Projeto de Guitarra baseado na Black Strat de David Gilmour

Autor Mensagem
AlanGilmour
Veterano
# nov/09 · Editado por: AlanGilmour


Olá Galera.

Como grande fã do David Gilmour e do Pink Floyd, um dos meus sonhos guitarrísticos era comprar a Fender Stratocaster Custom Shop David Gilmour Signature, lançada em Setembro de 2008. Entretanto, a grana pra comprar essa guita está muito além das minhas capacidades financeiras.

Decidi então entrar em contato com o Luthier Tom Castelli de Curitiba, para ver se ele topava fazer uma réplica da guitarra para mim, uma vez que eu fiz uma intensa pesquisa sobre o assunto. O Tom foi muito gente fina, me passou várias idéias, e acabamos optando por - ao invés de fazer uma réplica da guitarra do Gilmour - construir um instrumento baseado na Black Strat.

Segue abaixo o primeiro e-mail que mandei pro Tom, ele tem o básico do projeto, que hoje já sofreu alterações pontuais, como por exemplo na curvatura da escala e no número de trastes. Comentem galera! Logo, mando fotos da construção da Guita!
_________________________________________________
Prezado Tom Castelli;

O objetivo deste e-mail é apresentar a você o projeto de construção - desenvolvido por mim - de uma réplica da famosa guitarra "Black Strat", pertencente a David Gilmour do Pink Floyd, o músico que mais me influencia desde minha adolescência até hoje.

Realizei uma intensa pesquisa sobre a história desta guitarra, que foi o principal instrumento utilizado por Gilmour na gravação dos álbuns "The Dark Side of the Moon", "Wish You Were Here", "Animals" e "The Wall", obras fundamentais na história do Rock, e que exerceram grande influência na arte de tocar guitarra. Foi com a Black Strat que David Gilmour gravou os legendários solos de "Time" e "Confortably Numb", obras-primas em termos de timbre, expressividade e bom gosto. Cabe ressaltar que o solo de Confortably Numb é considerado por muitos como o melhor solo de guitarra da história do Rock.

Em Setembro de 2008, a marca Fender lançou no mercado a guitarra "Stratocaster David Gilmour Signature Series", um modelo que replica muito bem o lendário instrumento, porém possui algumas diferenças na captação e na qualidade das ferragens. Como explicarei adiante, o meu projeto é mais fiel à captação e às ferragens atualmente utilizadas na guitarra.

Apenas a título de informação, segue um breve histórico:

Em Maio de 1970, Gilmour comprou em uma loja de Nova York uma Fender Stratocaster, modelo Standart CBS-era, com número de série 266936. O corpo da guitarra é de alder, com um fundo contorno na parte superior traseira típico do período1966-1968. Os captadores, com bobinas do período 1967-1969, são acionados individualmente por uma chave de três posições. O braço original é de maple com 'headstock' grande, a escala é de "maple cap"; já a regulagem da alma é feita no final da escala. O escudo original é branco.

Durante aproximadamente um ano, Gilmour experimentou outras marcas e modelos de guitarras até retornar a usar a "Black Strat" para as primeiras apresentações contendo o material embrionário intitulado "Return to the Son of Nothing", que continha as primeiras estruturas do que viria a ser o álbum The Dark Side of the Moon. A partir de então, Gilmour estabeleceu a Black Strat como o seu principal instrumento de trabalho, tendo realizado na guitarra diversas experimentações ao longo dos anos, que incluem:

Modificações na parte elétrica:
(1) colocação de pontos extras de aterramento na folha de cobre na parte interna do escudo;
(2) colocação de um chave tipo liga/desliga para acionamento do captador do braço.

Modificações na captação:
duas substituições no captador original da ponte, sendo a primeira por um Di-Marzio FS-1 e a segunda (4) por um Seymor-Duncan SSL-1.

Substituições de braço:
foram feitas 5 substituições de braço, a primeira em 1972 e a última (5) em 2005.

