Gibson está sob investigação por uso de madeira contrabandeada!

Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


vitor22

É, sabe qual o mais engraçado? Eu sou totalmente a favor da divisão de bens, eu sempre ajudo quem posso, eu sempre foi contra um levar a pior para o outro levar a melhor.

Sabe o que me fez mudar muito meu conceito sobre ser de esquerda? Pessoas como você que defendem a causa quase que cegamente acusando e apontando falhas, mas totalmente sem atitude, é muito fácil pregar uma ideologia atrás de um computador no aconchego de sua casa, mas é muito mais dificil gastar tempo realmente fazendo.

Isto realmente me lembra a minha faculdade, eu faço engenharia, e na parte de história e de geografia onde residem os normalmente contrários ao sistema, esquerdistas e grandes defensores de greves eu só vejo greves sem motivos, contra um sistema que quase nunca os deu motivo, lembro-me até hoje de um piquete armado em frente a uma reitoria e eu fui até lá, queria saber o que havia acontecido, e ao perguntarem a causa, ouvi alguns alunos cheios de razão dizer que precisavamos impedir o que estava acontecendo, e acabar com a anti-democracia, com esta ditadura que se instalava no local.
Ao perguntar o por que? eu ouvia sempre o mesmo discurso, mas sem motivos, sem propositos, sem saber de onde sair e aonde chegar. O mais engraçado é que eles chamam nós, os politécnicos de apolitizados, pessoas sem cunho social, sendo que nós temos até um cursinho para pessoas de baixo padrão economico, onde os próprios alunos ajudam para que aqueles que não tiveram uma chance de entrar na faculdade enquanto no ensino médio e fundamental possam tentar uma vaga na tão sonhada universidade publica.

Talvez este tenha sido o grande problema do Socialismo, é tudo muito lindo quando descrito, é tudo muito fácil quando se fala, mas como sair de um lugar e chegar lá? até agora te vi criticar e condenar o sistema capitalista defendendo uma posição de esquerda, mas não te vi dar uma resposta baseadas em teorias, nem como sair do modo em que estamos para chegar onde deveriamos estar.

Quando uma discussão sai do cunho teórico para chegar no nivel ofensivo, é simplesmente porque acabaram-se os argumentos.

Até onde vi, o nichendrix tratou com você utilizando livros, teorias fundamentadas, e você só falou de Marx, não falou de obra alguma dele para defender o que vc esta falando dele, não utilizou teoria alguma fundamentada pelo mesmo. Logo, eu simplesmente acho que talvez não tenha sido ele que deu ouvidos a algum professor, mas tenha sido você, assim como eu já dei ouvidos, para um cara que criticava muito o capitalismo e tudo o que ocorria nele, mas não tinha o minimo de base teórica para ter uma discussão de nivel sobre o assunto.

E outra, tenta escrever seus textos de forma decente, se vc aperta o enter num vai enviar o recado, e sim criar um paragrafo, blz?

Abraço

nicida
Veterano
# dez/09
· votar


ouvi dizer que a madeira com os impostos pagos tem menos sustain...

mas acho que o fato do braço ser colado compensa, né?

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Meu Deus, os caras estão alucinados... como a discussão sobre a legalidade das madeiras da Gibson foi parar numa discussão sobre essas coisas? Nada disso resolve, na minha opinião nenhum sistema econômico, social ou de governo realmente funciona, pois no final das contas muitos sempre vão querer defender seus próprios interesses, ainda que não sejam todos, basta apenas alguns para que nada funcione da maneira certa.

O que podemos esperar dessa questão da Gibson é que, se eles estão aprontando, que paguem o preço disso, se não, deixe a Gibson quieta no canto dela. Ou seja, que a justiça seja feita, e nada mais.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Manubio

Eu ia até falar alguma coisa, mas me reservo ao direito de contemplar a perfeição com que você definiu o caminho que tomei. Afinal eu também tinha essa visão, e eu também era do Centro de Tecnologia, e nunca vi o pessoal do Centro de Ciências Humanas fazer droga nenhuma além de reclamar, enquanto o pessoal do CT e do CCS (Centro de Ciências da Saúde), faziam a sua parte para com o tão falado "proletariado". Nunca movem uma palha, tinha um professor meu que debochava a geração dos comunistas da bunda dura, porque no tempo dele comunista ia atrás da luta e hoje em dia fica de bunda dura esperando a luta chegar até eles.

