Qual o timbre mais #inconfundível?

Autor Mensagem
Marc Snow
Veterano
# dez/09
· votar


Acho que muita gente tem timbre unico mas o que ajuda na hora de vc identificar é a pegada do guitarrista. O Malmsteen pode estar tocando e passar a guitarra para qualquer um. Na hora de ouvir a outra pessoa tocando na guitarra/setup dele, ninguem reconhecer o timbre

De Ros
Veterano
# dez/09
· votar


Sabe que fiquei pensando bastante sobre o assunto e o único que me veio a cabeça foi o Brian May?

Claro que na utilização de alguns efeitos, o The Edge e o Tom Morello também se destacam.

Dá para identificar um monte de guitarristas pela escolha de notas, fraseado, vibrato e outros aspectos referentes a musicalidade de cada um, mas pelo timbre eu acho que não conseguiria.

Quando eu ouço trabalhos onde vários guitarristas legais tocam juntos, posso indentificar vários, mas por aquilo que eles tocam e não pelo timbre exatamente. Por exemplo, na música do Hear n' Aid - We're Stars, eu vou pelo fraseado de cada um.

Acho que no Star Fleet (Brian May e Van Hallen) é o único exemplo (para o meu ouvido) onde a diferença de timbres caracteristicos fica bem evidente!

Conclusão - Eu não reconheço timbres, reconheço (as vezes) a musicalidade do guitarrista.

Abraços!

iRock
Veterano
# dez/09 · Editado por: iRock
· votar


Chimbinha.

É só ouvir que da vontade de sair correndo

Brincadeiras a parte....

Eric Clapton
Jimi Hendrix
Santana
Jimmy Page
Zakk Wylde
Angus Young
Randy Rhoads
B.B. King
Buddy Guy

Jinkxs
Veterano
# dez/09
· votar


Timbre inconfundível eu não sei, mas reconheco alguns guitarristas no primeiro acorde, como Santana, Jeff Beck, John Mclaughlin, Jimi Hendrix, Alan Holdsworth, Richie Blackmore, Frank Zappa, Tony Iomy, Jimy Page, Pete Townsend, etc...

Não sei exatamente o porque, mas provavelmente por um conjunto de fatores (timbre entre eles) faz com que cada um desses soe único.

edumnovaes
Veterano
# dez/09
· votar


Eric Johnson

Winning Eleven
Veterano
# dez/09
· votar


Angus Young

jimmy vandrake
Veterano
# dez/09
· votar


Não pelo timbre, mas a pegada destes guitarristas citados aí é uma verdadeira assinatura. São incofundíveis mesmo.

MundoGuitarra
Veterano
# dez/09
· votar


Pra mim, dos citados, realmente inconfundíveis, timbre assinatura mesmo são:

B. B. King

Santana

Brian May

Jeff Beck,

o resto, acho discutível, o Clapton, por exemplo transitou entre muitos timbres durante a carreira, com combinações que vão de JTM-45 + Les Paul até Fender tweeds e VibroKing + Strato; a personalidade do Clapton tá muito é na pegada, especialmente o vibrato assinatura dele, com a mão sem apoiar no braço da guitarra, controlando o vibrato só com a pressão do dedo. Eu na verdade vejo mais o heroísmo do Clapton na capacidade de ter diversificado seus sons ao longo dos anos, embora alguém possa dizer que o Clapton soe inconfundível em todas as suas gravações.

O B. B King acho que tem menos disputa; é um cara que nunca teve mudanças drásticas de equipo, além de sempre ter preferido um set bem clean e minimalista, o que ajudou na caracterização de um timbre singular (timbre B. B. King ou é o próprio tocando ou é algm imitando descaradamente o timbre, hehe).

O Santana teve alterações razoáveis de equipamento, Gibson SG Special, Yamahas série SG, PRS; twin reverb / mesa boogie; mas o lance do Santana é a sacada melódica inconfundível, a fusão de ritmos latinos com timbres aveludados, esse é o timbre assinatura dele que envolve bem mais do que só as características sonoras dos equipos.

Bem, Brian May pela história toda, que visivelmente era fervoroso por timbres; definiu o timbre Ac30 com toneladas de chorus oscilando em estéreo pelo palco.

Bem, Jeff Beck... esse é até difícil comentar, pq tem muitas sutilezas. Só sei que é inconfundível, deixa pra quem conhece melhor comentar :)

abraço

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


MundoGuitarra


o timbre "Woman Tone" que ele tinha na época do Cream era inconfundível!

MundoGuitarra
Veterano
# dez/09 · Editado por: MundoGuitarra
· votar


Murillo Wendel

o timbre "Woman Tone" que ele tinha na época do Cream era inconfundível!

Exatamente! O Clapton é tão fora de série que ele nem se encaixaria nesse tópico, pq ele não tem apenas UM timbre inconfundível, ele tem
TIMBRES inconfundíveis, "woman tone" é um excelente exemplo de um deles

Alias, o tópico acabou descambando pra guitarristas, mas se fosse realmente pra responder a pergunta principal do tópico, "qual o timbre mais inconfundível", eu votaria: "Woman Tone",do Clapton :)

abraço

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


De Ros
Boa! Acho que é mais ou menos isso aí mesmo! Na base do timbre é bem complicado dizer quem é quem. O timbre com a técnica fica bastante fácil descobrir quem é. Caras como Morse, BB King, Santana, Zakk Wylde tem técnicas e fraseados bem característicos, junto com uma bele timbre, assim fica fácil distinguir.
Talvez estamos sendo um pouco chatos e levando muito ao pé da letra o título. Mas acho que é uma confusão que muita gente faz, juntar a técnica com o timbre.

alfacorrea
Veterano
# dez/09
· votar


como já falaram: Santana.

Basta o cara tocar uma nota, já se sabe que é ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o timbre mais #inconfundível?