Tutorial Cabinets Impulses + VSTs (com pach de impulses)

    Autor Mensagem
    krixzy
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: krixzy


    Bom, pessoas do FCC, pra galera ai que ta com dificuldade vou tentar explicar claramente como se usa impulses e VTSs pra facilitar a vida de vocês, no final do tutorial está os links do pach de impulses, e do site onde vocês podem achar vários VSTs muito bons e tudo gratuito.

    Sei que tem um tópico sobre VSTs mas aqui o foco são os pluguis VSTs e Impulses mesmo, e não Guitar Rig e afins com está la, e se eu postar la vai ficar perdido no meio das páginas então, deixo essa parte de organização com os moderadores caso achem necessário mover o tópico pra outro local.

    --------------------------------------------------------------

    Como não explorei ainda os timbres "Clean" com VSTs então vou focar no drive mesmo, então vamos lá!


    Pra começar é necessário plugar a guitarra no PC de alguma forma, existem varias maneiras pra isso, vocês podem usar adaptadores como esse, esse qui, ou uma interface que existe vários modelos e preços, a mais usada pela galera aqui e mais barata é o famoso Guitar Link, mas dar pra tirar um bom timbre mesmo usando um adaptador.

    Depois de plugado a guitarra no PC, vocês vão precisar de um programa de produção de música em multipista, segue a lista de alguns:

    - Reaper (uso esse, acho simples e fácil de achar a "versão free")
    - Cubase
    - Sonar
    - Logic
    - Pro Tools

    Nesse tutorial eu vou usar o reaper, mas o procedimento não deve ser muito diferente nos outros, basicamente o procedimento é configurar entrada e saída de áudio no programa, abrir uma track, abrir vsts e tocar.

    No Reaper, que não vou mostrar como instalar ele porque é muuuuito fácil, e tem um monte de material por ai mostrando como faz isso, então vou focar só nos VSTs e Impulses aqui.

    Abrindo o Reaper, você vai dar de cara com essa tela:

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/Reaper-TelaInici al_zps99ef7509.jpg

    Antes de começar é preciso configurar o programa pra ele receber o som da sua guitarra, então você vai no menu Options > Preferences, ou Ctrl + P

    Vai abrir esta tela:

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/PreferencesAdapt ador_zps242e802a.jpg

    Do lado esquerdo você clica em "Device" na tela a direita, em "Audio System" marquem a opção "ASIO" e em "ASIO Driver" o que vocês vão marcar depende de como estão conectando a guitarra no PC, se estiverem usando só um adaptador, marquem "ASIO4ALL" e em "inpusts", selecionem a entrada da sua placa de som, em "Output Rage" selecionem a saída da sua placa de som.

    E no menu "ASIO Configuration" vocês vão configurar também "In" e "Out" da sua placa de som, como na tela abaixo.

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/ASIOADAptador_zp s51c4533e.png

    No caso de estarem usando uma interface, como o Guitar Link, em "ASIO Driver" selecionem o driver do Guitar Link, normalmente é o "BEHRINGER USB AUDIO" e em Inputs e Output Rage selecionem as saídas e entradas do drive Behringer, como na imagem abaixo:

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/Preferences_zps2 f6b619d.jpg

    Em "ASIO Configuration" vocês vão configurar como nas imagens abaixo:

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/asioberinger_zps 9542d167.jpg

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/ASIOBeringer_zps 1d51a962.png

    Depois de configurar as entradas e saídas de áudio, vocês vão abrir uma track, indo no menu "Track" e selecionando "Insert new track" ou o atalho "Ctrl + T"

    Vai aparecer do lado esquerdo os controles da nova pista, você pode abrir várias e reproduzi-las ao mesmo tempo, tipo tocando com uma música ou back track de fundo, vejam a imagem abaixo:

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/TrackBotoes_zps4 566d4ef.png

    O quadrado marcado com a linha vermelha é o painel da track, pro Reaper receber o som da sua guitarra, você deve clicar no botãozinho vermelho, circulado com a cor laranja, e pra você ouvir o som da sua guitarra, é só clicar com o direito nesse botãozinho e selecionar "Monitor imput", pronto, aqui você já deve ouvir o som da sua guitarra, agora vem a melhor parte, tirando a calcinha da garota he he he...

    Mas antes, é preciso colocar os seus VSTs na pasta "FX", dentro da pasta do Reaper, normalmente o caminho é: C:\Program Files\REAPER (x64)\Plugins\FX

    Feito isso, voltem pra tela do Reaper Click no botão FX, indicado pela seta verde, vai abrir a tela pra adicionar os VSTs, aperte F5 pra atualizar os VSTs que vocês colocaram na pasta FX:


    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/FX_zps648e9539.p ng

    Nessa tela vai estar a lista de VSTs, todos colocados la na pasta do Reaper, é só selecionar o amp, efeitos, equalizadores o que vocês quiserem, e por último, na lista que vai ficando na janela a esquerda, "deve ficar o VST que abrirá os Impulses" pode ser o KeFIR, ou NadIR incluídos no pach de VSTs dos links abaixo, ou qualquer outro que você prefira.

    Os VSTs vocês regulam como vocês quiserem, é só timbrar, agora os Impulses, vou mostrar no KeFIR, mas o procedimento é basicamente o mesmo nos outros, vejam a imagem abaixo:

    http://i67.photobucket.com/albums/h283/RONNIE_CLIMACO/KeFIR_zps94d4664 3.png

    Você abre o KeFIR clica em "Load" e vai abrir a janela pra você selecionar o Impulse que você quer usar, então dependendo de onde você colocou os impulses ai no PC, é só abrir eles ai, note que o caminho do impulse vai aparecer no quadrado que marquei em Azul, isso significa que o KeFIR já está com o Impulse que você selecionou.