No fim é meu avô que para alguns é egoísta e individualista, para outros é quem lidera um grupo de caridade que tenta levar comida, abrigo, saúde e reintegração social à moradores de rua, ao invés de ficar aí brincando de fazer a revolução e sem fazer nada além de almejar estar no poder, ele me ensinou algo muito simples.

A gente primeiro se ajuda, pq com fome, sem casa, sem trabalho ninguém faz nada, depois que a gente tem o básico, a gente ajuda quem não tem, não tem que esperar revolução ou o governo, não tem que ajudar 10milhões de uma vez, ajude um, depois outro, depois outro, uma hora você não estará ajudando sozinho, alguns vão lhe ajudar a ajudar, não tente ajudar todo mundo, porque ninguém consegue ajudar todo mundo, ajude quem dá pra ajudar, faça sua parte, se o governo não fizer a dele, problema do governo, se as outras pessoas não fizerem, problema das outras pessoas, você vai chegar a noite e dormir sabendo que vc fez a sua parte, que você ajudou quem você podia ajudar.

Eu sempre que posso, ajudo ele nas atividades dele, porque realmente acredito que só ajudando que se vai pra frente. Meu avô passou fome um dia, e só foi pra frente porque batalhou e trabalhou muito na vida, ajudou muita gente e por isso também recebeu muita ajuda, meus pais fizeram a mesma coisa e foram mais adiante, eu faço a mesma coisa e espero ir um pouco mais adiante, e quando tiver filhos, se os tiver, ensinarei a eles o que aprendi.

No fim, eu acho que pelo menos eu dei minha opinião, dei até alguns indícios de como a formei, não concordo com nenhum dos teóricos que falei aqui, afinal minha vida é diferente do que foi a deles, meu tempo é outro, o lugar que vivo é outro, mas cada um contribuiu pra minha maneira de pensar, para que eu pudesse olhar e dizer eu concordo com isso, mas discordo daquilo, não honrar aqueles que criaram o conhecimento que adiquiri e que usei como materia prima pra minha visão de mundo, seria o mesmo que ser mal agradecido, algo que com certeza eu não sou.

Tenho uma opinião, não acho que ela seja a verdade absoluta, eu concordo em discordar, afinal minha vida é diferente da vida da minha irmã, quem dirá da vida de outras pessoas mais, eu realmente gosto dessa diversidade de opiniões porque é a partir dela que o mundo vai pra frente.

Já pensou se fossemos todos papagaios repetindo as mesmas coisas sem contestar?

Com certeza não teriamos nos tornado homens, ainda seriamos macacos correndo com medo do fogo e de trovões.


Por isso vou passar adiante o que aprendi, seja com meu avô, seja com filosofos de outros tempos, seja com pretos velhos tocadores de blues, por isso que vou ensinar a meus filhos o que aprendi, mas sem obrigar eles a concordar comigo, para que um dia eles não fiquem repetindo coisas feito papagaios, reclamando de barriga cheia e muito menos tentando impor seus desejos, vontades e opiniões aos outros como se fossem verdades absolutas. Porque como diria um velho filosofo norueguês: "Num mundo irracional a verdade é subjetiva e individual."

Enfim, hora de dormir, porque minha carga de trabalho de hoje terminou, amanhã com certeza terá mais.

Abraço.

guitartube
Veterano
# dez/09
· votar


Não ficaria surprêso se a Gibson praticar contrabando de madeiras. Qq coisa pode ser gerado por uma empresa que faz guitarras sólidas, outras com buracos e outras ôcas, e justiifica as alterações de forma grotesca.

Quanto a discussão política, acho que nenhum filósofo, pensador, historiador, .... tem razão sobre o todo. Esta não é uma área ligada as ciências exatas e suas teorias não são aplicaveis ao caso geral.

