por anos e me deram novo ânimo!

    paulinho pc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    mas o ardanuy usa muito o movimento do dedo indicador tbém.Não só o pulso.É pura tecnica.

    thomasmoura
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    marcioguita

    Estes musicos que você postou tem uma técnica parecida com a minha, apoiam os dedos restantes da mão direita na guitarra, usando-os como pivô. Mas o movimento continua vindo do pulso.

    André Maciel

    Eu tenho a video aula do Batio e ele fala explicitamente "if you move you fingers, you are dead" isto é não mover os dedos quando fazer alternada.

    André Maciel
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: André Maciel
    · votar


    thomasmoura
    cara eu repito, cada um é cada um... tem caras que conseguem boa fluência e velocidade movendo os dedos, depende de cada um e das respectivas mãos... claro que o uso desta técnica deve envolver alguma forma de hiperflexibilidade como a presença de um "double jointed thumb", o que poderia justificar o fato de haverem poucos guitarristas utilizando-a em altas velocidades... bicho é como vejo, cada guitarrista é único e tem uma abordagem própria... há várias maneiras válidas de tocar guitarra e todas rendem bons resultados... não temos um "padrão" técnico para várias coisas, tanto que na própria alternada de pulso há maneiras diferentes de fazer-lá: é só comparar, por exemplo, a alternada de Andy Timmons c/ a do Al di Meola e a do Shawn Lane e com a do MAB, serão formas diferentes de movimento...
    no caso em comento talvez seja mais interessante pra o cara desenvolver de uma técnica de pulso, mas, não podemos generalizar que as melhores são X e Y...

    Pierrot7
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    O corpo é uma maquina surpreendente que se adapta a muitas situações. Se qualquer pessoa decide começar a andar com as mãos no lugar dos pés irá, depois de um tempo X, conseguir.
    Mas acho que ninguem discorda que esse tempo X é maior do que se você tentar andar com os pés.

    Meu ponto é esse, técnica certa não existe.
    O que existe são técnicas que aproveitam a anatomia e fisionomia do corpo, que as permite ser desenvolvidas mais rapidamente e principalmente sem perigo de ter uma tendinite ou qualquer outro problema.

    O que é ensinado e dito "certo" por grandes escolas de música (Berklee por exemplo) é que só se deve mexer o pulso. Os dedos devem permanecer numa posição estática, tocando devagar ou a 200 km/h

    d1rc3u
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pessoal aproveitando o tópico, muita gente diz que mexer o dedo é errado, mas nunca dizem porque, e eu percebi uma coisa, muita gente mexe o dedo, só que não percebe, o kiko loureiro mexe o dedo sim, o batio também, só que o foco do movimento deles é no pulso, acho q o movimento do dedo deles é algo involuntário.

    Eu acredito que não dá pra tocar mexendo só os dedos. quem toca mexendo os dedos mexe o pulso também.

    adorei o que o Pierrot7 disse.


    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mon Meliante

    Como voce disse que está voltando a tocar e tentando a adaptar-se à uma nova postura da mão da palhetada, comece do zero e use o livro Speed Mechanics do Troy Stetina.

    Um abraço

    Frankie
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu uso o pulso, mas concentro nos dedos.
    Meio sem noção isso, mas enfim .UEIIUEH :D

    r2s2
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    O Ardanuy, nesses vídeo, parece que move o braço só para trocar de cordas, mas palheta só com os dedos.

    É isso?

    Alex_Guitar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    - Mover somente os dedos;
    - Mover somente o pulso;
    - Mover somente o braço;
    - Mover o braço e pulso em conjunto;
    - Mover braço e dedo em conjunto;
    - Mover pulso e dedo em conjunto;
    - Mover braço, pulso e dedo em conjunto;

    Estas são algumas das opções que vc. pode ir usando, mas lembre-se, a maneira que "Fulano" ou "Beltrano" palheta provavelmente não será a adequada para vc., sendo assim, vá testando até descubrir uma que vc. sinta que esteja trazendo resultados satisfatórios, e é claro, sem danos para a sua musculatora ou estrutura "braçal" de uma forma geral.

    E...treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine...

    Abraços.