Troca do escudo:
Em 1974, Gilmour substituiu o escudo branco original por um de cor preta.

Substituição do sistema de ponte:
Em 1983, Gilmour instalou o sistema "Kahler" visando ampliar a extensão dos bends com a alavanca sem perder a afinação. Ironicamente, este foi o principal motivo da "aposentadoria" da Black Strat, pois em uma entrevista, Gilmour disse que essa modificação "matou" o som da guitarra. Em 2003, quando a guitarra voltou à ativa, ela estava novamente equipada com o sistema sincronizado da Fender.

Encurtamento da alavanca:
Em 1984, as guitarras de Gilmour tiveram suas alavancas encurtadas (6) para aproximadamente 4,25 polegadas (10,8 centímetros). Esta modificação permite melhor controle sobre os vibratos.

No ano de 1986, o Hard Rock Café fez uma proposta a David Gilmour nos seguintes termos: uma quantia em dinheiro seria doada a uma instituição de caridade se uma das guitarras de David ficasse exposta na sede de Dallas, no Texas. A guitarra continuaria pertencendo ao músico, podendo este solicitar a devolução do instrumento a qualquer tempo e o Hard Rock Café garantiria condições adequadas de conservação
do mesmo. Gilmour aceitou a proposição uma vez que a Black Strat não estava em uso regular desde 1983.

Foi somente em 1997 quando David Gilmour solicitou que a Black Strat retornasse a seu poder. Inusitadamente, o Hard Rock Café devolveu a guitarra em péssimas condições, sem a alavanca e os botões de controle, além de outros pequenos danos. Para repará-la, Phil Taylor (técnico de guitarra de Gilmour) deixou o instrumento aos cuidados de Charlie Chandler, um respeitadíssimo luthier da Inglaterra. É muito provável que, dentre outros serviços, Charlie Chandler tenha substituído todas as ferragens da guitarra, equipando a Black Strat com peças da marca "Callaham".

A partir de 2003, Gilmour voltou a utilizar a Black Strat com mais
frequência. A guitarra foi utilizada na gravação de seu mais recente disco de estúdio intitulado "On an Island", bem como no último show do Pink Floyd (que ocorreu no evento "Live 8") e na turnê subsequente ao lançamento de supracitado álbum. Após o show no Live 8 em 2005, ocorreu a última alteração no instrumento, com a colocação de um braço em peça única de maple, retirado de uma Fender Stratocaster 57V, equipado com tarraxas Gotoh "Vintage Style".

Com essas informações, chegamos à Black Strat como ela é hoje:

-Corpo: Fender 1969 feito em alder, com finish preto repintado sobre sunburst original.
- Braço: retirado de uma Fender 1983 reedição 1957, formato em C, em peça única de maple, curvatura da escala de 7.25″ e 21 trastes estilo vintage, headstock pequeno.
- Tarraxas: Gotoh estilo vintage.
- Escudo: 1-ply .recortado em ângulo de 120" nas bordas, em preto acrílico, com espaços para 11 parafusos.
- Captadores: braço meio são Fender originais fabricados entre 1967 e 1969; o captador da ponte é um Seymour Duncan SSL-1.
- Ponte com sistema de trêmolo sincronizado, estilo vintage, instalado em 1997.
- Mini-Chave customizada instalada entre os knobs de volume e tone, para ativar a combinação de captadores ponte/meio.
- Alavanca encurtada para 4.25 polegadas (10,8 centímetros).

É interessante notar que a Stratocaster David Gilmour Signature Series vem equipada com o captador Seymor-Duncan SSL-5 na ponte, ao invés do SSL-1. Além disso, o captador do braço é um Fender Fat's 50 e as ferragens utilizadas são fabricadas pela própria Fender.

