Gibson está sob investigação por uso de madeira contrabandeada!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


Rod Turtle
A importação de madeira brasileira que digo que é inviável são de madeiras consagradas da luthieria, como o mogno e o jacarandá, já que são extremamente protegidos aqui, só podendo ser utilizado estoque antigo.

Rapaz, eu realmente não sei onde tu vê essa proteção.

Boa parte da madeira que sai da região norte, tem que passar por aqui por Teresina, e a que é exportada vai pelo porto de Belém, você nem imagina o tanto de mogno que circula, aqui embora não seja a madeira mais barata, está muito longe de ser caro também. No pará, mogno é vendido literalmente a preço de banana, e se você passar perto do porto, nem aguenta o cheiro de madeira forte que emana de lá, saem é navios inteiros carregados de container de mogno.

Essas madeiras não são mais protegidas que outras, a floresta como um todo é, e é só apresentar um plano de manejo bonzinho que a madeireira tem aprovação rpa extração, só que no plano de manejo diz que ele vai tirar X toras por dia, e ele tira na prática 5x toras. Como tem autorização, essa madeira pode ser enviada legalmente pra fora, e se não conseguir, é facilmente contrabandeada. Até indio entra no esquema cedendo terras de reservas indigenas pra madeireiras explorar em troca de grana.

Na prática, os paises gringos tem mais sistemas de proteção a estas madeiras do que a gente, já que eles fiscalizam e fazem acordos proibindo a venda de madeira em risco de extinção, aqui no brasil o cara apresentando a papelada certinha, o IBAMA está cagando e andado pro que vai ser feito da floresta.

Rod Turtle
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
Engraçado, não sabia disso, uma vez fui orçar um violão com um luthier e ele disse que seria muito difícil (leia-se, caro) fazer as laterais e o fundo com jacarandá ou com mogno sólido devido à proteção do ibama.

Mas outro fato curioso acerca da desorganização do ibama é que o meu velho tava orçando criar capivaras na fazenda, e foi procurar os dados no ibama aqui em BH pra saber quantas são as criações e tal,e o ibama não tinha o dado!

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Rod Turtle
Engraçado, não sabia disso, uma vez fui orçar um violão com um luthier e ele disse que seria muito difícil (leia-se, caro) fazer as laterais e o fundo com jacarandá ou com mogno sólido devido à proteção do ibama.

Jacarandá eu até entendo que seja caro, porque realmente quase não existe mais, chegou a um ponto que é inviável explorar comercialmente, embora de uns anos pra cá existam várias iniciativas de reflorestamento e exploração sustentada dessa madeira, elas ainda são muito poucas pra justificar baixar o preço.

O lance do mogno no sudeste é semelhante ao preço da guitarra no Brasil. Boa parte do mogno vendido aí, é ilegal, e comprado bem barato, não tem pra onde pra cada tora de madeira legalizada, tem umas 4 ou 5 que o IBAMA nunca nem sonhou que existia, quando eles notam é quando a exploração atingiu um nível grande o suficiente pra aparecer numa foto de satelite, aí imagina quanta madeira já foi vendida?

Só que o mogno legalizado, realmente é caro aí no sudeste, porque o transporte praí é demorado e caro, o preço é maior por causa dos impostos e das licenças e por aí vai, só que acontece com ele o mesmo que acontece com as guitarras importadas.

O produto custa X, mas por conta de lendas e ganância, o pessoal se aproveita pra cobrar 3X. Um exemplo clássico disso é um amigo meu, o Chris, dono da Basone Guitars, uma custom shop canandense, ele não importava Jacarandá da Bahia pq era muito caro, os contatos dele eram em Sampa, como a mulher dele é brasileira, arrumou um distribuidor aqui no nordeste pra ele, desses de reflorestamento, e ele disse que sai por quase a mesma coisa que o rosewood indiano de mesma qualidade, e agora ele só usa brazilian rosewood nas escalas das guitarras dele. Mas no fim ele deu sorte, já que a maior parte da exportação desse tipo de madeira, especialmente beneficiada, vem do sudeste. Da mesma forma que espanois e alemães compram o mogno verde no Pará e no Amazonas e lá fazem todo o tratamento e a secagem, pra depois vender pro resto do mundo a peso de ouro.

Mas outro fato curioso acerca da desorganização do ibama é que o meu velho tava orçando criar capivaras na fazenda, e foi procurar os dados no ibama aqui em BH pra saber quantas são as criações e tal,e o ibama não tinha o dado!

O mesmo acontece com a madeira, se você não for lá registrar eles dificilmente vão atrás de ti também. Tanto que as estimativas deles não batem nem com as fotos de satelite.

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# nov/09
· votar


que bom...legal saber que algumas pessoas do brasil tem esse conhecimento!!!

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


Bruh_figura
E tem um monte de babaca comendo mc donalds e usando nike shox nesse exato momento...
e vc vai parar de se vestir??? Pq quase toda a roupa usada por nós é costurada por bolivianos em regime semi-escravo!!!

vitor22
Veterano
# nov/09
· votar


Não tem essa da GIBSON sair com a imagem arranhada....vai sair sim...pq sabe mtu bem o q esta ou estava fazendo..ninguem tá de bobeira nesse mundo capitalista meu caro...até qd dizemos q estão destruindo a bio-diversidade e a natureza eles fazem de modo pensado e friamente executado...tudo por causa do lucro...se estivéssemos em um mundo sério de VERDADE...a Gibson e milhares de outras empresas devereiam ser banidas do mercado...isto pq é a principal regra do capitalismo..o mercado auto-regula-se ...daí viriam outras marcas substituindo e absorvendo a tecnologia e inteligência da marca suprimida...como aconteceu recentemente no Brasil com a VARIG...empresa mtu mais velha q a Gibson!

vitor22
Veterano
# nov/09
· votar


Will Bejar
E tem um monte de babaca comendo mc donalds e usando nike shox nesse exato momento...
e vc vai parar de se vestir??? Pq quase toda a roupa usada por nós é costurada por bolivianos em regime semi-escravo!!!


Parar de se vestir não...mas q dá pra boicotar estas merdas de marcas ..simmmm com certeza dá...basta pararmos de ser individualistas e só falar na primeira pessoa do singular...e começar a pensar em NÓSSSSSSS...aí vc cria a consciência de não comprar para na incentivar esta crueldade chamada trabalho escravo...mas no CAPITALISMO isso definitivamente é impossível...

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


vitor22
isto pq é a principal regra do capitalismo..o mercado auto-regula-se

Mermão, vai estudar pelo menos o basico de história da econômia, em economia se acreditava na capacidade dos mercados de se auto-regular no sec. XVIII, a partir do sec. XIX essa teoria começou a ser contestada e foi por terra de vez com as teorias do John Nash sobre a intervenção do estado no mercado no papel "arbitro", de lá pra cá os economistas divergem o sobre o quanto o estado deve se intrometer na economia, nos EUA por exemplo, acreditava-se até esta crise que ele deveria se meter só o suficiente pra manter o funcionamento sem distorções e equilibrado do mercado, no Brasil se acredita que o estado tem que regulamentar a tudo e a todos. E entre esses extremos existem centenas de possobilidades de arranjo de controle estatal na economia.

Acredite, o capitalismo não vai morrer se não por pressão do próprio mercado e do capital, isso é fato, o mundo só vai mudar o dia que mudar der mais lucro (financeiro ou não), pras pessoas que nele vivem.

como aconteceu recentemente no Brasil com a VARIG...empresa mtu mais velha q a Gibson!

Mais antiga que a Gibson? A Gibson surgiu em 1890, a VARIG em 1927, resumindo a Gibson pre-data o avião em pelo menos 2 anos, tente ao menos verificar o que fala antes de falar bobagem.

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


Olha só quem tem q ler a história é vc cara-pálida...quem descreveu com total perfeição o CAPITALISMO e com visão extremamente profética foi Karl Marx...e claro q foi contestada por outros nos secúlos seguintes pq é pura matemática...ideologicamente falando, vc me parece um aspirante de economia frustrado agravado por um ar conservador imediatista encruado e reaça...o capitalismo não vai cair po si só ou por pressão do próprio mercado...não existe o capital sem o mercado...e essa é uma tese vazia.. sua...e só suaa...e q não se sustenta...o fato é q o Capitalismo não vai a frente por ele mesmo...pq a sua estrutura e essencia é mentirosa, cruel e puramente deshumana...e visa através dos meios de produção a apropriação e dominação da mão de obra ou seja do trabalho...e criando assim a famosa piramide...onde estão os ricos acima e os pobres(proletariado) em baixo...e quem o derruba é a classe dominada...e Marx já o desmontou completamente com Engels e depois aperfeiçoado por Lenin e Trostky, Rosa de Luxemburgo e etc etc etc...então não venha dar aulas a ninguem pq vc não tem o conteudo necessário...e se vc for analisar com minúcia o meu post vai perceber o meu pesar em reconhecer um triste fato ocorrido no Brasil e num governo social-democrata dito de esquerda...e com uma empresa de bandeira nacional como foi a VARIG...procure vc se informar melhor a sua leitura é mtu pobre históricamente, vc tem apenas o viés acadêmico das cartilhas revisionistas e neo-liberais ensinadas nas milhares de faculdades de quinta existentes no país...a desculpa esfarrapada do governo para não intervir...era de q o mercado auto-regula-se e esta forma quadrada e cartesiana de enxergar a sociedade prevalece até hoje..infelizmentee e no governo do 9 dedos e dos outros passados além de se manter tb em países como os Estados Unidos q insistem em não reconhecer o cancer que vai nos destruir a todos por conta dos interesses, egoístas, individualistas e imperialistas das castas e elites q até hoje regem e comandam akele país ...e no Brasil esta visão tacanha é desde a ditadura diga-se de passagem... e de fato eu errei a idade destas empresas por uma margem insignificante...mas historicamente vou te dizer q não existe diferença nenhuma na idade das duas empresas...portanto tenha parcimônia nas suas críticas para não serem mtu ácidas, desafiadoras e subestimadoras...a ponto de provocar esta réplica!

Glaucao
Veterano
# dez/09
· votar


pelomenos nunca vi nda disso a respeito da tonante

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


vitor22

Rapaz, acho que você precisa ler um pouco de Max Weber e de outros pensadores da economia que vieram depois do próprio Marx.

A visão do Marx é correta, no contexto em que ela foi criada para explicar, um mundo onde só existem 2 classes sem possiblidade de mobilidade social. Se existem só capitalistas e proletariado, Marx está correto.

Marx não previu o surgimento de uma classe intermediária, formada por pessoas que embora não tivessem o capital financeiro, tinham o capital intelectual necessário para mudar de uma classe para outra. Por não prever isso, não preveu as implicações do surgimento de uma terceira classe no capitalismo, muito menos pôde prever os desdobramentos disso tudo.

Isso leva sim muitos economistas e sociologos, a perceber que o capitalismo evolui junto com o mercado, hoje o mercado começa a exigir empresas socialmente e ambientalmente responsáveis, é uma tendência que se o mercado manter, pode levar a um mundo mais justo. E as empresas não vão fazer porque são boas, vão fazer porque é a unica maneira de ganhar dinheiro. E as unicas possibilidades de se acabar com o captalismo é uma ruptura drástica no sistema de produção (algo que não acontece desde a criação da manufatura), ou então por uma evolução natural do sistema atual.

É incoerente achar que o Brasil é um país neo-liberal, já que os neo-liberalistas como os USA ou a Grã-Bretanha pregar a menor interferência possível do estado na economia, enquanto de 10 anos para cá nós vivemos o período histórico de maior interferência do estado na economia dos ultimos 50 anos.

O Brasil, nos anos 90, teve um período neo-liberal sim, mas isso foi-se embora logo nas duas primeiras crises do plano real, o estado percebeu que sem a intervenção do mesmo, não temos defesa contra as influências externas, e hoje é criticado por muitos justamente por ser o oposto, se intrometer demais, regular demais. E isso não tem nada haver com EUA, até porque o que eles mais querem é que a gente regule menos o mercado pra entrar aqui com tudo.

Mas quem sou eu pra falar das universidades de quinta que existem no Brasil, afinal eu pelo menos sei escrever direito, conheço o suficiente de história pra não falar absurdos, e muito menos acho que um erro de 37 anos, mais de 1/3 de século é um erro por margem insignificante. Pra ter noção dessa insignificância, em 37 anos o Japão foi de país mais fudido do mundo à segunda maior potência econômica, no mesmo período o Brasil só piorou, não por causa do capitalismo, mas pela mania do Brasileiro de achar que é mais esperto que todo mundo e que pode fazer tudo diferente, sem respeitar as leis e no fim vai-se obter o mesmo resultado.

No fim, cada um tem direito a uma opinião, vc tem a sua, quem sou eu pra mudar, eu não concordo, e você vai ter que viver com isso, da mesma forma que pra mim tudo bem se você acha essas coisas, é um direito quanto seu.

Eu sou capitalista, e você não paga minhas contas, potanto estou tão preocupado com sua opinião quanto um beduino com uma chuva torrencial no meio do deserto.

rene matos
Veterano
# dez/09 · Editado por: rene matos
· votar


PQP!

Discussão política é permitida no fórum?
Se eu tiver que ouvir esquerdista falando merda em qualquer tópico, sem uma devida ordem dos moderadores eu vou embora.
Puta tópico bom, mas perdi a vontade de falar da gibson...

Ah passe bem...

Smothie
Veterano
# dez/09
· votar


não sei se oque eu comprei é ilegal, mais enfim comprei alguns blocos de mogno pra fazer o corpo e o braço de uma guitarra..paguei 115 reais no corpo e 50 no braço.

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


vitor22
nichendrix
Aprendi só o básico de economia, e pelo que me lembro aconteceu a crise que aconteceu pq os americanos acreditavam que o mercado havia de se auto-regular.

Mas até ai, existe uma grande diferença entre os americanos e os brasileiros, o Governo Brasileiro interfere muito mais na economia do que os americanos. Tanto que, devido a esta interferencia desde o passado, nós sofremos muito menos com crise.

Agora começar com este discurso esquerdista ultrapassado sendo que todos nós já vimos que apesar do discurso de Marx ser ótimo, as idéias que tomaram em cima dele com o socialismo e o comunismo não são viavéis, é no minimo inapropriado.


Sobre a Gibson: Eu acredito que sim, que eles podem ter comprado madeira contrabandeada, e se estão comprando esta madeira espero que seja para guardar no estoque, afinal, me dói no coração imaginar que as pessoas estão pagando uma nota por uma Gibson acreditando que estão comprando madeira de qualidade, e no fim das contas, estão comprando uma guitarra com madeiras iguais a que qq luthier poderia fabricar.

Abraço Galera!

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/09
· votar


Manubio
Contrabandeado não é sinônimo de falta de qualidade.

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


Shredder_De_Cavaquinho
Mas é que pelo que me lembro, acreditava-se que a Gibson utilizava mogno que estava em estoque a alguns anos, ou seja, uma madeira que já secou mais, sendo ainda melhor para fabricar guitarras, se eles estiverem utilizando as madeiras contrabandeadas, elas ainda não tiveram esta secagem de anos, entende?

Abraço

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/09
· votar


Manubio
Ah tá :p

Will Bejar
Veterano
# dez/09
· votar


Rapaz...que coisa, hein?!

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


Manubio
Mas é que pelo que me lembro, acreditava-se que a Gibson utilizava mogno que estava em estoque a alguns anos, ou seja, uma madeira que já secou mais, sendo ainda melhor para fabricar guitarras, se eles estiverem utilizando as madeiras contrabandeadas, elas ainda não tiveram esta secagem de anos, entende?

Mas isso tb não quer dizer que a madeira contrabandeada está sendo utilizada nas guitarras agora. Ela pode estar sendo usada apenas para repor estoque, para ser utilizada só no futuro. Garantia de fornecimento de madeira de qualidade no futuro, entende?

maspn
Veterano
# dez/09
· votar


eu nem ligo,
no amazonas queima mogno pra por gado velho pastar...

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


wppereira
entendi, e espero que seja isto que está acontecendo, tanto que falei isto no meu post anterior, pq estão garantindo boas Gibson pro futuro, pq se não for, ai é terrivel.

wppereira
Veterano
# dez/09
· votar


Manubio
Com certeza, mas espero que eles não estejam nem contrabandeando nada...

vitor22
Veterano
# dez/09 · Editado por: vitor22
· votar


ehehehehe discurso esquerdista...olha só nem vou me alongar mtu e por isso volto novamente a Marx não em sua parte técnica e científica..e insisto, vc não tem o cabedal cultural pra criticar MArx q pra mim é irretocável se encaixa como Plug And Play na conjuntura atual...Marx não se resume a brochuras de O Capital...ele tem uma obra extensa ...mas pelo ótica social e PRÁTICA...se eu conseguisse demover vc e os outros capitalistas apenas no debate e na lógica e de quebra convencer o Sarney e o Maluf a nos devolver tudo q nos roubou capitalistamente, com certeza não teriam havido as revoluções contra o capital ao longo da história...então toda a epopéia q vc expõe pra mim é clara e só te faz revelar o seu perfil enquanto ser-humano e q percebe uma sociedade verticalizada e individualista...aconselho a vc fraternalmente a parar de seguir e ler George Soros...e qd vc olha o Brasil e o mundo pra ver a merda q está não precisamos recorrer aos quaros históricos e ter formação acadêmica para compreender a merda do presente...ora merda..pra vc a vida não é um merda né...deve ter vindo de família com posses...deve ter tido acesso a tudo nesse mundo capitalista...tá por cima da carne seca...então...só não enxerga quem não quer...ou pq está na classe dominante...vá lá na favela e nas comunidades explicar a tua lógica para veres onde vais parar...agora pra não desvirtuar completamente e atendendo aos filhotinhos capital q estão esperniando...digo sim...a Gibson e outras empresas do próprio ramo contribuem para desmantelamento da nossa bio-diversidade e o aquecimento global..em favor de q de q de q?! ùnica e exclusivamente pelo LUCRO...e espero sim apesar de ter certeza q vamos continuar a destruir este planeta sem precedentes...q esta lógica se inverta...e pra finalizar 37 anos históricamente falando não é nada...empresas com responsabilidade social e ISO 9001 kkkkkkkkkkkkkkk...é pra rir né!

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


vitor22
VARIG...empresa mtu mais velha q a Gibson!

QUE!?!?!?!? O.o

vitor22
Veterano
# dez/09
· votar


Bog
QUE!?!?!?!? O.o

Amigãoo...não se prenda nessa parte inútil do texto...se vc olhar em cima perceberás...q já corrigi este equívoco...não existe disputinha se a VARIG ou Gibson é mais antiga ou melhor q a outra...já reconheci q a Gibson e mtu bem corrigido pelo colega acima é mais velha em idade...

Sedank
Veterano
# dez/09
· votar


Tudo que é proibido é mais gostoso

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


e qd vc olha o Brasil e o mundo pra ver a merda q está não precisamos recorrer aos quaros históricos e ter formação acadêmica para compreender a merda do presente...ora merda..pra vc a vida não é um merda né...deve ter vindo de família com posses...deve ter tido acesso a tudo nesse mundo capitalista...tá por cima da carne seca...então...só não enxerga quem não quer...ou pq está na classe dominante...

Engraçado, meu pai e minha mãe vieram de familias humildes, minha mãe não tinha mistura para o almoço as vezes, e ainda assim chegamos a ter uma boa casa, e uma boa vida...
Eu acho que é muito fácil sair afirmando as coisas atrás de um teclado com esta ótica falida que todos já viram que não funciona.

Abraço

Will Bejar
Veterano
# dez/09
· votar


vitor22
Parar de se vestir não...mas q dá pra boicotar estas merdas de marcas ..simmmm com certeza dá...basta pararmos de ser individualistas e só falar na primeira pessoa do singular...e começar a pensar em NÓSSSSSSS...aí vc cria a consciência de não comprar para na incentivar esta crueldade chamada trabalho escravo...mas no CAPITALISMO isso definitivamente é impossível...
Mas não estou falando das roupas de marca...tô falando de toda a roupa...um costureiro desses deve ganhar alguns centavos por peça costurada de uma camiseta simples...então, não é questão de boicotar as grandes, pq mesmo que elas deixem de existir, vc ainda vai precisar se vesti, não vai???

alfacorrea
Veterano
# dez/09
· votar


Eu fiquei sabendo que a Gibson tava quase falida...

Não demora muito, as Les Paul's e SG's serão mais raridades do que vc's imaginam...

Abraço.

vitor22
Veterano
# dez/09
· votar


Tá certíssimo...a minha ótica é q é falida...o mundo acabando na nossa frenteee e vertiginosamente e vc ignora de fato este flagrante...a sua ótica é q é moderna e atual...e o cara ainda diz q vem de origem humilde...é igual a escravo concordar q foi pro pau de arara ser chicoteado por q merecia e porque nasceu negro...duvido vc ter sido humilde...se foi vou usar vc e sua familia em uma tese universitária...com o seguinte tema..o explorado que tem prazer em ser explorado...ou o demitido com medo de perder o emprego...ahhhhhh humanidadeee onde vamos parar...ehehehehehe

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Gibson está sob investigação por uso de madeira contrabandeada!