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    i.i eu tenho costume de palhetar usando só a dobra do dedo, agora comecei a tentar usar o pulso(o que eu só fazia quando usava tremolo picking) parece que as coisas fluem melhor

    vou tentar usar os dois em conjunto

    juanitocarlos
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Pessoal eu tenho uma duvida que foi + ou - sanada, mas eu queria um esclarecimento meio direto;
    Eu soh toco notas rapidas na mesma corda ou em cordas juntas, exemplo primeiro solo da Farewell Balad (Zack) com o braço inteiro desta forma eu atinjo uma velocidade parecida a do musico "faltando um poco de treino com relação a afinação" mas se eu tento toca somente com o pulso eu nen chego perto da velocidade;
    Agora em solos que tem mais elaboração eu toco soh com o pulso pois não consigo tocar com o braço inteiro eu perco em velocidade mas se eu tocar com o braço inteiro me embolo todo e não saio nen da primeira frase um exemplo é o segundo solo da sweet child o mine.

    O que eu queria saber é como eu devo treinar cada estilo e se há um estilo certo para cada musica, por que eu não consigo a velocidade que eu tenho no braço com o pulso e não consigo a precisão com o braço como eu tenho com o pulso valeu galera.

    krixzy
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    juanitocarlos

    Cara, não se prenda a posições nem forma de tocar, pegue o solo e pratique da forma que vc ficar mais a vontade, a velocidade vem com o treino não com a posição, o importante é ficar tranquilo e tocar livremente, no começo vc faz um esforço pra tocar rápido, mas depois de um bom treino vc vai tocar rápido sem esforço algum. Uma dica é nunca treinar com 100% da sua velocidade, use no máximo uns uns 80%

    Drinho
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    juanitocarlos

    Essas perguntas subjetivas são difíceis...

    bom...


    A questão de você usar o pulso, o braço, ou mesmo mexer a ponta do dedo é irrisória, o que for mais confortável é o melhor e ponto final, por que que todo mundo fala do treino?

    Isso é memória muscular velho, pensa numa frase extremamente rápida, complexa, sei lá do paul gilbert, do shawm lane... se você pegar pra repetir essa porra devagar e firme durante dias, meses ou até anos este movimento ficará natural uma hora, é que nem jogar futebol, a primeira vez que voce chuta uma bola é um desastre, com o tempo voce fica habilidoso, porque você passa dias repetindo os movimentos e seu cérebro assimila isso...
    Eu não acho que exista uma forma certa de tocar a corda, eu por influencia do Edu Ardanuy que é um cara que eu acho fantástico tocando mexo menos o conjunto e mais a parte da palheta mas também tem o petrucci que dá um monte de marretada e é incrível também...
    A única coisa que eu acho que deve ser investida, é uma coisa que tem até umas aulas do kiko loureiro que ele explica....

    é tipo baseado no rendimento da palhetada... por exemplo, voce palheta pra baixo, não permita a palheta se distanciar pra você voltar pra cima, encurte o movimento ao máximo
    e sempre devagar pra ir ouvindo com clareza e definição....
    se voce nao consegue tocar um negocio limpo nem devagar nao é rapido que vai conseguir, não é questão de birra ou de seja lá o que for, é que é humanamente impossível mesmo....

    Deus nos deu um cerébro pra ser treinado, não um cérebro pré programado já hehehe

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara...eu acho que você deve tocar da forma que você achar que seu potencial está sendo melhor aproveitado!

    Imagina se na época do Marty Friedman existissem fóruns na internet, e ele mostrasse a forma dele de palhetar!

    Alguém iria falar: "cara! Você está tocando totalmente errado! Pra tocar rápido você tem que tocar assim assim e assado!"...

    abraços

    Geist
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Eu uso apenas os dedos tocando coisas rápidas, e coisas não tão rápidas e com mais pegada uso o pulso. Tentei me adaptar à usar o pulso, mas não tem jeito. O Edu Ardanuy toca assim, o Cauê Leitão do Andragonia... Ambos foram alunos do Mozart, acho que tem algo à ver.

    Vinnas
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Vinnie Moore parece que move o antebraço, que tal?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Velocidade e mão direita