São nestes três detalhes que o meu projeto se diferencia da David
Gilmour Signature Series. Eu pretendo equipar a guitarra com o
captador Seymor-Duncan SSL-1 na ponte e com captadores Fender Custom Shop '69 no meio e no braço, uma vez que muito provavelmente os captadores da Black Strat foram fabricados em 1969. Além disso, a ferragem a ser instalada será da marca Callaham.

Dessa forma, o nosso projeto ficaria assim.

- Corpo em alder, pintura em lacquer de nitrocelulose preto.
- Braço em peça única de maple, com 21 trastes estilo vintage,
headstock pequeno, curvatura da escala de 7.25".
- Tarraxas: Gotoh vintage.
- Captadores: braço e meio Fender Custom Shop '69, ponte Seymor Duncan SSL-1.
- Ponte com sistema de trêmolo sincronizado, estilo vintage, marca Callaham.
- Escudo: 1-ply .recortado em ângulo de 120" nas bordas, em preto acrílico, com espaços para 11 parafusos.
- Mini-Chave customizada instalada entre os knobs de volume e tone, para ativar a combinação de captadores ponte/meio.
- Alavanca de 4.25 polegadas (10,8 centímetros) marca Callaham.
- Demais ferragens: marca callaham.

Eu pretendo fornecer as tarraxas, os captadores, as ferragens, o
escudo e a mini chave. A sua parte seria a importação das madeiras, a construção do corpo e do braço e a colocação dos componentes.

Ainda faltam alguns detalhes que eu gostaria de resolver pessoalmente, como os decalques nos headstock por exemplo, e gostaria de ouvir a sua opinião sobre o projeto como um todo. Por enquanto, aguardo o seu retorno, contendo o orçamento demais comentários que você ache pertinentes.

Um abraço!
Alan Ianke dos Santos.
_____________________________________________________

Ant--
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour

- Mini-Chave customizada instalada entre os knobs de volume e tone, para ativar a combinação de captadores ponte/meio.

Tá errado. Até onde sei a chavinha é para combinar ponte + braço. Eu mesmo instalei uma na minha Strato e uso muito.

rafamoraes
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour

E aí, o que o cara respondeu sobre teu e-mail?
Quanto vai sair esse brinquedinho?

abraço

JJJ
Veterano
# nov/09
· votar


Bom... a minha "réplica" é beeeeeeeeeeeeem mais simples:

Tenho uma strato Applause (eu sei, todo mundo acha que Applause só faz violão tipo Ovation... mas tem guitarra também... a minha é coreana, anos 80, de compensado laminado, mas eu acho boa) que já era toda preta.

Recentemente, troquei os caps, pots e capinha do switch por uns de Squire, branquinhos e mantive o escudo preto original.

De uma distância de uns 10 metros, ficou igualzinha a do Gilmour!

kkkkkkkkkkkkkkk!!!

LucasGuitarMaster
Veterano
# nov/09
· votar


cara, precisava de um e-mail tão formal? o.o

bem, boa sorte aí no projeto

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Mini-Chave customizada instalada entre os knobs de volume e tone, para ativar a combinação de captadores ponte/meio.

Tá errado. Até onde sei a chavinha é para combinar ponte + braço. Eu mesmo instalei uma na minha Strato e uso muito.


É verdade! Apenas tá escrito errado. Isso já foi corrigido. FLW!

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


cara, precisava de um e-mail tão formal? o.o É que é o seguinte cara, tipo, uma dica para quem vai fazer guitarra com Luthier; você tem que envolver o cara no projeto, dae o cara capricha mais ainda, dá mais atenção ao teu instrumento...saca?

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


E aí, o que o cara respondeu sobre teu e-mail?

Sim...já fechamos o negócio, há alguns dias ele começou a construir o braço da guita.

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Para quem quiser dar uma olhada no site do Luthier:

www.dicastellis.com.br

Abraço!

Symptom
Veterano
# nov/09
· votar


Que eu lembre aquela chave do Gilmour é uma chave de liga desliga do captador do braço... Daí ele coloca os 3 juntos ou braço e ponte, dependendo da posição da outra chave.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour
Só não entendi o uso do alder, uma madeira importada e cara, sendo quer pode ser substituída com vantagens pelo freijó, madeira nacional superior, cujo timbre é semelhante, além de ser muito mais barata... O mesmo se aplica ao braço e ao pau-marfim...
No mais, um projeto legal.
Boa sorte.
Abç

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Só não entendi o uso do alder, uma madeira importada e cara, sendo quer pode ser substituída com vantagens pelo freijó, madeira nacional superior, cujo timbre é semelhante, além de ser muito mais barata... O mesmo se aplica ao braço e ao pau-marfim...

Foi uma questão pessoal minha a decisão de utlizar alder para o corpo e maple para o braço, para ficar mais próximo ao instrumento original. Eu sempre defendo as madeiras nacionais também...

Mas ocorreu um lance interessante, estávamos com dificuldade em encontrar um bom forncedor de maple em "quartersawn" para a construção do braço, e quase decidimos por utilizar o pau-marfim, pois o Tom gosta de trabalhar bastante com essa madeira. Entretanto, eu fiz alguns outros contatos e consegui uma peça de maple em quartersaw muito boa....e ainda bem que a Receita não pegou..hahahah

Abraço!

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour
Quanto vc estima q vá ficar o projeto?

Dpois posta fotinhas hein

AlanGilmour
Veterano
# nov/09 · Editado por: AlanGilmour
· votar


E ae galera.

Como tenho tempo para escrever hoje...seguem as modificações do projeto.

Trastes:
Decidimos fazer a guitarra com 22 trastes; pois assim se tem uma escala mais completa e a posição do captador do braço não se altera. Além disso com 22 casas é possível tocar o solo de "Money" na íntegra.

Os trastes serão modelo médio-jumbo em inox, ao contrário dos trastes palito da Black Strat (o Tom insistiu nesse ponto e acabou me convencendo).

Captadores:
O Tom sugeriu para que eu entrasse em contato com Sergio Rosar de Florianópolis, uma vez que ele poderia fabricar sob encomenda dois captadores (braço e meio) nos moldes de fabricação da Fender no período 1967-1969. Isso acabou sendo uma ótima idéia, pois o Rosar deu sugestões para o projeto também, e fechamos com ele a compra dos captadores para a guitarra.

Curvatura da Escala:
Ao invés da curvatura vintage de 7.25", optamos por algo mais moderno, a fim de dar mais flexibilidade ao instrumento, por isso a curvatura da escala será de 10".

Fixação braço-corpo:
O Tom fabrica uma chapa em aço inox para fixação braço-corpo com 5 parafusos, cada um com 1 milímetro a mais de espessura em relação aos parafusos que a Fender utiliza. Segundo ele, isso traz mais estabilidade e sustain, além disso, o desenho da chapa facilita o acesso às ultimas casas. Como o Gilmour usa bastante a região aguda, decidi por esta fixação (tem fotos no site do Tom).

Bom...se eu me lembrei de tudo...é por ae...

Abraços!

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Quanto vc estima q vá ficar o projeto?

Entre 5 e 6 mil reais.

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour
Só pra saber, o cara te deu um atendimento legal? Às vezes tenho a impressão que alguns luthiers ou handmakers não dão muita bola quando os procuramos com boas idéias para se desenvolver. Uma idéia como a sua, por exemplo, pede uma reunião com o cara para que vocês troquem idéias mais detalhadas ao vivo, e não por e-mail.

Estou comentando isso pois já procurei trocentos handmakers pra fazer um talk box e não achei nenhum que me atendesse de maneira satisfatória. Dá vontade de fazer o negócio por conta e chegar pro cara oferecer o projeto pronto para explorar, mediante uma quantia "módica".

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Só pra saber, o cara te deu um atendimento legal? Às vezes tenho a impressão que alguns luthiers ou handmakers não dão muita bola quando os procuramos com boas idéias para se desenvolver. Uma idéia como a sua, por exemplo, pede uma reunião com o cara para que vocês troquem idéias mais detalhadas ao vivo, e não por e-mail.

Cara, o atendimento dele é ótimo. Ele é muito atencioso, uma pessoa que realmente ama o que faz. Eu tive 3 reuniões com ele, com a duração de mais de uma hora cada uma, fora os vários e-mails, contato por telefone, etc.

buddy guy
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour


Cara,parabéns pelo tópico. Muito legal e com informações bem interessantes. Eu fiquei foi puto com os caras lá do tal Café,que pediu a guitarra emprestada para deixar de exposição e ferrou com a guita. Porra este caras foram fdp pra caramba. Se fosse eu no lugar do Gilmour,tinha feito eles entrar no ferro,pois lá fora a lei funciona !!!!!

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour

como vc é do sul, não seria mais interessante encomendar essa réplica com o pessoal da Guitar Garage ? Eles tem um trampo legal assemblando o instrumento com corpo e braço de procedência all parts e captadores que eles mesmo enrrolam:

http://www.guitargarage.com.br/gilmour.htm

Symptom
Veterano
# nov/09
· votar


Sem contar que a Guitar Garage já fez uma réplica daquela branca e dourada do Gilmour. Só não sei se eles topariam as "coisinhas" que tem na guitarra do Gilmour, porque eles são meio que "true vintage".

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


como vc é do sul, não seria mais interessante encomendar essa réplica com o pessoal da Guitar Garage ? Eles tem um trampo legal assemblando o instrumento com corpo e braço de procedência all parts e captadores que eles mesmo enrrolam:

Pois é veja só..eu conheço o pessoal da Guitar Garage, já deixei minha Strato Mexicana para regular lá...o Solon é muito gente fina e faz um serviço ótimo também. O engraçado é que estive lá no dia em que ela estava testanto a réplica da Strato 0001 e até pude dar uma brincada com ela...que timbre!!!!

Eu moro em Porto Alegre há quatro anos, sou curitibano e toda minha família mora em Curitiba, por isso, viajo para lá cada 2 meses. Mas escolhi fazer o projeto com o Tom por já ter referências de longa data o trabalho dele e também por uma simples questão de afinidade e até mesmo de condições de negociação.

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Eu fiquei foi puto com os caras lá do tal Café,que pediu a guitarra emprestada para deixar de exposição e ferrou com a guita

O mais engraçado é quando o Gilmour pediu de volta a guitarra os caras do Hard Rock Café já tinham esquecido dos termos do empréstimo e achavam que eram donos da guitarra....O Phill Taylor teve que achar o contrato e mandar uma cópia para os caras se lembrarem! E ainda deu uma "putiada" neles por entregarem a guita daquele jeito...hahaha

buddy guy
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour
Eu fiquei foi puto com os caras lá do tal Café,que pediu a guitarra emprestada para deixar de exposição e ferrou com a guita

O mais engraçado é quando o Gilmour pediu de volta a guitarra os caras do Hard Rock Café já tinham esquecido dos termos do empréstimo e achavam que eram donos da guitarra....O Phill Taylor teve que achar o contrato e mandar uma cópia para os caras se lembrarem! E ainda deu uma "putiada" neles por entregarem a guita daquele jeito...hahaha



Foda heim? É a prova que espirito de porco e carne de pescoço,tem em todo lugar !!!! É que o Gilmour é um cara equilibrado e muito gentleman,se fosse outro,o pau ia quebrar !!!!!!!!!!!!

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=12458722907377840126&aid=125847 7357

Fotos da construção da guitarra que o Tom me mandou hoje.

Abraços!