Nada disso resolve, na minha opinião nenhum sistema econômico, social ou de governo realmente funciona, pois no final das contas muitos sempre vão querer defender seus próprios interesses, ainda que não sejam todos, basta apenas alguns para que nada funcione da maneira certa. (2)

Eu aprendi isto na teoria quando li " A Revolução do Bichos" de George Orwell e na prática quando o PT assumiu o poder e os guerillheiros/revolucionários/socialistas/.... mostraram suas faces quando sairam do marginal para o poder (Genoíno, Dirceu, Dilma,...).

flw!!!!!

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


Manubio
Até onde vi, o nichendrix tratou com você utilizando livros, teorias fundamentadas, e você só falou de Marx, não falou de obra alguma dele para defender o que vc esta falando dele, não utilizou teoria alguma fundamentada pelo mesmo. Logo, eu simplesmente acho que talvez não tenha sido ele que deu ouvidos a algum professor, mas tenha sido você, assim como eu já dei ouvidos, para um cara que criticava muito o capitalismo e tudo o que ocorria nele, mas não tinha o minimo de base teórica para ter uma discussão de nivel sobre o assunto.

Conheces DENOREX?! Akele que parece mas não é?! Então...quisera eu ter a capacidade de por meios próprios
saber de tudo ou nascer sabendo. Mas de toda a forma vc fez uma boa provocação,
apesar de já ter citado alguma obra fora O Capital de Marx. Abaixo citarei algumas...
Amigão, o povo definitivamente não precisa da sua caridade e da sua solidariedade, as pessoas vieram ao mundo para serem
produtivas, para contribuir com a evolução da éspecie humana q como criação da natureza veio pra se adaptar em sociedade
em COLETIVIDADE compreendeste?|! Pois então, partindo deste príncipio vc compreenderá se quiser é claro e perceber q está tudo errado.

O Povo na verdade, precisa em sociedade primeiramente de EDUCAçÂO para entender a sua existência no contexto social...
o q não acontece hoje por óbvio a mtus e mtus anos nas sociedades capitalistas até os dias de hoje...
PQ SEM EDUCAçÂO FICA FÁCIL MANIPULAR E EXPLORAR ou vc descorda disso?!...Bom,
Depois ele precisa de EMPREGO..o emprego é pra ele além de contribuir na evolução da sociedade com a sua força motriz é para torná-lo produtivo..pelo menos deveria ser assim
mas a mtu e mtus anos nas sociedades CAPITALISTAS o EMPREGO é usado contra o povo...como instrumento de apropriação do Capital para garantir a produção e o LUCRO
que acaba beneficiando na relação de valores apenas alguns..individuos...em detrimento do COLETIVO..compreendeu?! Ou não?!
E a SAUDE por final como óbvio..acho q nem preciso explicar não é...?! Eu espero...e q tb a mtu e mtu anos tb é deixada de lado pelas sociedades Capitalistas

Bom já daí acho q bsicamente tens os elementos para entender a lógica...

Mas como estamos no Capitalismo...ou seja...sem COLETIVIDADE ....impera a INDIVIDUALIDADE e a disputa dos INDIVIDUOS, temos a fórmula do CAOS, para termos r4apidamente elencareia alguns sarcomas do CAPITALISMO

