【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
RafaelBernatto
Veterano
# ago/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


krixzy

Que impulses você usa? Alivia a CPU?

Uso o Reaper e sei que ele vem com uns... Mas acho mais cômodo o Guitar Rig... Talvez ao vivo seria mais fácil usar ele ao invés de o Reaper... Pra mudar presets e tal...
O que você acha?

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


RafaelBernatto
Que impulses você usa? Alivia a CPU?

Uso um pack do guitarhacks, e um outro pack de vários amps e bandas, tem uns que baixei separado pelos sites gringos de algumas músicas específicas tbm. Agora se alivia a CPU eu não cheguei a comparar com guitar rig pra confirmar isso.

Uso o Reaper e sei que ele vem com uns... Mas acho mais cômodo o Guitar Rig... Talvez ao vivo seria mais fácil usar ele ao invés de o Reaper... Pra mudar presets e tal...
O que você acha?


Acho que vc ta confundindo VST's com impulses, o que vem no reaper são vst's, e esses eu baixo pela internet, existem vários excelentes simuladores de amps e tudo mais, atualmente tenho dois preferidos, um simula marshall JCM 900 e outro o mesa boogie dual rectifier, uso sempre esses dois com um simulador de SD1 ou Tube screamer dependendo do som que procuro.

Impulses são arquivos que vc abre em um VST conhecido como cabinets, tem o keFIR, NadIR, Recabinet.... Eles deixam o timbre com uma cara de que realmente o som que vc houve tá saindo de um amp de verdade, e não deixa o timbre abelhudo e feio.

Em relação a praticidade, o reaper é muito simples cara, vc salva os presents já com os VST's e impulses do jeito que vc quer, dai vc pode trocar de present a qualquer momento com apenas alguns clicks, acho muito simples de usar o reaper, inclusive vc pode até usar o prórpio guitar rig no reaper, e pra gravar nem se fala, é só apertar rec mesmo e pronto.

Segue uns exemplos de timbre que tirei com o reaper:





https://soundcloud.com/krixzy/clean/s-ij8fO

Aqui ta o tópico de como usar o reaper com impulses, e uns links pra download:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/313727/

RafaelBernatto
Veterano
# ago/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


krixzy

Massa...

Rpaz.. Ouvi aquele timbre da Simple Man no seu Soundcloud... e.. quase choro aushhuasha Muito bom!

Então... ... O Reaper tem sim Impulse Responses (Os arquivos .wav) de Amps... Ao menos nessas ultimas versões... (A minha é a 4.72)

A questão é... Ele tem (ao menos) um plugin, chamado JS: Guitar/amp-model que roda os impulses (wav) que estão na pasta ...\REAPER (x64)\InstallData\Data\amp_models

Impulses

Plugin

Vou dar uma testada aqui... Se eu conseguir trocar de presets de forma prática no Reaper (via controlador midi) fica até melhor... Porque (ao menos comigo) às vezes preciso usar outros plugins (Pod, Amplitube e etc) pra conseguir tirar certos timbres. (Se der pra salvar cadeias de efeitos e mudar com uma tecla, ótimo!)

Mas tô começando.. Talvez o Guitar Rig seja um bom começo para eu me familiarizar com os knobs.. Mas sem fechar os olhos para alternativas, claro.

Valeu. (Y)

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


RafaelBernatto
Hum, não sabia dessa de impulses no reaper, na verdade nunca pesquisei sobre...

sorum
Membro Novato
# out/14
· votar


Pessoal, eu nunca gravei nada com a guitarra e vou começar a gravar agora.
Minha duvida eh: quando eu ligar a guitarra no pc e montar meu preset no Guitar Rig, como eu faco para mandar o som para o meu amplificador (peavey vypyr 15w) ?

Ai pelo que eu entendi eh só eu gravar uma track do audio com o Reaper e ao mesmo tempo gravar um video de mim tocando, tudo ao mesmo tempo e depois so editar tudo usando o Sony Vegas por exemplo.

Obrigado

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


sorum
Você tem duas opções.

Gravar o audio em um DAW (Reaper). Depois colocar esse audio pra rolar e gravar um vídeo de você "dublando" este audio com a guitarra. Depois juntar e sincronizar o video (em mute) com o audio gravado.

Ou

Utilizar um cabo ligando a saída do seu computador ao amplificador. E daí você grava "em tempo real" o vídeo, utilizando o audio captado pela câmera mesmo.
___________________

Uso e recomendo a primeira opção.

sorum
Membro Novato
# out/14 · Editado por: sorum
· votar


Headstock invertido
Entendi. Eh que se eu utilizar so o pc, no caso eu nao teria nada de util pra fazer com o amplificador ne ?. Estava pensando em usar ele de alguma forma.

Entendi sua dica, mas no caso de fazer a "dublagem" depois nao ficaria mais complicado ?
Se eu gravar no Reaper e gravar na camera ao msmo tempo, eu dispenso essa parte da dublagem , correto?

Obrigado amigo.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


sorum
Correto.

Dá bem mais trabalho. mas em compensação a qualidade fica melhor que o audio captado diretamente da câmera. Ou não, né. Depende muito da câmera.

leodl7
Membro Novato
# out/14
· votar


Bom dia galera

Seguinte... resolvi começar a tocar no meu computador pelo fato do meu amp ser bem ruim e também evitar que meu vizinhos escutem eu tocando madrugada a dentro rs. Mas vamos ao meu problema.
Baixei o Guitar Rig 4 e o Asio4all (apenas esses dois programas), instalei tudo bonitinho arrumei as configurações no mixer do windows e pluguei a guitarra, ai que veio o problema... com o som limpo a guitarra toca de boa apenas com o xiado normal de uma strato mas dependendo da distorção que eu coloque basicamente as mais pesadas faz um barulho horrivel (com chorus, reverb, delay e tal é mais tranquilo) isso quando não da microfonia, será que este problemas com as distorções é ocasionado pelos caps da minha humilde Rocky by Condor RX-20, pelos fones que eu uso ou seria a falta de configuração ou de algum outro programa?

Vlw
abcs

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


leodl7
Provavelmente é a falta de blindagem da elétrica da guitarra + qualidade dos captadores + qualidade do cabo + qualidade da placa de som. Tudo isso influencia um pouco no ruído.

Grava algo aí com esse chiado todo pra gente tentar avaliar melhor de onde vem.

leodl7
Membro Novato
# out/14
· votar


Headstock invertido


Acho muito que é tudo isso junto e misturado rs, chegando em casa vou gravar e subir no youtube ou no soundcloud. Teria como você me ensinar a gravar pelo guitar rig ou direto do pc sem precisar eu captar o som pela câmera ou gravador do celular?

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


leodl7
Mas é sobre isso que esse tópico fala, man. Tá tudo lá no post principal. Dê uma olhada na parte do Reaper.

leodl7
Membro Novato
# out/14
· votar


Headstock invertido

Sim mas a parte de configuração que é imagem não esta disponível mais, ai não tem como saber quais configurações fazer

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# out/14
· votar


E ai galera blz?Bom queria usar esse tópico já em aberto pra saber a opinião de vcs com relação aos controladores midi,se é uma boa ou não e se da pra configurar apenas pedais no botões ou também da pra configurar presets nos botões?

RafaelBernatto
Veterano
# out/14
· votar


Sr.Saul Hudson

se é uma boa ou não
É uma boa sim, ter um controlador midi, e você pode controlar tanto os vsts como parâmetros na DAW em sí.

se da pra configurar apenas pedais no botões também da pra configurar presets nos botões

Depende do vst. Mas com Guitar Rig e Amplitube sim..

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# out/14 · Editado por: Sr.Saul Hudson
· votar


Depende do vst. Mas com Guitar Rig e Amplitube sim.. e será que tem algum delay no caso do pedal wha wha, e que eu tava pretendendo comprar um controlador pra usar com Amplitube que tem os amps da Marshall que eu gosto bastante do timbre.

sorum
Membro Novato
# nov/14
· votar


Headstock invertido
Utilizar um cabo ligando a saída do seu computador ao amplificador. E daí você grava "em tempo real" o vídeo, utilizando o audio captado pela câmera mesmo.

Cara, nesse caso, eu ligaria a guitarra no LINE-IN do pc, e pegava um cabo ligando o MIC do pc a entrada AUX do amp ?
Nesse caso eu iria modular o som no guitar rig e depois jogar esse som no amp. É isso msmo ? e os knobs de equalização do próprio amplificador , não vão alterar o som que está vindo do pc ?