Diogo_AS
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour parabéns pela iniciativa de compartilhar com a gente todas estas informações e mostrar o andamento do projeto. Deve ser muito boa a sensação de realizar o sonho :)

EDER R SANCHES
Veterano
# nov/09 · Editado por: EDER R SANCHES
· votar


AlanGilmour

Sou de Curitiba e conheço a Di Castellis, sempre regulo minha guitarra com eles. Um dia eu ainda faço uma guita Éder Custom com eles,hehe.
Me diga uma coisa, o Tom acha o marfim melhor que o maple para o braço? Qual o argumento dele?

MMJr
Veterano
# nov/09 · Editado por: MMJr
· votar


AlanGilmour

A minha colaboracao...

http://www.fender.com/customshop/instruments/prod_images/guitars/01500 68806_xl.jpg



This is the Beast...

http://www.fender.com/customshop/instruments/prod_images/guitars/01500 69806_xl.jpg


Brother voce ja viu esta pagina que mostra a trajetoria da guitarra???
Eh muito legal

E so clicar "timeline"...
e depois ir clicando nas datas....

http://www.fender.com/gilmour/home.php


Valeu....

Ant--
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour
Como tenho tempo para escrever hoje...seguem as modificações do projeto.

Trastes:
Decidimos fazer a guitarra com 22 trastes; pois assim se tem uma escala mais completa e a posição do captador do braço não se altera. Além disso com 22 casas é possível tocar o solo de "Money" na íntegra.

Os trastes serão modelo médio-jumbo em inox, ao contrário dos trastes palito da Black Strat (o Tom insistiu nesse ponto e acabou me convencendo).

Captadores:
O Tom sugeriu para que eu entrasse em contato com Sergio Rosar de Florianópolis, uma vez que ele poderia fabricar sob encomenda dois captadores (braço e meio) nos moldes de fabricação da Fender no período 1967-1969. Isso acabou sendo uma ótima idéia, pois o Rosar deu sugestões para o projeto também, e fechamos com ele a compra dos captadores para a guitarra.

Curvatura da Escala:
Ao invés da curvatura vintage de 7.25", optamos por algo mais moderno, a fim de dar mais flexibilidade ao instrumento, por isso a curvatura da escala será de 10".

Fixação braço-corpo:
O Tom fabrica uma chapa em aço inox para fixação braço-corpo com 5 parafusos, cada um com 1 milímetro a mais de espessura em relação aos parafusos que a Fender utiliza. Segundo ele, isso traz mais estabilidade e sustain, além disso, o desenho da chapa facilita o acesso às ultimas casas. Como o Gilmour usa bastante a região aguda, decidi por esta fixação (tem fotos no site do Tom).


Não tenho nada com isso, mas não gostei das modificações. Se quer uma réplica da Black Strat, faça uma réplica. Com essas modificações a coisa saiu completamente do conceito original.
Claro que deve ficar uma puta guitarra, mas bem diferente da Black Strat. Muda tudo, aparência, pegada, etc.
Minha opinião somente.

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


Ant--
Agora não é mais réplica...e baseado!!! Mas acho que ele tá certíssimo, já que vai encomendar a guitarra, que seja do jeito que mais lhe agade, não é???

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Ant--
Não tenho nada com isso, mas não gostei das modificações. Se quer uma réplica da Black Strat, faça uma réplica. Com essas modificações a coisa saiu completamente do conceito original.
Claro que deve ficar uma puta guitarra, mas bem diferente da Black Strat. Muda tudo, aparência, pegada, etc.
Minha opinião somente.


Se olhar bem o e-mail, bem lá no começo, eu falo o seguinte: O Tom foi muito gente fina, me passou várias idéias, e acabamos optando por - ao invés de fazer uma réplica da guitarra do Gilmour - construir um instrumento baseado na Black Strat.
A idéia que prevaleceu foi construir um instrumento que agregasse todos os anos de estudo e experimentação que o Gilmour realizou, com elementos que ao longo do tempo provaram trazer evolução para a arte de tocar e construir guitarras...e também para dar um toque pessoal...o tópico não é "Réplica da Black Strat"....mas respeito tua opinião...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Guitarra baseado na Black Strat de David Gilmour