A principal que é a DESIGULADADE SOCIAL, CORRUPçÂO, CRIME e etcs...elementos cruciais para tornar a nossa vida um inferno...ou vc acha q o ser humano nasce mal?!
Uma das grandes mentiras do CAPITAL é além de fomentar o INDIVIDUALISMO e a COMPETIçÂO entre seres da mesma espécie ...só pra não esquecer hoje temos a competição
contra tb as máquinas q estão roubando os postos de trabalho humano...é dizer veladamente q existe dinheiro ou capital para todos..e não tem...aí vem a história
do rapaz q estuda economia...e vai entender o q INFLAçÃO etc etc etc e talz...Não existe dinheiro para todos...não adianta dizer q TRABALHE TRABALHE E TRABALHE
q ficarás RICO..pq é mentira..imagine q todos trabalhassem dioturnamente para ficarem ricos...matemática mente inviável e impossível...Aí vc começã entender pq existem
Os RICOS e os POBRES ..pq tudo tem um pq..nada é solto ao nada...isso sem falar na história...onde as colonizações se apossaram INDEVIDAMENTE das terras e riquezas
dos povos além da escravidão...se fosse fácil compreender e ter conhecimento disso tudo...já teriamos mudado este mundo a mtu tempo...se o povo tivesse minimamente
a lógica de que: Quer dizer q eu me mato de trabalhar pra ganhar esse salário mísero onde eu não tenho condições mesmo assim de ter o mínimo para viver tranquilamente
pra encher o bolso deste safado q nada faz além de ser dono
DONO pq?! Rico pq?! E como?! Ele me exploraaaaaa...humm esse é o pontooo...a diferença disso tudo..é q tem gente q tem o prazer em explorar e acredita em uma sociedade
VERTICALIZADA escorada nos ombros do POVO e aí q está a IDEOLOGIA...e A MALDADE...entendeu ou não?!

Bom pra finalizar se não fico aki um ano..e talvez vc insista não entender...e vai me arrumar outras desculpas pra fugir do mérito...eu vou te dizer uma coisa.

Quer ajudar pessoas, quer se sentir bem com o sentimento de dever cumprido e fazendo a sua parte, passe o seu conhecimento para aqueles q não tem, fale com o seu porteiro
, com a sua empregada, com os filhos deles, ensine-os a não deixar serem explorados, proporcione a eles educação, tire deles o manto q lhe veda os olhos
Dá pena conversar com estas pessoas, e pessoas q são como nós q irão pro mesmo buraco imundo e feder igual a todos...e q não levará nda de material desta vida..a não serem
os seus atos e atitudes.

Eu já tinha esta lógica e qd um amigo me disse q outros já tinham desvendado este sistema fui ler para aconchegar e tranquilizar a minha mente e o meu coração
Aí conheci Marx, Lenin, Trotsky, Rosa de Luxemburgo, Ho Chi Min entre outros e até mesmo...EINSTEIN éeee EISTEINNNNN...pois é...então hoje eu sei o pq o mundo estar esta merda q está aí
Como mudar isso?! Vamos mudar ou nos destruir qd chegarmos no ápice do individualismo..e q estamos em vias de...ou faremos uma grande revolução no mundo e não é países
e perseguiremos o SOCIALISMO ECONOMICO a igualdade ECONOMICA entre as pessoas...aí sim teremos uma outraaa DINAMICA...e provavelmente vai começar nos países
mais desenvolvidos...o CAPITALISMO será banido da TERRA...

Obras pra identificar a base teórica como vc disse: "Crítica da Filosofia do Direito de Hegel"

"Luta de Classes e Luta Política" "Manifesto do Partido Comunista" "A Burguesia e a Contra-Revolução" "Trabalho Assalariado e Capital" ambas de Marx existem inúmeras outras

De lenin tb: " O que Fazer" e de Einsten:"1949
Por que socialismo?"
Satisfeito?! Ou quer mais...depois de lerem isto e por mais q não os satisfaça teremos os elementos necessários para efetuar um ótimo debate
e fora da esfera academica q infezlimente não aborda estas...

Abraço

xl30n4rd0x
Veterano
# dez/09
· votar


Eu fecharia esse tópico...

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


nichendrix

E pra vc eu gostaria de indicar: por Lenin "Karl Marx
"
e "Marxismo e Revisionismo"

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


vitor22

Vai ajudar um mendigo cara, o tempo que tu perde professando sua religião vc poderia usar pra ajudar muita gente.

EU já li a maioria das obras que você citou, como já disse antes, eu concordo com algumas idéias defendidas nelas, sou radicalmente contra outras.

Isso não vai mudar, você não vai me convencer a me tornar um socialista ou um comunista só porque é essa sua vontade. Para quem defende a liberdade você age como um projeto de ditador, tentando obrigar os outros a pensarem igual a você, talvez aí você entenda por que todos os paises socialistas foram pro buraco, porque eles eram comandados por gente que também achava que quem não estava com eles, estava contra eles e aí as ditaduras começam.

Eu não concordo com você, e você só tem uma opção, aceitar isso, já que eu não vou mudar de opinião só porque você acha que eu devo mudar. O fato de você perceber a mim e ao resto do fórum como porcos capitalistas e revisionistas ignorantes que estudaram em universidades de quinta e não tem "cabedal cultural" pra crititicar seu amado Karl Marx, não transforma nenhum de nós em nada disso aí, essa é apenas sua percepção, nada mais, nada menos.

Não é uma descrição fiel da realidade, não é nem mesmo uma opinião embasada em nada, já que você não conhece quase ninguém que posta aqui, ou seja, sua opinião não é a verdade absoluta, e nem eu e nem ninguém é obrigado a concordar com ela, e você vai ter que aprender a conviver com isso, nem que seja pra provar que realmente se importa com a "coletividade", e não apenas é mais um projeto de ditador tentando controlar a mesma.

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


Meu irmaum...vc não leu nenhuma dessass obras...agora eu tenho certeza... a sua essência é egoísta...vc nao rebateu nenhum...dos pontos q eu abordei...te desafio...explique, justifique...faça alguma coisa...eu não te obrigo a nada rapaz...desde quando fazer convencimento é obrigar alguem?!..não deturpe as minhas palavras...vá numa favela pra conhecer a realidade das pessoas...se nem a prática e os fatos..te levarem a pelo menos refletir...vc definitivamente não se importa com as outras pessoas...vc só olha pro seu umbigo...pior q a burrice é a ignorância...vc ignora completamente o mérito da questão...dizer q o mundo anda bem...ahh faça-me o favor...vai enganar os trouxas dos seus empregados e familiares...ditadura...q diatdura...ditadura é o q a gente vive hoje travestida de democracia...democracia são pra vcs ricos e burgueses...pro povão é o rigor da lei...qualquer idiota com o mínimo de sensibilidade sabe disso....veja o judiciário deste país..leia a constituição, observe as instâncias do poder...vc ignora o ÓBVIOOOOO e por opção q é o pior...quer dizer q convencer as pessoas a dividr é DITADURA...fazer o povo se FU a vida inteira e vc pregando o INDIVIDUALISMO é o certoo é BONITO...

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


vitor22
OK. Vou ignora-lo pelo resto do tópico!

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


wppereira
OK. Vou ignora-lo pelo resto do tópico!


Agora lembrei...se no meu último post eu fui ríspido com vc...me desculpe...agora se eu não tenho nada acrecentar e agregar é o q mereço! Ignore mesmo!

rene matos
Veterano
# dez/09 · Editado por: rene matos
· votar


guitartube
Eu aprendi isto na teoria quando li " A Revolução do Bichos" de George Orwell e na prática quando o PT assumiu o poder e os guerillheiros/revolucionários/socialistas/.... mostraram suas faces quando sairam do marginal para o poder (Genoíno, Dirceu, Dilma,...).

Aplausos... acho que as entrelinhas já explicam tudo pra quem sabe lê-las! Não precisa de discurso, precisa de intelecto.

Mas voltando ao assunto principal do tópico, e lembrando que essa NÃO é uma discussão política, muito menos o fórum do PSOL...

Acredito nas acusações.

Amigos meus luthiers sempre me dizem que é impossivel fazer uma guitarra no estilo Gibson sem burlar a lei, por questão de pouco desenvolvimento na área de pesquisas para reflorestamento.

Coisa fácil (em termos de resolver), por exemplo, o jacarandá-da-bahia leva em torno de 4 a 6 anos para crescer consideravelmente se plantado em solo apropriado como existe no Rio Grande do Sul, algumas áreas de Santa Catarina e na própria Amazônia (não estou certo se há possibilidade de alguma empresa ter solo Amazônico para reflorestamento sustentável regularizado por lei).

Dando um exemplo, bem a grosso modo. O planejamento de empresas de Whisky Scotch é mais ou menos o mesmo planejamento que empresas madeireiras ligadas ao meio ambiente devem ter daqui pra frente.
Se por exemplo, a Johnnie Walker consegui ter um planejamento formidável ao envelhecimento em barris de carvalho tamanha que nos proporcina bebida de 40 anos de envelhecimento. Por que raios a Gibson não pode plantar mogno, mahogany e rosewood de reflorestamento? Taxas e encargos de importação não seriam mais problema pois no caso de uma empresa particular tornar-se multi-nacional e tiverem propriedade particular em áreas estratégicas como: Brasil, Canadá e Índia por exemplo.

Não dá para desesperar e achar que a Gibson vai acabar ou supervalorizar os produtos por questão de taxas de extração e importação de madeira. Eles só têm o dever de daqui pra frente, ter uma visão ecológica maior. O que é possivel hoje em dia e futuramente com alguns novos estudos e teses de reflorestamento.

Acho que o ponto é mais ou menos esse.

Ah agora não me lembro pra citar quem disse que a tonante não terá esse problema. Foi um ótimo comentário. Ilustra mais ou menos o que é a política meio-ambiental. A tonante utiliza materiais como Eucalipto para a construção de guitarras. Completamente inapropriado e de má qualidade. Porém ecológicamente correto. O reflorestamento de eucalipto é um dos mais fáceis de adotar e seguir ciclicamente uma política ambiental de reflorestamento. Maravilha num é mesmo?

Galera vou inventar uma guitarra de MDF, será que é boa??

Ou então em vez de comprar minha Gibson, eu vou ser a favor da classe trabalhadora, e completamente radical contra indústrias capitalistas e comprar uma Tonante no lugar.

Pronto resolvido o problema.

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


rene matos
Aplausos... acho que as entrelinhas já explicam tudo pra quem sabe lê-las! Não precisa de discurso, precisa de intelecto.

Mas voltando ao assunto principal do tópico, e lembrando que essa NÃO é uma discussão política, muito menos o fórum do PSOL...


ehehehehe...quem é do PSOL aki..meu caro...?! Vc ?! Eu não sou...e mtu menos os cara aki do debate...q se forem simpatizantes de algum partido com certeza devem ser do DEM ou PSDB! Quem disse pra vc q LULA DILMA ou blá blá q seja... são socialistas?! Quem te enganou..o LULA?! Ele nunca leu um livro sobre o Socialismo...ele é um social-democrata e nem sabe disso....eheheheheh ele faz o jogo do CAPITAL...E pro nosso conhecimento até para fazer um DISCURSO pífio a pessoa tem q ter INTELECTO...uma coisa precisa fudamentalmente da outra...

E quanto a ironia...sobre o fato da Tonante usar material de má qualidade na elaboração de instrumentos mas porém é ecologicamente corretooo...essa é questão...hoje em dia os programas ambientais por mais q tentem atingir um objetivo e o de dar tb um tom pedagógico na coisa ou seja fazer com outros através do exemplo..persigam o mesmo modelo...não conseguem frear o desmatamento com as madeiras de lei..os bacanas da espanha por exemplo q são os maiores compradores de madeira brasileira ilegal... não querem móveis de EUCALIPTO ou outras madeiras mais fáceis de recuperar...eles querem a de lei mesmo..MOGNO e talz...pagam caro pq tem MTU DINHEIRO ...ferram a nossa natureza por puro egoismo e ainda usam covardemente o seu poder aquisitivo e fomentando a CARECAGEM das nossas florestas com o desmatamento criminoso e q não para heim!!!...e ferre-se se a amazônia, ferre-se se é ilegal..a lei é pra pobre..pra rico é o dinheiro q manda...o q importa eu estar com o meu traseiro sentadinho no meu sofá de mogno e veludo..e minha taça de cristal bacarat...

Excelion
Veterano
# dez/09 · Editado por: Excelion
· votar


O que era um tópico sobre a Gibson causando com madeiras ilegais, se transformou num tópico de discussões socio-políticas.

Porque todo mundo curte discutir com autoridade de "especialista" no assunto e com um vocabulário forçado pra parecer culto?

Puta coisa escrota, cada vez mais tópicos tão ficando com páginas e mais páginas dessa escrotice.

Quanto à Gibson, ela vai lançar uma guitarra como se fosse a Dark Fire 2.0, a Dusk Tiger. Eu, achei o visual escroto e guitarra pra mim tem que ser o mais rústico possível, sem essas frescuras de auto-afinação, etc... Mas a questão é, ela tem shape de LP e é claro, braço e corpo de mogno. Mogno legal?

Frankie
Veterano
# dez/09
· votar


Contrabandeiada ou não, não fará diferença.
Nunca vou ter uma Gibson mesmo, haha!

rsf
Veterano
# dez/09
· votar


Longe de mim querer desvirtuar o tópico...mas, lendo a reportagem que deu inicio a esse tópico, vi que o problema se refere à madeira "pau-rosa", "contrabandeada' de Madagascar...

que madeira é essa, pau-rosa? é o quê, um tipo de madeira que pode ser confundida com o mogno? em caso negativo, em que parte da guitarra usa-se o tal pau-rosa? (se for fazer piada, faça uma que seja engraçada, pelo menos isso....)

nota: não entendo xongas de madeiras, por isso minha curiosidade..

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


rene matos
Por que raios a Gibson não pode plantar mogno, mahogany e rosewood de reflorestamento?

Na verdade isso é um grande problema. Por exemplo, ninguém nunca conseguiu ir muito longe na produção de mogno sustentável. Porque existe a larva de uma mariposa que come o miolo da arvore antes mesmo de ela crescer, na floresta isso é controlado porque há predadores para esta larva, fora dela o controle é bem complicado e em geral custa muito mais do que rende.

A EMBRAPA e o IBAMA vêm tantado desenvolver várias técnicas que permitiriam algumas dessas madeiras serem reflorestadas, a maioria teve sucesso técnico, mas via de regra ainda são muito caras pra uma aplicação comercial, além de a produtividade ser bem baixa. Tem até um tópico sobre madeiras onde um usuário que Engenheiro Floresta comenta sobre essas opções e que embora existam, boa parte delas ainda não é viável ou então de eficácia limitada.

O que muitas empresas vem fazendo, como a Martin, é achar madeiras e materiais alternativas, madeiras que possam facilmente ser reflorestadas ou materiais que possam ser usados no lugar da madeira e que dêm um timbre similar. Mas essas são pesquisas que estão engatinhando agora.

Eu realmente não duvido nada que a Gibson contrabandeie madeira, especialmente pq a produção deles subiu muito de uns tempos pra cá.

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


...

maspn
Veterano
# dez/09
· votar


FeaR-ME

cada um que a gente ve no forum...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


rsf
que madeira é essa, pau-rosa? é o quê, um tipo de madeira que pode ser confundida com o mogno? em caso negativo, em que parte da guitarra usa-se o tal pau-rosa? (se for fazer piada, faça uma que seja engraçada, pelo menos isso....)

Rosewood é como chamam lá fora o genero a qual pertencem várias espécies de madeiras madeira entre elas o Jacarandá da Bahia, é uma familia de espécies, como o Mogno é uma familia de espécies. E é muito usada pra fazer escalas de instrumentos.

Boa parte das espécies de Rosewood está em processo de extinção, e são poucos os paises que conseguem realmente manter um manejo adequado das florestas para uma produção sustentável. Por isso a comercialização da maioria dessas madeiras é proibida ou limitada por tratados internacionais. Inclusive esse foi um dos motivos pela qual a Fender parou de fazer escalas de Jacarandá da Bahia nos anos 60, porque as limitações ao comércio eram tão grandes que inviabilizariam a política deles de instrumentos de baixo custo.

rsf
Veterano
# dez/09
· votar


vitor22
cara, nem li sua resposta, e nem vou ler...vc começou mal... .......isso aqui é um Forum e quero resolver minha duvida aqui....se quisesse resolver no google teria ido ao google, sem precisar da sua "sugestão".. beleza?

nichendrix

E é muito usada pra fazer escalas de instrumentos.

humm...outra dúvida...que madeira são utilizadas nas escalas das gibsons, essa?

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


rsf

OK! Eu tentei te ajudar e vc me responde desse jeito...entonces!!!

LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


E já deu o que tinha que dar.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Gibson está sob investigação por uso de madeira contrabandeada!