    Nos controles, em "mix" você deixa sempre em 100%, os outros 2 vocês deixam como achar melhor, o Length eu não vi diferença aqui no áudio, não sei como vai ser no PC de vocês.

    Com o KeFIR pronto, pode fexar essa tela dos VSTs e voltar a tela principal do Reaper, os VSTs continuaram ativos, pra desativa é só desmarcar eles na tela FX mostrada acima, dai é só timbrar ai como vocês quiserem, testem todos os impulses vejam a sonoridade de cada um e montem o "som" que vocês como acharem melhor.

    Links:

    VSTs:

    http://www.vst4free.com/index.php?plug-ins=Guitar/Amp

    http://www.4shared.com/rar/eFLSlJwTce/VSTs.html

    Impulses


    Driver ASIO: http://www.asio4all.com/


    Segue algumas demos de timbres com VSTs:

    Demo 01

    Demo 02




    É só isso galera, espero que seja útil pra vocês porque deu trabalho rs...

    Giggs
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Valeu a explicação, já ouvi falarem por aí mas não sabia muito bem o que era. Vou baixar uma testada aqui nos timbres e comento depois!

    gL.
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Excelente meu brother!!!!!!

    krixzy
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    Só acrescentando aqui, aos meus ouvidos, usando a saída mixer do meu pedal Bad Monkey pra ligar no PC, o timbre fica melhor, mais vivo, usando o Guitar Link achei o som mais sem vida comparado ao Bad Monkey, talvez seja porque usando o Bad Monkey eu uso minha placa de som off, que tem uma qualidade melhor que o Guitar Link.

    Flipe J.
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Agora sim hein! Muito bom. Deveria virar fixo.
    Já usei amplitube, guitar rig, jam vox, revalver mk + guitar link e a distorção com impulses fica com menos ruído e é mais simples(na minha opinião) conseguir um timbre "pesado".

    Quem dera houvesse um modo assim para o clean.
    Pra terem noção o único clean que pra min é meio decente no guitar rig consegui por engano: coloquei um pedal autofilter sem querer gostei da sonoridade fiz uns ajustes para fazer a função de um treble/high booster.

    O pedal usado deve dar um booster no sinal e os conversores AD da placa devem estar fazendo a diferença no som.

    Giggs
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Então, eu baixei tudo beleza, já manjava do reaper e uso um guitar link também. Usei junto com o Guitar-Rig 5 mas não consegui pegar um timbre bom, bem definido. Achei que ficou meio ''barulhento'', testei várias combinações, mexi no gain, mas não gostei tanto do resultado...

    Alguma outra dica ae??

    krixzy
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Giggs
    Tente sem o guitar rig, use apenas o reaper.

    krixzy
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Galera, depois de fusar e fusar, pá!

    Cheguei no timbre limpo legal, coisa que não tava rolando, o drive já sabem que fica massa, mas o clean eu não estava conseguindo o clean realmente limpo, depois da dar uma mexida aqui pra la e pra cá, consegui um timbre limpo, ligando a guitarra direto na placa de som, usando reaper com vsts + impulses, escutem e digam o que acham, se curtirem depois completo o tutorial acima que só mostra o drive.

    Gravação com uma LP, Vintage AFD.
    https://soundcloud.com/krixzy/clean/s-ij8fO

    longlivetheking
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Muito bom cara, não sujou nem com aquelas palhetadas fortes, oq é bem difícil de acontecer

    ogner
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    krixzy
    Opa, nao tinha visto!!!
    Marcando!!! \o/

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Marcando

    SkyHawk
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Marcando

    RafaelBernatto
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Marcano rsrs

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    tou meio enjoado do guitar rig e amplitube.....


    existe ja algo mais moderno e atual?

    krixzy
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    O que ta nesse tópico, é só procurar vsts e impulses que quiser, existem aos montes pela net.

    inExperienced
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Gostei do assunto.
    Baixei os arquivos, instalei no Reapear aqui no trampo e quando chegar em casa eu testo.

    goonies
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    gostei bastante da DEMO2, não consegui ouvir com fone bom, to escutando pela tv, mas curti bastante.

    ALF is back
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    LePou/ LeCab!

    f14gomes
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Gravação com uma LP, Vintage AFD.
    https://soundcloud.com/krixzy/clean/s-ij8fO


    Gostei!!

    Calime
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    marcando

    krixzy
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Só compartilhando:

    https://soundcloud.com/krixzy/mesa-boogie-rectfier

    kiko loureiro mdm
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    opa eu sei q esse forum e antigo mais eu to com problemas no começo , quando eu coloco asio la em asio driver aparece (no asio drivers found) e nao sai som nenhum , so sai som quando eu coloco em vez de asio um WASAP(windows 7/8/10/vista) e mesmo assim só chia

    krixzy
    Veterano
    # out/21
    · votar


    kiko loureiro mdm
    É configuração, você instalou o ASIO4ALL?

    Se não instalou é esse o problema, segue o link pra fazer o download e instalar:

    https://www.asio4all.org/downloads_11/ASIO4ALL_2_15_Beta2_English.exe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial Cabinets Impulses + VSTs (com pach de impulses)