【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar

strinbergshredder

ah, aí ja é realmente uma outra história cara!

Dá pra gravar duas vozes ao mesmo tempo sim, mas como vc mesmo disse, é necessário um mic condensador... Um realmente bom, é meio carinho sim, infelizmente...

O que acha desse kit? vale apena?
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/interface-de-audio-focusrite-scarlett-stu dio-kit-2i2-scarlet-9031-MLB20010668434_112013-O.jpg
Eu achei um por em volta de R$ 1000... Esse mic condensador deles tem bom alcance? Se tiver, acho que já serve...

strinbergshredder
Veterano
# dez/13
· votar

MrFangs
Aí vc me pegou cara...

Eu sou completamente tarado por esse kit, mas infelizmente nunca encontrei ninguem que ja o tivesse comprado pra eu pegar uma opinião...

A interface com ctza vale a pena, mas ja o mic e os fones, não sei te dizer...

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar

Cara, não achei NADA no forum sobre usar o beta 87a pra microfonar amplificador, eu fiz um tópico disso e simplesmente trancaram o tópico, sendo que não existe outro igual sobre isso, eu juro que as vezes não entendo os moderadores desse forum, o que custava esperar alguém me responder? Agora vou continuar sem saber se posso usar esse beta 87a pra microfonar minha guitarra sem danificar ele...
Parece mais abuso de poder isso!

strinbergshredder
Veterano
# dez/13
· votar

MrFangs
Bom cara, por vezes realmente a gente pode não concordar com alguma postura apresentada pela moderação, ou com alguma coisa em geral, no fórum. Porém nesses casos, o meio correto pra você fazer sua defesa, comentário, e etc, é a Central de Ajuda. Não hesite em usar esse canal de comunicação, caso ache necessário...

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar

strinbergshredder

Cara, tenho uma dúvida quanto à gravações...
Sempre que vejo uns vídeos no youtube, tem cara que grava em diversos canais e no vídeo, ele consegue colocar vários vídeos em um só, mostrando o que cada guitarra está fazendo...
Como nunca gravei em vídeo por canais, uma dúvida:
Eles realmente gravam som e vídeo juntos ou eles gravam todas as linhas apenas pelo áudio e depois gravam vídeo "fingindo" estar tocando alguns canais, sincronizando com a gravação do áudio gravado?

nenemjonas
Veterano
# dez/13
· votar

MrFangs

Ai vai depender de cada, num vídeo que gravei eu coloquei pra gravar a câmera e ao mesmo tempo coloquei pra gravar o som da guitarra, depois sincronizei o áudio com o vídeo, alguns grava primeiro gravam o áudio e depois gravam o vídeo fingindo tocar como você falou e depois sincronizam.

Stephan.Forte
Veterano
# dez/13
· votar

Gente, por favor uma ajuda: Eu segui os passos desse tutorial e consegui plugar minha guitar no notebook, mas o som está numa qualidade beeeeeeemm ruim, extremamente artificial, fora que não tenho dinâmica nenhuma com a guitarra pq não soam os palm mute, harmônicos tem 1 ou 2 segundos de sustain e somem, além de o som ser baixo e não mudar quase nada ao palhetar mais forte. Isso é por minha placa de som ser fraca/ruim ou alguma configuração? Eu usei o Amplitube 3 e o driver ASIO.
Também não consegui gravar com o Reaper ainda, eu coloquei o ASIO como sistema de som.
Se puderem dar um help eu agradeço :/

strinbergshredder
Veterano
# dez/13
· votar

MrFangs
então cara, nesse tipo de vídeo, cada canal de audio também foi gravado separadamente, junto com uma trilha de vídeo filmada simultaneamente, e posteriormente, na edição, juntadas...

Mas ele tambem pode ter gravado o audio todo separado, e depois "dublado" um video pra cada trilha de audio; é outra possibilidade...

gab556
Membro
# jan/14
· votar

Tenho muitas dúvidas sobre gravação, espero que esse seja o tópico certo para perguntá-las.

1- É possível gravar o som da guitarra pelo computador, conectando ele a qual entrada? Não falam que é perigoso queimar a placa mãe? Não ficaria com delay o som?