Ultima pergunta: Como funciona o esquema de abrir o guitar rig no próprio gravador (Repear, por exemplo) , qual a vantagem disso ao inves de abrir o Guitar Rig sozinho ?

Valeu, abraços.

Headstock invertido
Veterano
# nov/14
· votar


sorum
Cara, nesse caso, eu ligaria a guitarra no LINE-IN do pc, e pegava um cabo ligando o MIC do pc a entrada AUX do amp ?
Nesse caso eu iria modular o som no guitar rig e depois jogar esse som no amp.


MIC não.
O esquema vai ser esse:

Guitarra > Line-in do PC > Saída de fone/caixinhas (não mic) do PC > Amp

e os knobs de equalização do próprio amplificador , não vão alterar o som que está vindo do pc ?

Vão. Qualquer monitor vai alterar, na verdade. Uns mais, outros menos. A única forma de captar o som do Guitar Rig EXATAMENTE como o programa está executando é gravando diretamente no PC. Mas isso é o de menos. Deixa o amp flat (tudo na metade) e vai regulando no GR até chegar a um som satisfatório.

Como funciona o esquema de abrir o guitar rig no próprio gravador (Repear, por exemplo)

Só abrir uma trilha no programa (a trilha que você vai gravar a guitarra), abrir as propriedades FX dela, selecionar o GR e pronto.

qual a vantagem disso ao inves de abrir o Guitar Rig sozinho ?

Gravar junto com a backingtrack. É infinitamente mais prático. Mas isso só pra quem vai gravar diretamente no PC. No caso de usar a câmera, não há razão pra abrir o GR dentro de um DAW. A não ser que vá tocar junto com uma BT.

sorum
Membro Novato
# nov/14
· votar


Headstock invertido
Caro, a entrada do amp que você se refere é a normal (Cabo p10) ou a entrada AUX ?

Headstock invertido
Veterano
# nov/14
· votar


sorum
O teu amp tem entrada auxiliar RCA? Se tiver, use ela. Creio que este canal não é afetado pela equalização do amp.

sorum
Membro Novato
# nov/14
· votar


Headstock invertido
Que eu saiba é entrada AUX normal, p2 mesmo.
O amp é um Peavey Vypyr 15W.

Headstock invertido
Veterano
# nov/14
· votar


sorum
É, use esta mesmo. Utilize um cabo p2/p2 ligando a saída de som do seu pc com a entrada auxiliar do amp.

sorum
Membro Novato
# nov/14
· votar


Headstock invertido
Beleza.
Valeu pela paciência e atenção meu caro. Espero que dê certo.
Abraços.

Headstock invertido
Veterano
# nov/14
· votar


sorum
Tranquilo. Poste aqui o resultado, se der :)

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


onde acho vst pra simular jcm 800 ou 900? To conseguindo usar o reaper agora, só faltam vsts.

Headstock invertido
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire
Guitar Rig e Amplitube tem simulações desses amps. Tem uns VSTs separados só com eles, mas não lembro nenhum de cabeça.

Baixa o Amplitube. Tem esses amps e mais uma caralhada de equipamentos.

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


não gostei do amplitube nem desse guitar rig, não consegui usar eles, o bagulho aqui não le nada, daí fica tenso.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

o bagulho aqui não le nada

Como assim cara? Explica direito...

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


eu sou cego, e uso leitor de tela, e no amplitube e no guitar rig, ele não le nada.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


daimon blackfire

Cara.. Acho que o mais indicado, pelo que eu entendi, seria você tentar usar impulse responses. Alguns tem uma interface simples.. acho que esse programa que lê a tela dará conta..(O krixzy entende melhor do que eu)...

No caso do Guitar Rig ou Amplitube... No Reaper tem um botão chamado "UI" que "some" com a interface e mostra uma lista dos parâmetros... Mas como são muitos (512 no caso do Guitar Rig) acho que pode dar muito trabalho...

Por hora, você pode tentar usar o plugin "JS: Guitar/amp-model" do Reaper... Ele é simplíssimo e tem dois impulses do JCM 800... É provável que dê pra ler... E usar...

Se você digitar na janela de plugins "JS: Guitar" vão aparecer efeitos pra guitarra com interface bem simples... Tenta aí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone