Experiencia de improviso!

    Autor Mensagem
    Makosnever
    Veterano
    # dez/09


    galera queria que ja que muitas pessoas iniciantes naum conseguem melhorar seus improvisos solos e etc vcs podem falar como vcs evoluiram, é como vc estar numa escada e estender a mão pra quem ta embaixo , vcs vão dizer como treinaram. de preferencia uma auto sintaxe de si mesmo , influencias , e como aprenderam a improvisar e etc as pessoas vão olhar e seguir os passos de quem ja é melhor e assimpor diante vlw!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Makosnever: galera queria que ja que muitas pessoas iniciantes naum conseguem melhorar seus improvisos solos e etc vcs podem falar como vcs evoluiram, é como vc estar numa escada e estender a mão pra quem ta embaixo , vcs vão dizer como treinaram. de preferencia uma auto sintaxe de si mesmo , influencias , e como aprenderam a improvisar e etc as pessoas vão olhar e seguir os passos de quem ja é melhor e assimpor diante vlw!!!

    Escrevendo mal desse jeito vc vai acabar sendo zoado e sem piedade. Capricha mais aí!

    Abs

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Makosnever
    Você tem que ver esse tópico. É um tópico com um monte de aulas de blues, o cara ensina como improvisar, mostra uns licks que também são essenciais para improvisar. Ai você estuda todo esse curso, quando você souber já vai ter uma noção e ai improvisa pra outros estilos, por exemplo, troca a penta menor por uma maior e ai manda metal.
    Um outro bom truque é saber sobre campos harmonicos

    JowR
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MauricioBahia
    Traduzindo e sintetizando:

    Ele quer saber sobre como improvisar e que a galera compartilhe suas experiencias quando nao sabiam improvisar direito.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Makosnever
    Vou upar também pra você um tópico sobre a Central de Downloads, lá tem muito material.

    Endurance
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Makosnever
    Liga teu rádio em alguma estação, ou liga tua TV em algum canal que passe clipes...e tente improvisar nas músicas que estão tocando.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    "auto sintaxe de si mesmo" ?

    Monsfogueri
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Makosnever

    cara, nem sei qtos tópicos vc jah criou sobre isso essa semana, mas vou falar a mesma coisa q eu falei em todos os outros..

    Cara, vc tem q pegar a sua banda preferida (com seu guita preferido) e tirar as musicas da banda cara, o maximo q vc conseguir, mas entendendo o q vc tah tirando, tipo q escalas ele usou, em q tom, etc. Isso é o basico, e vc jah vai conseguir improvisar.

    Minha experiencia: eu não tava tendo a manha de improvisar. O q eu fiz? Tirei qse o "Apettite for Destruction" do Guns inteiro, de ouvido, em umas duas semanas e meia... Se eu consegui
    fazer improvisos dp disso?

    É só vc ver nesse video, gravei dp das duas, tres semanas de estudo:



    pod ter coisas à melhorar ainda, mas ainda to tirando todas as musicas dos cara, pra eu ficar melhor..

    Maurício M
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Baixar a cabeça e treinar treinar e treinar foi isso que eu fiz ...
    Todo o dia destinar uns 15 minutos (no mínimo) para desenvolver improviso em dois meses vc não vai nem acreditar ;)

    gustavo dado
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Makosnever

    sugiro vc começar com blues. pega a pentatonica menor, depois vai misturando outras escalas. solfejar tbmajuda>
    ps: esqueça a velocidade, primeiro tem que tocar lento( e nao é facil)

    ouça santana, hendrix, steve ray vaughan,bb king e boa sorte!

    Makosnever
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    mas como eu faço pra treinar o improviso poem uma lista do que eu preciso saber tipo
    ja sei qeu tirar musica ajuda e vão me explicando passo a passo tipo vc precisa saber escalas em resumão de tudo que eu rpecfiso estudar vlw pela colaboração1
    !!1

    joao b.
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    A verdade é que não tem como explicar muita coisa. Mas na minha maneira de pensar, improvisar (no caso de música) é um tanto relativo, por que na verdade quando improvisamos sobre uma base, estamos repetindo frases* e técnicas* que ja decoramos. E se destaca quem sabe usar melhor essas frases e técnicas variando na "ordem, intensidade e frequência". Logo é preciso ter um bom repertório de frases e técnicas. E pra isso, nada melhor que decorar e treinar escalas, fazer exercícios para melhorar a velocidade, palhetada e etc... E ainda, ouvir muita música!


    Abraço.

    Makosnever
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    aee o link de uma ajuda pra quem qeur improvisar melhor!!
    http://www.youtube.com/watch?v=UNctBy94wJo&feature=player_embedded#

    Monsfogueri
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Makosnever

    véio, n tem uma lista do q vc precisa saber, vc precisa tirar musicas pra aumentar seu vocabulario guitarristico cara, se vc ker improvisar blues, vai tirar musicas de blues pra vc saber como são os eskemas.

    Na boa cara, para de criar topicos sobre isso, e vai treinar do jeito q jah foi falado...

    LeandroP
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Makosnever

    Não vai ser difícil, se você usar a busca, encontrar esta lista que você mencionou.

    Sendo curto e grosso, a capacidade de se expressar de forma espontânea (improvisar) está ligada a capacidade de perceber (percepção). Além de todos os assuntos teóricos e exercícios técnicos, a percepção é fundamental pra ter uma boa desenvoltura. Faça uma pesquisa sobre percepção musical e busque ler livros sobre o assunto também.

    Em teoria são as notas, tons, semitons, intervalos, inversões, tríades, tétrades, cadências, campo harmônico, modos gregos, harmonia em geral...

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    LeandroP
    Fecha o tópico não, por favor!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    LeondelFefon

    Por que eu fecharia?

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    LeandroP
    se você usar a busca

    Quase sempre que você fala isso você fecha um topico

    Maltars
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Monsfogueri

    Meu deus xD você tá com as mãos queimando? rsrs você toca muito
    eu pego muita musica de ouvido mais eu não pego a música inteira =/ as vezes por preguiça rsrsrs,eu gosto muito de metal,mais eu só consigo improvisar tipo um blues não sei da onde veio essa minha influência de blues xD.

    eduardodff
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    "Auto sintaxe de si mesmo"

    Seria o mesmo que auto suicidar-se a si mesmo.......

    Se é "auto" só pode ser de si mesmo!!!!


    Estude harmonia, formação de acordes, escalas, modos gregos, assista videos no youtube e etc...

    Bendsup
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Makosnever

    Eu começaria com o livro de Harmonia 1 e 2 do Ian Guest, depois o de improvisação do Nelson Faria. Depois vc vai ter conhecimento suficiente pra escolher qual caminho se aprofundar. Improvisação vem depois de conhecimento, tirando casos de genios que tem ótimo ouvido, mesmo assim ainda prefeiro scott henderson e a rapaziada que manja!

    Agora no meu caso, fiquei por muito tempo tirando músicas e estudando técnica... acho que estaria melhor se fizesse isso que escrevi acima ha uns 15 anos atrás...

    Abraço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    vcs vão dizer como treinaram. de preferencia uma auto sintaxe de si mesmo

    Entendi!

    "Auto sintaxe de si mesmo" deve ter algum fundo linguístico relacionado devido a palavra "sintaxe". Então, eu acho que a tradução correta seria algo do tipo"se auto lamber". Não sei até que ponto isso é possível para guitarristas, mas no Circo de Solei garanto que isso deve ser comum! Realmente deve ser necessário muito treino!

    Cães fazem isso direto!

    ;-)

    Monsfogueri
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Maltars

    tô com as mãos queimando cara!! tiro uma musica por dia, completa, com solo e base, as vezes claro, como eu estudo a noite, tem q ficar alguma coisa pro outro dia, mas aí eu completo, e começo outra.

    Eu devo ficar de +/- 1:30 da tarde até 5:30 só tirando musicas, e agora, como eu to terminando o colegial, axo q vai dar pra mim dobrar esse tempo.

    Maltars
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Monsfogueri

    Caramba rsrs,tenho uma pergunta se eu pego um riff de outro guitarrista eu não estaria copiando ele? ou pode meio que de boa? pq tem bandas que eu vejo que é um quase uma copia de uma outra banda,depois que você treina muito isso você consegue criar os seus?

    denier
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    galera q saudade, bom topico !!!!

    Comigo foi o seguinte depois q eu conheci a "bossa nova" o "samba" e o "jazz" kkkkk nem acreditei no q eles podem proporcionar a todos os outros estilos !!!!

    Olha que eu ainda nem sei mandar um improviso jazz do BOM !!!
    rsrsrsr

    mais eh uma coisa que abre a cabeça de qualquer um !!!!!

    Ouça Guthrie Govan ele eh um dos guits mais versateis q ja vi !!!
    Aprendo muito com ele !!!!!

    denier
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: denier
    · votar


    post duplo \0/

    maspn
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: maspn
    · votar


    Monsfogueri

    ta tocando bem.
    só falta aprender a ter feeling.
    ps. nao que nao tenha, da pra melhorar... ta tocando mto...

    marcos.
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Maltars

    tirei muitas e muitas musicas do slash..
    achei que isso me prejudicaria por copiar tanto ele..

    mais na improvisação tudo que eu faço meio que é novo, nunca sai igual o dele.

    o fato de copiar é muita cara de pau .-.
    mais se for só pra treina é sem problemas

    Monsfogueri
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Maltars

    ah cara, esse solo ae eu fiz dp de ter tirado umas par de musica do slash, axo q qdo vc estuda um guitarrista, vc meio q cria o seu estilo tb... sei lá.. auehaiueh

    maspn

    foi o lance do vibrato neh? auheiaueh

    foi intenção minha ser dakele jeito, mas vo melhorar..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Experiencia de improviso!