2- Se eu comprar uma pedaleira zoom g2 ou um m-audio fast track conseguirei gravar também? É possível o som sair ao mesmo tempo que toco nas caixas no computador, sem delay?

A configuração do meu PC é a seguinte: Processador AMD Phenom X4 9600 Black Edition; Placa Mãe FOXCONN M61PMV; Memória 4 Gigabytes DDR2 Catalyst; HD Samsung HD502HI; Placa de Vídeo MSI HD 6670 R6670-MD1GD5; Fonte Seasonic 350W.
A caixa de som que tenho no pc é uma Edifier R1000TCN.

Obrigado.

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

gab556
Opa, pode ter certeza que o lugar é aqui sim!! hehehe

Mas vamos com bastante calma, afinal são muitas duvidas...

1- É possível gravar o som da guitarra pelo computador, conectando ele a qual entrada? Não falam que é perigoso queimar a placa mãe? Não ficaria com delay o som?
Sim, é possível! De acordo lá com o guia inicial (caso não tenha lido, recomendo fortemente!) vamos ligar a guitarra na line-in...
Já ouvi sim boatos de que pode queimar a placa mãe, mas nada confirmado ou comprovado.. eu ligo sem medo..rs
A questão do delay vai depender primariamente das nossas configurações, as quais o guia inicial também aborda... ;)

2- Se eu comprar uma pedaleira zoom g2 ou um m-audio fast track conseguirei gravar também? É possível o som sair ao mesmo tempo que toco nas caixas no computador, sem delay?
Aí já são questões diferentes... A Zoom G2 é apenas uma pedaleira normal, então você ligaria a guitarra nela, e a saída de fones dela na line-in do PC, da mesma forma como se ligasse direto guitarra > PC.
Já a Fast Track é uma interface de audio, o que te daria uma qualidade bem maior para as gravações, entretanto não te permitiria fazer uso no amplificador, como a pedaleira te permite. Caso você esteja falando da Zoom G2.1nu ou outra superior, que tenha interface embutida, aí vc ja pode fazer uso das duas formas! De qualquer forma, pense bem no item que vc pretende comprar!

A saída de som, vc pode escolher dpeois, e caso tudo esteja configurado e funcionando direitinho, você não vai ter problemas com atraso...

Espero ter esclarecido tudo, e qualquer coisa, não hesite em perguntar mais!!
Abraços!

gab556
Membro
# jan/14
· votar

strinbergshredder
Obrigado pela resposta. Acho que o mais fácil e correto seria comprar uma pedaleira mesmo.

Se eu comprar a Zoom G2.1nu poderei escutar a guitarra no fone? Nesse caso seria Guitarra > Pedaleira, sendo a pedaleira apenas ligada à tomada?
A gravação seria de boa qualidade? Seria possível ligar a pedaleira ao computador fazendo com que o som saia nas caixas do pc?

A qualidade do som no fone seria boa? Tenho um Superlux HD861.

bob973
Membro
# jan/14
· votar

boa tarde.um amigo me disse que existe um programa que simula outras guitarras.tipo o amplitube emula pedaleiras e esse simula guitarras.ex:se quiser um som de gibson tal é só selecionar e tal.ele existe mesmo?se existir creio q ñ deve ser fiel ao som original(é lógico)mas seria legal...aguardo

Marco Skiter
Membro
# jan/14
· votar

Meu cubase (o 5) não está recebendo o sinal da guitarra.

Eu instalei ele normalmente. Eu adiciono uma audio Track, mas quando toco a guitarra, ele não recebe sinal algum. Já cliquei no auto-falante (monitor) e mesmo assim não da em nada. Sabem como eu resolvo isso?

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

gab556
De nada!

Então, com ela voce pode sim tocar apenas com fone, estando ela ligada na tomada. A gravação dela eu não sei te dizer como é, até porque não tenho uma...rs
Acho que seria mais pratico vc perguntar em algum tópico sobre essa pedaleira a alguem que tenha!
E sim, estando a pedaleira ligada pelo USB ao PC, você pode sim configurar a saída de som do sistema para as caixas do PC, mole mole!

A qualidade no fone já depende de 2 fatores - a simulação de falantes da pedaleira e a qualidade do fone em si. Sobre o fone, infelizmente não posso opinar, e sobre a pedaleira, tbm te aconselho a perguntar a algum dono dela..rs

Abraços!

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

bob973
Opa, tudo bem??

Então, na verdade esse programa a que seu amigo se referiu é um VSTI, ou instrumento virtual. Conheço o MusicLab Real Guitar, que é excelente, o Spicy Guitar e o Ample Guitar, para exemplificar...

VSTIs são uma enorme mão na roda, mas o grande problema deles é fazê-los soar reais! É necessário muito empenho e dedicação de quem vai escrever as trilhas MIDI, pois potencial os programas tem...

Mas sim, existem! =P

Abraços!

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

Marco Skiter
Você está usando ele com Driver ASIO?

Jé checou os inputs/outputs configurados no Cubase e no ASIO em si?

Por acaso vc está abrindo o Cubase junto com alguma outra aplicação qualquer que envolva audio? (youtube, media player, etc...)

bob973
Membro
# jan/14
· votar

strinbergshredder

valeu.eu me lembrei de outra coisa:eu perguntei para esse meu amigo se ele usava o programa dai ele disse q ñ mas quem usava era um produtor lá q ele conhecia que falou pra ele:é só plugar a guitarra lá escolher o som de qual guitarra queria e "rock and roll" haha

strinbergshredder
Veterano
# jan/14 · Editado por: strinbergshredder
· votar

bob973
Ah sim...hehehe

Só uma coisa que eu não entendi muito bem foi sobre esse "plugar a guitarra lá e escolher o som..."

Se ele estivesse se referindo ao Instrumento Virtual mesmo, ele é controlado por MIDI, o que no caso viria de um controlador em forma de teclado ou muito menos provavel, de uma guitarra MIDI.

Nesse caso, acredito que o cara quis dizer sobre os VSTs, que nesse caso, não é um instrumento virtual, mas sim um simulador de amplificadores e pedais... Esse sim vc realmente pluga sua guitarra no PC ou numa interface e toca usando os simuladores de amps e pedais famosos por aí...

Eu uso e recomendo fortemente o Amplitube 3, cuja versão mais recente é a 3.11, mas mesmo assim existem vários outros excelentes, como Guitar Rig, Overloud TH2, e outros Free, como os TSE, LePou, Anvil e por aí vai...

Abraços!

[Edit] Aí vai uma palinha dos sons que vc consegue com o Amplitube: http://www.youtube.com/watch?v=1_B_TTQitKs

Também tem os meus canais; todos os meus sons são gravados com o Amplitube.
http://www.youtube.com/user/strinbergshredder
http://soundcloud.com/strinbergshredder

bob973
Membro
# jan/14
· votar

strinbergshredder

ah! é tipo isso.inclusive eu brinco no amplitube as vezes mas ñ manjo,aceito dicas rsrs.só que inves de simular o efeito ele simula o som da guitarra.ex:escolhe lá que quer o som de uma telecaster e dai sai aquele som ardido...será?vlw pela resposta muito obrigado

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

bob973
Cara, isso até é possível, mas não é assim dessa forma, tipo, escolho uma gibson e tá lá, ou então quero uma strato, escolho lá e pronto...

É possível fazer a modelagem do timbre, de forma a se assemelhar ao timbre desejado...

Minha guitarra, por exemplo, é uma Flying V com humbuckers, mas eu já consegui tirar som de strato com ela! (Caso queira ver...)

Algum VST em que vc simplesmente escolha um modelo e pronto, que eu conheça, só Instrumento Virtual mesmo, como eu falei mais acima... =D

bob973
Membro
# jan/14
· votar

strinbergshredder

entendi...muito obrigado ai.

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

bob973
De nada cara!!

Abraços!

Chapulin
Membro Novato
# jan/14
· votar

Gostaria de agradecer muito pelo tópico, as informações no primeiro post realmente ajudaram. Mas eu tenho uma dúvida, não exatamente relacionada a gravação. (Me perdoem se já perguntaram, mas eu pesquisei muito no fórum e não encontrei uma resposta ainda :/ ) Eu gosto de assistir vários covers no YT e vejo que as Backing Tracks que o pessoal usa tem os vocais originais tipo esse: https://www.youtube.com/watch?v=hcv06If8jXE Mas por mais que eu procure eu não acho com os vocais originais do Axl para essa música. Então me leva a crer que eles "diminuem" o volume da guitarra solo original, apenas. Alguém pode me falar mais sobre? Me desculpem se eu estiver no local errado (se estiver, me indiquem onde devo perguntar) Valeu

strinbergshredder
Veterano
# jan/14 · Editado por: strinbergshredder
· votar

Chapulin
Que nada cara, fique à vontade!

O que acontece é o seguinte.... Muitas das músicas que nós achamos as BTs por aí, principalmente no guitarbackingtrack.com, quando tem vocal original, são musicas ripadas de jogos como guitar hero e rock band, nas quais a pessoa que editou conseguiu remover somente o som da guitarra, visto que as trilhas desses jogos tem os instrumentos separados por canal...

O problema é que, nos guitar heros I, II e 80's, as músicas eram regravadas em estúdio (vc pode ver isso nesse video e nesse outro). Por isso que elas não tem os vocais originais, como é o caso de Sweet Child, que está no GH II.

Do GH III em diante, a produtora dos jogos passou a usar as músicas originais das bandas, possibilitando que as pessoas pudessem obter BTs das musicas originais, com os instrumentos originais, vocal original, e etc...

Além desse método, muitas vezes algumas pessoas conseguem as Stem Tracks das músicas, e a partir delas conseguem fazer BTs das canções originais (um cara que faz muito isso é o OrangeGoblin, e não me pergunte como!! kkk)...

Resumindo, se nesse site que eu te passei não tiver a BT com vocal original, nem adianta procurar cara, acho 99,9% impossível achar em outro lugar...hehehe

Espero ter esclarecido suas dúvidas!

Abraços!

Chapulin
Membro Novato
# jan/14
· votar

Obrigado pela ajuda! Qualquer outra dúvida a respeito eu posto aqui.
Valeu!

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

Chapulin
hehe, sem problemas, pode postar sim!

Abraços!

FAP
Veterano
# jan/14
· votar

strinbergshredder
Resumindo, se nesse site que eu te passei não tiver a BT com vocal original, nem adianta procurar cara, acho 99,9% impossível achar em outro lugar...hehehe

Olha, tem um outro jeito, só que envolve $$. Não sei se já ouviram falar do www.jammit.com. Eles pegam master tracks de diversos artistas e bandas (Dream Theater, Racer X, Megadeth, Rush, etc) e disponibilizam no software deles, que é tipo um leitor de partituras/tablaturas. Eu já comprei algumas músicas lá e acabei gerando backing tracks que não existem em outros lugares. O valor médio das músicas é 4 dólares.

Eu ouvi falar que você também conseguiria comprar as tracks direto com as gravadoras, mas aí não sei como o esquema funciona. Já tentei contato, por exemplo, com a Shrapnel Records, mas não obtive resposta.

Se alguém souber como arranjar esse tipo de coisa, dá um toque ae :)

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

FAP
Sim, perfeitamente! Quando eu falei, falei de questões que não envolvessem $$..hehe

Mas achei muito interessante esse Jammit, eu não conhecia...

Fica a dica pro pessoal então!

ps: esse esquema com a gravadora é legal? As musicas são registradas pela banda, até onde eu sei... As gravadoras também tem aglgum direito sobre elas pra poder "desenrolar" assim, ou é na "pura amizade" mesmo?? hehehe

Abraços!

bob973
Membro
# jan/14
· votar

o som do computador tá funcionando normal,fiz tudo como está na primeira página para o windows receber o sinal da guitarra,mas o som ñ sai nem sem efeito nem com efeito,o que pode ser?

strinbergshredder
Veterano
# jan/14
· votar

bob973
alguma barrinha do programa se mexe??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone